Poderosa 6

Poderosa 6 Sérgio Klein

Resenhas - Poderosa 6

Anelise 05/11/2014

Resenha Poderosa 6
Comecei a ler o livro quando fui a praia. Li em apenas dois dias, porque ele é bem menor do que os outros, apenas 120 páginas. Achei caro o preço que paguei nele também.
E o que achei do livro?
Cara, quando eu acabei de ler veio um sentimento de frustração sabe? Eu li Poderosa, mas não era Poderosa. Não aquela que eu sempre conheci.
Não que o livro tenha sido ruim, ele é bom. Mas não teve aquele quê mágico da Joana Dalva.
Acho que o autor não conseguiu captar muito bem a história.
Foi muito bom poder matar a saudade de tantos personagens queridos, mas eu sinto que ficou faltando alguma coisa.
Joana Dalva usou o poder poucas vezes durante o livro e a última ainda saiu de forma errada. (Se eu contar é spoiler.)
Tudo bem que a JD está mais madura agora e está usando o poder com mais cautela. Só que o que era mais legal da história era ver essa tentativa e erro quando ela usava o poder.
No começo do livro, Joana começa a ter um sonho e tem uma parte que o autor repetiu o mesmo pedaço de sonho. Achei aquilo um bocado chato.
E o livro teve um clima bem saudosista. Ele se focou pouco no tempo "atual" onde ela conta as coisas da escola e do namorado e da Salete e outras coisas. Tiveram muitas histórias paralelas e separadas, que destoaram um pouco da história. Mas foram legais apesar de tudo!
Mas, e o que aconteceu no livro, Anelise? Eu digo: Nada!
O únicos casos interessantes foram a professora de literatura e a menina esquisita que foi zoada, mas o foco delas foi bem pequeno.
Muitas coisas que foram construídas no decorrer do livro ficaram incompletas.
Poderosa sempre teve os problemas levantados fechados no mesmo volume. Ficava um gostinho de quero mais, contudo querendo ver mais aventuras da Joana Dalva.
Foi um livro que foi apenas para me lembrar o quanto eu amo Poderosa! Porém, eu me senti feliz por poder reencontrá-la e frustada porque não foi dentro do que eu esperava.
Pode até ser cisma da minha cabeça. Tenho que ler de novo para ver se é isso mesmo.
Espero mesmo que o autor consiga pegar a essência para um próximo livro!

site: http://zodiacane.blogspot.com.br/
Camila 14/01/2015minha estante
Concordo com você Anelise! Achei que muitas perguntas ficaram sem ser respondidas, e notei que a Vó Nina está morando com ela novamente..mas ela não estava casada com Henrique e super envolvida com as senhoras e o chá das 5? Como ela volta a morar com a Joana Dalva ? E pq foi dado tão pouco espaço para o João? o relacionamento deles sempre encheu muitas páginas. Achei um erro o autor dizer no começo do livro que ele voltaria dali à um mês, deixar a história toda "passar" e só no fim do livro dizer qual foi a participação dele dedicando apenas uma página, desse livro pequeno comparado aos outros, que tinha (sim!) material para um desfecho mais impactante..Mas ainda assim é um bom livro para matar as saudades dos personagens e ter um final alternativo na minha opinião..

Aly 23/01/2015minha estante
O meu sentimento foi o mesmo. Fiquei tão feliz quando encontrei o livro na livraria, finalmente, depois de tanto tempo eu me reencontraria com o mundo de Poderosa que eu aprendi a amar nos livros anteriores e, de repente, aquilo que eu estava lendo não era Poderosa, era alguma coisa parecida, mas não o que eu conhecia. E concordo plenamente com as pontas soltas, a chatice do sonho e a falta de algo realmente relevante acontecendo. Como você disse, foi bom voltar e relembrar essa história e esses personagens que a gente aprendeu a amar, mas a frustração foi enorme.

Camila Pugliesi 09/02/2015minha estante
Concordo totalmente.a´te parece que o autor contou apenas o resumo da historia para ter mais ou menos o mesmo tamanho dos outros livros!

