Tempo do Desprezo

Tempo do Desprezo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Tempo do Desprezo

Adriane.Peres 23/02/2024

Ansiosa para ler o próximo.
Por alguma razão achei um pouco lento, mas quando estava mais pro final ficou bom.

Amigo Imaginário 20/02/2024

Muita coisa boa no meio de certos pontos difíceis de digerir
O começo é interessante, ele anda brincando muito com nossas pespectivas, porém eu senti uma falta de sentimento no encontro dos quatro. Acho que o Geralt revendo a Ciri ficou meio fraco e esse livro carrega diversos momentos bem incômodos com a Ciri: o quanto é xingando, espancada, maltradada, assediada e o número de vezes que mencionam ou tentam estuprá-la ou citam o ato é duro de ler. O mundo vai se fudendo bem lentamente e é louco o nosso sentimento de terra arrasada e o quanto vemos o egoísmo e a covardia tomarem conta dos principais governantes do mundo. A reunião dos feiticeiros, a mim, foi o ponto alto do livro, mas o que se seguiu foi só me incomodando mais e mais (não é ruim uma obra te incomodar dessa maneira, só é doloroso) , as cenas no deserto, com os Perseguidores e o abuso de Ciri pelos Ratos foi bem duro de ler, ainda mais entendendo que ela ficou eles.
JP_Felix 22/02/2024minha estante
Vc n faz ideia do meu ódio com os ratos. Nos próximos livros vc vai entender, n é só oq fizeram com ela, é pq fizeram dela. Mano, sem spoilers, mas a parte q mais odeia é a maldita parte da caverna onde estão escondidos. É realista, adolescente fazendo merda, mas... Cara, é como ver uma filha sendo levada pelas más influências

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
Eu tô nessa parte do Livro 5, eles estão numa carverna, mas ela só teve um sonho com o Geralt. Destaco uma frase que ela diz: "Alguém que eu conhecia..." porque no final das contas é meio isso né? O tempo em que ela está pelo mundo e o que ela ficou com o Geralt é bem curto. Queria ter visto mais desse destino que foi tão martelado nos dois primeiros livros.

JP_Felix 26/02/2024minha estante
Passou pelo menos um ano com ela em Kaer morher

Amigo Imaginário 26/02/2024minha estante
É bem pouquinho

JP_Felix 26/02/2024minha estante
Eu n to bem lembrado, mas acho q ele viu ela a primeira vez com 8 anos, passou 4 anos ate a guerra e ele achar ela de novo, dai ela passou uns 2 anos em Kaer morher (tanto q lá ela menstruou pela primeira vez), e acho q teve um tempo q ela passou naquele templo de melitele com a Jennifer aprendendo magia. Dai pro fim da história, ela tem 16, se n me engano

Amigo Imaginário 27/02/2024minha estante
Acho que isso foi um elemento mal amarrado. O Vesemir e os outros bruxos voltam a aparecer? Também estou sentido falta dos sinais e das poções de bruxo, sem contar daquela ordem de cavaleiros que era o Tailes.

JP_Felix 28/02/2024minha estante
N q seja mal amarrado, d q a história foca em outros pontos. Eu tbm senti falta das poções, mas meio q o Geralt n vai p Kaer Morher, então n tem como ele se abastecer. Os outros bruxos infelizmente n aparecem mais (q eu lembre de cabeça), mas tem coisas sobre eles em uma cena no último livro que remete a quando Ciri tava com eles

Amigo Imaginário 29/02/2024minha estante
Cara que louco. Ainda bem que os jogos resgataram muita coisa, porque o autor escreve umas coisas e vai só seguindo em frente.

JP_Felix 29/02/2024minha estante
Ah, nada é por acaso. Os livros são bem amarradinhos com uns detalhes. Os jogos fazer mais referência

Amigo Imaginário 01/03/2024minha estante
Não tô achando. Os jogos me surpreende muito em como eles amam os livros, tantas coisas pequenas e rápidas que eles usaram, filosofias que eles resgataram. A série também tem pontos muito enriquecedores que tô chocado. O que eu acho que seja o problema da história é a falta de ponto de vista de alguns personagens e o contexto está sendo citado muito por cima, acredito que ele precisaria ter juntado mais pontas, mas uma coisa que me chocou foi a velocidade em que ele foi escrevendo eles e ainda emendou uns projetos no meio também. G. R. R Martin lançou seu último livro em 2011, faz quase 15 anos!

