Meus 15 anos

Meus 15 anos Luiza Trigo

Resenhas - Meus 15 Anos

gabriel 01/01/2015

"- Eu nem acredito que isso esteja acontecendo - ele confessou, me fazendo sentir um friozinho na barriga... - Sabe? Você fez da minha festa de 15 anos a melhor do mundo! - eu disse e sorri também."

Ter uma festa de 15 anos perfeita é o sonho de todas as garotas, agora imagina ter uma super festa? Bem foi isso que aconteceu com Bia, uma garota Nerd do 9° ano, ganhou a sua festa no Copacabana Palace, mas antes vamos conhecer um pouco a Bia e seus amigos.

Bia como toda garota nerd, senta nas primeiras cadeiras na escola e tem outras amigas nerdes, e ela ainda tem Bruno o seu melhor amigo de infância, ela ainda é super apaixonada por Thiago, um garoto popular que estuda com ela desde o 1° ano e que nem conhece ela, mas ela espera que na sua festa isso possa mudar, há ela ainda tem uma "rival" Jessica, uma patricinha que não ta conformada que a festa de Bia possa ser melhor que a sua.

Jessica poderia ser aquela vilã que todos odeiam no livro, mas ela é tão engraçada não no modo de agir, mas no pensar e isso me arrancou muitos risos durante a leitura, e principalmente quando ela está com sua amiga Rita, outra patricinha do colégio

Já Thiago é um garoto paquerador e gosta de curtir a vida e não ta nem ai para os estudos, ele nunca reparou em Bia até ela mudar sua foto do perfil, colocando uma toda produzida ( obra das amigas), mas nem isso ainda foi motivo suficiente para ele gostar dela.

Bruno é o melhor amigo de Bia, mora no mesmo condomínio, gostam dos meus filmes e músicas, enfim eles gostam das mesmas coisas e ele ainda tem uma queda por ela, só que a esconde ou melhor escondia até a festa de 15 anos dela.

A festa de Bia foi perfeita, todo mundo adorou ou melhor só não a Jessica, enquanto Bia esperava o momento em que Thiago iria querer ficar com ela, veio uma grande surpresa ( ou não ) de Bruno estar apaixonado por ela, mas isso não poderia estragar a festa ( não tendo nem tempo para pensar no ocorrido) ela ainda tinha alguma apresentação para fazer.

Com isso chegamos a parte final do livro, onde depois da festa Bia que até então só tinha olhos para Thiago, agora teria que decidir com quem iria ficar com ele ou Bruno, seu melhor amigo?

"O livro é divido em três partes, antes, durante e depois da festa, e é uma leitura bem rápida e divertida, eu li ele em 1 dia e não parava de rir nos capítulos da Jessica ( há lembrando os cada capítulos é narrado por um personagem diferente, possibilitando agente saber o que cada um estava pensando em determinada conversa.), e o titulo de cada capitulo é o nome de um filme ( Eu achei bem legal, inclusive encontrei o nome de vários dos meus preferidos.), resumindo esse é um livro que eu recomendo para todos lerem."

site: http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

May 08/12/2014

Apaixonante!
O livro é narrado por vários personagens e é dividido em três partes e tem como protagonista a Bianca:
Parte 1 - Mal Posso Espera - É a parte em que você entende a história toda, literalmente o começo da história, a introdução. Os personagens narram cada um de sua maneira o recebimento do convite, a pré festa. Sabe todo aquele agito que há entre os convidados algumas semanas ou dias antes da grande festa? Ou até mesmo a surpresa do local onde acontecerá a festa, que no caso do livro, é o melhor lugar do mundo. Também há aquela rincha da patricinha querendo mostrar que nenhuma festa será melhor que a dela. Tudo isso ocorre na primeira parte.

