Quissama:

Quissama: Maicon Tenfen

Resenhas - Quissama

Galathynyus 28/02/2024

"Foi quando o acaso, de novo ele, e dessa vez na forma de um moleque que queria localizar a mãe, entrou pela porta e, com um par de rasteiras, derrubou os meus planos, as minhas decisões, e me obrigou a seguir por um caminho inesperado."

lisaaxz 10/01/2024

Absolute LITERATURA.
Antes de tudo, gostaria de dizer que essa leitura foi um misto de emoções. A escrita é impactante e satisfatória, mas também um tanto cansativa.

No livro Quissama, se passa a história do viajante inglês, Daniel Woodruff. Após sua chegada no Rio de Janeiro, ele é procurado por Vitorino Quissama, um menino desesperado que fugiu da senzala, e então eles começam sua jornada em uma missão secreta e perigosa. Passada em 1868, O Império dos Capoeiras, retrata os dramas de uma sociedade portuguesa sustentada pelo trabalho escravo.

A mercê dos portugueses, os negros viviam uma vida sofrida e eram facilmente manipulados. Os capangas do Alemão, são um exemplo perfeito. Acreditavam que os senhores eram seus "camaradas" e que agiam de boa fé com eles.

No final do livro, a missão é solucionada, mas não concluída, então acredito que tenha uma continuação.

Levei 8 meses para concluir a leitura. Tive o azar de começar o livro em uma ressaca literária, e como não é uma escrita de fácil entendimento, ler Quissama foi uma luta e tanto.

Eu recomendo para pessoas que curtem ficções de época. Para quem não gosta, acredito que provavelmente o livro vai ser abandonado em algum momento.

? A história é tão bem escrita e envolvente, que muitas vezes comecei a duvidar que fosse uma obra de ficção.

? As ilustração simplesmente IMPECÁVEIS!!!

Digo com tranquilidade, Quissama tem potencial para ter adaptação cinematográfica. ??

Valen_Ptt_934 17/11/2023

Quissama
Eu li esse livro para a escola, então a decisão de o ler não foi minha, porém gostei do livro, é bem escrito e acompanhar a história é divertido

Luis361 16/10/2023

MTU - Maicon Tenfen Universe
Minha fic é que os livros baseados em personagens históricos (Quissama, Vida de secreta de um poeta, Dinamene) se passam todos em um mesmo planeta Terra fictício, mudando só locais e temporalidades.
Por exemplo, o Alencar aqui, é o mesmo que aparece com o Maneco no outro livro.

Comecei essa leitura a luz de velas, vez que uma enchente tirou a energia da minha casa. Valeu a pena!

Quissama, assim como seus irmãos, é muito bom!
O tratamento das memórias, anotado no metatexto é excepcional, dou destaque para a ficcionalização das memórias do inglês, fiquei com vontade de ler elas também.
Um dia irei ler a sequência.

Sofia136 02/09/2023

O livro é bom, mas também não surpreende.
É muito detalhado e cansativo, chega a ser chato demais.
Seria melhor se fosse um filme.

loma <3 16/12/2022

Quissama
Esse livro é simplesmente espetacular, a história é muito bem contata e estruturada, com um plot twist simplesmente MARAVILHOSO! a história aborda diversos assuntos sociais e raciais, com muita ação, esse livro se tornou um dos meus preferidos, sendo o primeiro livro que eu li, que não era de romance, me surpreendeu, o autor realmente sabe como usar as palavras.

Eduarda.Silva. 08/11/2022

Quissama
Eu comecei a ler por ser um dos paradidáticos exigidos na minha escola e MDS que livro enrolado, se for fazer uma análise pelo desenvolvimento e peculiaridades, ele não é tão ruim, a história tem seus altos e baixos, a trama segue bem aquele estilo de investigação e suspense, porém não é um dos meus favoritos, em principal pela escrita.