Marcia.Cruz 09/02/2024

Um livro morno? importante para compreender as ações de alguns personagens, mas achei sem grandes emoções como nos livros anteriores.

Seguimos a saga por enquanto

h4gatha 04/02/2024

Eu sou uma rata senhora
Meu livro preferido da saga até o momento!

O ritmo é perfeito, sabendo dividir bem entre ação, política e construção de mundo. Yen e Geralt estão muito papais e eu adoro os dois juntos

Continua tendo alguns traços meio misóginos, mas nada comparado aos livros anteriores.

O que mais me incomodou foi o "relacionamento" de Mistle e Ciri, não é nada enriquecedor tratar um relacionamento safico assim e talvez isso se torne um problema maior pra mim no próximo livro, se não for retratado com a seriedade necessária

Brave 26/12/2023

Pobre Ciri
Essa leitura foi muito boa, embora eu tivesse com pouco tempo pra lê-la.

Geralt maravilhoso como sempre. Amei o passo dado por ele e Yennefer. Já Ciri, tadinha da minha bichinha, só se encrenca.

Essa saga está se saindo melhor do que esperava.

Prico 20/12/2023

Ufa
Um livro que acontece muita coisa, muitas cenas de ação e de conspiração.
A história da Ciri desenvolve bastante nos capítulos finais do livro, mostrando o que pode se tornar sua personalidade, uma vez que se encontra distante de seus mentores.
Temos bem do arco amoroso que cruza a história como um todo e particularmente senti falta da presença do Geralt.
Aí final chegamos ao meio da saga, muita coisa para desenrolar.

EuSouRose 11/12/2023

Esse livro tem um ritmo um pouco diferente dos anteriores.
Não gostei muito, mas tem acontecimentos que acredito que serão relevantes futuramente.

Sayuri 20/11/2023

Resenha
Não é meu livro preferido da saga , oscilou entre momentos muito bons e outros meio chatinhos, o que acho bem comum em livros de série, não dá pra esperar ação e coisas emocionantes 100% do tempo !
Ouvi o áudio book pela Storytel e narração do Mauro Ramos sempre impecável e de excelência, tornou a experiência ainda melhor

Raquel.Corteze 04/11/2023

Bem no meio da história
De todos os livros, até agora esse foi o mais chatinho. E tive a sensação de que a história parou bem no meio. O que por um lado é bom, já que ainda tem os outros livros para terminar a série.

Losrena 02/11/2023

Gosto da história mas o autor coloca tantos personagens e tantos nomes complicados que eu nem me dou o trabalho de tentar decorar.
Acho que esse foi um dos livros que menos tive dificuldade de ler nessa saga

Nícolas_Moura 31/10/2023

Cheguei até aqui, agora não paro mais
Pode não ser o mais emocionante da saga, mas é indiscutivelmente um capítulo fundamental que desempenha um papel crucial no desenvolvimento da história. Este volume pode ser descrito como uma obra de transição, onde eventos cruciais acontecem nos bastidores, preparando o terreno para os livros subsequentes.

Arthur Peixoto 27/10/2023

A história se desenrola...
Este livro praticamente continua o arco principal e traz muitas lutas, tramas e traições. O interessante é que mesmo com pequenos saltos temporais entres os fatos, a história não fica prejudicada, pelo contrário, fica muito mais dinâmica. Duas coisas que não gostei foi a falta de monstros e um momento da Ciri com os Ratos que me incomodou bastante.

Carolina 24/10/2023

Para mim foi um dos melhores livros da série até agora. Dá pra perceber nitidamente como a escrita do autor foi se desenvolvendo e ficando mais esclarecida e esse foi um dos pontos fortes pra mim, principalmente no que diz respeito à explicação sobre as intrigas políticas e sobre a formação da guerra.

Achei esse livro beeeem menos confuso do que os anteriores.