O Assassinato do Arquiduque

O Assassinato do Arquiduque Greg King...

Resenhas - O Assassinato do Arquiduque

cid 04/01/2023

O verão de 1914
Livro com grandes informações sobre o arquiduque e sua familia. E ficou a impressão pessoal que o império Austro hungaro durou muito. Li livros sobre a Sissi mas não tinha entendido o que era a corte de Viena. Não gostei de Greg King como historiador. Parecia propaganda paga.
Ah pobre Sofia , não foi tratada como devia. Até pode ser. Mas, é difícil sentir pena de quem vivia com tantos privilégios e reclamava a falta de outros.,
Nenhuma palavra de solidariedade com Princip e outros, jovens extremamente pobres, tuberculosos ,perdidos numa terra violenta. Não concordo com o assassinato. Mas, há muito mais coisas a lamentar.

Daniel432 19/05/2022

Casamento Morganático, Preconceitos e Humilhações
A proposta da autora é tratar a vida familiar daqueles que podem ser considerados como as primeiras vítimas da Primeira Guerra Mundial: o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do império Austro-húngaro e sua esposa morganática Sofia Chotek.

Morganática porque Sofia era de uma família que não era considerada à altura da família real da Áustria e o casamento somente foi aceito se ela e os filhos não fossem tratados como membros da família real e tampouco herdeiros do império.

Nesse ponto, a autora é bastante feliz pois apresenta em detalhes as dificuldades enfrentadas antes, durante e depois do casamento, com humilhações e mesquinharias.

No geral, a autora consegue manter distância dos biografados, mostrando suas características e personalidades. Entretanto, quando o livro, em sua parte final, trata da visita do casal a Sarajevo e da preparação do assassinato ela apresenta, do meu ponto de vista, um deslize quando trata os assassinos como terroristas.

Para mim ficou a impressão de que o casal foi jogado aos leões pelos próprios patrícios que não imaginavam as consequências de tantas trapalhadas!!

Um detalhe, a bisneta do casal prefacia o livro.

Leia o livro e tire suas conclusões!!

Afranio.Cunha 18/02/2022

Sensacional
Nunca acreditei que dois assassinatos poderiam ter causado a Primeira Guerra Mundial. Esse livro explica mais, muito mais. Nos fala sobre o casal Franz Ferdinando e Sofia (sua esposa) agora parte da história em uma saga familiar no coração da Europa Continental. Seria O Imperador Franz Joseph um dos responsáveis pelo assassinato mesmo que de forma indireta e condenou milhões a morte e o fim do próprio império? Talvez nunca saberemos. Enquanto isso estudamos.

Juh (Encanto Literário) 10/11/2021

Impressionante
Eu não imaginava qual era o real motivo para acontecer a primeira Guerra Mundial e aqui está!
Assassinaram o Arquiduque da Áustria Francisco Fernando , herdeiro do trono...
Nesta triste e sofrida história de amor real .Fiquei chocada com o preconceito tolo e não estamos falando de diferença racial!!!!
Sophia sua esposa era tudo o que se esperava de uma esposa da época , apaixonada pelo marido e ele por ela! Um casamento ditado como morganático ou seja ela estava abaixo dele em classe social mesmo sendo nobre. É algo tão sutil que só lendo mesmo. Qualquer coisa era motivo para conspirações e intrigas...
Um amor verdadeiro mas que quiseram estragar e não conseguindo o mancharam com sangue!
RECOMENDADÍSSIMO!!!
Esse livro deveria ser mais reconhecido!

Sídnei 28/02/2021

Ótimo
Uma biografia mto bem escrita. Relata não só os pormenores que levaram a guerra, mas tbm nos apresenta sua vida particular e sua esposa que o apoiou tanto.

Celso 29/09/2020

Bem escrito
Gostei bastante, conhecia um pouco da história mas pude aprender mais principalmente da vida pessoal do arquiduque e da sua paixão pela esposa e pela família. Alguns capítulos do livro são bem emocionantes.

Ju Ragni 27/06/2020

Excelente reconstrução histórica da morte do arquiduque do império Austro-húngaro, que terminou por levar o mundo à primeira Guerra Mundial. Aqui, o enfoque foi para o homem Francisco Fernando e sua vida, seu caráter, o casamento por amor, pelo qual ele e a esposa pagaram caro. Mostra além dos fatos que todos conhecem, as pessoas de verdade que foram as protagonistas de eventos tão importantes, seu cotidiano, seu sofrimento, sua dignidade. Gostei muito.

Rafa 02/07/2018

Os Habsburgo
Uma história ímpar para quem gosta dos percalços ocorridos anteriores à eclosão da Primeira Guerra Mundial. Francisco Fernando(Arquiduque) e Francisco José(Imperador), ambos do antigo império Austro-Húngaro nos proporcionam uma delirante leitura pelos melindres fatos mundiais.

Apesar de achar que os autores foram muito partidários ao contar a história, também achei que houve coerência em todos os argumentos, seja rodeando os fatos ocorridos para justificar tal posição, seja demonstrando historicamente os motivos para a posição dos autores. Por exemplo, é inimaginável os entornos da morte do arquiduque não terem ocorrido da forma contada.

