Nós de Saudade

Nós de Saudade Jhully Inácio

Resenhas - Nós de Saudade

Aryane 26/08/2015

José, seu sortudo!
Li esse livro em duas horas. Primeiro pensei: peraí, quem é esse tal de José? E conforme fui lendo, fui entendo que esse José é o nó de sua saudade e as circunstâncias que esse amor vive.

Li tantas partes lindas e é tão tocante ver um livro dedicado a alguém que se ama, imagine a reação do José? Por alguns momentos perguntei se esse José era real ou um personagem. Não vou falar. Seria spoiler poético. RS

O livro é todo encanto. Fala sobre amor, família e amigos. Fala de vida. De mim e de você e um tanto de coisas que já sentimos ou que ainda sentiremos, mas, acredite, não passaremos imunes ao Amor (que ela frisa em colocá-lo em letra maiúscula, nada mais justo).

Eu li ouvindo a banda Holzier e indico.

Alexandre 02/01/2015

Saudade é amor!
Sentimentos conectam pessoas. São elos que aproximam distâncias, reafirmam as emoções nascentes dentro do coração, feito sustentáculos de um jardim que brotara com amor. A saudade é a raiz mantenedora das flores do afeto, a ponte entre os universos sensibilizados entre si. O livro “Nós de Saudade” (Ed. Penalux, 2014) fia esse universo que existe entre amores, declama sem segredos as decoradas rotas entre corações sintonizados, entre olhos seduzidos e abraços cálidos. Suas palavras são sutilezas furtivas, carinhos enlevados com um toque singular de quem cultiva o amor, de quem celebra a imensidão das ternuras existentes na alma.
Jhully Inácio é quem anda de mãos dadas com a saudade, quem abre as portas do peito para declamar sua infinda ligação com a pessoa que ama, com a família e os amigos que ornamentam seu íntimo com joias de sentimentos puros, de uma sensibilidade guarnecida no mais lindo do seu âmago. Ela pincela o invisível, dedilhando a cor da sua poesia e tudo o que sente nas vestes da saudade, nas asas de sua paixão tão eloquente e vivaz, refém das mais ternas decorações. Ela transplanta as ranhuras, os desajustes tão inerentes à vida, à manutenção das distâncias, das faltas, das dores, costurando alegrias nos cantos mais rebuscados pelos desafios em amar, em às vezes não estar, em nunca mais ver... A Jhully, em suas palavras, nos ensina fielmente a fortalecer os laços, porque ela mostra o lado bom em acreditar, em vivê-los da forma mais leal e legítima possível, em dar valor às pequenas coisas e às pessoas que giram em nossas vidas. Ela ensina esperança, transmite algo tão difícil de ser visto hoje, e faz do seu amor um espelho para importantes lições.
“Nós de Saudade” é um palco de singelezas, de declarações sinceras de quem consagra as coisas simples, de quem respeita e dá valor à imensidão dos sentimentos. É um livro que aborda com facilidade a dimensão que existe na saudade, e na importância de cultivá-la com bom senso e sabedoria com o intuito de tornar qualquer elo (de sentimentos) em um nó indissolúvel. Porque saudade é amor.

Prosasuzana 24/07/2014

Dó de terminar
Peguei o livro e levei comigo por onde eu ia, mas tinha dó de começar a ler. Aquelas páginas, com textos tão curtos e tão delicados! Eu precisava de calma, tempo e uma mente aberta a tudo que a Jhú tinha a dizer e transbordar, pois sem exageros, esse livro transborda e inspira: amor, alegria e poesia. Até que não aguentando mais esperar o momento perfeito, em uma aula na escola, peguei o livro e comecei a ler. Daí percebi que não precisava de nada para ler esse livro, a própria escrita da Jhully já proporcionava tudo isso: me tirou daquela aula barulhenta e irritante, me fez mergulhar de cabeça nas páginas que eu mal conseguia parar para grifar alguma citação que gostei muito. Ainda bem, senão o livro estaria inteiro grifado.

Não estou sendo exagerada, quem acompanha os textos da Jhully sabe do que eu estou falando. Mas ela sempre avisa: quem lê poesia, também é poeta. E eu digo: pra ler o livro dela, tem que ser poeta. Ao contrário, esse livro não vai passar de "bonitinho" pra você. Eu acho que entendi o recado, pois os textos todos me arrepiavam e me tocavam.

Sem querer, já estava terminando o livro, pensando "já?", não!! Foi rápido demais e eu não parei nem um pouquinho pra digerir o que estava lendo. A leitura simplesmente fluiu de uma vez. Terminei com uma vontade enorme de reler, e o resto do meu dia já não foi o mesmo: eu estava toda melancólica e sensível, com aquela sensação quando a gente termina um livro muito bom.

Claro que sou fã da Jhully. E depois de conhece-la me sinto triste quando penso o quanto os autores iniciantes são subestimados! Jhully Inácio, com toda sua simplicidade, com seus pequenos versinhos e prosas de um parágrafo só, surpreende e envolve quem se deixar envolver. É só querer. E eis o meu conselho: Queira!

Gostaria de contar a linda história que está por trás de textos tão lindos, porém não vou estender mais a resenha. Leia o livro e descubra!

site: http://www.adolecentro.com/2014/07/nosdesaudade.html
Jhully Inácio 16/10/2014minha estante
Coisa linda da minha vida! Muito obrigada por todo o carinho e poesia que você emana, Sue! Suas palavras me abraçam de forma incondicional. Gratidão.