Assassination Classroom #01

Assassination Classroom #01 Yusei Matsui

Resenhas - Assassination Classroom #1

Kanyone 13/12/2021

Começo diferente e instigante.
Eu já assisti o anime anteriormente alguns anos atrás e decidi ler o mangá recentemente, não me arrependi! Muito bom pra relembrar de forma rápida e tal, além de ser mais acessível por não precisar de internet. Os personagens são bem divertidos, principalmente o Koro-sensei!

ali 20/10/2021

Super divertido
Pela sinopse n daria nada pra esse mangá, mas é extremamente engraçado e os personagens super cativantes

bibia 12/04/2021

Foi o primeiro mangá que eu li então não quero falar muito porque eu real não tenho baseKKKKKK
Mas de modo geral eu gostei bastante, no início tava meio confusa mas no final explicou tudo

Carola Sanches 10/02/2021

Tão bom quando o anime...
Logo após assistir o anime dublado em português corri pra achar a versão em mangá, tão bom quanto. Só tô me acostumando aos traços por serem um pouco diferentes...

MateusCantele 14/12/2020

Assassination Classroom: Os desafios da Educação.
Assassination Classroom é um mangá de Yusei Matsui que foi publicado pela Shonen Jump de 2005 a 2009 e rendeu uma série animada em 2015 e foi publicada aqui no Brasil pela Panini em 2014. A história é sobre uma classe excluída de um sistema de ensino que tem um ano para assassinar seu professor alienígena, antes que ele destrua o planeta terra. Eu fico imaginando quando o autor apresentou essa ideia para os editores. O cara ganhou a publicação só pq todo mundo queria ver onde essa história maluca daria.

Quando eu comprei esse mangá, eu ainda não pensava em ser professor. Lembro de ter comprado ele na banca só porque a capa era bonita e eu tava naquela fase de querer colecionar mangá. Volume 1? opa, acho que vou começar a comprar isso. Li ele, achei divertido e não comprei os outros. Ficou nisso. Um volume e uma leitura abandonada. Então há algumas semanas atrás eu decidi reler o mangá e a visão que eu tive foi completamente diferente. Apesar de ser um mangá de comédia onde temos um professor desviando de balas e facadas com sua velocidade Mach 20, que significa que ele se move 20 vezes mais rápido que o som. A história vai muito além da piada: É uma história sobre Desigualdade social e desafios na educação. E é aí que tá o gancho que eu queria para falar hoje. Sobre os desafios da Educação muito bem retratados na Classe do Assassinato.

O primeiro ponto interessante é que acompanhamos a Classe E do 3 ano do ensino médio de um colégio japonês chamado Kunugigaoka que tem um sistema de ensino no mínimo intrigante: Os alunos que não alcançam um rendimento satisfatório são jogados nessa turma. Então enquanto todos os outros alunos usufruem de um ensino de qualidade e possuem boas instalações que ampliam ainda mais a possibilidade de ensino, a Classe E é isolada do prédio principal, situando-se nas montanhas em um prédio caindo aos pedaços. Aqui já vemos uma situação extremamente comum no Brasil: Enquanto alguns têm a possibilidade de estudar em escolas de qualidade, a grande maioria se encontra no ensino público, que por falta de investimento do governo, estão em situações precárias o que dificulta muito o aprendizado dos alunos e cria um abismo gigantesco entre um aluno que sai de uma escola privada e uma escola particular. Entretanto, existe um fator que muda a forma dos alunos de aprenderem mesmo nas condições que a Classe E se encontra: O Professor Koro.

O professor Koro, ou Koro-sensei, é o alienígena que vai acabar com o mundo em um ano caso a humanidade não consiga matá-lo. Entretanto, quando se submete a ser professor da Classe E, além dele não revidar qualquer ataque vindo dos alunos (que tentam matá-lo à qualquer custo), ele realmente atua como um bom professor. Koro-sensei usa de sua ultra velocidade para criar atividades personalizadas para os alunos, potencializando os pontos fortes de cada aluno e abordando os pontos fracos dos mesmos. Durante o primeiro volume vemos vários quadros onde ele está corrigindo as provas, fazendo comentários nas questões que os alunos erram e parabenizando os acertos. Aos poucos, a turma que era agressiva passa a simpatizar com o professor alienígena. O mais legal é que em uma sociedade onde a Classe E é vista como um ser de fora, um ser ALIENADO. é um ser de fora, um ALIEN, que reconhece o potencial da Classe.