Parte 2 - Grande Menina, Pequena Mulher - Enfim a narrativa da tão esperada festa, onde tudo acontece. Onde verdades são reveladas, opiniões se mudam, amor acontece, veneno é lançado, a inveja se sobrepõe, o amor arde e a dúvida vem. O climax da história está nesta parte do livro. Você fica querendo saber o que vai ocorrer na terceira parte através desta parte. A narrativa feita por vários pontos diferentes só aguça sua vontade de ler mais e mais.

Parte 3 - E Se o Amor Acontece ... - O livro consegue ficar mais torturante quando chega na terceira parte. Todas as coisas pendentes que ficaram na segunda parte, se resolverão nesta parte do livro. O amor, a amizade, o futuro, a felicidade, tudo junto em um mesmo lugar. Não poderia haver final melhor.

A escrita da Luiza é jovem e fácil de se entender, se você pega o livro para realmente ler, você consegue terminar muito rápido, por dois motivos: (1º) como eu já disse, a leitura é muito fácil, (2º) a curiosidade é tanta que você não consegue parar de ler até chegar na última página. Eu super recomendo pra quem gosta de uma leitura jovem e gostosa.

site: http://thisbook-one.blogspot.com.br/

Sâmella Raissa 25/10/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Beatriz, ou simplesmente Bia, é uma garota de 14 anos cujas expectativas estão concentradas e ansiadas em seu tão sonhado e esperado aniversário de 15 anos! Em uma festa tipicamente debutante, Bia espera viver sua noite de princesa, e quem sabe conquistar a atenção daquele que ela sonha ser o seu príncipe encantado, Thiago. Com a ajuda de um grupo de melhores amigas sempre dispostas a ajudá-la e igualmente animadas para a grande noite e um melhor amigo sempre presente para fazê-la feliz, Bia se prepara para debutar, enfim, no entanto, alguns inconvenientes não serão dispensados de acontecerem devido a insistente inveja de Jéssica, que não quer que a garota tenha uma noite de sucesso como esperado.

Embarcando novamente no universo infanto-juvenil, Luiza Trigo nos apresenta uma história divertida e leve, recheada de personagens cativantes e tão representativos dessa fase tão gostosa da adolescência, em um pano de fundo lindamente abordado como a tradicional festa de 15 anos, estilo debutante. Meus 15 Anos é uma história que dá para ser lida em uma sentada, com uma divisão dinâmica entre cinco principais pontos de vista e capítulos igualmente curtos e fluidos.

O livro, à princípio, é dividido em três partes, cada uma decorrida nos seguintes momentos: antes da festa, durante a debutante, e após a grande noite, e cada parte tem seus respectivos capítulos divididos sob o ponto de vista de cinco personagens: a Bia, acima de todos os outros, seguindo por Jéssica, Bruno, Amanda e Thiago. Podem parecer muitos pontos de vista e mais ainda que a história pode ser cansativa por isso, mas não se enganem. Posso afirmar que Luiza Trigo teve sucesso ao separar as seguintes narrações, desenvolvendo cada uma delas de modo continuamente fluido e com uma narrativa que, por vezes, marcava o personagem, diferenciando-os muito bem. Além disso, um ponto interessante foi a abordagem da mesma cena por mais de um personagem. Um deles narrava a cena em principal, e os demais falavam sobre ela sem entrar em detalhes ou apenas citando-a, não deixando a narrativa cansativa por uma mesma cena diversas vezes seguidas.

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/10/Resenha-Meus15Anos.html

Beatriz 24/09/2014

Meus 15 anos - Luiza Trigo

Meus 15 anos foi publicado pela Editora Rocco, escrito pela Luiza Trigo e possui 232 páginas.

Quero começar a resenha falando que eu não conhecia a escrita da Luiza até baixar o conto as valentinas no celular e começar a ler. O conto "as valentinas" é um spin-off de meus 15 anos e quando eu li me identifiquei muito com a personagem principal, que é a Bia (minha xará). Ela não gostava do dia dos namorados, gostava muito de ler e era a CDF da turma. Enfim, super me identifiquei. Foi uma leitura rápida e bem divertida. Depois disso fiquei esperando que saísse o livro porque eu estava doida saber o que ia acontecer. O livro saiu e eu fui correndo comprar.

