A Cruz de Cristo John Stott

Resenhas - A Cruz de Cristo

Paulo 30/05/2020

Um livro indispensável sobre a Cruz
Escrever uma resenha sobre um livro que você gosta para alguns pode parecer fácil, mas para mim é um pouco complicado, porque no fundo fico com um pouco de receio em escrever um texto que não destaque a obra como ela merece ou menospreze seu teor.

Ler "A cruz de Cristo" por John Stott, foi muito proveitoso, o autor soube explicar com muita propriedade a sua importância, o porquê de ter acontecido e as principais doutrinas em torno dela. Fiquei boquiaberto com a quantidade de informação que o autor conseguiu reunir e aplicar, o seu material é uma pesquisa densa cheia de detalhes e notas.

A principal doutrina apresentada no livro é da substituição, isto é, o ensino que diz que através do Cristo crucificado, Deus nos substituiu por Si mesmo e levou nossos pecados, morrendo em nosso lugar a morte que merecíamos morrer, a fim de que pudéssemos ser restaurados em favor e adotados em sua família. O autor vai defender essa posição apontando para a salvação tida em quatro etapas: propiciação, redenção, justificação e reconciliação.

Outro ponto que me chamou a atenção no livro foi o diálogo que o autor faz com outras obras literárias tanto do meio secular como eclesiástico fazendo um contraponto com o significado da cruz do Mestre.

O exemplar é dividido em quatro partes. A primeira vai ser abordado o significado da crucificação e o porquê Jesus teve de morrer, na segunda ele vai falar sobre o perdão e a satisfação do pecado, na terceira ele expõe como se dar a Salvação e na quarta e última parte o significado de viver sob a cruz. Todas as divisões são escritas de forma esplêndida e muito bem explicadas.

O único ponto não me agradou tanto no material foi o excesso de informações, em alguns capítulos eu senti que o autor acabou se prologando demais em determinados assuntos que não mereciam tanto destaque e acabou alongando os capítulos, faltando um pouco de objetividade.

Contudo isso não tira o brilho e o reconhecimento da obra, esse é um livro que vale muito a pena ser lido, em minha opinião ele tem um teor magnifico. Se você quer ler um livro falando sobre a cruz de Cristo essa é uma excelente escolha, John stott é um autor que vale a pena ser lido.

calebe. 27/02/2024

A Perfeição da Obra de Cristo na Cruz
?Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.?
??Lucas? ?9?:?23?

Em seu livro, demasiado denso e de caráter imprescindível a qualquer cristão, John Stott faz um apanhado histórico, sociocultural e filosófico sobre a obra de Jesus Cristo na Cruz e seu perfeito sacrifício em favor dos seus.

Eu não consigo com palavras descrever tanta inspiração e beleza nesse livro que eu pude contemplar todo este tempo lendo esse livro, desde seu primeiro capitulo estabelecendo a centralidade da cruz até o último capítulo, dissertando sobre a influência da cruz que se estende para fora até penetrar toda a vida e fé cristã.

Em sua obra, ele mostra como a soberania de Deus e a responsabilidade humana se influenciam na necessidade da Cruz de Cristo, a perfeita e poderosa demonstração do amor de Deus por meio do sangue de Jesus na Cruz foi a maior prova de amor de Deus para conosco, e nisso eu não tenho duvidas e me alegro dia após dia.

Que livro abençoado e rico nos ensinamentos divinos.

efata 05/01/2010

A centralidade da cruz na vida cristã
Este livro trata do tema mais importante do Cristianismo: a cruz de Cristo. A cruz é estudada e analisada sob vários aspectos: histórico, espiritual, bíblico e, principalmente, sua aplicação prática na vida da Igreja.

Escrito em 1985 e editado pela primeira vez no ano seguinte, divide-se em 4 grandes módulos, sempre nos remetendo à cruz de Cristo não como um evento histórico passado, mas como uma realidade presente, o começo-meio-e-fim do cristão.

Primeira Parte: Aproximando-se da Cruz. A exposição do sua linha de argumentação, defendendo essencialmente a centralidade da cruz e a doutrina da "substituição", defesa do fato de Cristo ir para a cruz substituindo aos homens pecadores, incluindo eu e você que me lê, levando sobre Si os nossos pecados. Nessa parte o autor ainda procura responder "Por que Cristo morreu" e apresenta os "bastidores" espirituais da crucificação, um olhar por trás da historicidade do evento em si.

Segunda Parte: O coração da cruz. Após olhar mais profundamente nas implicações espirituais da morte de Jesus na cruz, analisam-se os motivos pelos quais Jesus teve de morrer ali: o problema do perdão dos pecadores para um Deus justo, o conceito de "satisfação" pelo pecado e a auto-substituição de Deus.

Terceira Parte: A realização da cruz. Uma análise dos três principais resultados da cruz de Cristo: nela os pecadores foram salvos, Deus se revelou aos homens como Justo e como Amoroso e o mal foi vencido pelo bem.

