O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Alex687 05/03/2024

Incrível
O livro é realmente incrível. Tenho ele a mais de dois anos, mas apenas esse mês realizei sua leitura.

Apesar de ser um livro com mais de 600 páginas, sua leitura não é cansativa ou densa. A história é muito bem narrada e detalhada, e gira em torno de poucos personagens (em comparação com outras obras), o que contribui para que você se veja com facilidade dentro da cena.

A paixão do personagem pela música, sua evolução e as situações que o fizeram mudar, os momentos bons e ruins. Tudo é rico em detalhes e emoções. É um excelente livro de fantasia, um dos melhores que já li.

Smitto 05/03/2024

Definitivamente ninguém escreve como patrick rothfuss, livro excelente, bem escrito, leitura fluida, ambientação e personagens cativantes, só não será 5 estrelas devido a um início um pouco longo e arrastado, com certeza é a melhor fantasia que eu li desde o senhor dos aneis.

nanahxis 05/03/2024

Mais que um livro, é uma experiência!
Ou, como alguns disseram: Uma obra de arte!

E é difícil terminar um livro que a gente amou sem romantizar tudo, depois. Posso dizer somente que, se você nunca leu um livro com mais de 500 páginas, não se assuste com este pois a leitura flui muito facilmente e o autor escreve de um jeito que é quase como se a gente estivesse vivenciando os acontecimentos ou os vendo por uma tela. E não vimos nem o tempo passar!

Mas o que mais me tocou nesse livro foi a música. A parte onde ele descreve a música é de uma sensibilidade que é impossível não chorar! É como se a gente pudesse ouvir a música enquanto lia.

Bom, não vou me estender mais que isso por aqui.
Fiquei com gostinho de "quero mais" e com curiosidade para saber como o autor resolveu (na continuação) todos os questionamentos que ficaram até aqui. O principal, porém, foi resolvido e, sutilmente, descobrimos o nome do vento.
Bárbara 05/03/2024minha estante
toda vez que vejo alguém falando só me da mais vontade de ler ele ?

nanahxis 05/03/2024minha estante
Ah que legal! Fico feliz que tenha despertado em você isso ??

Rodolfo.Barbosa 08/03/2024minha estante
Tá na minha lista a um tempão. Pretendo ler esse ano! ??

nanahxis 10/03/2024minha estante
Te entendo! Estava na minha também, há tempos!

Lunizs 03/03/2024

O que dizer de uma obra de arte?
Terminei o livro faz alguns meses e simplesmente esqueci que essa plataforma existia, perdão ?

Conheci a obra através de duas pessoas: um amigo e minha cantora favorita, Aurora. Ambos disseram que a leitura seria uma experiência maravilhosa - e não estavam errados. A sutileza, a riqueza em detalhes, a fluidez, o desenvolvimento dos personagens, as histórias começadas e terminadas no momento certo e todo o universo vivo e cheio de espírito fazem desse livro uma admirável obra de arte. Sou apaixonado por fantasia desde criança e posso dizer que esse livro não só cumpriu com minha espectativas, como às ultrapassou. O Patrick Rothfuss tem uma estratégia de escrita tão interessante e tão subjetiva que instigava algo dentro de mim e me fazia não querer sair daquele mundo por nada e, pode ler a "edição de luxo" do livro (que possui imagens e extensões de alguns assuntos do universo em que a história é ambientada) tornou essa experiência muito mais prazerosa. Posso dizer que estou extremamente ansioso para ler a continuação - que inclusive já tenho - dessa maravilha em forma de livro.

Vale contar que, da mesma forma que as pessoas que me indicaram o livro estava absolutamente certas a cerca de sua magnitude, ambos também me alertaram sobre o tédio gigantesco que eu sentiria nos primeiros capítulos (ou primeiras 100 páginas). E, afinal, estavam, de certa forma, corretos. O início do livro é algo um pouco puxado e arrastado de se ler devido a apresentação dos personagens e no que eles significam e virão a agregar para o resto da história. Mas, se quiser confiar em um completo estranho na internet, leia e goze de uma das melhores leituras fantasiosas que conhecerá na vida.