Meus 15 anos conta a história da Bia, uma garota que está prestes a completar 15 anos e não vê a hora desta data chegar. Ela quer que sua festa seja inesquecível então ela esconde cada detalhe de onde vai ser, do que vai ter e tudo mais. Esconde até mesmo das amigas, que estão loucas para saber tudo sobre a festa.

Bia é uma menina tímida, a nerd da sala e adivinha? Ela gosta do menino mais popular da escola, o Thiago. E ela tem esperanças de dançar com ele na festa, mas não sabe como fazer isso. É ai que entram as amigas. Amanda, Priscila, Carol e Roberta vão fazer de tudo para que esses dois fiquem juntos.

Além do Thiago, tem também o Bruno. Bruno é o melhor amigo da Bia e ele faz tudo para vê-la feliz. Eles assistem filmes juntos, contam segredos, saem e são quase que inseparáveis. Bruno é sem dúvidas, o menino mais fofo do livro inteiro.

Além da festa que é o assunto principal do livro, a gente vê que a Luiza destaca muito a amizade, a família e todos os problemas e conflitos adolescentes que a gente passa quando está nessa idade. Outra coisa que está presente no livro é aquela fase do primeiro amor e acho que isso torna o livro bem mais interessante. É muito legal ver a personagem principal descobrindo seu primeiro amor e todas as dúvidas que ela tem em relação a isso.

Quando eu vi a sinopse e a capa do livro, imaginei que fosse aquele livro adolescente bobinho mas eu acabei me enganando.O livro tem várias pitadas de realidade então é possível você se identificar com os personagens e com as cenas que vão acontecendo ao longo da história.

O livro é dividido em três partes sendo elas: antes, durante e depois da festa. E em cada parte e em cada abertura de capítulo, a gente é presenteado com uma ilustração. Além das várias estrelinhas em cada final de capítulo. É muito, né?

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2014/09/eu-li-meus-15-anos-luiza-trigo.html

Portal Caneca 21/09/2014

Um romance juvenil com um toque de humor ;)
Luiza Trigo está lançando seu segundo livro pela editora Rocco: Meus 15 anos. Pelo título já podemos ter uma ideia do enredo, certo? Tenho certeza que muitas garotas irão se identificar com pelo menos uma pequena parte da história, ainda que não tenham vivenciado algo parecido durante a adolescência. Encontrei um pouco de mim, de minhas amigas e até mesmo de minha mãe em diversos momentos e, assim, na minha imaginação eu via exatamente a personalidade de cada personagem.

A autora carioca conta uma divertida história para o público jovem, na qual Bia está ansiosa por sua festa de 15 anos, já que será sua oportunidade para conversar e quem sabe até dançar com Thiago, sua paixonite da escola. A grande barreira que os separa é: ela é a nerd da escola e ele é o popular. As amigas de Bia também estão animadas com a festa, mas Jéssica, que já completou 15 anos, não está contente com a possibilidade de sua festa ser esquecida e perder o posto de a melhor do ano. Enquanto isso, o melhor amigo de Bia e também do grupo dos nerds Bruno, tem um segredo guardado e passa grande parte da história decidindo o que fazer com ele

O livro possui mais diálogos do que descrições, o que torna a leitura bem rápida dá pra ler em uma tarde e dinâmica; a linguagem é jovem e com algumas palavras bem cariocas. Os capítulos possuem nomes de filmes que se encaixam perfeitamente com seus respectivos acontecimentos, sendo que cada um deles é narrado por diferentes personagens, com acesso livre para seus pensamentos e permitindo que tenhamos visões diversas de um mesmo momento da história.