Quarta Parte: Vivendo sob a cruz. Após tomarmos consciência dessas profundas verdades, qual deve ser nossa postura? Primeiro, ter a Igreja como uma comunidade de celebração, pela vitória da cruz; em segundo lugar, nos autoconhecermos e, como resultado disso, nos autodoarmos uns aos outros; terceiro, amar os nossos inimigos.
Complementando essa Parte, John Stott disseca a complexa relação entre sofrimento e glória.

Como Conclusão, "A Penetrante Influência da Cruz" traz um resumo do livro e reforça os argumentos expostos desde o início.

Uma obra magistral, um verdadeiro tratado sobre o assunto mais importante da fé cristã, edificante para a fé, sem ser cansativo teologicamente. Li, reli e recomendo, considero para os cristãos uma leitura obrigatória. Se não fosse bom eu não teria escrito todas essas linhas, é simplesmente um dos melhores livros que li em minha vida.
Juan 14/11/2014minha estante
Realmente o livro é sensacional, li faz um tempo, mas por ter pouco conhecimento teológico na época, creio que não o aproveitei em toda sua profundidade teológica, pretendo reler em breve.

Grasi 25/05/2020

Necessário a todo Cristão
Toda pessoa deveria ler este livro independente de sua crença, pois apesar de ser na minha opinião essencial a todos Cristão pela riqueza de seu conteúdo sistemático e soteriológico, é tambem um livro de caráter espiritual e com diversos esclarecimentos históricos o que nos leva a uma maior profundidade da mensagem da Cruz.

Ester 25/02/2022

Soteriologia meu amor ??
Esse livro apesar da ediçao ruim Que li, não exclui o tanto que aprendir com esse Livro.
Obrigada John stott

Camilla 28/12/2020

Entrega
Incrível!!! Mostra a salvação que nos foi concedida através do sacrifício de Jesus.

Otávio.Silva 15/11/2021

Livro muito bom. Mas no meio começa a ficar meio pesado, mas enfim, espero reler ele daqui alguns anos novamente com mais maturidade e entendimento. Primeiro livro que li que aborda firmemente teologia. Se eu falar que lembro cada coisa abordada e grifada no livro estarei mentindo, mas como disse, espero reler daqui um tempo.

abrahao.dias 26/05/2020

Profundo.
É impressionante a profundamente que Stott consegui penetrar ao tratar da cruz. A cruz deve ser a marca do verdadeiro evangelho de Jesus. Que jamais ousemos mencionar sermos cristãos, sem primeiro termos passado pela cruz de Cristo, onde morremos para o mundo e vivemos para Deus.

Romulo Vieira 19/06/2023

A Cruz de Cristo
Fala galera, o livro de hoje é um tema que tem ficado de lado A Cruz de Cristo, por isso resolvi ler este livro e indicar para os amantes da leitura.

O símbolo universal da fé cristã não é a manjedoura, mas a cruz.

Mesmo assim, muitos cristãos não entendem o significado da cruz nem o motivo por que Cristo precisou morrer.

O teólogo John Stott apresenta em ''A cruz de Cristo'' respostas a questões inquietantes ao analisar: A cruz como o próprio Senhor Jesus a entendia, à luz dos Evangelhos; A profundidade da expressão "Cristo em nosso lugar"; O feito realizado pela cruz; O que significa viver submetido à cruz de Cristo.

Stott deixa claro que após essa compreensão de ''A cruz de Cristo'', o homem sente a necessidade de ter um relacionamento íntimo com Deus marcado pela adoração.

Considerada um clássico moderno, esta obra combina exposição bíblica excelente, estudo criterioso da fé cristã e o chamado urgente para uma vida ao pé da cruz.

Desejo a todos uma ótima leitura, e não esquece de deixar seus comentários sobre a obra.

site: https://www.instagram.com/p/BwSQoP9AABe/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Victor Leonardo 29/04/2017

Clássico
Um dos melhores livros do século XX acerca da expiação de Cristo. Talvez a Magnum Opus de John Stott.

Fenix.Pires 04/10/2017

A Cruz
Uma das mais importantes obras. Um clássico da literatura cristã.

