O Nome do Vento

O Nome do Vento Patrick Rothfuss

Resenhas - O Nome do Vento

Eric 09/07/2021

Ler obras como o Nome do Vento pode ser desafiador, tanto pelo número de páginas quanto pelo ritmo da narrativa. É muito comum a gente esperar de uma fantasia diversos momentos épicos com muita ação, aliás essa foi minha primeira expectativa quando comecei a ler o texto. Porém, o que nos deparamos aqui é um dos melhores romances de formação da atualidade.

Nesse primeiro livro da trilogia vamos acompanhar o crescimento de um garoto chamado Kvothe, integrante de uma trupe da realeza que fazia shows em diversas cidades em uma espécie de turnê. Seus pais eram os gerentes dessa caravana, assim fazia todas as negociações necessárias para fazer os eventos e também contribuíam artisticamente com o grupo. Mas, um dia a família do Kvothe e toda a trupe são vítimas de uma chacina violenta por um tal de Chandriano, um misterioso grupo de demônios que até então só tinha vida nas lendas da região. Sendo assim, Kvothe embarca numa jornada para descobrir e entender quem são esses demônios e também desenvolver suas habilidades em busca da vingança pela morte dos seus pais.

Esse é o enredo principal da trama, a qual vai se dividindo em diversas subtramas que acompanham a vida do protagonista, seu crescimento, compreensão de mundo, paixões, estudo de magia e alquimia, seus primeiros inimigos e entre outros.

Um dos pontos interessantes desse livro, senão a principal, é a humanização do protagonista. Aqui a gente lida com um adolescente que está aprendendo muita coisa e ele não é nada perfeito. Logo, o leitor irá acompanhar toda uma evolução conforme Kvothe ganha suas experiências e entendimentos. E essa formação de personalidade é tão bem construída que o fato de não termos tantos momentos épicos não nos incomoda muito dentro da narrativa.

Precisamos também elogiar a escrita do Patrick Rothfuss. Seu texto é muito redondinho, carregado de detalhes ( as vezes até demais) e acompanhada de uma suavidade enriquecedora para a narrativa. Isso contribui para a construção de um texto bem sólido, onde cenários e sentimentos ficam palpáveis aos olhos do leitor.

O Nome do Vento é uma experiência diferencial de fantasia. Com personagens muito marcantes, essa aventura promete e entrega um texto bem divertido e instigante. Recomendo muito essa leitura.

Hong Zhuang 29/12/2021

Gostei da história, da trajetória do protagonista, porém esperava mais, mais de 700 páginas e o caro nem terminou de contar 1/3 da vida dele. Sendo que ele tem entre 20-30 anos, novo ainda.

Aborreceu-me as explicações de química sem utilidade para o leitor, mostrando só o conhecimento avançado do protagonista em repetitivas vezes sobre o assunto, o que o leitor vai usar sabendo de conhecimento químico de um minério de um mundo mágico, das inúmeras combinações que certa coisa pode fazer reagindo à aquilo, se na história teve nenhuma utilidade ou demostração, só textos gigantes de bate-papo jogado fora.

Neto Murracho 23/09/2020

Baita bom !
Gostei do cenário da história, fiquei com raiva dos vilões e principalmente fui surpreendido algumas vezes no decorrer dos acontecimentos.
Muito bacana você estar esperando alguma coisa ou nem está esperando nada naquele momento e do nada vem algo e... em ? Como ? Nossa !!!

Carol T.S. 30/09/2020

Bom livro de fantasia
Para fãs de Senhor dos Anéis e Crônicas de Nárnia, mas talvez "bonitinho" demais para admiradores de Games of Thrones. De qualquer forma, vale a pena conhecer a história de Kothe, o sem sangue, matador de reis...

literan.du 16/04/2021

Uma história contada em três partes: uma fantasia contemplativa
Para quem busca literatura fantástica que deixe no coração a sensação de estar lendo algo grandioso e épico, tão ricamente construída que merece estar ao lado dos clássicos como "O Senhor dos Anéis" e "As Crônicas de Gelo e Fogo", "O Nome do Vento" é uma boa pedida. Aqui, vemos uma fantasia que não tem medo de seguir seu próprio curso e ritmo: criação minuciosa de universo e personagem.

Minha jornada com Kvothe começou em 2020, quando peguei o livro para ler — já o tinha na minha estante há uns bons anos, mas nunca tinha me interessado, até assistir uma resenha sem spoilers da Tatiane Feltrin sobre o livro. Confesso a vocês que não foi uma jornada fácil (aliás, o livro não é fácil se você é acostumado com fantasias mais rápidas, de ação). Abandonei a leitura por um tempo e só retornei a lê-lo agora, em 2021.

Fico feliz de ter dado uma nova chance, de ter abraçado e aceitado o modo como o Pat decidiu contar esta história. A Crônica do Matador do Rei não é uma fantasia para ser devorada — embora, é claro, os leitores mais ávidos possam fazê-lo em poucos dias. Esta história é contemplativa: nos sentamos na beirada da página e mergulhamos no universo dos Quatro Cantos, e conhecemos o nosso personagem principal, o Kvothe.

Aliás, eu particularmente terminei o livro com uma estranha sensação que sou amigo do Kvothe. De querer ser mais amigo dele. Acabamos criando uma conexão com ele tão forte que, ao fechar o livro, já sentimos falta.

E o jeito como o autor encerra este primeiro dia é muito interessante. Despretensiosamente, ou talvez nem tanto, Pat coloca novas informações que nos deixam em palvorosa para o segundo volume ("O Temor do Sábio", já publicado no Brasil). Personagens que pareciam meros coadjuvantes de repente ganham novas camadas. E o que parecia ser, já não era.

Ah sim, ao contrário do que muitos possam achar, esse livro passa e ao mesmo tempo não passa em um único dia. O que acontece é que há duas linhas temporais na história: a atual, do Kvothe contando ao Cronista (outro personagem muito interessante) sua história, narrado em terceira pessoa; e os tempos do passado, narrados em primeira pessoa, que é próprio Kvothe contanto sua trajetória de vida.

Não creio que eu tenha algo a mais para acrescentar aqui. Muito já se falou sobre esses livros. Minha recomendação é que, se você é fã de literatura fantástica, dê uma chance a O Nome do Vento. Você dificilmente sairá decepcionado dessa leitura.

Colecionador 31/03/2020

Foi uma aventura emocionante na obra escrita por Patrick Rothfuss, o livro possui uma linguagem bem legal de se entender além dos personagens que realmente são incríveis. Vale apena ler essa divertida história, já não vejo a hora de ler o segundo livro.

Ra-fa-el 09/01/2022

UNIVERSO INCRÍVEL
Imagina um livro que cria um mistério a partir do título e subtítulo, um livro que mistura Senhor dos Anéis com Harry Potter ( e de um jeito bom ), um livro principalmente de aventura, mas que não negligencia o romance.
O nome do vento trás consigo personagens maravilhosos, um protagonista cativante e rodeado de mistérios e apelidos. Um universo que lembrará arquiteturas londrinas, universidades árabes de "O Físico" e uma magia algumas vezes onírica que lembrará "Phantastes".
O diálogo é perfeito e verossímil, apesar de rebuscados em algumas ocasiões dado a inteligência elevada do protagonista. As ideias e "sacadas" são realmente geniais o que enriquecem ainda mais o personagem, dando vida tanto a sua mente, quanto as pessoas que aparecem em sua estória.
Recomendo a qualquer pessoa que goste de uma boa fantasia com um protagonista inteligente e um universo rico e instigante.

P.S: Não se deixem levar pelo tamanho do livro, ou o começo arrastado, quando a estória realmente começa é impossível parar.

clara.acalegari 01/05/2020

Interessante
A escrita é muito bela, Patrick sabe usar as palavras. O mundo criado é incrível e enigmatico, e lidar com tantas culturas deve ser complicado.

Eu esperava mais do livro, portanto não achei maçante como muitos diziam. Levei um bom tempo para lê-lo, porém achei o ritmo agradável, gosto da história de Kvothe.

O romance de Denna não me agradou tanto, prefiro outras personagens, confesso. Também aguardava por mais emoção, sinto que faltou fantasia ali, porém ainda gostei muito e é um ótimo livro. Curiosa para o próximo, que logo irei começar.

Moises1998 17/04/2020

Primeiro Dia
O Nome do Vento superou demais minhas expectativas que já eram altas. Um livro realmente muito bom! Se você gosta e está procurando um livro de fantasia, acredito que não vá se decepcionar com ele.
Thiago.Botelho 17/04/2020minha estante
Meu livro de fantasia favorito! O Temor do Sábio é mais incrível ainda

Thaís 13/01/2023

Reler ?O nome do vento? todo ano é sagrado para mim. Esse livro é perfeito em tantos níveis. Desde a escrita, a forma como a descrição do ambiente não se torna maçante mesmo sendo uma ?alta fantasia?. A forma como Kvothe é um personagem extremamente inteligente e mesmo assim comete erros, como mesmo tendo uma mente brilhante ele teve que passar anos de sua vida com aquela parte de sua mente, a parte inteligente, desligada. A forma como ele entrou em choque e sobreviveu sendo apenas uma criança.
Kvothe é o meu tipo preferido de personagem, inteligente, porém, orgulhoso. Se negou a sangrar, inventou feitos e fez de si mesmo uma lenda.
Quando me perguntam o que eu acho desse livro só tenho uma coisa a dizer: ?NA MINHA OPINIÃO É A ESCRITA PERFEITA?.
Mari 13/01/2023minha estante
Eu amo o fato de que todos os boatos, mesmo os ruins, é ele mesmo que espalha kkkkkk

Laís M. 16/05/2020

Não é nenhuma resenha, só quero deixar minha ira registrada com a mudança do nome de Edema Ruh (original) para Edena Ruh (versão brasileira). Do mesmo jeito que não se deve "traduzir" nomes de personagens, acho que também não se deve traduzir nomes de grupos, etnias e grupos de pessoas, principalmente os fictícios.

Giovana.Marim 04/12/2022

Vale muito a pena
Esse livro tem um lugar pra sempre no meu coração. Eu sou loucamente apaixonada pela época, pelo personagem, pela magia, a única coisa que odeio, é que mesmo após ler os três livros ele não tem fim. Espero que lancem logo a continuação dessa obra de arte.

Nathalia.Ramos 09/02/2022

Opiniões
Vou deixar aqui alguns sentimentos que o livro me trouxe
1. Acho a história muito legal, com elementos mágicos muito interessantes e o modo dela ser contada é o auge do livro
2. Entretanto, sofri muito para conseguir avançar as páginas desse livro, porque a história demora para começar a crescer e realmente chegar em alguns pontos
3. Fiquei muito incomodada com a inconsistência do personagem principal, pois haviam capítulos que ele era extremamente inteligente e outros que faziam eu me questionar se ele tinha um cérebro
4. É um livro de 650 páginas que traz muitos elementos fantásticos, mas demora muito para passar credibilidade

Ratinho 01/07/2021

Livro sensacional.
Excelente livro as vezes uns momentos arrastados mas é compensado mais para frente, quando começa ficar melhor com mais enigmas acaba hehee, bora começar o próximo.