Uma das coisas mais legais que pude perceber ao ler foi uma sutil crítica ao estereótipo nerd, de modo a alcançar o público para o qual escreveu. Parece que não, mas ao mostrar a visão que os populares da escola têm da própria Bia que usa óculos e moletom de suas amigas e de Bruno, traduz o que grande parte das pessoas pensam de pessoas que gostam de passar tempo lendo, assistindo à filmes ou jogando videogames. A crítica se dá, principalmente, no momento da festa: Bia está maquiada e de vestido, suas amigas dançando e paquerando, todos se divertindo Foi uma jeito simples de inserir os personagens em um cenário que ninguém os imaginava e então fugir do rótulo de nerd que não sai de casa.

É um típico romance juvenil, mas com uma história divertida e rápida, inserida em um cenário específico na vida de uma garota: sua festa de 15 anos. Bia vive exatamente esse momento de transição de menina para mulher, que representa, dentre tantas, uma nova maneira de ver a vida; e, para o desfecho do livro, ela realmente passa a ver a vida e uma pessoa em particular diferentemente.

Enfim, gostei muito de Meus 15 anos e recomendo a leitura para todos que gostam de histórias de romance juvenil com um toque de humor. Com certeza irão gostar!

site: http://portalcaneca.com.br/meus-15-anos-resenha/

@livrosdavanemo 08/08/2014

Gostinho de quero mais.
Após ler "As Valentinas" que é uma espécie de Spin-off de "Meus 15 anos", foi impossível não devorar cada palavra deste último!

Meus 15 anos conta a história de Bia e sua trupe, na parte mais dramática da existência humana, qual seja, a aborrescência. A trama gira em torno da futura festa da Bia. Como boa debutante que se preze, ela não revela nada a ninguém, nem mesmo para Amanda, sua melhor amiga.

Como não pode faltar. Bia gosta - leia-se tem uma atraçãozinha (palavras dela, não minhas) - por um babaca, qual seja Thiago. E em contraposição a isso tem Bruno - leia-se Bu - que é seu melhor amigo para todas as horas desde a infância.

Surpreendentemente, li o livro em poucas horas e quero mais. Deliciosamente perfeito! Fique registrado meu pedido: Por favor, Luiza! DO MORE! (a la Priscila). Ou pelo menos, um spin da Amanda com o Igor.

Ana 29/07/2014

Amei <3
A protagonista de Meus 15 anos é Bia, mas nem todos os capítulos são narrados por ela, porque cada capítulo é narrado por um personagem que está na capa do livro.
Bia é uma das garotas mais inteligentes do colégio, e vai dar uma super festa de quinze anos, coisa que deixou Jéssica a menina mais metida nem um pouco feliz.
Tudo estava sendo perfeito seu melhor amigo Bruno ia está lá e sua melhor amiga Amanda também, até sua paixão platônica Thiago ia estar lá, será que ele iria notar a existência de Bia?

A narrativa da Luly é ótima, é tão leve e divertida, que no final, dá até vontade de querer mais

site: http://colecionadoresdelivros.blogspot.com.br/

Fernanda 18/07/2014

Resenha: Meus 15 anos
Resenha: Fiquei muito empolgada quando conheci esse novo lançamento da autora Luiza Trigo, já que conheço seu estilo descontraído de narrar uma história, o que torna a leitura bem mais interessante. “Meus 15 anos” é um livro sutil, que lida com muitas emoções, implicâncias e alguns conflitos comuns na adolescência, como a descoberta do primeiro amor.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/07/resenha-meus-15-anos-lulytrigo.html

Mari 12/07/2014

"Esse frio dentro de mim já me seguia deste antes. Era um sentimento que sempre existiu."

Já quero começar a resenha dizendo o quanto gosto da narrativa da Luly. Ela consegue, de maneira incrível, nos fazer terminar o seus livros em apenas algumas horas depois de começar e sempre com uma linguagem juvenil, do jeito que suas personagens e suas leitoras, merecem. Com "Meus Quinze Anos" não foi diferente.