Pesquisei os fatos mais marcantes e todos batem; como dia de são vito; como os fatos do assassinato, etc.

Um livro muito bem escrito, com ordem cronológica muito boa. Não me dispersei durante a leitura, e com isso devo méritos aos escritores, já que é muito comum em casos de estórias como esta os escritores, ao tentar demonstrar os fatos, contam muito mais fatos do que se é necessário, tornando a leitura massante.

Obs: ao pesquisar sobre, fiquei impressionado em saber que na Servia se trata como herói o Gavrilo Princip, digno de estátua no país.

Dicas que facilitam a leitura:
"O casamento morganático é aquele em que um(a) nobre, príncipe (princesa) ou rei (rainha) desposa alguém de posição social inferior, uma pessoa de baixa nobreza ou uma pessoa que não pertence à nobreza. No casamento morganático, geralmente o nobre mantém seus títulos, e até seus direitos de sucessão, mas fora algumas excepções, estes não são estendidos ao seu consorte nem aos seus filhos."

Vou fazer um resumo aqui da Iugoslávia, sempre soube do conflito, mas nunca soube o motivo, quem fazia parte e etc.

A Iugoslávia é um resquício da União Soviética, formada por 6 países(Croácia, Sérvia, Macedônia, Eslovênia, Bosnia-Herzegovina e Montenegro) e 2 regiões semi-autônomas (Kosovo e Voivodina). Ate o fim da Segunda Guerra Mundial até por volta dos anos 80 o General Tito manteve os 6 países e as 2 regiões unidas, já que revezava o poder entre os países e não aflorava a revolta dos países e regiões, apesar da diversidade religiosa e do sentimento nacionalista de cada país e região de se tornarem independentes. Com isso, após a morte do General Tito, esses valores começaram a ser inflamados, e aí começou-se o fim da Iugoslávia, sendo que em 1991 a Cróacia, Macedônia e Eslovênia proclamaram a sua independência. Um ano após a Bosnia-Herzegovina vai para o mesmo caminho, qual seja, a independência, porém a Iugoslávia(ou o que restava dela) tinha no poder Slobodan Milocevic, e este, começa a massacrar a Bosnia-Herzegovina, o que muitos chamam de "limpeza étnica", muito para impedir tal independência dos revoltosos. Slobodan utilizou-se de estupros coletivos e massacres contra a população, fazendo com que em 1995 houvesse a intervenção dos EUA e da ONU e o fim do conflito. Em 2003, temos o fim da Iuguslávia, tendo Montenegro e Servia declarado independência. O mesmo ocorreu com Kosovo. A região da Voivodina pelo que pesquisei ainda está em processo de independência.

Guynaciria 30/04/2018

Esse é um livro completo sobre a vida e morte do arquiduque Francisco Fernando, e como o atentado que tirou a sua vida e a de sua esposa foi responsável por um dos períodos mais tenebrosos da história mundial.

O livro é todo embasado em documentos, cartas, fotos e relatos de pessoas ligadas a família real, o que demonstrou que os autores tiveram uma preocupação de retratar a realidade da vida dessa personalidade emblemática e por vezes mal compreendida, mesmo entre seus súditos.

Gostei de ter acesso a essa história, principalmente ao material extra disponibilizado ( mapas, árvores genealógicas, fotos, biografia rica, além das notas separadas por capítulos) que fez com que eu entendesse de forma mais clara o que estava sendo repassado, além de enriquecer o conhecimento recém adquirido.

Ao estudar o assunto da Primeira Guerra Mundial, todos acabamos por ler algo sobre o assassinato do arquiduque, mas acredito que como eu, muitos de vocês se contentaram com aquelas informações superficiais que temos acesso nos livros de história, sem nunca se preocupar em compreender como era a vida de Francisco Fernando, quem era a sua esposa, que história de amor incrível os unia, como a vida de seus filhos foi totalmente alterada.

Tive a grata surpresa ao perceber de que além de um excelente livro biográfico, esse também era um romance de época incrível.

Francisco Fernando, era um homem reservado, e por isso era visto como arrogante e frio pelo seus pares, o que me surpreendeu, uma vez que ele me pareceu ser um homem correto e bastante sensato, mesmo para a época. Talvez a visão de sua corte se dava ao medo de suas ideias liberais, o que se acentuou quando ele veio a casar com Sofia, uma moça que não fazia parte da família real, não sendo portanto uma noiva adequada a ele.

Também fiquei surpresa ao notar o quanto alguns membros da família real eram fofoqueiros, invejosos e egoístas, além de fortemente ligados a uma ideia de tradição que excluía pessoas que não tivesses linhagem considerada pura ( tinham que ter 8 gerações sem mácula), o que é um absurdo.

Esse livro me abriu a mente para esse gênero, que até então eu nunca tinha tido interesse em ler, fiquei fascinada pela história e espero ter acesso a muitas outras, tão bem escritas quanto essa.
Débora 15/05/2018minha estante
Amei sua resenha, já tenho o livro faz tempo mas agora fiquei muito instigada.