Resumo ( pode conter ou não spoilers )
- O livro já começa com o Daniel Woodruff bebendo na taberna a 2 dias, se não me engano, para voltar a cidade/ país natal, Vitorino quissama aparece e pede ele ajuda para encontrar a mãe, o obrigando até mesmo a usar um colar que ele tinha roubado do alemão, após isso D.W decide que o certo é devolver o colar ao dono ou entregar as autoridades, porém no meio disse ele é sequestrado pelos homens do alemão e salvo por Vitorino que tenta falar com ele para achar sua mãe, D.W acaba não o ouvindo e cede ao estresse, ele vai ao encontro do alemão e entrega o colar e ouve a proposta do alemão de trabalhar para pegar Vitorino...
? Alemão seria o senhor de escravos que é dono de Vitorino e sua mãe, porém na história de Vitorino a mãe foi vendida e na de alemão ela fugiu.
O D.W se recusa e percebe a presença de Vitorino no teto, o alemão entra no assunto da mãe de Vitorino, o que o descontrola e ele tenta o atacar, ele recebe um chute do alemão e é pego pelos capoeiras e passa cerca de dois dias no tronco ( chibatadas/chicotadas ), nesse meio tempo D.W fala com o ministro e começa uma investigação em busca do poeta que brincou com o rei, no final o poeta estava morto e ele avisou ao ministro José Alencar e seu secretário, ele pega como o cumprimento de uma ajuda o dinheiro para comprar o Vitorino do alemão, ele vai a sua procura sem obter sucesso e então ele vai ao cortiço e liberta Vitorino, ele o esconde de baixo do palco do alcazar, nesse caminho o D.W foi considerado culpado pelo assassinato do poeta, Amâncio Tavares, ele é preso, dps liberto pelo ministro, ele descobre a ligação entre o falecido porta e um grupo contra as medidas abolicionista e os investiga disfarçado por um tempo, em uma perseguição ele viu o Felisberto Framboesa e seu guarda costas Vicente entrando em uma casa, ele entra na casa e descobre um golpe contra a coroa, dps disso ele é descoberto e caçado blá blá blá,
Atualizando sobre o Vitorino: ele foi tirado debaixo do palco com a ajuda da cozinheira Esméria, um estrangeiro e sua mãe Bernardina ( que foi pra guerra do Paraguai ), D.W vai ao encontro de sua ex pretendente sinhazinha Mota ( ela o chamou ) e deixa Miguelzinho da viúva para contar ao ministro.
Resultado: ele é pego em uma armadilha logo dps descobre que o conselheiro de J.A estava envolvido no golpe e capturou o Miguel, eles foram levados a uma carroça dirigida por Vitorino que os salvou, entraram no território do nagoas iniciaram uma briga entre os capoeiras, nessa briga descobrimos a possibilidade do alemão ser pai de Vitorino, eles fogem e vão a pensão.
O golpe deu certo?
Não, a esposa do ministro estava espiando a conversa quando viu o secretário capturar Miguel, então ela foi ao baile e pegou o colar ( grandes possibilidades de sinhazinha Mota ter morrido ), assim ela preservou a vida da manceba-princesa Isabel.
No final deu tudo certo ??
bormanieripaola 16/11/2022minha estante
Excelente crítica, Duda. Com detalhes que podem ajudar a sua lindíssima amiga na prova de literatura, está resenha contém palavras verdadeiras de uma estudante que se sente obrigada a ler um livro no qual a escola mandou. Thanks, love you.

Flah 18/08/2022

Lí esse livro para uma trabalho escolar portanto não foi por escolha. Mas me surpreendi com esse livro já que (geralmente) os livros recomendados pelos meus professores não são tão interessantes para mim, no entanto, eu cheguei até a gostar do livro. (Apesar de ser meio chato em alguns momentos e de o devido protagonista,Vitorino, não aparecer tanto quanto deveria na história)

roque-la 17/08/2022

... meu primeiro livro lido de verdade por conta da escola
achei sim um pouco duvidoso a princípio mas depois comecei a me interessar mais. não parece uma historia ficcional justamente por conta presença de certos nomes e lugares, o que torna o livro bem legal, também como a história é contada por woodruff
bem tops e espero que eu utilize essa leitura da melhor forma possivel ;)

Malu.MacalAs 03/07/2022

enrolado demais
esse foi o livro que se você me perguntasse se eu queria abandonar eu iria falar com toda a certeza que sim.

O que mais me incomodou nele não foi o plot, o plot é até que bom, o que me irritou foi o fato dele enrolar demais, o acontecimento que irá movimentar a história só acontece pra frente da página 100, fazendo com que tudo se torne extremamente massante.

As letras são muito pequenas e os capítulos longos demais, tornou toda a leitura cansativa, a história e o conhecimento que absorvi foram ótimos, mas não sei se recomendaria a alguém

Leandro.Cortese 03/04/2022

Histórico e instigante
Comprei para ler um autor local da cidade onde vivia, Blumenau e pelo meu interesse em capoeira. Me deparei com um romance eletrizante e marcado de referências históricas, o que enriqueceu ainda mais a história.

Nicolly @querumlivro 29/03/2022

LER SOBRE O PASSADO ME ENCHE DE MISTOS SENTIMENTOS!!
É incrível a sensação de quando você estar lendo um livro e ele te faz entrar na história de uma forma que quando você menos espera se encontra no Rio de Janeiro, sendo uma testemunha ocular de tudo que está a acontecendo no ano de 1868. Meu coração apertava com as cenas que retratava o racismo de forma tão crua, a indignação me consumia e consome até hoje com o racismo estrutural tão presente em nossa sociedade.

Senti falta do protagonismo por parte do Vitorino Quissima, vários momentos me peguei pensando no quanto aproveitaria mais a leitura se estivesse lendo o ponto de vista dele. Preciso ler a continuação com urgência, gostei bastante da trama. A literatura nacional deve ser mais valorizada, principalmente quando sua trama retrata parte da história da nossa nação.

Milena 21/10/2021

Por favor leiam!
Sério, essa obra me prendeu de uma forma, eu senti cada luta, me vi como todos os personagens e me agoniei em cada segundo

E gente, incrível como uma mulher negra e escrava é nojenta e repugnante somente até o momento em que vc decide que quer ter relações sexuais com ela!