Emoções e Linguagem na Educação e na Política

Emoções e Linguagem na Educação e na Política Humberto Maturana

Resenhas - Emoções e Linguagem na Educação e na Política

Marcelo 22/03/2022

Um livro de biologia social
Humberto Maturana é o maior biólogo sociólogo existente no mundo. Aborda de maneira fantástica, como deveria ser natural o ser humano trabalhar de forma cooperativa e compartilhada. Seus argumentos são tão lógicos que não existe objeções. Ele amplia a discussão para analisar comportamentos que seriam naturais biologicamente e por isso relacionados a interação humana, ou seja, de caráter social. Por outro lado, demonstra que comportamentos não sociais, excluem e negam o outro, exercendo um efeito que enfraquece a vida em comunidade. A saída é a busca de um viver democrático, que aceita a existência do outro e de sua forma de agir e pensar. Evidente que comportamentos não democráticos devem ser combatidos na comunidade. Alguns exemplos são citados. A ideia de propor o conselho de anciões, usada em povos originais, propõe uma relação interessante com o livro do Alberto Acosta, "O Bem Viver" e corrobora a proposta de uma busca a sabedoria destes povos aprendermos uma estratégia de vida mais natural e consistente. Apesar do livro ser uma mistura de 2 palestras realizadas pelo autor, o que traz a dificuldade de juntar os argumentos, trazendo certa repetição no raciocínio, é um livro que pode ser usado para adentrar nas discussões do autor e então evoluir para um livro mais didático.

Mariana 04/12/2011

Transformador

Gostei muito desse livro e creio que quando aceitarmos o outro como outro, sem querer transformá-lo estaremos perto de realizar o amor ao próximo.Leitura do meu Grupo de Estudos na UniRio com a Prof. Léa Tiriba

Mariana 04/12/2011minha estante