Aprendendo a Amar - e a Curar

Aprendendo a Amar - e a Curar Moacyr Scliar

Resenhas - Aprendendo a Amar - e a Curar

babalu 04/08/2023

Bah que livrinho chato, achei pq era só 80 pgs ia ser deboinha mas mds eu imagino tu estando lá ouvindo o cara ao invés de falar da medicina ele falando da vida dele tmnc

MateusAraujoo 29/03/2021

Resenha
A vida contada em um slide de apresentação durante um evento na Universidade de Medicina, onde um médico conta um pouco sobre a sua vida e carreira ao longo dos anos.

O conteúdo é interessante, pois ali não só lembra de contextos estudando durante a sua graduação, mas também os trabalhos voluntários que realizou para se especializar na área de atuação

Tami 02/07/2018

Aprendendo a amar e a curar
A história é contada através da aula inaugural do curso de medicina, onde Alexandre, professor e cirurgião, conta a sua história de vida e da empregada que trabalhava em sua casa, Rosa, que achava que curava através das plantas.

Ana 13/02/2018

Amando e curando
Essa história de Moacyr narra a trajetória de um médico, Alexandre Gusmões, que em uma aula inaugural de medicina, revê toda a sua vida pregressa, contando-a aos alunos do curso. Em vez de se ater à disciplina, ele prefere descrever a vida e o aprendizado de um médico, ou seja, ele mesmo, em um plano mais humano e menos frio.
Conta aos alunos como se apaixonou por uma mocinha mestiça que trabalhava como faxineira em sua casa, e como parece ter aprendido o amor com ela; e também, claro, o segredo de certas ervas que curam. O livro gira em torno do amor dos dois.

Nanda 08/06/2015

Aprendendo a Amar - e a curar, é de Moacyr Sciliar (Scipione, São Paulo 2003, 79 páginas). Sciliar formou-se em Medicina em 1962 e nesse mesmo ano estreou como escritor. Escreveu 53 livros em diversos gêneros literários. Suas obras foram bem recebidas pela crítica, e ao longo de sua vida recebeu vários prêmios.
O livro conta a história de um médico chamado Alexandre Gumões que está em seu primeiro dia como professor na universidade de medicina dando uma palestra contando sua trajetória de vida até se formar em médico. O pai de Alexandre era um homem de família tradicional, gerente de Banco e de muito prestígio e sua mãe era uma dona de casa muito culta. O pai dele recebeu a notícia de que fora transferido para filial de São Paulo e assim pensando no futuro do filho na faculdade resolveu ir. A mãe de Alexandre voltou para a faculdade, mas teve que arranjar uma empregada para trabalhar em sua casa, ela vai buscar uma lá na sua cidade natal, uma jovem chamada Rosa, filha de uma curandeira. O jovem Alexandre ingressa na faculdade de medicina. Em casa o rapaz se sente atraído pela a jovem empregada, mas ela já está namorando um rapaz com quem ela vai morar junto e desfrutar do dinheiro que está ganhando com as práticas de curandeira. Em seu estágio em uma maternidade, Alexandre encontra Rosa, que acabava de dar a luz a uma menina.
Uma interessante obra de Moacyr Sciliar, que possui uma fácil leitura e compreensão.
Erick.DDtank 18/05/2017minha estante
Vlw, tavo sem tempo pra ler e precisava de um resumo

Matheus.Leszak 14/06/2017minha estante
valeu msm tava sem tempo para ler e tinha que faser o resumo dele escrito

Athaislle Ketlle 12/04/2015

Aprendendo a amar e a curar, Moacyr Scliar (Editora Scipione, São Paulo no ano de 2003, 79 páginas). Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre, em 1937. Foi autor de diferentes obras em diferentes gêneros literários e recebeu vários prêmios. Formou-se em medicina em 1962 e nesse mesmo ano estreou como escritor. Em sua carreira ele deu uma grande importância à literatura juvenil, pois para Scliar era como se fosse o reencontro com o jovem leitor que ele foi.
Alexandre Gusmões é médico formado com trinta e seis anos, e esta começando uma carreira de professor na faculdade de medicina. Em seu primeiro dia como professor na faculdade ele dar uma palestra para seus alunos de como foi sua trajetória de vida até se formar em médico. Ele conta que nasceu no Rio Grande do Sul. Seu pai era um homem de família tradicional, e trabalhava como gerente do banco da cidade e possuía um grande prestigio. Sua mãe era uma mulher culta e cuidava das atividades domésticas de casa. Em um dia o pai de Alexandre foi surpreendido com a notícia de que fora transferido para a filial do banco em São Paulo e pensando no futuro de Alexandre na faculdade, ele e a mulher foram. Em São Paulo, na casa de Alexandre as coisas começaram a se complicar, pois sua mãe havia voltado para faculdade e ocupava muito seu tempo fazendo trabalho de campo e não tinha tempo para fazer as atividades domésticas de casa, então depois de ouvir várias reclamações de seu marido, ela viaja para Rio Grande Sul e ao voltar traz uma jovem empregada filha de uma curandeira. Com muito estudo Alexandre passa no vestibular e consegue ingressar na faculdade de medicina. Em sua casa Alexandre começa a olhar Rosa (a empregada) com outros olhos, mas ela já estava de namoro com o filho do zelador. Com o passar do tempo Rosa começa a perceber e a praticar suas habilidades como curandeira e o rapaz na qual ela namorava estava do seu lado administrando sua vida e tudo o que ela estava ganhando com as práticas de cura com plantas medicinais, mas o fim disso não foi muito agradável de ver, pois Rosa foi presa e findou sua vida sem nada, grávida de um filho e sem marido.
Interessante obra de Moacyr Scliar em que ele aborda nessa narrativa (Aprendendo a amar e a curar) como a medicina evoluiu em sua concepção de médico e escritor.

Pedro Henrique 04/11/2014

1 2 3 Testando...
É um livro médio, o próprio narrador conta a sua história, isso quer dizer que ele narra e ao mesmo tempo ele é o personagem principal.
Essa história se passa num auditório de faculdade, é uma palestra para os alunos do 1 ano do curso de medicina, como ele não sabia muito bem o que falar, resolveu contar sua história como todos os professores fazem.

Este livro nos envolve na história da vida do personagem.Em cada página, o leitor vai descobrindo coisas que atraem e proporciona mais vontade de ler!