Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Brenda719 16/01/2023

Nada que eu escrever vai ser o suficiente para expressar o brilhantismo de Lima Barreto. Nesse romance, acompanhamos angustiantemente "Clara dos Anjos", uma jovem menina preta, sendo enganada e desonrada por Cassi, um homem branco que não possui escrúpulos nenhum. Com uma prosa única, uma escrita detalhista e uma visão de mundo assustadoramente realista, o escritor conta em poucas páginas o que significa ser uma mulher preta em uma sociedade racista e machista. (Infelizmente, ainda não é possível dizer que, atualmente, essa realidade mudou completamente).

O livro é curto, mas isso não foi de jeito nenhum um impedimento para que o autor nos contasse a todo momento a vida de cada um dos personagens que faziam parte da história. É interessante como isso mudou nossa perspectiva ao ler a narrativa, pois você entendia porque cada um era do jeito que era e como cada um chegou até aquele momento do livro. É um um romance visceral sobre a sociedade brasileira e a construção do nosso país. Talvez seja por isso que seja uma história tão triste.

Apz 15/01/2023

Magnífico!
Clara dos Anjos conta não só a história da protagonista, mas revela a realidade da mulher preta e pobre principalmente do século XIX! Clara, adolescente que morava no subúrbio do RJ com seus pais Joaquim e (esqueci o nome da mãe) se apaixona por Cassi Jones, um cara muito mal falado por engravidar mulheres sem apoio social da justiça e familiar, para depois as abandonar, resumidamente. Seus pais, principalmente a mãe, criaram a garota de forma que ela se tornasse muito inocente, o que dificulta que eles descobrissem o envolvimento da filha com o rapaz e também a defesa da mesma contra um homem mal intencionado.
Salvo alguns trechos extremamente descritivos sem necessidade alguma e também a minha preguiça pra ler, o livro é magnifico em cada parte! Muito fluído, algo que me impressionou pois estava esperando uma leitura maçante. Os trechos que descrevem a desigualdade social da época são importantíssimos para entendermos as injustiças sociais e a formação do povo brasileiro. De um lado cidades desenvolvidas e do outro postes com luzes falhas, estradas em péssimas condições, pessoas com problemas de alcoolismo, um cara branco fazendo o que bem entende com as moças sem nenhuma punição, protegido pela mãe e por alguns parentes em melhor posição social!
Todos deveriam ler Clara dos Anjos, conhecer essa história que mesmo sendo ficcional é uma denúncia do que a sociedade foi e ainda é (mesmo que talvezzzzz, bem talvez mesmo, em menor escala).

Elaine.Scarlatto 05/01/2023

Racismo contra mulheres pretas
O livro trata do racismo contra as mulheres pretas. O final é brilhante, percam a ingenuidade! Olhem para os russos. É preciso considerar que Lima não viveu para ver a derrota do comunismo real. De todo modo, o Brasil precisa sair da menoridade.

Thata 01/01/2023

Diferente e importante. Mostra uma realidade que apesar de parecer distante não é tanto assim, mostra a sociedade brasileira como ela é e como muitos problemas vistos hoje foram construídos com o tempo.

gabriel.a.brumatto 17/12/2022

A ilusão e a paixão andam juntas.
Bem, vamos falar um pouco sobre Clara dos Anjos, livro do escritor carioca Lima Barreto, publicado postumamente, em 1948 (o autor faleceu em 1922).
O enredo é muito bom. Conta a história de Clara, uma garota filha de Joaquim dos Anjos e Dona Engrácia, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. Após ouvir algumas notícias, escutar algumas conversas, ela chega ao nome de Cassi Jones, um violeiro, com fama de mulherengo e vagabundo, que gosta de iludir as moças e depois, separar-se delas. Apesar dos esforços da família e dos amigos, ela nã oconsegue tirar da cabeça o tal do Cassi, qurendo conhecê-lo a qualquer momento. Eis que surge uma situação perfeita: a festa de aniversário de Clara. Ela pede para a mãe convidar Cassi Jones para tocar e cantar umas modinhas, para animar um pouco a festa, obviamente, com segundas intenções. Ao receber o convite, Cassi aceita. Ele vai a festa de Clara, conversa com ela, toca e canta músicas para ela, até que... Você terá que ler para descobrir!!
Este é um livro maravilhoso, com bons personagens, com um bom enredo e que com certeza merece ser lido por todos vocês! Super recomendado.

