O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

literan.du 16/04/2021

Uma história contada em três partes: uma fantasia contemplativa
Para quem busca literatura fantástica que deixe no coração a sensação de estar lendo algo grandioso e épico, tão ricamente construída que merece estar ao lado dos clássicos como "O Senhor dos Anéis" e "As Crônicas de Gelo e Fogo", "O Nome do Vento" é uma boa pedida. Aqui, vemos uma fantasia que não tem medo de seguir seu próprio curso e ritmo: criação minuciosa de universo e personagem.

Minha jornada com Kvothe começou em 2020, quando peguei o livro para ler — já o tinha na minha estante há uns bons anos, mas nunca tinha me interessado, até assistir uma resenha sem spoilers da Tatiane Feltrin sobre o livro. Confesso a vocês que não foi uma jornada fácil (aliás, o livro não é fácil se você é acostumado com fantasias mais rápidas, de ação). Abandonei a leitura por um tempo e só retornei a lê-lo agora, em 2021.

Fico feliz de ter dado uma nova chance, de ter abraçado e aceitado o modo como o Pat decidiu contar esta história. A Crônica do Matador do Rei não é uma fantasia para ser devorada — embora, é claro, os leitores mais ávidos possam fazê-lo em poucos dias. Esta história é contemplativa: nos sentamos na beirada da página e mergulhamos no universo dos Quatro Cantos, e conhecemos o nosso personagem principal, o Kvothe.

Aliás, eu particularmente terminei o livro com uma estranha sensação que sou amigo do Kvothe. De querer ser mais amigo dele. Acabamos criando uma conexão com ele tão forte que, ao fechar o livro, já sentimos falta.

E o jeito como o autor encerra este primeiro dia é muito interessante. Despretensiosamente, ou talvez nem tanto, Pat coloca novas informações que nos deixam em palvorosa para o segundo volume ("O Temor do Sábio", já publicado no Brasil). Personagens que pareciam meros coadjuvantes de repente ganham novas camadas. E o que parecia ser, já não era.

Ah sim, ao contrário do que muitos possam achar, esse livro passa e ao mesmo tempo não passa em um único dia. O que acontece é que há duas linhas temporais na história: a atual, do Kvothe contando ao Cronista (outro personagem muito interessante) sua história, narrado em terceira pessoa; e os tempos do passado, narrados em primeira pessoa, que é próprio Kvothe contanto sua trajetória de vida.

Não creio que eu tenha algo a mais para acrescentar aqui. Muito já se falou sobre esses livros. Minha recomendação é que, se você é fã de literatura fantástica, dê uma chance a O Nome do Vento. Você dificilmente sairá decepcionado dessa leitura.

João Luiz CF 22/05/2021

Me identifiquei nessa história...
Esta história me deixou muito apegado ao personagem principal. Me impressionei de tal maneira, que estou doido para ler a continuação.
Nesse universo, o personagem principal parece ser só mais uma pessoa pobre com uma história trágica. Longe disso, meus amigos. Kvothe, além de ser muito dedicado aos seus interesses, é um excelente músico, que tem como instrumento, seu querido alaúde. Aqui devo expressar o quanto me indentifiquei com a personalidade musical de Kvothe, ainda mais por eu ter alguma experiência com o violão. Como diz no livro, "se você não é músico, não saberá do que estou falando."
Enfim, o livro foi e continuará sendo muito especial para mim, e portanto, recomendo sua leitura!
Lara 26/06/2021minha estante
Eu absolutamente amo esse livro. Li faz alguns anos mas me lembro de muita coisa pois na época havia sido o maior livro que eu ja li e eu não possuía o hábito de ler ainda. Foi um dos livros que fez eu me apaixonar pela leitura e pretendo reler ele agora que possuo o segundo volume.
Realmente um livro incrível!

João Luiz CF 26/06/2021minha estante
É o livro preferido de muita gente no quesito fantasia kkkk. Muito bom mesmo esse aí!

João Luiz CF 26/06/2021minha estante
Já leu o segundo volume? O que achou? É melhor que o primeiro?

Lara 26/06/2021minha estante
Ainda não li pois quero ler o primeiro novamente antes pra relembrar algumas coisas. Mas se eu ler primeiro que você corro aqui pra contar.

João Luiz CF 27/06/2021minha estante
Beleza, combinado! Heheh

giovanaxtr 04/10/2020

Essa história é tão bem escrita que eu consegui imaginar cada detalhe que foi mostrado na história! Amei demais demais, o Kvothe é um personagem incrível! Não vejo a hora de ler o próximo livro. Amei amei amei!