É claro que a classe não se torna perfeita da noite para o dia e como eu não li nada além do primeiro e segundo volume, eu não sei se ela chega a se tornar realmente perfeita, mas até onde eu tive acesso e li (volume um e metade do volume 2), temos casos de Bullying, tentativa de suicidio de um dos alunos, discriminação social entre as outras turmas com os alunos da Classe E... Reagindo a essas situações, Koro-sensei mostra o lado de um professor comum -  Ele se irrita, fica chateado e utiliza métodos para manter a classe em ordem. Além de se envolver nos problemas dos alunos e tentar ajudá-los. Uma situação comum na vida de de qualquer professor. Vai por mim, experiência própria.

Ao reler o primeiro volume de Assassination Classroom eu me deparei com a realidade que muitos professores, eu incluso, passamos. Foi uma experiência completamente diferente de quando eu comprei o mangá em 2015. Pq por mais que nós não soframos tentativas literais de assassinato, diversos dos meus colegas já quase levaram cadeiradas, pedradas, ou foram atingidos por objetos escolares enquanto tentavam apenas dar aulas. Vemos relatos quase semanais de professores que foram agredidos por alunos e eu garanto que você se recorde de algum professor na sua vida que sofreu alguma agressão física ou emocional em sala de aula. E isso muitas vezes é só o reflexo da nossa sociedade que nunca valorizou a importância da Educação.

Durante essa pandemia, eu ouvi diversos pronunciamentos de pessoas ao meu redor até o presidente, dizendo que os professores são preguiçosos e não gostam de trabalhar. Isso me revolta de tal maneira pois ninguém sabe como é pegar uma, duas ou às vezes várias Classes E toda semana. Sabendo que podemos ser agredidos e mesmo assim se importar com cada um dos nossos alunos buscando estratégias para poder ensinar esses meninos que em muitas das vezes foram esquecidos pela sociedade que deveria ampará-los. Cheguei a conclusão de que para ser um professor perfeito, só tendo poderes alienígenas como o Koro-sensei.

Mas aí você me pergunta: Não tem esperança na profissão de professor não Mateus? Claro que tem! O próprio Koro-sensei, que é quase assassinado todo capítulo, continua amando e se esforçando para tornar a Classe E a melhor turma da escola, enfrentando assim o sistema de ensino. Eu já fui dar aula em dia de chuva passando pelo barro e caindo de moto. Já pulei árvore caída pra chegar até a escola e dar aula. E isso é fichinha perto dos professores que lidam com áreas com constantes tiroteios. Porque nos submetemos a isso? porque de alguma forma, acreditamos que nós professores fazemos alguma diferença na vida dos alunos. Ver um aluno saindo das drogas e decidindo se esforçar vale a pena. Ver um aluno com extrema dificuldade aprendendo e chorando quando tira uma nota boa pela primeira vez, vale a pena. Ver um aluno seu passando na federal feliz da vida, vale demais a pena! Eu sei que essas coisas não invalidam todo o sofrimento de quem trabalha com a educação. Mas ainda assim, é o que sustenta a nossa esperança de que a educação um dia vai ser valorizada e toda a luta vai valer a pena, afinal, como disse Koro-sensei para um de seus alunos: Para mim não existe a opção de abandoná-lo.

Daniela 14/12/2020

Você vai rir e chorar
Conheci Assassination Classroom pelo anime, então a história em si não foi novidade pra mim. Mesmo assim, apesar de já saber tudo o que ia acontecer, a emoção foi a mesma de quando assisti a animação. É surreal a forma como esse mangá consegue ser tocante. Também é engraçada a dualidade dos sentimentos que te provoca.

Em meio a trama nonsense, os alunos da classe 3-E, considerados os piores da escola e descriminados por todos os outros, precisam matar o próprio professor se quiserem salvar a Terra, uma vez que o polvo ?alienígena? pretende destruí-la. O koro-sensei protagoniza alguns dos momentos mais divertidos da história, fazendo o leitor rir o tempo inteiro. O personagem que deveria ser o vilão acaba cativando todos com o seu jeito inovador de ensinar, trabalhando a personalidade e o caráter de cada um dos seus alunos.