Guynaciria 15/05/2018minha estante
Que bom que gostou. Leia o livro, ele é muito bom

Nat 23/12/2016

Durante o início do século XX, existiam três grandes impérios europeus: o alemão, o russo e o autro-húngaro. Francisco Fernando, herdeiro do imperador Francisco José, se negou a desposar outras jovens, teimou e casou com Sofia Chotek, que não era nem de longe considerada adequada ao herdeiro do trono da Áustria-Hungria. Mesmo hostilizados pela nobreza e pelo próprio imperador, Francisco Fernando e Sofia conseguiram construir um lar e uma família onde os filhos não tinham carência nem de bens materiais e nem de afeto, coisa rara nas famílias reais européias.
Preocupado com o futuro dos filhos, já que sua união com Sofia era morganática, Max não seguiria seu pai no trono e ele, Ernst e Sofia não herdariam nenhum bem considerado da realeza, o arquiduque se empenhou em capacitar os filhos para viver sem títulos reais e, mais importante, sem justificativas para se rebelar no futuro e exigir o que não lhes era devido. A vida das crianças e do mundo muda completamente, no entanto, quando as balas de um jovem nacionalista sérvio atingem os alvos e mata Sofia e Francisco Fernando.
O que se vê a partir daí é a deflagração de uma guerra que atinge o mundo inteiro por várias décadas e variadas teorias da conspiração tanto sobre os motivos que levaram o arquiduque a fazer uma viagem considerada arriscada quanto sobre a falta de planejamento na segurança em Sarajevo. No âmbito pessoal, o destaque se dá ao tratamento mesquinho dado aos primeiros órfãos da Primeira Guerra Mundial e como, até hoje, a bisneta do casal morto luta para reaver o patrimônio da família.

Existem por aí livros aos montes, bons e ruins, sobre os eventos que antecederam e procederam a Segunda Guerra Mundial, além de outros tantos sobre os horrores de durante esse período (os vários diários de guerra de refugiados sobreviventes dos campos de concentração são alguns exemplos). Então eu queria algo diferente, que nunca tivesse lido. Depois de muita pesquisa, achei esse sobre os acontecimentos que levaram a Primeira Guerra Mundial.
Eu lembro das minhas aulas de história, onde antes de se entrar mais profundamente no assunto, se falava do assassinato do arquiduque Francisco Fernando e sua esposa Sofia. Esse tópico se resumia a uma simples frase (a guerra começou quando assassinaram o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa), era sempre assim, uma frase curta e bem simples. Então quando eu vi esse livro e li a sinopse, percebi que poderia saber muito mais sobre a primeira guerra mundial a partir da perspectiva dos envolvidos no acontecimento desencadeador da guerra. E que bela escolha eu fiz! Este livro é um dos melhores que li do gênero. O modo como os autores descrevem a vida do arquiduque e suas relações tanto políticas quanto familiares com o imperador austro-húngaro é de uma qualidade ímpar. Sem drama e sem floreios, ele fala dos fatos como todo escritor deveria fazer (mas poucos fazem, diga-se de passagem).
Com esse livro, eu aprendi porque o título de arquiduque valia mais do que de príncipe e em que condições Francisco Fernando se tornou herdeiro; entendi mais a questão política da Áustria-Hungria; ouvi falar pela primeira vez sobre uma relação morganática (como foi o casamento entre o arquiduque e Sofia) e o que resultaria disso para os filhos de um casamento desse tipo; soube que seus filhos homens foram presos em campos de concentração durante um período da Segunda Guerra (isso foi uma completa novidade) e sobre os bastidores da viagem do herdeiro do trono austro-húngaro para Sarajevo, local onde ele viria a ser assassinado e as consequências do assassinato na vida dos filhos; principalmente, aprendi muito mais sobre esse período tão distante na memória das pessoas, mas que teve consequências muito sérias para o resto do mundo.
Lançado no ano em que o assassinato do arquiduque completa 100 anos, o livro traz também fotos antigas e atuais da família até a geração atual, além de um prefácio escrito por Sophie Von Hohenberg, bisneta de Francisco Fernando e Sofia. Parece tão surreal que ainda estejam vivos descendentes de grandes personagens históricos, senti isso quando li o prefácio, dá um toque de realidade há algo que está relegado aos livros de história, o que eu acho fantástico. O modo pessoal de Sophie descrever um certo momento familiar é... não tenho palavras para descrever. Adorei o livro, aprendi muito com ele e tenho certeza que voltarei a ler. Um senhor achado e virou tesouro da minha estante. Completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/12/o-assassinato-do-arquiduque-greg-king-e.html
Débora 07/03/2017minha estante
Nat amei demais sua resenha inclusive acho que vc deveria ganhas os royalties kkkk pq comprei o livro por causa da sua resenha, tbm sou muito curiosa sobre esse tema. Muito obrigada por nos proporcionar com uma resenha tão bem feita.

Nat 07/03/2017minha estante
kkkkk que bom que vc gostou e que bom que minha resenha te influenciou :P O livro é maravilhoso, vc vai adorar.