A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

xoxoanalu 09/09/2023

Mãe, o que significa a letra escarlate?
A escrita é um tanto quanto maçante, mas vai se tornando tranquila conforme a leitura vai fluindo e as peças vão se encaixando; meu maior interesse por esse livro surgiu, por conta de um filme chamado "a mentira", que é uma adaptação moderna da obra.

o livro é muito mais do que a trama propõem, a história gira em torno do pecado que hester prynne, a protagonista, cometeu; hester prynne é uma mulher forte, corajosa, convicta, e um tanto quanto orgulhosa, e cria sua filha sozinha na sociedade puritana. tendo o seu próprio sustento, sem precisar de alguém.

o autor quis criar uma obra seguindo o retrato do puritanismo que marcou o início da colonização nos EUA. deste modo, mostrando como os personagens ficavam dividos entre moral religiosidade e inclinações naturais humanas; deixando claro, também, que esse pecado cometido pela personagem é um conceito dado pelos homens e consequentemente, a igreja, que era de extrema influência na época.

uma coisa maravilhosa no livro, é que os dois pecaram, porém reagiram de formas completamente diferentes, mostrando que nem todos sabemos lidar com um acontecimento, e que não somos iguais para isso; a mulher encarou o pecado, e passou a viver normalmente com ele, e não o enxega como algo "mau", porque lhe trouxe algo bom, de certo modo. contudo, não se arrepende de amar ambos. enquanto, o homem, foi se acabando aos poucos, tomado pela culpa e sentindo todo o peso dela, sentindo-se cada vez mais egoísta, e diferentemente de hester, se apresenta cada vez mais arrependido pelo o que fez; o que é engraçado, pela época que foi escrita, porque os homens eram tidos como "superiores", e desta forma saberiam lidar muito bem com uma situação assim ou em piores.

o livro tem nuances e camadas extremamente psicológicas que acabam sendo interessantes. sem contar, as críticas que foram feitas sobre religiosidade e puritanismo da época ao decorrer da história.

"a letra escarlate" é uma obra histórica única e verdadeira. recomendo bastante, principalmente para aqueles que tem interesse pelo livro. porque nem todo mundo pode gostar da escrita, e não é bem uma leitura de lazer.

Ci.Bonatto 26/02/2020

Massante
Este livro foi uma leitura do clube do livro, sempre traz histórias não tão conhecidas. Achei o início até interessante a premissa de um tema tão forte como o puritanismo da igreja, adultério e a intolerância. numa sociedade conservadora. Mas não me cativou nem os personagens nem a escrita do autor, a começar pelo prefácio demasiado longo e desnecessário e que em nada acrescenta na estória. Eu achei que tem muitos pontos relevantes pra discussão, e que alguns ainda vemos hoje na nossa sociedade de forma mais velada, porém ainda presentes.

fabio.orlandini 05/01/2024

A força moral
Hester Prune nos mostra que o arrependimento de qualquer pecado também pode ser algo tão digno ou até mais do que evitar de comete-lo. O livro mostra a força do amor e do arrependimento.
thai :D 14/01/2024minha estante
Estou lendo no momento e não poderia encontrar descrição melhor. Me lembrou muito também dos trechos de Jesus com a mulher adúltera e como o legalismo por vezes nos faz esquecer do que o Senhor faria em situações como a de Hester

AlefRamos 09/08/2021

Um clássico indispensável
A introdução do livro é longa e até legal, mas não é pré requisito para a história.

O livro conta a história de Hester Prynne, condenada a carregar a letra escarlate pelo crime cometido por ela.

Resolvi ler o livro por causa do meu livro favorito "O lado bom da vida", o qual menciona essa e outras obras, as quais também pretendo ler.

Sofri um pouco com a leitura no início, por ser mais rebuscada, mas acabei me acostumando e adorei a experiência.

O livro tem um bom início, um bom meio e um final que me deixou bastante satisfeito.

Um clássico americano que recomendo fortemente a leitura.

André Vedder 16/06/2023

A letra A de atual.
Considerado um clássico da literatura mundial, em "A Letra Escarlate" temos um enredo simples focado praticamente em três personagens. Mas o trabalho do autor em destrinchar a personalidade de cada um, sob os mais variados sentimentos, é oque torna o livro especial.
Sua narrativa se concentra no "peso" que cada um carrega em si, seja a culpa, remorso, vingança, ou até mesmo uma letra escarlate no peito. Nathaniel Hawthorne mergulha fundo nas perturbações da alma humana.
E apesar de ser um livro lançado em 1850, infelizmente continua muito atual, basta ver na sociedade contemporânea, os falsos moralistas que nos rodeiam.

"E, a verdade mais dura e triste seja dita, uma vez aberta na alma humana a ferida da culpa, ela não mais cicatrizará enquanto formos mortais."

"É mérito da natureza humana o fato de que, se o egoísmo não entrar na equação, amamos com muito mais facilidade do que odiamos."

"O que lhe faltava - e falta a muita gente ao longo de toda a vida - era um sofrimento que a tocasse profundamente, e assim a humanizasse e tornasse capaz de empatia."

DIRCE 10/08/2023minha estante
Li esse livro há tempo. Recordo- me que gostei muito.

Domino 09/10/2023

#lido

Gente que luvro, acho que vou ficar algum tempo com ele em meus pensamentos devido ao alto teor de reflexão qie ele me trouxe. Pensa num livro que me fez pensar e em especiql a condição que muitas vezes nos auto impomos.
Temos 3 momentos em que a história se destaca, se transforma e evolui. E só posso falar que em muitos momebtos da leitura eu acabei por pousar ela e refletir "essa linha de pensamento ainda cabe em nossa sociedade!"

