Maldita

Maldita Chuck Palahniuk

Resenhas - Maldita

Clio0 26/06/2021

O Purgatório na Terra.

Eu não imaginei que Palahniuk pudesse criar algo mais chocante do que Condenada. Erro meu.

Nesse segundo livro, Madison fica presa na Terra após se descuidar na noite de Halloween (quando teoricamente os espíritos ficam livres para vagar entre os vivos). Enquanto ela toma contato com videntes, caçadores de fantasmas e a nova religião que criou inadvertidamente, somos brindados com reminiscências sobre sua vida e o ano anterior a sua morte.

Esse é o momento que o autor reassume sua posição de Troll-mor e destrói sistematicamente todas as instituições que permeiam a vida de uma criança. O destaque fica para as relações avô-avó, pai-mãe, criador e criatura.

As críticas a Hollywood, ao pseudo-politicamente correto e as convenções continuam presentes. Contudo, Palahniuk parece ter como alvo o sexo, zombando de sua função na religião (moderna-arcaica) e das próprias convenções em torno do tema - da pedofilia à crença que sexualidade só surge na adolescência.

Deus e o Diabo dão as vezes aqui, disputando o fim do mundo pela presença da garota que pode ser vista como a futura mãe do Anticristo ou uma nova profeta. Madison, no entanto, termina por representar o ideal rebelde de treze anos... não aquele que se revolta por nada, mas por querer algo melhor e não se conformar com as opções oferecidas.

Decididamente não é algo de fácil leitura e exige mais do que uma cabeça aberta para quem escolher continuar a acompanhar esse autor, infame por ter escrito um outro livro cuja leitura oral reportou oficialmente setenta e três desmaios.

Lizzie 05/09/2014

CTRL + ALT + LOUCAMENTE APAIXONADA

Estava eu bela e linda, lendo Maldita, continuação do livro Condenada do Chuck Pallaniuk e não gostando. Sério. Incrivelmente o livro não estava me agradando. A história estava indo por um rumo legal e tudo mais, só que eu ficava parando e pensando, o que eu perdi que não estou entendendo? Até chegar nas ultimas 150 páginas e esse homem fazer uma reviravolta sensacional no livro, envolver um conto grego, alguém capado, uma religião bizarra e outras coisas.
Brunela 06/11/2014minha estante
oooopa! aí sim, hauhua
tbm não to curtindo muito, mas agora espero ansiosamente pelas ultimas 150 páginas, haha

Guilherme 24/05/2016minha estante
Bom saber que melhora em algum momento, porque eu também não estou gostando...

Julia.Piscitelli 03/10/2020minha estante
Alguém leu o livro 1?

Lorelay 20/01/2021

Depois de passar pelo Inferno no primeiro livro, Maddy relata seu tempo na Terra, seu purgatório, e sua busca para ser dona do próprio destino.
Gostei mais do ritmo deste livro do que do primeiro, e por ele ser muito mais focado na história da Maddy, esclarecendo fatos sobre sua infância e sua família. Os flashbacks foram minhas partes favoritas.
Esperava mais do final, mas valeu a leitura, afinal os absurdos, as críticas e o humor cínico do Chuck sempre surpreendem.
Soybean 20/01/2021minha estante
Será que tem inspiração nos livros de Dante? Quero ler ksks

Lorelay 20/01/2021minha estante
Sim!! Essa é a divina comédia versão Chuck Palahniuk, cheia das bizarrices! Hahahah

Taciane 30/04/2020

Esperava mais. O primeira livro foi melhor.

Laishvenvs 14/09/2022

Madlandia
???? - 2/5. ?Meu novo objetivo é a reunião de todos os opostos. Eu vou lutar para reconciliar Satã e Deus. Ao fazer isso, ao resolver esse conflito central, vou resolver todos os conflitos. Não haverá separação entre perdição e paraíso.?

?Maldita? (2013)
Chuck Palahniuck - @chuckpalahniuk

O espírito da adolescente Maddy vaga pela Terra ao não retornar para o inferno após a noite de Halloween. Uma nova religião está conduzindo a humanidade aos braços de Satã, o rudismo. Sua fundadora: Madison Spencer.

Os volumes ?Condenada? e ?Maldita? conseguem entregar uma estória CTRL + ALT + BIZARRA do quanto é possível ao homem traçar uma vida miserável em status, atitudes, ideais VS. prática, mentiras, pose, etc.