Marcelo Miranda 22/03/2015minha estante
Parece até que vocês leram outro livro. Poderosa 6 é maravilhoso. O melhor da série.

Tbm achei isso.

Eliana 07/12/2014

Magia
Passei anos e anos estudando os livros da série Harry Potter e devo dizer que aprendi muito. Mas agora descobri que a série brasileira Poderosa é tão boa quanto a série de J.K. Rowling. Os livros 1, 2, 3, 4, 5 são muito bons porque apresentam os personagens e revelam os poderes de Joana Dalva. Mas este livro 6 de Poderosa vai além e revela a magia verdadeira e original. Descobri meu livro favorito na literatura brasileira. Deus tem me mostrado muitas coisas e me ensinou a usar esse conhecimento sobre o ocultismo para fazer uma avaliação dos eventos: quem se interessa por literatura e pela verdade da Magia precisa ler este Poderosa 6. Prepare-se para algumas grandes revelações!
Júlia Riva 25/01/2015minha estante
Concordo com você, Eliana. Também amo a série Harry Potter e a série Poderosa é tão boa quanto a série de J.K. Rowling. Também amei os livros Poderosa 1, 2, 3, 4 e 5, mas este Poderosa 6 é o melhor de todos. Joana Dalva não esteve tão bacana e tão esperta. Parece gente como a gente. E amei as revelações e os mistérios que fazem a gente ficar procurando a solução e querendo ler de novo. Será que vai ter um Poderosa 7? Espero que sim!!!

Marcelo Miranda 22/03/2015minha estante
Concordo com você, Eliana e Júlia. O livro Poderosa 6 é maravilhoso. Eu já era fã da Joana Dalva dos outros livros e agora estou apaixonado com este novo. Lindo e delicioso de ler.

Maria Paula 17/06/2015minha estante
Sim!!! É maravilhoso este Poderosa 6. Acho que é o melhor da série toda.

@plataformadolivro 30/10/2016minha estante
Senti falta da Joana causando confusão com seus poderes.

Débora 20/11/2014

Poderosa 6: leitura sensacional
Estou muito feliz com o livro Poderosa 6. Li muito rápido no fim de semana e agora estou relendo porque é bom demais. Achei que a história de Joana Dalva estava encerrada, mas fiquei surpresa porque este novo autor conseguiu fazer um livro até melhor que os anteriores. E olha que eu amo o Poderosa 1, 2, 3, 4 e 5.

Joana Dalva está a mesma garota que sabe das coisas e questionadora como sempre foi. Agora ela está aprendendo a usar melhor o seu poder e o resultado é uma surpresa atrás da outra.

Adorei reencontrar a turma da escola, os amigos da Joana e a Salete, que continua a melhor conselheira. O autor conduz a gente na leitura que até parece um filme bacana, cheio de reviravoltas e novos personagens incríveis como as mágicas que acontecem no curso da Mademoiselle Jeanne, as duas Tatianas Martas e o Jota Pinto Fernandes que tem o mesmo nome do personagem que aparece na poesia do Drummond.

Tem muitas histórias paralelas como aquela do rato que provoca a maior confusão na sala de aula, uma livraria mágica no shopping e também um tigre que de repente está solto nas ruas.

Ao saber da história do tigre, a Joana Dalva fica pensando e a gente também: como aquela história vai acabar e como a Vó Nina sabia de todas as armações da Gorete?

O livro começa com um sonho muito maluco da Joana Dalva e aos poucos tudo vai se resolvendo, mas a nova aventura também é cheia de mistério e a gente não consegue parar de ler.

Desta vez senti que a Joana também está mais perto da minha realidade, mais do que nos outros livros, com muitos problemas para resolver na escola, manifestações nas ruas, greve de professores e até revistas que tentam distorcer a realidade. Me senti a própria Joana Dalva.

O final é de arrepiar e é muito bacana, porque faz a gente querer muito ler o próximo Poderosa. Será que vai ter? Espero que sim.
Luana França 31/01/2015minha estante
Concordo com você, Débora.