Bia é uma menina que mal pode esperar para sua grande festa de 15 anos. Mantendo segredo de cada detalhe da festa até de sua melhor amiga, ela espera que todos aproveitem a festa e que Thiago, o garoto por quem ela tem uma quedinha, aceite dançar com ela pelo menos uma música lenta. O problema é que ela nem fala direito com o Thiago, a festa está se aproximando, e ela não sabe nem se ele vai, mas pode ser que tenha chegado a hora de as coisas darem certo para Bia. Ou não.

No dia 12 de Junho, em homenagem ao Dia dos Namorados, a Rocco disponibilizou gratuitamente o e-book de "As Valentinas", conto escrito pela Luly que se passa no dia dos namorados e já nos apresenta a Bia e suas melhores amigas, além de nos adiantar um pouco sobre Thiago e Bruno, seu melhor amigo; mas, de fato, mesmo já ficando bastante empolgada com a história, ele não nos adianta nem metade do que estar por vir! A história se mostra ainda mais interessante logo nas primeiras páginas do livro.

A Bia é uma personagem totalmente cativante que nos alegra com sua simpatia e animação. Ela está tão empolgada com a sua festa que nós ficamos também e, quando percebemos, estamos tão ansiosos quanto ela. Uma coisa que me agradou logo de cara foi o fato de Luly alternar os capítulos entre Bia, Amanda, Jéssica, Bruno e Thiago. Com a narrativa em primeira pessoa, ela nos deixa ainda mais próximos de cada personagem e é possível ver o que um pensa do outro e, principalmente, que está certo ou errado. A Amanda é uma personagem que te dá vontade de ser amiga dela, Jéssica dá tanta raiva que nossa vontade é de ir falar umas boas coisas na cara dela, Bruno é um fofo sem fim e Thiago só me agradou no nome (eu amo o nome Thiago!), porque no inicio da leitura fiquei bastante com o pé atrás em relação a ele; mas o mais imporante de tudo, é que todos são personagens bem reais que, com certeza, te lembrarão alguém que você conhece/conheceu.

A Luly é formada em cinema, e ninguém do colégio saberá até chegar na festa, mas o tema é justamente cinema (está na sinopse, galera, antes que achem que é spoiler risos)! Mas, a Luly fez algo mais especial ainda para o livro: absolutamente todos os capítulos foram nomeados com os títulos de filmes. Eu reparei nos dois primeiros e achei que a Luly podia ter apenas escolhido alguns, mas não! Todos possuem títulos de filmes que se encaixam perfeitamente em cada capitulo e eu fiquei bem feliz por ter visto todos! Tem "Meninas Malvadas", "Garota Infernal", "Um Príncipe Em Minha Vida", "As Apimentadas", "A Arte da Conquista", "Jogos Vorazes", "O Maravilhoso Agora", "Operação Cupido" e muito mais!

O livro é dividido em três partes: o antes, o durante e o depois da festa de quinze anos da Bia. Na imgem vocês podem ver as ilustrações que a Rocco preparou e, quando vocês pegarem o livro em suas mãos, vão ver como elas são ainda mais lindas pessoalmente! A Editora preparou o livro com muito carinho, pois ele tem vários detalhes, como as estrelas que estão no convite da festa da Bia, e também estão nas últimas páginas de cada capitulo.

"Meus Quinze Anos" fala sobre a magia do primeiro amor, o apoio dos amigos e a confiança da família. Bia é uma personagem super divertida que vai ganhar um lugar no coração de cada leitor e que vais inspirar muitas leitoras com seu amadurecimento. Sem dúvidas, mais um divertido sucesso de Luiza Trigo.

Confira fotos e a resenha completa em: http://www.magialiteraria.net/2014/07/resenha-meus-quinze-anos-luiza-trigo.html
MrsSuede 09/09/2014minha estante
Amei a resenha, estou muito ansiosa pra ler o livro, tive o prazer de conhecer a Luly semana passada e estou com meu exemplar na fila

Victória 06/08/2015minha estante
Nao acredito que Jogos Vorazes e O Maravilhoso Agora sao nomes de capitulos do livro... Agora estou com mais vontade ainda de ler! Otima resenha :))