Apesar de seu universo infernal (rs), não considero que deuses e crenças façam parte da proposta que o autor (sempre polêmico) quis retratar. Toda analogia entre Satã, Deus e os seres pré-mortos só nos colocam em cheque com nossas próprias escolhas e o quanto estas impactam nossas almas.

?? Nota pessoal: o primeiro volume possui ritmo, parágrafos e capítulos bastante coerentes e de entendimento claro. Já em ?Maldita?, o universo caótico, os saltos de tempo, certos devaneios do autor em detalhes do universo, idas e vindas de situações, além de alguns erros gramaticais (alô @editoraleyabrasil ) me causaram certa preguiça em determinados momentos.

Cristiana 09/06/2020

Esse conseguiu ser pior que o primeiro

carlosfelipe.bragapinto 02/06/2015

Decepcionado
Minha opinião pessoal é que todo charme de Condenada se perdeu nesse livro. O sentimento é de que muitos personagens foram descartados sem nenhuma razão.

O livro tem alguns momentos que prendem sua atenção, mas, em geral, é uma grande decepção. Aguardo o terceiro para ver se a trilogia se redime.
Ícaro 28/06/2015minha estante
Concordo. Achei um desastre total.

Cesar 01/09/2015minha estante
Essa foi minha sensação também.
A personagem que era forte virou uma menina chata e o livro virou um diário de escatologia infantil, mais chato ainda.

Lucas 22/09/2016minha estante
Puts, tá mesmo muito chato. Ainda não terminei de ler, mas p#rra, tem até fato que não bate.

========== aqui tem SPOILER =============

Em condenada ela descobre que deveria ter ido pro céu, em maldita já dizem que ela já estava predestinada a ir pro inferno.
Em condenada o gato dela, Tigrado, morreu e ela jogou ele na privada. Em maldita ele explode o intestino dentro de uma limusine, depois de já estar morto há um bom tempo.
Em condenada ela vai pro inferno e não conhece a galera, em maldita ela já viu o nome de todos escrito no livro que leu, e já ouviu a mãe e a avó conversando com eles. Já até falou com o Leonard.

P#rra de novo. Parece que o Chuck tentou dar um fundo pra história e acabou piorando tudo porque já tinha esquecido o que tinha escrito no primeiro livro.

Mion 01/08/2022

Finalmente o livro acabou!
Apesar das ÓTIMAS imagens construidas pelo autor ao longo do livro (algumas até poeticas como "a cor azul que meus ouvidos veem"), o "suco de dinossauro" para se referir a petroleo e ao pré-morto para se referir aos vivos, o livro podia ter terminado no 1o livro.
Nesse 2o o livro perde o final da historia do anterior, de repente encontra, de repente se preocupa em contar sobre uma determinada epoca da personagem que só depois vc entender oq tem a ver mas que se fosse apresentada de maneira suscita, em um ou dois capitulos dando mais tempo para os finalmentes, acredito nao haver grandes perdas.

O livro parece um livro de contos de um universo interessante. Mas se tivesse 1/3 do seu tamanho, teria algo mais interessante.

Embora as questoes do homem pos-moderno em crise aparece de maneira interessante aqui. Algums pontos sao percpetiveis nas angustias e ausencia de referenciais dos homens do Clue da luta. Esse paralelo tambem é interessante de perceber.

Mas volto a afirmar: ser mais curto e mais com os fatos seria mais interessante sem a criação do meio.

Tayanne Lobão 19/04/2020

Surpreendente
Maldita foi meu favorito dentro os dois dessa saga com certeza! Do meio para o final o livro é repleto de plots incríveis, que chocam e te fazem ficar bastante instigado a continuar a leitura. Achei uma leitura muito fluida você lê umas 40 páginas em um piscar. Vale muito a pena.

ta.cha 16/03/2021

Ilustre tweeter, que doideira!
Embora o primeiro livro, pra mim, tenha sido mais fácil de ler e, consequentemente, foi uma leitura mais rápida, esse demorou muito mais para me prender. Do meio para o final há muitas reviravoltas louquíssimas que, para mim, foram motivos para não largar o livro.

Esse livro é a continuação de Condenada, em que o foco se da em acompanhar a pós-viva Madison no inferno, em Maldita, por sua vez, acompanhamos Madison (em espírito) na terra, com flashbacks da sua vida como pré-morta.

Eu gosto da forma como o Chuck conduz a narrativa nos dois livros, nos dando a situação atual e nos explicando do meio para o final. Embora nesse caso, para mim, em alguns momentos, tenha sido cansativo.