kath.stolze 09/12/2022

barreto coloca sob os holofotes a existência dos invisíveis
esse livro aqui eu tenho certeza que lima barreto sentiu na pele.
ele sentiu cada morte, cada personagem e cada acontecimento desse livro.
lima barreto era negro, já passou por hospício, viveu na miséria e conseguiu se educar com muita dificuldade.
nesse livro aqui temos contato íntimo com personagens como ele (o ousado marramaque, que viveu e morreu por defender o certo) até figuras como a benigna dona margarida, uma figura de uma mulher forte e destemida, que consegue ver muito além de uma mulher pra ser dona de casa.
e aí temos o cassi, poderia se dizer que é o personagem mais real dessa história. um dos mais canalhas que eu já vi sendo escritos na literatura nacional. e tão, tão real. tira a virgindade de meninas pobres, miseráveis, negras, as engravida e simplesmente sai impune. como? lima barreto explica melhor que ninguém:
"ele contava... com a indiferença de todos por uma pobre repariga como ela. nessa indiferença, nessa frouxidão de persegui-lo, de castigá-lo convenientemente, é que ele adquiria coragem para fazer o que fazia."
gustavo 09/12/2022minha estante
resenha incrivel ???

anarontani 04/12/2022

gostei muito de ver o desenvolvimento da cidade do RJ, sua modernização e crescimento?

tb gostei de ouvir a história da boca ( mãos) de um homem negro e pobre. muda totalmente a perspectiva, pois sabemos q a maioria das coisas q nos chegam são escritas por pessoas brancas tidas como salvadores ? muito recentemente isso vem mudando e escritores como lima vão sendo retomados e estudados.

pra um romance achei um pouco enfadonho as notas de rodapé, trava muito o texto, mas msm assim muitas notas foram essenciais para entender o contexto da época.

leituraselle 03/12/2022

Ler um Livro por Obrigação não Funciona! (Parte 2)
Mais um livro lido por obrigação, desta vez para um seminário.
A leitura me fez passar muita raiva, também abordando como a figura feminina não tinha voz no período da república brasileira.
Além disso, pelo livro ter terminado de ser escrito em 1922, a linguagem da época dificulta a compreensão de alguns trechos e apresenta uma narrativa maçante o que toe a leitura cansativa.

caspaeletrica 29/11/2022

6/10: uma resenha escrita por Lionel Flores
Não há muito o que dizer sobre "Clara dos Anjos", pois não há livro mais mediano do que este. Embora algumas vezes se demonstre emocionante e interessante, não é muito efetivo. A sua escrita embora simples, é embaralhada com alguns personagens que não têm contribuição nenhuma com a trama. No geral, é OK.

geovanasrx 20/11/2022

?Nos não somos nada nessa vida?
Comecei esse livro hoje acabei a algumas horas. é o segundo contato que tenho com lima barreto e estou apaixonada na escrita. fazia um tempo que eu queria experimentar esse tipo de leitura com uma linguagem mais coloquial e que me desafiasse de alguma forma. gostei muito da temática abordada e a forma como ela se mistura com a realidade.
livro que fala sobre preconceito racial entre outras temáticas de uma forma impecável.
EU AMEI e já quero ler outros desse autor.
Marcos Oliveira 21/11/2022minha estante
Você leu todo o Clara dos Anjos em apenas algumas horas ?

Camila 19/11/2022

"Não somos nada nessa vida"
Tem uns livros clássicos que eu li de forma despretenciosa e acabei gostando bastante. Com esse aqui não foi diferente.

A história é muito bem contada e a narrativa é simples e de fácil compreensão. O que eu mais gostei é o tom irônico e muitas vezes satírico que o autor usa para fazer críticas certeiras à sociedade da época e aos costumes de um subúrbio do Rio de Janeiro.

Além disso, o Lima Barreto consegue apresentar e expor cada um dos personagens que compõem sua obra e assim, acredito que cada um deles carrega um traço em sua personalidade que é uma crítica aos cidadãos. Por exemplo, a mãe do Cassi. Uma mulher claramente racista e com ares de uma falsa aristocrácia, que se orgulha do seu nome e dos seus antepassados, mas age com total hipocrisia e procurava sempre livrar o filho dos problemas em que ele se metia.

Aliás, que personagem mais cafajeste é esse Cassi Jones. Claramente apresentado como o tipo vagabundo e malandro, que conseguia passar a perna em todos e enganava, sobretudo, as mulheres e as seduzia e depois as largava à própria sorte.

A Clara dos Anjos teve a cruel sina de ter seu destino atravessado pelo Cassi. Uma personagem marcada pela sua inocência e ingenuidade e que, talvez pela grande proteção da mãe, não conseguiu perceber que o mundo é um lugar complicado e por vezes ruim.

Simplesmente incrível como o livro termina. Um pouco desolador também que a Clara tenha passado pelos mais terríveis momentos de humilhação e desespero para, só assim, em um ato de revelação, perceber e afirmar que "não é nada na vida".