Este Poderosa 6 é o melhor livro da série.

Também amo Poderosa 1, 2, 3, 4 e 5. Mas este Poderosa 6 é o melhor de todos. Joana Dalva nunca esteve tão bacana e tão especial.

A história deste livro 6 é melhor do que os outros todos porque é cheia de romance, aventura, mistérios. Acho que é um livro para leitores inteligentes e não para as tolinhas que querem uma história toda explicadinha toda água com açúcar.

Estou na expectativa também pelo Poderosa 7.

Amei o estilo deste novo autor, que traz de volta personagens criados pelo querido Sérgio Klein e acrescenta novos personagens e um estilo muito bacana. Enfim, Poderosa 6 é o melhor livro da série e um dos melhores que já li.

Amei, amei.

Marcelo Miranda 22/03/2015minha estante
Amei o que você escreveu, Débora. O final é mesmo de arrepiar. Poderosa 6 virou meu novo livro favorito de todos.

Amei, amei, amei.

Mariana Madeira 29/11/2014

PODEROSA 6: meu novo livro favorito
Amo a série PODEROSA e já estava com saudades das aventuras de minha querida Joana Dalva. Os cinco primeiros livros são bacanas demais, mas este PODEROSA 6 é o melhor de todos.

Tem novos personagens chocantes e também os antigos, que estão presentes e continuam os mesmos que a gente já conhecia, do mesmo jeito. Este novo livro tem mais aventuras e Joana Dalva parece mais do que nunca alguém que a gente conhece da vida real.

Neste novo livro, Joana Dalva está muito mais cuidadosa quando usa seu poder mágico e vive aventuras de arrepiar. Sem contar a presença deliciosa da Vó Nina e suas histórias do tempo do colégio interno.

O final é impactante e o novo autor, que se chama José Antônio Orlando, conseguiu fazer uma linda homenagem ao Sérgio Klein. PODEROSA 6 revela uma surpresa atrás da outra, com novos segredos do diário de Joana Dalva, com coisas incríveis acontecendo na escola, muito bom humor e muitas situações inesperadas, do jeitinho que a gente gostava tanto nos outros livros. PODEROSA 6 é meu novo livro favorito de todos.
Ricardo 07/12/2014minha estante
Acho que finalmente aconteceu. Quem é fã de Harry Potter encontrou uma série no Brasil que entende a Magia como deve ser. Não como uma brincadeira de adolescente, mas com a verdade da verdadeira Magia.

Esta série PODEROSA é excelente, mas este livro 6 alcançou o que os livros anteriores apenas chegaram perto: a verdadeira mágica que vem como grane segredo. Preste atenção como Rimbaud aparece na livraria do Shopping que somente Joana Dalva consegue ver: é a Grande Magia.

Olhe atentamente para os amigos e as amigas de Joana Dalva: nenhum deles consegue entender o significado da verdadeira mágica. Somente Joana Dalva consegue. Quem entende alguma coisa de Magia entende o poder de Joana Dalva. Se você conhece Magia, você pode facilmente entender o valor da literatura tal como os autores da série PODEROSA revelam. Os autores da série certamente compreendem o significado da saudação durante o lançamento de um encantamento. Este PODEROSA 6 tem o Grande Segredo. Ave!

Marcelo Miranda 22/03/2015minha estante
Concordo sim com você, Mariana. É o melhor da série Poderosa. Aguardo agora pelo Poderosa 7.

Maria Paula 17/06/2015minha estante
Mariana, eu também!!! Poderosa 6 agora é meu novo livro favorito de todos.

Marcela 14/04/2015

Surpresas, reviravoltas, mistérios
Sou uma devoradora de livros e agora acho que finalmente encontrei o meu preferido entre todos. PODEROSA 6 é daqueles que a gente lê sem parar, até o final, e depois quer reler de novo, várias vezes, para descobrir detalhes e respostas que não percebeu na primeira leitura.