Eu penso que vale a pena ler porque tem umas coisas muito absurdas que te fazem rir.

Isabella658 17/02/2022

Ilustre Twitter, fim??
Eu sei nem o que falar após terminar esse livro. O primeiro já tinha me deixado doida, li diretão porque o mistério da morte da Maddy prende a gente. Ai chega Maldita e praticamente joga Condenada no lixo e diz: ?esqueça tudo o que leu até agora, nada era o que parecia ser?. E a gente fica com o cérebro em pane ???
Se o primeiro livro era sobre o inferno, esse é sobre o nosso querido purgatório chamada Terra, enquanto a nossa querida Maddy tenta recuperar o controle da própria vida, algo que nunca teve muito antes de nascer. Os acontecimentos são demais, é tão maluco que em alguns momentos eu me perdia e entendia mais nada, até vir mais revelações e eu ficar doida de novo. Eu ria demais e depois me sentia culpada por ser tão errado, mas tão bom. Eu perco muito com o rudismo, apesar da clara crítica que ele faz, não consigo deixar de achar engraçado.
Confesso que demorei mais pra ler esse que o primeiro, aqui a história é um pouco mais enrolada e conta muito do passado da Maddy, necessário pra entender toda essa loucura. No entanto, não é uma continuação necessária, ele termina bem no primeiro e no segunda parece que começa uma nova história. Sem falar que acaba sem uma conclusão, com um final mais aberto que o primeiro, e até hoje não se tem uma continuação. A única coisa que ouvi é que se tivesse, seria em HQ.
Entretanto, não me arrependo de nada e amei ter lido essa duologia, a história é muito porca, critica muita coisa, principalmente religiões e até os ateus. Não importa no que você acredite ou deixe de acreditar, esse livro vai te ofender de alguma forma. É meu primeiro contato com o autor e adoro esse tipo de escrita, que é muito ame ou odeie, cheia de críticas e sátiras. No meu caso, eu amei. Só não dou 5 estrelas por se arrastar muito no começo, exagerar na descrição de algumas partes e por não ter um final, nem a esperança de um. De resto, eu adorei, entrou pros meus favoritos.

Thamiris60 26/07/2021

O livro começou muito bom, mas depois foi ficando um pouco cansativo e repetitivo, mas ainda assim, fui até o final. Acho que coloquei uma expectativa muito alta, mas valeu. O Chuck já tem um lugar no meu coração haha

Thuco 05/01/2022

Achei que não poderia me chocar e me choquei
Depois daquela cena bizarra de condenada(sim eu sei é você sabe qual é kkk) comecei maldita esperando algo totalmente diferente, mas o que Chuck Palahniuk consegue criar nos fazer sentir é divertidamente bizarro.
A nossa pobre Madison não tem mesmo um minuto de paz. Falando nela, fiquei muito feliz em ver o desenvolvimento da personagem tendo que lidar com a família totalmente disfuncional.
Entretanto, não é um livro perfeito, tem suas falhas, mas não chega a incomodar pois o carisma e loucura desses personagens(e da história) nos deixa totalmente vidrado
E aquele final, não tenho nem palavras?

Ariel.Rodrigo 11/11/2015

zzzzz
arrastado, monótono, entediante. apenas 3 sinônimos para tentar explicar a segunda parte dessa trilogia cuja 3a parte está para sair. todo o ritmo e humor de Condenada, a 1a parte, são substituídos por um texto descritivo bem chato, que pouco lembra a escrita de Chuck. vou ler a 3a parte mais pra ter uma conclusão do que pela qualidade dessa obra. ou talvez eu apenas seja Leonard querendo induzir você , vai saber.

Bianca (@fallandfox) 16/07/2019

Essa leitura foi uma morte lenta e dolorosa, eu só não consegui desistir do livro por que eu fiquei curiosa como toda a confusão que estava ocorrendo terminaria e posso dizer não consegui descobri porque o livro acaba com um final aberto.
É possível observar o tempo que o autor demorou para voltar a esse livro pela forma diferente como ele decidiu escrever, usando o livro como um tipo de blob que a Madison está escrevendo para os amigos no inferno lerem.
Existe uma cena de uma morte no livro completamente nojenta e bem descritiva que me incomodou bastante (**spoiler** a do vô da Madison).
O único ponto positivo desse livro na minha opinião foi a evolução da Madison ao deixar de ser uma menina mimada e chata.

site: https://www.instagram.com/p/BzggreoDL1c/