O fantasma da segundona

O fantasma da segundona Menalton Braff

Resenhas - O fantasma da segundona

M.Jacobsen 03/01/2024

Nada demais
Não curti a escrita. Achei um pouco confusa as vezes, com frases desconexas. O final também, não foi nada de mais.
Mas, para os que curtem futebol, dá para dar uma certa ansiedade nas partes que descrevem os jogos do campeonato. O time luta para escapar do rebaixamento e o pai do protagonista, é a grande esperança.
Impossível não se pegar torcendo pelo Planalto.

Sabrina320 28/01/2023

Livro escolar
Peguei para ler esse livro, que foi leitura obrigatória do meu filho mais velho no ano passado, achei bem legalzinho.

Nath @biscoito.esperto 25/01/2023

Este é um dos quatro livros paradidáticos que li para as aulas de português do sétimo ano:
- O fantasma da segundona, de Menalton Braff;
- Meu avô e eu, de Telma Guimarães;
- A megera domada, de William Shakespeare;
- Os criminosos vieram para o chá, de Stella Carr.

Em 2022 eu finalmente passei de ano! Após três anos trabalhando com os alunos do 6° ano do ensino fundamental, decidi seguir em frente e dar aula para os sétimos. Sendo assim, usei o mês de janeiro para me preparar para este ano letivo. Além de ter estudado a apostila deste ano, também li e criei atividades para os quatro livros paradidáticos que serão lidos pelos meus alunos. Tenho que me adiantar, não é mesmo?

Comecei por "O Fantasma da Segundona", um romance jovem que conta a história de Maurício, filho de um famoso jogador de futebol que é contratado para salvar o Clube Esportivo Planalto do rebaixamento para a segunda divisão. Mas será que um jogador é capaz de salvar um time inteiro? 👀 Me surpreendi com o suspense que o autor foi criando a cada jogo, e gostei muito da narrativa do protagonista!

Depois li "Meu avô e eu", um livro delicado e brutal sobre o preconceito que nossa sociedade tem contra os idosos. Joaquim, nosso protagonista, tem corpo de velho e coração de jovem, e acaba se aproximando muito de seu neto enquanto não consegue refazer os laços com seu filho.

O terceiro livro foi uma adaptação de "A Megera Domada", de Shakespeare. Confesso que nunca fui muito fã das comédias shakesperianas, sou muito mais chegada às tragédias. Inclusive, já encenei Hamlet sozinha em sala de aula. Enfim, neste ano meus alunos conhecerão como era a comédia maluca do século XVI. Uma peça machista, ou uma história que denuncia o sofrimento das mulheres? Vai ser muito interessante debater isso com meus alunos.

Por fim, li "Os criminosos vieram para o chá", um livro de suspense escrito em homenagem a Alfred Hitchcock. Tem roubo de jóias, criminosos atrapalhados, uma testemunha com Alzheimer e muitas referências a histórias de detetive. Confesso que vi os plot twists vindo a 5km de distância, mas apostaria meu dinheiro que este é o livro do qual meus alunos mais irão gostar. Eles sempre gostam de bancar o Xeroque Romes

site: www.nathlambert.blogspot.com

Caroline 03/12/2022

o fantasma da segundona
não gostei muito, senti que essa leitura não era pra mim mas mesmo assim insisti.
o livro em si não é ruim, apenas não me atraiu muito.

Xico 16/08/2020

A paixão pelo futebol
Neste livro, acompanhamos a história de um grande jogador de futebol visto através dos olhos de seu filho. Como é ser filho de uma grande estrela de futebol no país que vive e respira este esporte? Livro de leitura extremamente rápida, em diversos momentos é divertido, mas carece de um que a mais para se tornar inesquecível. É o tipo de livro que não se torna memorável após a leitura, porém diverte enquanto esta é feita.