Cássio Costa 13/10/2018

O Longo Silêncio
No fim dos tempos, bilhões de pessoas estavam espalhadas numa grande planície perante o trono de Deus.
A maioria fugia da luz brilhante que se lhes apresentava pela frente. Mas alguns grupos falavam animadamente - não com vergonha abjeta, mas com beligerância.
" Pode Deus julgar-nos? Como pode ele saber acerca do sofrimento?" Perguntou uma pertinente jovem de cabelos negros. Ela rasgou a manga da blusa e mostrou um numero que lhe fora tatuado num acampamento de concentração nazista."Nós suportamos terror... espancamentos...tortura...morte!"
Em outro grupo um rapaz negro abaixou o colarinho. "E que dizer disso?" exigiu ele, mostrando uma horrível queimadura de corda."Linchado...pelo único crime de ser preto!"
Em outra multidão, uma colegial grávida, de olhos malcriados. " Por que devo sofrer?", murmurou ela. "Não foi culpa minha."
Por toda a planície havia centenas de grupos como esses. Cada um deles tinha uma reclamação contra Deus por causa do mal e do sofrimento que ele havia permitido no seu mundo. Quão feliz era Deus por viver no céu onde tudo era doçura e luz, onde não havia choro nem medo, nem fome nem ódio. O que sabia Deus acerca de tudo o que o homem fora forçado a suportar neste mundo? Pois Deus leva uma vida muito protegida, diziam.
De modo que cada um desses grupos enviou o seu líder , escolhido por ter sido o que mais sofreu. Um judeu, um negro, uma pessoa de Hiroshima, um artríco horrivelmente deformado, uma criança talidomídica. No centro de planície tomaram conselho uns com os outros. Finalmente estavam prontos para apresentar o seu caso.
Antes que e pudesse qualificar-se para ser juiz deles, Deus deve suportar o que suportaram. A decisão deles foi que Deus devia ser sentenciado a viver na terra __como homem!
" Que Ele nasça judeu. Que hava dúvida acerca da legitimidade de seu nascimento. Dê-se-lhe um trabalho tão dificil que, ao tentar realizá-lo , até mesmo a sua família pensará que Ele esta louco. Que Ele seja traído por seus amigos mais íntimos. Que Ele enfrente acusações falsas, seja julgado por um júri preconceituoso, e condenado por um juiz covarde. Que Ele seja torturado.
" Finalmente, que Ele conheça o terrível sentimento de estar sozinho. Então que Ele morra. Que Ele morra de tal forma que não haja dúvida que Ele morreu. Que haja ua grande multidão de testemunhas que o comprove."
E quando o último acabou de pronunciar a sentença, houve um longo silêncio. Ninguém proferiu palavras. Ninguém se moveu. Pois, de súbito, todos sabiam que Deus já havia cumprido a sua sentença.

"A cruz de Cristo"
John Scott
Resenhas Cristãs 13/10/2018minha estante
Top !!!!!

Gerlane 14/10/2018minha estante
Esta é uma das minhas partes favoritas neste livro do Stott!

Luiz.Neto 20/05/2021

Para quem gostaria de se aprofundar sobre a obra da Cruz, esse é o livro. Primeiro livro que leio do John Stott, e amei!

Renata 15/06/2021

PERFEITO!
A Cruz de Cristo

?Se estamos procurando uma definição de amor, não devemos ir ao dicionário, mas ao Calvário? _ John Stott

Você sabia que o símbolo universal da fé cristã é a cruz? Pois é, muitos cristãos não entendem o significado da cruz nem o motivo por que Cristo precisou morrer. Por esta razão, o querido John Stott nos faz aprofundar no significado e no propósito da Cruz de Cristo através deste livro.

A princípio, procura-se estabelecer a centralidade da Cruz na mente de Cristo, na escritura e na história; posteriormente, ele examina como, a partir desse centro, a influência da cruz se estende para fora até penetrar toda a vida e fé cristã.

O livro é dividido em quatro partes:

PRIMEIRA PARTE: Você é conduzido a compreender o porquê Cristo morreu e verá a cruz à luz dos evangelhos, como o próprio Senhor Jesus a entendia, sua centralidade e seu significado.

SEGUNDA PARTE: Você é conduzido ao próprio coração da cruz. Stott trata sobre o problema do perdão como conflito entre a majestade de Deus e a gravidade do pecado e explica a profundidade da expressão ?Cristo em nosso lugar?.

TERCEIRA PARTE: Você é conduzido a olhar para além da cruz e entender seu propósito, suas consequências, deveres e o feito realizado pela cruz. Essa realização se divide em três esferas: a salvação dos pecadores, a revelação de Deus e a conquista do mal.

QUARTA PARTE: Você é conduzido a entender o que é viver sob a cruz de Cristo e como deve ser a vida em uma comunidade cristã que é essencialmente a comunidade da cruz. Sua comunhão, celebração, autocompreensão, autodoação, missão, perseguição e a esperança da glória.

Ler esse livro foi desafiador e necessário, especialmente nesse tempo que estamos vivendo e somos muitas vezes tentados a perder a esperança.

Desafiador porque ?é impossível que encaremos a cruz de Cristo com integridade e não sintamos vergonha de nós mesmos? e também porque ?não adianta tentarmos cobrir-nos como Adão e Eva no jardim. Nossas tentativas de autojustificação são tão inúteis quanto as folhas de figueira do primeiro casal. Temos de reconhecer a nossa nudez, ver o substituto divino usando nossos trapos imundos em nosso lugar, e permitir que ele nos vista com a sua própria justiça.?

Necessário entender que ?a cruz como meio de salvação parece o auge da impotência e estultícia, na realidade é a maior manifestação da sabedoria e do poder de Deus. [...] é, de igual forma um ato, e, portanto, uma demonstração da justiça, do amor e da sabedoria de Deus. A cruz nos assegura que esse Deus é a realidade dentro, por trás e além do Universo.? E também porque ?estamos convencidos dos propósitos e custo da cruz, a saber, que devemos a nossa vida a sua morte, que sentimos o aperto constrangedor do amor sobre nós, o qual não nos deixa alternativa a não ser viver para ele?.

Ler esse livro me fez ?trazer à memória aquilo que me dá esperança? (Lamentações 3.21)