Vogel 03/03/2024

Um livro lento, para ler aos poucos, mas de todas as formas maravilhoso. Eu tive contato com esse livro em 2021 e não havia terminado de ler, agora em 2024 coloquei ele como meta, comecei desde o início novamente e simplismente não consegui mais largar. É uma fantasia incrível, mas não é para todos, mas é uma leitura deliciosa! Os personagens são na grande maioria muito legais, e o Kvothe... é uma pessoa sofrida mas que não desiste das coisas facilmente. Valeu a leitura, ainda bem que resolvi voltar a ler, pois realmente me surpreendeu!

Sabrine 02/03/2024

Melhor livro que li até agora!
Vou começar essa resenha dizendo que provavelmente será a maior que já fiz, com o máximo de detalhes que eu lembrar, então terá spoilers. Não leia se não tiver terminado o livro. E estará bem longe de ser uma resenha formal, eu quero lembrar das reações que tive toda vez que reler. É bom dizer que eu tenho uma péssima memória, e que li esse livro ao longo de pelo menos 3 meses. Então é surpreendente que eu lembre tanta coisa ?
Preciso começar dizendo que esse é o melhor livro que já li em toda minha pequena vida de leitora. Eu quero chorar, só de pensar que parece que vai faltar palavras pra descrever o que esse livro vai mudar no meu caminho com os livros a partir daqui.
O dom que esse autor possuí pra escrever é surreal. Queria ter ao menos 000000000,1% da habilidade. A forma que ele descreve as cenas, o que o personagem está vendo, sentindo, tocando é impressionante. Por incontáveis vezes eu senti por dentro as mesmas sensações. Quantos livros são capazes disso? AAAA É incrivelmente adorável como mesmo o livro sendo detalhado, muito raramente se torna cansativo, na verdade tem momentos que dá vontade de implorar pra que o autor adicione ainda mais coisas pra que o livro fique maior. Juro, eu leria esse livro com maior prazer do mundo se ele tivesse mil páginas.
O livro inteiro é repleto de exemplos pra que o leitor entenda o que personagem sente, ou entenda os pensamentos dele, o que está dentro dele. De verdade, essa parte de exemplificar foi o que mais me ganhou nesse livro. Sabe quando estamos sentindo algo e não conseguimos colocar em palavras? Esse autor sempre consegue e de formas tão tão perspicazes e compreensíveis.
Como quando Kvothe conta da morte dos pais dele, de como foi ficar sozinho na floresta, de quando quebraram o alude dele, de como ele fala como foi pra ele conhecer a Denna, o que ele sentiu quando levou as chibatadas, o que ele sentiu quando percebeu que os amigos dele da Universidade realmente gostavam dele, a raiva dele quando o Ambrose quebra o outro alaude, como ele se sente quando chama o nome do vento, o que ele sentiu quando estava com a Denna em diversos momentos: quando reencontrou ela, quando ela acompanhou ele na busca do Chandriano. Meu Deus, muitos muitos muitos momentos que poderiam estar em outros livros, e seriam cenas maravilhosas, mas com as explicações que o autor inclui se tornam surreais, acontecimentos que seriam maravilhosos se tornam acontecimentos SURREAIS de se ler, de se sentir, de entender o personagem. Sei que estou sendo repetitiva mas é que infelizmente não sei exemplificar como ele kkk
Outro ponto positivo, a história tem pontos principais que se fecham, e isso no final do livro, o que me fez ficar olhando pra porcentagem e pensar ?Mas já vai acabar? Não quero que acabe.? Então pontos que eu amei ler: ele ter conseguido vingança com o Ambrose, ele ter conseguido pagar a Devi (nessa parte eu queria que tivesse descrito como foi o encontro, infelizmente não teve), ele ter conseguido entrar no Arquivo (ter descoberto a passagem), ele ter conseguido ter o melhor alaude, ele ter conseguido informações sobre o Chandriano (apesar de sei que essa parte não fechou porque deve estar no outro livro ?).
3° ponto positivo: o autor muito raramente coloca o protagonista como um protegido, sortudo.
A história do Kvothe é de embrulhar o estômago nos capítulos que se seguem após a morte dos pais dele, quando ele fica em Tarbeam então? e não para por ai, vai se estendendo ao longo do livro com uns pingados de momentos bons, que quando acontecem é simplesmente impossível não vibrar por ele. Isso foi extremamente satisfatório de acompanhar ???
Ok, vamos falar do romance, eu não estava esperando o quanto a relação dele com a Denna iria servir momentos gostosos. E olha que eu achei poucos momentos, mas por serem poucos que acho que se tornaram tão bons. Pra além dos momentos deles, o que mais me cativou foi a forma que ele fala dela? e mais uma vez, dom do escritor de exemplificar. Realmente muito bonito, o cuidado que ele tinha, a admiração, o respeito, o compreender como ela era e quem era. E ali no final ele só abraçar a relação que eles tinham. Até eu aceitei, mesmo sendo a que quer a todo custo que o casal fique junto sempre. Não teve um beijo? e mesmo assim foi tudo muito bonito de acompanhar.

