Skagboys

Skagboys Irvine Welsh

Resenhas - Skagboys

Lamboglia (@estantedotibas) 17/10/2017

Terceira melhor obra!
Fala aí, galera. Vocês já viram a postagem sobre os livros "Trainspotting" e "Pornô". Agora é a vez de "Skagboys" dá destaque.

"Eu era patético. As pessoas desviavam de mim. De um cético afetuoso, espirituoso e divertido, passei a ser visto como um cínico babaca: frio, cáustico. Mas quanto mais eu conseguia alienar as pessoas de mim, mais forte me sentia. Me alimentava de rejeição. Não havia nada bom, normal e correto no mundo que não fosse capaz de menosprezar".

Autor: Irvine Welsh
Ano: 2014
Páginas: 592
Ed: Rocco

Skagboys é o terceiro livro da turma de Edimburgo, mas cronologicamente, ele é o primeiro da história. Irvine Welsh volta uns dois ou três anos (antes de trainspotting) para nos apresentar o jovem e acadêmico Mark Renton e o seu primeiro contato com a "herô" (não fala assim Renton, se não o Sickboy te enche de porrada). A história se sustenta muito bem e traz vários momentos cômicos (sério, eu morri de rir). Na verdade você faz uma tour a um passado nem tanto desconhecido assim, mesmo com tudo isso, "SKagboys" apresenta algumas falhas na dinâmica, fator que não senti em seus sucessores. Mas o livro é bom, Welsh reumaniza mais seus personagens, que são pessoas normais em uma tempestade de merda. Um dos fatores principais desta obra e que se estende um pouco para "Trainspotting" é o governo da Dama de Ferro, Margareth Thacher que quebrou a economia britânica e triplicou o desemprego. "Skagboys" não é apenas um livro sobre jovens entrando no mundo das drogas, cada ação tem uma reação e Welsh retrata muito bem.

Lala 07/12/2014

Skagboys: diga “sim” para este livro!
“Os estereótipos são verdades cansadas”, já diria o escritor George Steiner. No entanto, desde Trainspotting, Irvine Welsh tem provado que quando se escreve bem, até o clichê do sexo, drogas e rock’n’roll ganha nova vida e se torna interessante de novo. Ele ressuscita este clichê em Skagboys e faz com que o clichê nos fascine como da primeira vez.

Continua...

site: http://www.neonkiss.com.br/skagboys-diga-sim-para-este-livro/

Vineh 12/10/2014

Skagboys: um vício extrovertido!
A primeira impressão é a que fica, e Skagboys sabe cumprir sua parte. Combina uma linguagem sem censura com personagens construídas detalhadamente, além de um desenrolar rápido e sem sutileza na narração!

O enredo fala sobre a jornada de rapazes promissores a jovens viciados na heroína que inundaram sua comunidade em desintegração. Estamos numa época de drogas, pobreza, AIDS, violência, conflitos políticos e ódio mas também com muitas risadas, e talvez um pouquinho de amor.

Só tendo uma cópia em mãos pra entender bem essa escrita descomplicada: o uso de gírias, expressões e palavrões é mais do que bem-vindo. Os diálogos estão na medida, tem boa estrutura e passam uma impressão natural a quem lê. As vezes, um riso ou outro pode escapar, porque é difícil achar autores que tenham essa pegada. Acaba sendo uma novidade agradável e divertida.

Leia a resenha completa no Pizza de Ontem!

site: http://pizzadeontem.com.br/o-pizza-leu-o-vicio-extrovertido-de-skagboys-incrivel-preludio-de-trainspotting/