Nota 5 estrelas

Em breve faço video sobre ?

#livro #classico #amei #5estrelas #amoler

Thais 07/04/2023

É um livro muito bom.
Publicado pela primeira vez em 1850, esse romance norte-americano conta a história de uma mulher que foi julgada por adultério pela igreja e pela sociedade, considerados puritanos da Nova Inglaterra.

Ela é condenada e seu castigo é carregar no peito a letra que simboliza o seu crime, que na época era passível de morte, porém ela tem uma criança no ventre.
O mistério em torno desse romance é justamente descobrir quem é o pai que se omitiu durante a condenação e tbm analisar como o comportamento do homem não mudou em relação aos dias de hoje. Continuamos sendo julgadores e opressores.

É uma história triste, ao mesmo tempo assombrada.
Eu gostei muito, só não achei uma leitura fluida.

Heloisa.Sommacal 03/01/2022

Um pouco desolador...
Tem uma história interessante, não é surpreendente, mas bem escrita. É o tipo de livro que me deixa chocada em ver que mesmo 170 anos depois de escrito ainda reproduzimos comportamentos assim. Termino o livro triste, desolada e um pouco cética de que isso vai mudar algum dia, porém com mais conteúdo para tentar, mesmo que pouco, mudar minha interpretação de vida.

mars 09/11/2023

A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne
Li esse livro pois preciso fazer um ensaio sobre, e aqui vai minha resenha.
Não há muito o que falar. Particularmente, eu gostei mais do que esperava, e definitivamente, se tornou um dos clássicos que mais gostei.
Gosto muito da maneira que aborda temas como fanatismo e a moralidade humana e Hester se tornou uma das minhas heroínas preferidas da literatura!

Cyntia Bender 06/04/2020

Ô leiturinha desgraçada...
Posso começar dizendo que esse livro não era nada do que eu esperava. Quando peguei essa leitura o que mais me interessou foi a descrição sobre a personagem principal indo contra a sociedade com um ato de rebelião ao castigo a que ela era exposta. E outra coisa que muito me chamou a atenção é que a história se passaria em Salem, quem não sabe de todas as possibilidade que essa pequena cidade carrega no nome, quem não gosta de uma boa história de bruxas afinal de contas? Ou no caso, de um fundo histórico baseado nas barbaridades da caça as bruxas na tão famosa cidade Salem. Bom já dá pra notar pelo inicio desse texto que meus interesses não foram adiante.
Achei a leitura massante, muito descritiva e me deu um pouco de incomodo o fato de a Hester (a protagonista) no fim das contas "proteger" a omissão do principal causador da sua dor. Não sei se pelo fato de ter sido escrito por um homem, mas acho que faltou muito mais identidade para a Hester, ela ficou uma personagem muito fraca. Esperava uma história de mais poder feminino, já que a história começa com um certo posicionamento da protagonista que indica um caráter muito diferente do que acabamos acompanhando no decorrer da história.
Enfim, como um clássico acho que vale a leitura pela experiência, mas não teria outro motivo pra indicar esse livro.

Ana Carolina Wagner 26/02/2020

O que é sororidade?
Resenha completa com citações em @tagarelicesdacarol e em breve, vídeo no meu canal.

A Letra Escarlate | Nathaniel Hawthorne | EUA | 5/5 | @penguincompanhia | 1850 (2017) | 336 págs.
O que é sororidade? Certamente era um conceito desconhecido na Salem do século XVII, colonizada por puritanos vindos da Inglaterra. Mesmo com uma escrita bem poética, o autor mostra o quanto a sociedade era conservadora, preconceituosa, impiedosa e, principalmente, hipócrita.
Hester Pryne, nossa protagonista, é uma jovem que cometera adultério resultando em uma filha ilegítima, algo que para esta sociedade moralista era um crime punível com a morte. No entanto, como seu marido estava desaparecido e ninguém sabia se ele estava morto, ela recebeu uma pena "mais branda": fora obrigada a levar para sempre a letra "A" de Adúltera bordada (em vermelho) em seu peito. As outras pessoas mulheres, ao saberem dessa punição "amena", consideravam uma verdadeira afronta. Por isso, além de exposta, sempre que possível era ridicularizada e humilhada publicamente.
Alguns questionamentos surgem durante a leitura: quem era o pai de sua filha? Por que ele não encarava as consequências publicamente? Por que Hester o escondia? Amor? Medo? Proteção? Apesar de ser uma história sem muita ação, a narrativa de Nathaniel é repleta de reflexões, simbolismos e sentimentos. Uma espécie de romance psicológico.
Se você pensa que vai encontra uma mulher envergonhada e com medo da sociedade, está bem enganado. É apaixonante a forma como ela lida com a sua dor. Sua força e coragem são invejáveis. É uma mulher destemida... bem à frente do seu tempo. Por isso, é considerada um dos primeiros símbolos da luta feminina por liberdade.
O história não é para questionar a culpa de alguém nem para saber se o adultério é realmente um pecado. O mais importante é como Hester lida com a sua situação.
Infelizmente, o livro é extremante atual: ainda vivemos em uma sociedade em que as pessoas julgam os pecados dos outros como se seu telhado não fosse de vidro.

site: https://www.instagram.com/tagarelicesdacarol/