Mas ao mesmo tempo que em o autor te faz sorrir feito um bobo, ele também sabe muito bem como atingir o ponto fraco de leitor. Quando menos você esperar, ele vai te surpreender com reviravoltas e momentos excessivamente tristes ou revoltantes.

Com certeza vale a pena acompanhar essa história cheia de lindos ensinamentos.

Jessica1248 18/07/2020

A turma "E" é totalmente excluida dentro do que acontece na escola, devido as suas notas baixas, mas quando o novo professor chega eles tem a chance de mudar tudo e salvar o mundo.

Larissa 09/05/2020

Divertido
Koro sensei tem muito a ensinar para todos seus alunos e além deles também.

Rodrigo Silvestre 01/03/2020

O anime adaptou muito bem

José Alexandre 12/06/2016

Um mangá bizarro e super divertido!
Minha experiência com Assassination começou no anime na verdade,ri e me diverti horrores,pensei: ''Preciso correr atrás do mangá'',que por sinal,todos falavam bem também,com muita dificuldade,consegui o primeiro exemplar que já estava esgotado,comecei minha leitura e pude perceber que o anime seguiu muito fielmente a obra de Yusei Matsui,cada detalhe,cada expressão,o humor negro e sarcástico do Koro-Sensei é sensacional,realmente dá vontade de ter um professor deste estilo,a trama é bem louca e bizarra,mas completamente ''entendível'' e uma leitura rápida e gostosa,no final,ficamos com gostinho de quero mais,acaba se apegando muito aos personagens e fica cada vez mais curioso,recomendo a leitura!

Giih 28/07/2015

A Bizarra e divertida classe do Assassinato
Porque de Assassination Classroom ou Ansatsu Kyōshitsu como é conhecido lá fora, ter me encantando tanto e está fazendo bastante sucesso? É simples e vou dizer um dos maiores motivos que faz com que a pessoa que ler AC se apaixone. Ele é DIFERENTE, e acho que isso já basta para conquistar leitores, o historia foge de tudo aquilo que estamos acostumados a ler em um mangá, pelo menos nos mangás da Jump. Para quem costuma fazer esses tipos de leituras sabe que na maioria deles os autores sempre batem nas mesmas teclas, ou seja, nos mesmo malditos clichês, por exemplo: mulheres com seios exageradamente grandes, fazendo uma grande apelação sexual, os mesmos draminhas juvenis e assim vai. AC conseguiu sair de todos esses clichês e ainda bem.

Agora imaginem comigo um ser absurdamente bizarro que quer destruir terra, mas que antes de tudo resolve ser professor de uma especifica classe de alunos, que apesar de ter todo esse poder destrutivo, consegue ser divertido, carinhoso, e amável com seus alunos que possuem baixa auto estima. Vocês não ficam curioso para saber quais os mistérios que cerca esse ser estranho? Eu fiquei curiosa. E tudo começa quando a lua teve 70% de sua área destruída. Por quem? Hora, por esse monstro amarelo, grande, cheio de tentáculos e com uma cabeça enorme do que parece ser um Smile. Esse monstro foi batizado de Koro-sensei, um monstro poderosíssimo que nenhum ser vivo conseguiu captura-lo ou mata-lo, por isso ele foi batizado com tal nome (Koro= invencível- difícil-duro de matar). Ele fez a promessa de que dentro de um ano iria causar a mesma destruição na terra, dentre esse período ele fez um acordo com o governo japonês em dar aula a uma classe de alunos fracassados conhecida como classe 3-E que estudam em uma prestigiada escola e em troca esses alunos poderiam diariamente tentar mata-lo. Vendo todas as tentativas de eliminar essa ameaça a terra ir por água abaixa o governo japonês coloca essa grande responsabilidade nas mãos desses alunos mas com uma condição também, o Koro-sensei não poderia machucar nenhum deles. Então, a campainha soa e assim se iniciam as aulas do colégio Kunugigaoka e os alunos tem a difícil missão de matar seu professor antes da formatura.

Vamos aos pontos que te prende nesse mangá. Um deles é o grande mistério como já havia mencionado antes. Porque esse monstro que quer destruir a terra quer se tornar professor? De onde ele veio? E porque quis dar aulas especificamente para a Classe 3-E (classe dos Excluidos, renegados, fracassados...). e o outro ponto é humor, é o que mais predomina na historia, as situações que os alunos passam com o professor são hilárias, as tentativas de assassinatos frustrantes são melhores ainda, sem contar com diversas piadas inteligentes que aparecem no decorrer do mangá, as expressões de Koro-sensei são as mais estranhas e divertidas. O que é inegável nesse monstro é que ele é de uma simpatia e tanto. Eu achei que ele é o tipo de professor que todo mundo gostaria de ter, não digo isso pelos seus super poderes mas sim pelo forma como ele compreende e trata cada aluno seu, sempre dando forças para não desistir de seus sonhos e que os obstáculos estão ai para serem superados.

Achei interessante a forma como é trabalhada na historia a baixa autoestima dos alunos por conta dos bullyings que eles sofrem por irem parar na classe 3-E. Os estudantes que vão para essa classe são os que não conseguem atingir a nota mínima exigida pela escola ou por conta de outros problemas, claro o autor não trabalha detalhadamente esse assunto porque o humor e o mistérios são os que predominam na historia, mas mesmo assim trabalhar um tema que é tão polêmico é muito interessante, sem contar outros assuntos que são mostrados nas entrelinhas.

E para encerrar esse texto que esta ficando extenso de mais, acho que vale apena a leitura desse mangá, principalmente se você busca por algo diferente leve e divertido para ler, os personagens são muito bem trabalhados, Koro-sensei é um personagem peculiar, não consegui vê-lo totalmente como vilão e vale ressaltar que ele não é o personagem que sempre brilha na historia, o autor da espaço para os outros personagens se destacarem também.

O mangá conta atualmente com 13 volumes publicados sendo que 5 volumes foram publicado aqui no Brasil pela Panini. Já li todos os 13 volumes e a historia ainda tem seguimento. Continuo acompanhado as aulas de Koro-sensei. Essa aulas eu não perco por nada HAHAHa!

site: http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/2015/05/resenha-manga-assassination-classroom.html

Paulo 07/11/2014

Aquilo Que Esperava
Premissa interessantíssima. O mangá tem uma pegada bem leve e cômica, ao mesmo tempo que tem umas sacadas bem adultas e introspectivas. O protagonista é muito carismático, e não sabemos nada a respeito de suas ações, aparentemente sem sentido. Começo promissor, vamos ver como se desenvolve.

Nanda Lima 29/08/2014

Divertidíssimo!
Este foi o 2º mangá que li na vida. Os comentários nos vlogs de quadrinhos que acompanho me convenceram a comprá-lo. O entendedores do mundo de mangás e animes dizem que Assassination Classroom era um quadrinho muito aguardado por todos por ter feito sucesso no Japão e ter uma história bem diferente, única. Fui fisgada pela curiosidade, principalmente após ler a sinopse.

Quando li isso me lembrei na hora de Another brick in the wall part. II, do Pink Floyd. Alunos tentando matar o professor diariamente? Um professor que dá aulas ensinando a elas como fazer isso? O melhor: o professor é um polvo inteligentíssimo com cabeça de smile, que destruiu a lua e quer fazer o mesmo com a Terra? Isso tudo parece MUITO, MUITO divertido. E é.

Neste primeiro volume somos apresentados ao professor Kuroko Sensei (Kuroko significa difícil de matar) que, mesmo querendo destruir a Terra, não deixa de ser um excelente mestre para os alunos da classe E. Ele vive sorrindo, é divertido, mas também esnobe. É extremamente forte, sua velocidade é estupenda e nenhum aluno consegue pelo menos chegar perto de matá-lo.

Eu não sou expert no estilo japonês de desenhar, mas posso dizer que os traços de Matsui me agradaram bastante. Como você pode ver abaixo, apesar de ser simples é eficaz dentro da história e combina muito bem com o clima leve e descontraído dela. Recomendo!

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com
Ronan 28/09/2014minha estante
Quase sempre que leio mangás eu me incomodo com o traço, muitas vezes acho confuso, giro as páginas e etc. Mas nesse caso eu achei bem limpo e muito bem desenhado mesmo. Sinal disso é que não senti falta das cores mesmo sentindo que o Koro-Sensei expressa parte de seus sentimentos através delas.

Em alguns momentos da leitura me peguei rindo e pensando sozinho "isso é MUITO Japão", o que não deixa de ser genial. Muito bom.