Nathalia.Ramos 09/02/2022

Opiniões
Vou deixar aqui alguns sentimentos que o livro me trouxe
1. Acho a história muito legal, com elementos mágicos muito interessantes e o modo dela ser contada é o auge do livro
2. Entretanto, sofri muito para conseguir avançar as páginas desse livro, porque a história demora para começar a crescer e realmente chegar em alguns pontos
3. Fiquei muito incomodada com a inconsistência do personagem principal, pois haviam capítulos que ele era extremamente inteligente e outros que faziam eu me questionar se ele tinha um cérebro
4. É um livro de 650 páginas que traz muitos elementos fantásticos, mas demora muito para passar credibilidade

Mariana Macabú 10/04/2023

Absolutamente fantástico
Foi uma honra acompanhar o início da história do Kvothe, de maneira tão bem escrita e imersiva. As mais de 900 páginas passam sem peso, li com calma, dedicando meu tempo a jornada e foi maravilhoso

clara.acalegari 01/05/2020

Interessante
A escrita é muito bela, Patrick sabe usar as palavras. O mundo criado é incrível e enigmatico, e lidar com tantas culturas deve ser complicado.

Eu esperava mais do livro, portanto não achei maçante como muitos diziam. Levei um bom tempo para lê-lo, porém achei o ritmo agradável, gosto da história de Kvothe.

O romance de Denna não me agradou tanto, prefiro outras personagens, confesso. Também aguardava por mais emoção, sinto que faltou fantasia ali, porém ainda gostei muito e é um ótimo livro. Curiosa para o próximo, que logo irei começar.

Maria 01/03/2022

Se tornou um dos meus livros favoritos!
O Nome do Vento é uma fantasia incrível, o desenvolvimento da história, das personagens e do mundo é único. Me envolvi muito com a história. Eu ri e chorei. É o maior livro que li até o momento, porém não parece. A narrativa é tão boa que você não se cansa e não percebe as páginas passando. Estou muito ansiosa para ler logo o segundo livro.
Stefany* 01/03/2022minha estante
Simplesmente perfeito!

Maria 02/03/2022minha estante
demais

Ratinho 01/07/2021

Livro sensacional.
Excelente livro as vezes uns momentos arrastados mas é compensado mais para frente, quando começa ficar melhor com mais enigmas acaba hehee, bora começar o próximo.

Laís M. 16/05/2020

Não é nenhuma resenha, só quero deixar minha ira registrada com a mudança do nome de Edema Ruh (original) para Edena Ruh (versão brasileira). Do mesmo jeito que não se deve "traduzir" nomes de personagens, acho que também não se deve traduzir nomes de grupos, etnias e grupos de pessoas, principalmente os fictícios.

Gabriela.Chaves 03/07/2020

Um universo bem construído com personagens complexos e cativantes. Amei cada capítulo dessa leitura.
Hallef 03/07/2020minha estante
Eu comecei o Audiobook, mas empaquei e não consegui retirar o bloqueio.
Não tenho nenhuma crítica até onde acompanhei no audiobook, só não faz muito meu gênero de leitura.

Gabriela.Chaves 03/07/2020minha estante
Acontece, não recomendaria se fantasia não for o seu gênero

cco.isabella 02/06/2023

Imersivo
Fazia muito tempo que um livro não me deixava tão imersa e instigada.
Há quem diga que a história é lenta e não existem muitos acontecimentos, mas não concordo com isso.

O autor criou sistema monetário, calendário, feitiços, hierarquias acadêmicas e histórias misteriosas e envolventes.

É importante que, se você quiser ler essa história, tenha ciência que existem muitos acontecimentos, mas não necessariamente relacionados à ação, mas à emoção.

Se você não gosta de livros introspectivos, em que o foco é voltado à vida do personagem e como ele lida com a realidade, talvez realmente não seja a sua vibe.

Para mim, virou um favorito. Perfeito!

Eduardo.Macedo 13/12/2020

Muito bom!
A história é muito envolvente e o mundo que o autor criou é bem interessante. Recomendo!

voracious 25/07/2021

Assassinos e Templários sentiriam inveja
Ler este livro foi uma experiência única. Apesar de ser denso e demorado, eu tive boas horas de prazer. Não me cativou tanto quanto achei que seria cativada, acho que embelezaram tanto para mim que minha expectativas foram altas.
Fiz algumas piadas enquanto lia, mas não tenho críticas a serem feitas, é uma história boa e quero ler as obras seguintes, mas não é uma história que funcionou comigo, não senti aquela coisa que a gente sente quando lê algo legal e quer continuar lendo, instigados. Outras pessoas sentiram, e eu sou do grupo de pessoas que não.
O que me deixou um pouco pensativa, foi sobre a idade de Kvothe, era um adolescente, mas agindo como se estivesse no auge dos 25/30 anos.
Altaïr e Ezio, em suas gloriosas idades adultas sentiriam inveja da desenvoltura desse jovem de 16 anos, em cima de muros e telhados.