A série toda é fantástica, desde o primeiro livro, mas este livro 6 traz uma Joana Dalva que está mais esperta e mais poderosa do que nunca. Amei as surpresas, as reviravoltas e os mistérios que fazem a gente pensar nas coisas pequenas e grandes que acontecem todos os dias. Agora estou na expectativa para ler o Poderosa 7.
Maria Paula 17/06/2015minha estante
Amei, Marcela. Acho que é o melhor de todos. Também estou esperando agora pelo Poderosa 7.

@plataformadolivro 30/10/2016minha estante
Jura que vai ter o 7? Quandooooo?

Anna Almeida 06/02/2017minha estante
Acho que não vai ter Poderosa 7 já que o autor faleceu enquanto escrevia o livro 6 da série.

Bárbara Vivas 22/08/2016

Essa série é a minha preferida de livros. Não sei se vocês sabem, mas o autor Sérgio Klein faleceu em 2010, porém deixou os livros escritos em um computador, os quais foram publicados. O sexto, creio eu, foi iniciado por ele e finalizado por esse novo escritor José Antônio Orlando, mas é uma decepção para quem é fã da série. As histórias foram maravilhosas, mas a narrativa é extremamente sem emoção, pobre e não te prende nem um pouco. Se tivesse sido escrito por outra pessoa, seria maravilhoso, mas eu me decepcionei bastante. Ah, e tem mais uma coisa: a sinopse diz o que realmente acontece, mas são momentos bem rápidos da história, entendem? Algumas coisas nem tiveram a atenção que mereciam na história. Lembro que a Joana Dalva tem sonhos com uma mulher estranha e a sinopse dá a entender que será investigado o porquê deles, mas não: o assunto fica enterrado e só aparece no começo.
@plataformadolivro 30/10/2016minha estante
Não achei que o assunto fica enterrado. Até pq no fim explica que a mulher era a professora de francês e não a Joana com 50 anos.

Bárbara Vivas 25/11/2016minha estante
Olha, eu li esse livro tem um bocado de tempo, então desculpe não me lembrar mais com tantos detalhes, mas assim, se foi esse o caso, foi mal. Eu que não me lembrava mesmo. Mas de um modo geral, recordo-me de ter sentido que todos os assuntos não tiveram a devida atenção e tal...

Carmen 20/02/2020minha estante
Estou lendo na força do ódio, está muito ruim, enfiaram mini Histórias para encher linguiça. Péssimo!

DeFaTi 03/01/2017

Esperava mais do autor ...
Eu sou fã da saga Poserosa , porém, confesso que fiquei um pouco decepcionado com este último livro .
A história parece não desenrolar ,fiquei perdido entremeio a tantos parênteses aberto e nenhum fechado.
No mais eu recomendo os 5 anteriores .
Anna Almeida 05/02/2017minha estante
O autor, Sérgio Klein, morreu enquanto escrevia esse livro e outro escritor terminou a história. Acho que os defeitos desse livro vem disso.

Rafa Ferrante 01/06/2017minha estante
interessante

DeFaTi 08/07/2017minha estante

Anna Almeida 05/02/2017

Poderia ser melhor
A série Poderosa é uma das minhas preferidas, me ganhou no primeiro livro. Na minha opinião, esse é o pior livro da série, infelizmente. O fato é que a morte de Sérgio Klein e a continuidade da história por outro autor fez com que eu tivesse a impressão de estar montando um quebra cabeças onde faltam peças. O livro começa com um sonho misterioso da Joana, que apesar de ser bem explorado no início, é deixado de lado depois e mal explicado no final. O livro também tem bastante pontas soltas, a presença de alguns personagens e a passagem da livraria são coisas que não levam a lugar nenhum na trama. O que eu vejo nesse livro são muitos elementos pouco explorados, acredito que isso tenha acontecido mesmo pela troca de autores. Mas nem tudo é ruim ou mal feito nesse livro: Gostei da parte da Tatiana Marta, além das páginas finais que deram realmente a impressão de desfecho de uma série e foi por isso que dei 4 estrelas. Porém, ainda acredito que Poderosa poderia muito bem terminar no livro 5, seria um fim digno para essa série maravilhosa.
Anna Almeida 06/02/2017minha estante
Do livro ou da resenha?

