Criação na Propaganda Impressa

Criação na Propaganda Impressa João Vicente Cegato Bertomeu




Resenhas - Criação na Propaganda Impressa


2 encontrados | exibindo 1 a 2


lumarino 26/09/2010

Os estágios do processo criativo em propaganda impressa
“Criação em propaganda impressa” – assim como “Criação em filmes publicitários" – é indispensável aos novos profissionais de comunicação, e motivos para isso não faltam. Além de apresentar os principais documentos que compõem uma campanha publicitária, detalha com extrema competência todo o processo que uma ideia percorre dentro de uma agência. Para Washington Olivetto, fazer propaganda é tentar inventar algo novo, ou transformar o velho.

Bertomeu destaca ainda que as universidades e faculdades de comunicação preparam o aluno para um mercado que dá ênfase ao profissional com mais experiência em marketing – e não em criação. Por isso, ao invés de ficar preso em conceitos inúteis, o livro tenta demonstrar - na prática - a realidade de um verdadeiro processo criativo, reproduzindo briefing's, raf's e layout's reais de grandes agências do país, como a AlmapBBDO.

Celso Loducca, sócio e diretor de criação da Lowe Loducca, lembra que antigamente era o criador quem dizia qual era o discurso, de uma forma intuitiva. Hoje, esse discurso é determinado em conjunto pelo atendimento, criação e mídia, para que o criador trabalhe em cima. De uma certa forma, o livro mostra como funciona esse formato de agência que foi construído ao longo dos anos no Brasil. Não é um livro que tenta antecipar-se ao futuro da propaganda, ele apenas mostra como é feito uma boa campanha. É um material riquíssimo para quem está saindo da faculdade e ainda teme pela falta de experiência.

Num outro momento, discute-se a pouca relevância estratégica das sacadinhas criativas – que podem até funcionar, mas ainda tendem a ser menos eficazes do que campanhas que têm por trás uma ideia e um objetivo claramente definidos. O processo criativo na propaganda possui etapas bem evidenciadas – e o livro as coloca de forma clara. Entender esse processo pode ser simples, exigindo apenas alguma dedicação. Entenda que quanto mais você se exercitar, melhor será sua criação.
comentários(0)comente



André Goeldner 04/02/2009

Interessante
Mostra campanhas reais. Desde o briefing até o arte-final. Fazendo o leitor acompanhar todo o processo.

Bom para quem quer conhecer melhor o processo de construção de uma camapnha e aprender um pouco mais sobre a linguagem da mídia impressa.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR