O Maníaco do Circo

O Maníaco do Circo Leonardo Barros

Resenhas - O Maníaco do Circo

Jeffez 06/03/2023

Boa história de investigação, psicopatia e traços culturais
O autor trouxe de uma forma interessante e bem abordada a vida do rapaz Renato, que de jovem pobre e com traços iniciais problemáticos por conta de transtornos com sua mãe, passou a se tornar um adulto problemático e psicopata, o autor trabalhou bem a mente do personagem e trouxe de maneira interessante o enredo da história, ultilizou muito bem da religião candomblé, para dar mais destalhes culturais ao enredo. O final fica bastante subentendido ao leitor, eu me questionei: "eai será que é isso mesmo?"
Começou e finalizou de maneira devida.
Nane 06/03/2023minha estante
??????????

Helaine.ragazzi 04/10/2021

Louco
Credo que livro doido, cada coisa bizarra, as falas, a visão do cara, muito perturbado, não é só uma história de serial killer (que particularmente são meus preferidos), mas tem um fundo espiritual macabro. Pra quem gosta é um prato cheio. Eu não gostei.

Igor 15/02/2021

Livro muito bom. O capítulo do sonho muito bem construído. Só não é perfeito pq a revelação do palhaço (título do livro) foi muito rasa, em uma página, enquanto a premissa do livro seguiu para outro rumo e teve um maior destaque. Além de outros pontos meio confusos. Entretanto, história que vale a pena.

Dafne44 26/05/2020

Psicopata
Um livro que demonstra bem o ritual que psicopatas têm ao matar, como se deixasse sua assinatura no crime. É um bom livro :)

Gabybadgirl 02/09/2019

Bom,no começo da narrativa eu não conseguia largar o livro,porém com o decorrer dos capítulos,o autor se perdeu e acabei desgostando do livro.

Gleyse 08/10/2017

Quando vários gêneros se encontram
O livro conta a história de Renato, um garoto traumatizado por causa das imagens "demoníacas" de palhaços que decoravam seu quarto na infância. Sua mãe, solteira e bonita, na tentativa de oferecer uma vida melhor ao filho, trabalhava muito, mas não deixava sua vida pessoal de lado, saindo com muitos homens, ao mesmo tempo que perdia-se no vício do álcool.

"O vermelho do nariz de palhaço contrastava com a negrura de seus cabelos, o sorriso duro como o sinistro demônio."

Com a vida conturbada, Reato cresce e se torna um farmacêutico que mantém além da vida normal, um laboratório de fabricação de anfetaminas para tráfico, o que lhe rende uma boa grana, até uma influência maligna passa a tomar conta de Renato que se prende aos orixás para se defender e livrar o mundo do dragão vermelho do mal.

"A morte parecia trazer ao moço, mais uma vez, alento e proteção."

Então, nos deparamos com um personagem psicopata, que influenciado por uma mãe de santo vai cometer vários crimes e se meter uma grande confusão. Mesclando vários temas no enredo, como thriller policial, suspense, erotismo e religião.

"Se isso era o que o pai queria dele, então era essa sua missão. Livrar o mundo dos impuros, dos demônios ruivos da graça, dos palhaços dragões de Xangô."

De início, eu gostei muito da trama, contando a história de um garoto que era traumatizado por conta dos palhaços, mas durante a leitura o enredo toma outro rumo e na minha opinião, acaba fugindo muito da premissa. Não que a história seja ruim, mas o "maníaco do circo" o qual dá nome ao livro fica em segundo plano, dando lugar a uma nova história, com um personagem diferente e desenvolvimento totalmente novo.

"O homem era, sim, um iniciado de corpo fechado."

Eu gosto muito da escrita do Leonardo Barros, já resenhei outras obras dele, mas confesso que essa história se perdeu um pouco a partir do momento que ele uniu várias temáticas em uma mesma história, deixando a trama um pouco arrastada, enquanto esperávamos que o maníaco do circo se manifestasse, e só o descobriremos no final do livro e de uma forma não tão empolgante quando eu esperava.

"Aos olhos de Renato, era um corpo prateado, metálico como o espírito da guerreira do sonho. O demônio dentro dela estava morto. Esganada. Como o gato Tom, não tinha sete vidas. A sensação de matar o demônio era igual a emoção da infância, a simples contemplação... Um alívio. Estava morta."

Na minha opinião, misturar vários gêneros em uma mesma obra acaba sendo um tiro no pé, pois a gente fica meio perdido na leitura sem saber o que esperar, qual gênero vai se sobressair, sem falar que fica complicado manter o suspense, já que vários outros elementos estão influenciando a trama, e foi o que aconteceu com esse livro, o mistério ficou em segundo plano, e eu não me senti presa a leitura, esperando por aquele final.

"E de vez em quando se lembrava de imitar aquelas emoções. Amor, medo, nojo, pena... Era apenas palavras para ele. Por um tempo ele pensou que entendia o significado daquelas expressões."

Mas apesar de o Renato não ser um personagem cativante como outros escritos pelo autor, eu gostei de ele ter usado nossa cidade como cenário e a gente faz um passeio por pontos turísticos, bairros e ruas conhecidas.

site: http://gleysevieira.blogspot.com.br/

Simone Brito 25/03/2017

Uauuuu...
Livro: O MANÍACO DO CIRCO
Autor: Leonardo Barros
Literatura Brasileira

Esse livro aborda o tema da psicopatia e nos conta a história de Renato, uma criança criada sem pai e com uma mãe trabalhadora cujo humor variava sempre, o carinho para com o filho era mínimo e esporádico e sua vida sexual era bastante ousada e baseada na necessidade de ganhar dinheiro.
Renato teve uma infância difícil, com pesadelos e alucinações que guardava para si. Com constantes crises de asmas, sua mãe vira nele uma fonte de gasto de dinheiro e não um filho com a saúde abalada.
Essa criança problemática acabou se tornando um adulto complicado, cheio de problemas psicológicos que acabou se envolvendo com drogas e religião.
A religião tornou-se pauta a medida que Renato achava que tinha o direito de matar as mulheres para que elas se tornassem puras. Tudo reflexo do comportamento da mãe que ele viu a infância toda.
Realmente as pessoas levam para vida adulta muito do que passam na infância. A questão é saber como elas vão lidar com isso no futuro.
Um livro bem tenso, pesado, mas interessante.

Eric 04/08/2015

Psicotico
O romance policial ambientado em São Paulo, conta a história de Renato, um garotinho pobre, que mora com sua mãe alcoolatra e possui intensos problemas respiratórios. Vivendo em um ambiente problemático, Renato sofre de um medo por palhaços devido a certas alucinações causadas pelos efeitos colaterais das drogas que toma para a asma, devido a isso ele acaba dormindo todas as noites com as luzes do quarto acesa, causando uma raiva incontrolável em sua mãe que luta para economizar o dinheiro para pagar as contas. Consequentemente, a mãe de Renato realiza uma travessura de mal gosto com ele que causará um enorme problema na vida desse garoto.
A partir disso, em uma mistura de drogas e misticismo, Renato vira um terrível Serial Killer que irá aterrorizar toda São Paulo.

O Maníaco do Circo é um livro bem pesado, pois sua narrativa é carregada com vários tipos de violência e cenas de sexo picantes. Há momentos em que a loucura do protagonista é bem assustadora. A psicopatia é explicada de forma bem simples na história, ou seja, ela se origina a partir da experiência traumática sofrida pelo protagonista.

Não me surpreendi muito com este livro, pois ele é muito previsível. Somente no final que algo me surpreendeu mesmo. Mas tudo o que esta escrito era o esperado para o rumo de cada personagem. O Maníaco do Circo segue os parâmetros típicos de um romance policial.

Por mais cliché que pareça, o livro não é ruim. É uma leitura agradável para passar o tempo. Tem um enredo que prende o leitor. Mas confesso, que por eu gostar e ler muitos romances policiais, O Maníaco do Circo deixou um pouco a desejar a partir dos dez ultimos capitulos. Acredito que o autor tinha capacidade de fazer um final mais paranóico para um personagem completamente psicotico.

Recomendo esse livro para quem procura uma história de psicopata, sem muita complexidade e com bastante violência. Para mim esta obra só foi uma leitura de entretenimento, mas para outros podem ser algo muito produtivo e divertido.

Mundo B - Jéssica Brenda Landi 14/04/2015

O Maníaco do Circo
Renato era apenas uma criança com problemas respiratórios quando sua mãe passava por grandes dificuldades financeiras, tendo que recorrer a medidas pouco honrosas para levar seu filho finalmente ao médico. Mas dona Jaciara, mãe de Renato, durante a consulta prestou mais atenção ao flerte do doutor Leandro que aos horários para ministrar os remédios e acaba por trocá-los causando graves efeitos colaterais em Renato.

Renato tem uma coleção de livros antigos herdados pelo pai, mas por causa de seus problemas respiratórios, o médico diz que não pode mais manuseá-los e lhe dá um livro novo de presente. Com a falta de sono ocasionada pelo remédio no horário errado, Renato inicia sua leitura que ganhou de presente do doutor Leandro, um suspense chamado Dragão Vermelho, que o deixou bastante impressionado causando pesadelos misturando a história do livro com o sua luminária de palhaços.

Tudo isso contribuiu para que Renato desenvolvesse uma fobia de um personagem cômico que é muitas vezes sinônimo de alegria. Dona Jaciara não deu muito crédito ao medo do filho e resolveu tomar uma atitude drástica para acabar com o medo de Renato e tal atitude acabou transformando-o num monstro.

Em contrapartida, temos a história de Brenda, uma menina que foi sequestrada em sua própria festa de aniversário, por três palhaços. Graças a essa experiencia traumatizante, ela, assim como Renato, desenvolveu medo de palhaços.

Anos depois, Renato não é mais uma criança, agora é um homem com uma missão: eliminar os dragões do fogo vermelho e purificá-los usando o seu sabre de luz. Renato começa a matar inescrupulosamente, seguindo seu objetivo. Todos aqueles que usam a cor do fogo estão em perigo. Renato se vê envolvido em algo muito maior do que ele pensou, ele está no meio de uma guerra entre orixás e é um guerreiro escolhido da luz.

Renato é tido como principal suspeito da polícia num caso de fabricação de ecstasy e o detetive Valdo está só esperando o momento certo para pegá-lo. Por outro lado, outro assassino em série ganha destaque e preocupação da população. Um indivíduo, intitulado maníaco do circo, ataca jovens mulheres com o rosto pintado como um palhaço. Ele estupra e mata.

Fiquei torcendo o tempo todo para que os caminhos desse três personagens se cruzassem, mas não foi bem isso que aconteceu. Eu esperava muito mais sobre o maníaco do circo, ele acabou ficando para segundo plano e a descoberta da sua real identidade e o seu desfecho foram fracos. Eu imaginei um embate entre o maníaco do circo e o menino que tinha medo de palhaços, isso não aconteceu e fiquei um pouco desapontada. Mas a trama tem um inicio bastante envolvente e prende. O autor teve muita criatividade ao imaginar os medos e paranoias de Renato, desenvolvendo uma história com um suspense intrigante.

site: http://www.leitorasempre.com/2015/03/resenha-nacional-o-maniaco-do-circo.html

PorEssasPáginas 19/10/2014

Resenha: O Maníaco do Circo - Por Essas Páginas
Você está sentindo esse cheiro? É o cheiro do ódio e da decepção. O pior livro da semana prometia ser interessante, palhaços e terror, um tema brilhantemente desbravado por Stephen King (Parcimonioso!) e amplamente explorado por uma centena de filmes de terror, somado a um contexto brasileiro era pra ser uma receita de sucesso, mas resultou em um prato insosso.

Maníaco conta a história de Renato cujo problemas de doença na infância e uso indevido de medicamentos o leva a ter alucinações com palhaços. Paralelo a essa história temos Brenda, uma menina sequestrada por um grupo de bandidos fantasiados de palhaço em seu aniversário. A história de ambos se cruzará e trará um desfecho emocionante.

Calma. Pareceu bom não é? Parece até uma sinopse do livro (juro que não foi a intenção). Pois bem, agora pense você gafanhoto que eu só fui entender isso lá pelo capítulo 21 do livro. Isso é inaceitável. O grande problema deste livro é ter um tema muito interessante, uma trama muito boa, porém um desenvolvimento e escrita horrorosos. Capítulos desconexos, diálogos e personagens desnecessários, conexões importantes da trama feitas de forma muito apressadas e sem ênfase, sem dar a devida importância, personagens fazendo conclusões mágicas, deduções dignas de Scooby Doo. A trama de Brenda e o assassino demorou muito a ocorrer no livro, o desfecho da história foi decepcionante, acrescentados da cereja do bolo, um epílogo totalmente desnecessário.

Aviso: Na resenha completa há comentários de outros livros participantes da maratona.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-maratona-brasuca
Edy 05/11/2015minha estante
Ainda bem existem gênios crítico de literatura aqui neste site!

Nicolle 27/10/2016minha estante
Sim, me senti da mesma forma! Sem contar que não explica o palhaço do primeiro capítulo do livro, só joga que era amigo do tal policial civil Felipe. Decepcionante.

Jéssica 04/10/2014

Perturbador e surpreendente
" Em sua mente distorcida, ele acreditava ter recebido uma missão das fadas alvas : Combater os dragões vermelhos do mal. Tempos depois ao conversar com uma velha senhora e sua amiga praticante de umbanda, acaba pensando que é filho de Ogum e que deveria acabar com os filhos de Xangô para assim estar protegido. Uma prostituta ruiva foi sua primeira vítima e a história dessa moça acaba entrelaçando outros problemas à vida de Renato, que acaba se complicando cada vez mais tentando saciar o seu desejo incontrolável de matar.

Nesse meio tempo um assassino de meninas acaba causando pânico na cidade e passa a ser chamado de "o maníaco do circo", já que cometia os crimes usando uma maquiagem de palhaço e o que parecia já estar complicado para Renato acaba se tornando mais difícil com o aparecimento desse criminoso.

[...]

O maníaco do circo e o menino que tinha medo de palhaços é um daqueles livros que você lê e não consegue largar, pois a mistura entre a fantasia e a realidade é extremamente instigante. Você vai estar dentro da mente de um assassino. Vai se enfurecer, vai se desesperar e vai principalmente se surpreender com o verdadeiro maníaco do circo."

Mais em http://quenerdissealice.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-maniaco-do-circo-e-o-menino.html

Neyara 13/07/2014

[Capsula de Banca] O Maníaco do Circo - Leonardo Barros
É um livro louco, ponto. Calma, "O maníaco do circo e o menino que tinha medo de palhaços" é ótimo, a história é envolvente, por isso mesmo você tem a sensação de estar drogada em cada surto de Renato. O autor descreve cada alucinação, cada fobia, cada sentimento tão bem, que parece que está acontecendo com você.

Renato mora com a mãe alcoólatra, as vezes ela desconta nele as amarguras da vida, principalmente a falta de dinheiro. O garoto é estudioso e obediente, nunca deu trabalho, mas ficou doente e o médico receitou uma medicação pesada. A mãe se confundiu e deu a medicação de forma errada, fazendo com que o menino passa-se a aula dormindo, e a noite tendo alucinações com palhaços, dragões e fadas.

Os palhaços viraram o seu maior pesadelo, mas ele foi instruído pela fada para ajudar as pessoas a se livrarem do tal demônio vermelho. A mãe mantinha um relacionamento com um médico que adorava o garoto, quando ela foi embora, ele se responsabilizou em dar o melhor para o menino. Anos depois, Renato era um estudante de farmácia e traficante nas horas vagas, usava de seus conhecimentos para multiplicar a droga, fazendo com que o seu lucro fosse imenso.

Continuava tendo medo de palhaços, o demônio vermelho, o ecstasy era um estimulo para fazer com que ele enxergasse mais claramente as vítimas do demônio, e tivesse coragem para realizar os rituais, nem que fosse preciso tirar a vida das pessoas. Paralelo a isso, o Maníaco do Circo atacava criancinhas, talvez ele só tivesse precisando de um dos rituais de Renato para se curar...

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2014/07/livro-o-maniaco-do-circo-leonardo-barros.html

Leitor Sagaz 23/06/2014

Um thriller que viaja pela psique humana
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Será que um trauma de infância pode mudar toda a sua vida futura?

Leonardo Barros nos leva em uma viagem pela psique humana, um passeio no mundo dos esquizofrênicos e psicopatas.

No início da história vemos o primeiro assassinato, Penélope, uma jovem de apenas 15 anos foi atacada, violentada e morta por um homem com o rosto pintado de palhaço.

Logo em seguida voltamos no tempo e somos apresentados ao jovem Renato. Nesta época com apenas 12 anos, Renato era asmático, franzino e ridicularizado pelos colegas de escola, sua mãe Jaciara o achava um peso, uma cruz que ela tinha que carregar.

Jaciara não media esforços para manter seus vícios e conseguir algum dinheiro a mais ou simplesmente ter uma noite de prazer. Imaginem como fica a cabeça de uma criança vivendo com uma mãe dessas.

Mas o pior estava por vir, Renato tinha pesadelos horríveis com palhaços demoníacos, dragões de fogo a fada alva, e para piorar tinha um lustre com figuras de palhaços! Agora me digam como dormir aterrorizado assim?

Mas Jaciara achava que um tratamento de choque poderia acabar com a "frescura" do filho. Em uma noite que Renato estava com a luz do quarto acesa por medo, Jaciara se enfureceu e pegou o filho e o amarrou a um boneco grande e feio de palhaço, Renato dormiu ali sentado e abraçado com o seu pior pesadelo.

Certo conhecemos o primeiro traumatizado da história, mas não o único, em outro local a garotinha Brenda, de apenas 8 anos, iria ter sua festinha de aniversário em seu apartamento, o pai dela era rico e tinha medo que algo pudesse acontecer em um local aberto.

Tudo corria bem até a chegada dos três palhaços contratados para animarem a festa, eles estavam pintados em tons de azul, lilás e verde piscina, nada usual para palhaços. Mas as crianças não ligaram para isso, os três se apresentaram como: Azarento, Má-Sorte e Pé-Frio.

Todos se divertiam e até os seguranças foram envolvidos na brincadeira, foi ai que tudo aconteceu, os palhaços sacaram seus revolveres e mataram os dois seguranças, renderam todos e sequestraram a pequena Brenda.

Mais uma criança traumatizada por palhaços, mas quem afinal de contas irá se tornar "O Maníaco do Circo"? Não irei me aprofundar mais nos detalhes, vocês dever ler e descobrir sozinhos.

Digo a vocês que mais assassinatos irão acontecer, não somente de crianças, mas também de homens e mulheres. Renato se torna farmacêutico e se envolve na fabricação de ecstasy, seus pesadelos tornaram-se alucinações e agora tomaram o formato religioso, relacionados a Ogum e Oxum, aspectos do Candomblé ligados aos pensamentos loucos de Renato.

Algo que Leonardo fez e que nos faz ter atenção na leitura é mesclar o tempo e personagens diferentes nos parágrafos, sem ter que criar um capítulo para essa mudança. Isso me deixou bem concentrado na leitura e me agradou bastante.

As investigações dos assassinatos também é algo a parte, os detetives se mostram bem empenhados em desvendar os assassinatos, mas ao mesmo tempo eles se mostram bem frustrados por seguirem as pistas e darem de cara com um beco sem saída.

Ao chegarem no final da leitura vocês verão que tudo faz sentido, todas as peças se encaixem e vocês pensaram um pouco mais sobre os mistérios da psique humana, as pegadinhas que a nossa mente nos prega.

Uma obra que me agradou muito, se você acha que tem medo de palhaços e não conseguirá ler este livro, esqueça isso e encare seus pesadelos, mostre que você é sagaz e vai conseguir superar suas fraquezas.

Desejo a você amigo(a) leitor um excelente leitura e sonhos maravilhosos!

Obrigado Leonardo Barros pela confiança e pela obra excelente.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-maniaco-do-circo-leonardo.html

Paty 15/06/2014

O Maníaco do Circo e o menino que tinha medo de palhaços
Duas mudanças estão ocorrendo gradativamente nos meus hábitos de leitura. A primeira é em relação ao gênero de livro. Percebo a meses que venho saindo dos livros de romance e embarcando nas aventuras. Chego a uma livraria e fico indecisa sempre pelos dois gêneros e a cada dia mais venho escolhendo aventuras, romances policiais e suspense. Outra mudança é que de uns tempos pra cá ando me dedicando mais por livros nacionais. Um dos autores responsáveis por isso é o Leonardo Barros. E a resenha de hoje é sobre mais um livro dele.
O Maníaco do Circo e o menino que tinha medo de palhaços é um romance policial em que trata de dois distúrbios: a psicopatia e a fobia. O livro começa com o atentado de um pedófilo vestido de palhaço que abusa de uma menina enquanto ela está indo para a escola. No capítulo seguinte conhecemos Renato, o protagonista da trama. Renato é um menino muito estudioso, adora ler e é asmático. Sua mãe, uma operária que encontra na bebida a melhor forma de relaxar em sua rotina, procura um médico para avaliar Renato. O menino começa um tratamento para a asma e por um descuido da mãe, que troca os horários dos remédios, ele passa a ter alucinações durante a noite. Renato imagina que os palhaços do lustre de seu quarto querem matá-lo, passa noites em claro e em pânico. Além de Renato, também conhecemos Brenda, uma menina de oito anos que acaba sendo sequestrada por palhaços no dia do seu aniversário. Três situações onde as figuras dos palhaços são de extrema importância para o desenrolar da história.
Anos se passam e agora Renato é um farmacêutico acusado por participar de uma quadrilha de tráfico e venda de ecstasy. Uma equipe de policiais tenta desmascarar a quadrilha. Mas a insuficiência de provas e os crimes perfeitamente elaborados e cuidadosos livram Renato, seu amigo de infância e algumas mulheres, da prisão. Porém, Renato comete um assassinato de forma inusitada e a cada dia vai se transformando em um assassino serial.
A cada página nos são mostrados os planos de Renato e as turbulências de sua mente, problemas resultantes de sua infância conturbada com a mistura da metanfetamina. A cada crime friamente praticado e elaborado nos vemos mais presos à narrativa instigante e bem construída. Renato escolhe suas vítimas seguindo um padrão e os caminhos de seus orixás (tema muito bem abordado pelo autor). A cada devaneio e ilusão Renato se sente mais capaz, protegido e divino por matar os “dragões vermelhos”.
O livro é daqueles que te prende a cada página e você não sossega enquanto não souber no que vai dar mais uma atrocidade de Renato. O que eu mais gostei no livro foi a forma como o autor conseguiu correlacionar todos os personagens de forma minuciosa e surpreendente. A história é repleta de surpresas e nos últimos capítulos cheguei a ficar sem fôlego. Amei o fim que o autor preparou para cada um dos personagens. E o final ainda contou com uma pitada (na medida certa) de incerteza e “quero mais”.

site: http://patrinymarcelle.wordpress.com/

Arca Literária 11/06/2014

Fabuloso
Boa tarde leitores.

Hoje trago a resenha de O Maníaco do Circo do escritor Leonardo Barros. O Leonardo é parceiro do Blogando Linhas. Vocês verão o seu livro mais recente, Presságio - O Assassinato da Freira Nua, resenhado também aqui. Me interessei bastante pelo estilo literário do autor, então nesse meio tempo até chegar Presságio, eu comprei o ebook de O Maníaco do Circo na Amazon que é um romance policial. E foi uma ótima decisão.

O Maníaco do Circo conta a história de Renato, um jovem que na fase adulta se tornou um psicopata, serial killer. Renato foi uma criança normal, nascera assim; mas, passou a sua infância aos cuidados de uma mãe totalmente desajustada. Sua mãe não só fazia todo e qualquer tipo de agressões físicas como também terror psicológico. E aguçava os seus temores, aproximando dele tudo aquilo que lhe causava medo. Seu maior temor eram os palhaços, que diariamente ele via no seu quarto.

Quando pequeno, era muito alérgico, o que fez sua mãe marcar uma consulta médica para que isso fosse então controlado. Como disse anteriormente, aos cuidados de uma desajustada, Renato não tivera chances. A medicação que lhe foi recomendada sua mãe passara a ministrar de forma totalmente contrária à prescrição médica. O que fez com que Renato passasse a ter episódios de alucinação. Unido a tantas situações que as crianças não estão preparadas para viver, e ele viveu; aos medicamentos e aos cuidados de sua mãe, os efeitos se tornaram permanentes e devastadores no garoto.

Renato cresceu; as alucinações continuaram a perseguí-lo e uso de substâncias entorpecentes tornaram Renato um homem preso em seu próprio mundo e suas atitudes para ele justificadas como um meio dele dominar os seus próprios demônios.

Minhas impressões:

O Maníaco do Circo é um livro fabuloso. Gosto dos livros que adentrem nos mistérios da mente humana. O livro aborda isso com propriedade. O Leonardo é médico, e acredito que seu conhecimento ajudou bastante e colaborou para que ele traçasse o Renato com uma grande riqueza de detalhes, tornando-o bem real. Condizente com o que conhecemos a cerca da Psicopatia.

A forma que corre a narrativa permite que vejamos tudo o que o Renato vê, sente e vive; mergulhamos na sua mente de forma profunda, o que faz com que conheçamos de perto a mente perturbadora de um psicopata. É um livro bem forte.

Uma das coisas que me despertou para ler o livro foi a capa e o tema. Achei muito boa a capa, causa até um medinho ela é meio assustadora. Além disso, eu desde pequena nunca curti palhaços, sempre vi algo de amedrontador e obscuro neles! rsrsrs...Por isso, me vi desafiada por mim mesma a lê-lo.

Super recomendo o livro, quem gosta de um bom romance policial deve ler sem medo.

___________

Resenha de Caroline Teixeira, resenhista do Arca Literária e do Blogando Linhas