Lu 07/02/2017minha estante
Resenha

Aggretsuko0 02/03/2020minha estante
Ainda nem cheguei na metade do livro e já estou decepcionada... Não teria problema nenhum outro escritor continuar a brilhante estória com sua própria linguagem, até porque ele não é obrigado a copiar a linguagem do Sérgio Klein, porém eu não consigo entender aonde o autor quer chegar. Estava muito acostumada com o autor original, que todas as informações trazidas nos livros eram relevantes e iria ser utilizadas em algum momento na estória. Nesse último volume já estou cansada das histórias que não vão levar a lugar algum além de uma forma de escrever que está me deixando muito confusa sem saber em que linha temporal os fatos estão acontecendo. Não parece mais que a história está sendo contada pela nossa Joana Dalva, uma amante da literatura e das causas sociais. Espero que da metade pro final isso tudo faça sentido e que a conclusão me deixe mais feliz.

deborah.fernandes 01/07/2018minha estante
Confesso que li sua resenha e fiquei com medo de ler. Como assim sem o João?

Leticia 02/07/2018minha estante
Pois é Deborah, esse livro me decepcionou muito! Mas leia e veja o que você acha

Két 29/11/2018minha estante
Eu concordo completamente, tudo é mal explicado, acontecem coisas sem lógica que não correspondem com os outros livros. Também fiquei muito decepcionada

Loren 05/01/2023

Sobre Poderosa 6
Cara, esse é o pior livro da série. A escrita ta diferente dos outros e mais cansativa. As situações não são interessantes, somente em alguns pontos é "boa" mas em sua maioria são bem chatinhas

Eu esperava muito mais por ser o último da série mas não chegou nem perto das minhas expectativas
Sky 17/01/2023minha estante
O autor morreu, ai teve um cara que terminou a série com esse livro

Sky 17/01/2023minha estante
O pior de todos na minha opinião

@plataformadolivro 30/10/2016

Joana Dalva, uma menina de 14 anos, tem um sonho onde se vê com 50 anos e não sabe o que pode significar. A morte do autor contribuiu para um livro com uma narrativa um tanto diferente dos outros. Achei o começo bem chato e arrastado. Principalmente a parte desnecessária dos animais do zoológico sendo soltos. Gostei de o livro tratar sobre bullying e suicídio de forma relacionada. Joana não usa tanto seu poder como nos outros livros por medo das consequência que isso possa ter.

Spoiler
Madmoseille Jeanne era a Joana do futuro com 50 anos.

Munn 08/10/2020

O desperdício de uma saga fantástica
Durante toda a saga de Poderosa, você encontra personagens encantadores, que você se liga emocionalmente e ri com eles.
Esse livro é pura excessão. Um desperdício de papel, dinheiro e sensibilidade. Particularmente, acredito que tenha sido feito apenas por ganância e falta de revisão, pois não é possível uma saga que foi tão bem elaborada por Sérgio Klein ter tido esse final patético, raso, estúpido e totalmente sem nexo.
Querem um conselho? Não comprem, não leiam, não toquem nesse livro. Decepção seguida de decepção, um início que já nem é o começo característico de um Diário (como foi apresentado em todos os livros), um início totalmente sem nexo e um desenvolvimento de aventura e história ridículos debochando de temas importantes como o suicídio e a depressão.
Não acredito que tenha sido culpa de Klein, e sim do co-autor que ele chamou para esse livro específico (pois não existe explicação lógica para algo tão patético quanto esse livro).
Sabe aqueles personagens que amamos? As aventuras que aconteceram nos outros livros? Nesse livro, é como se nenhum desses personagens existisse, nenhum relacionamento amoroso decente e erros sérios durante a história que se contradizem totalmente com os outros livros. Culpo o co-autor.
Esse último livro perdeu TODA a essência da Joana Dalva e de todos os outros personagens, os deixando sem graça, mal desenvolvidos e rasos.

Um conselho pra quem já leu? Finja que esse livro nunca existiu e se livre dele o mais rápido possível, é uma droga.