Grifei incontáveis frases, até mesmo páginas, salvei páginas porque nossa? muito bom.
Tenho certeza que quando e se o autor lançar a continuação (?) vou reler ele com maior prazer do mundo.
Então? no contexto geral esse livro merece mil estrelas e o espaço todinho!
Ness_blackthorn 02/03/2024minha estante
Tem romance?

Sabrine 26/03/2024minha estante
Teeeeem. Muito bom, inclusive

DidiVioletta 01/03/2024

Incrível
Meu Deus que livro foi esse! Que livro incrível. Eu amei cada jornada que o protagonista passou, torci por ele em cada pagina.

themestrre 01/03/2024

Denna
Eu gostei bastante da história, só espero que tenha mais viagens do reshi pelo mundo no próximo.

"eu saio de onde não sou bem-vinda. Todo o resto posso arranjar no caminho"
anelymwho 02/03/2024minha estante
denna

themestrre 02/03/2024minha estante
a melhor né ?

anelymwho 02/03/2024minha estante
há controvérsias

Beatriz.Morais 29/02/2024

Comigo não deu certo, tive que abandonar. O livro é parado e acabou por me dar crise de ansiedade, ele contando as coisas no passado e eu ficando ansiosa para saber como iria se desenrolar os acontecimentos. Fui seca esperando lutas e milhares de revitavoltas e estava na página 450 e nada acontecia.

Priscila 29/02/2024

Favoritado provavelmente pela excelente narração de Cláudio Amado no Audible. A história prende, e apesar de Fantasia ser o gênero que menos gosto, o suspense da trama e a ousadia de Kvothe são apaixonantes. Livro perfeito. Recomendo para todos.

Gabriel1994 28/02/2024

Um dos melhores livros que eu já li. Não sei se vou achar outro autor que aprofunda a narrativa como faz em o nome do vento.
Sabrine 02/03/2024minha estante
Minha reação ?

Moscow5 25/02/2024

Livro muuuito bom!
Esse livro tem uma narrativa muita boa. Ele começa um pouco devagar introduzindo muita coisa, mas depois que pega o embalo ele flui demais. E a dinâmica dele é legal, é basicamente o personagem principal contando a sua história de vida, e é aí que a coisa fica muito interessante.

Heysugarmagik 25/02/2024

Rothfuss cria um universo fantástico onde a trajetória e transformação de Kvothe é a espinha dorsal, de forma que, sem apelar pela fantasia extrema, mas permitindo um desenvolvimento de mundo que ocorre sutilmente, é nas relações do protagonista que o enredo se desenrola. Amores complicados, situações embaraçosas, construção de amadurecimento e? nomes!