Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues

Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues Eric Novello

Resenhas - Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues

Paula 16/06/2015

Ótimo!
Exorcismos, amores e uma dose de blues, do brasileiro Eric Novello se passa na cidade fictícia de Libertà, que nada mais é do que São Paulo inserida em um universo paralelo, em que seres humanos e sobrenaturais vivem em sociedade. Há criaturas oníricas, animais feitos de fumaça, guarás que têm o poder de se transformar, lúdicos e a Musa.

A história começa quando Tiago Boanerges, um exorcista amante de blues e apaixonado pela cantora Eliza Goulding, havia sido expulso do Conselho de Hórus, por ter fracassado em uma missão. O Conselho de Hórus é responsável pela investigação do comportamento de seres sobrenaturais. Tiago recebe um telefonema de seu supervisor, que lhe dá uma segunda chance de exorcizar a musa, que estava se apoderando das pessoas, controlando, suas mentes e provocando mortes.
Na obra, há várias referências culturais, sendo o romance Alice no país das Maravilhas, uma das mais fortes, já que os personagens atravessam espelhos e chegam ao Entremundos. As pequenas doses de blues permeiam a vida de Tiago, na sua rotina e na sua jornada no combate à Musa. São citados, Elmore James, BB King, Nina Simone, Luther Allison, entre outros. Aliás, Eric Novello chegou a montar uma playlist no spotify com todas as músicas.
Falando sobre a edição, a capa do livro é incrível e tem tudo a ver com a história. Notei uns poucos erros de revisão e também notei que um dos personagens da obra, o salvaxe Felipe Castilho tem o mesmo nome de um dos assistentes editoriais da Gutenberg. Ele não aparece muito na história, mas a família Castilho tem um papel importante nela.
Recomendo esse livro para quem gosta de música e de histórias de fantasia inseridas do mundo real. É uma história que mistura sonho e realidade e possibilita o encontro entre Tiago Boanerges e Nina Simone, uma história em que guarás fumam e ficam presos no trânsito, uma história que permite que um humano sobreviva sem o coração. Eric Novello tornou tudo isso possível, verossímil, por meio de uma narrativa bastante fluida e agradável.

Anna na biblioteca 02/11/2014

Submundo criativo!
Nada como ter uma segunda chance e Tiago Boanerges agarrou a oportunidade para dar a volta por cima, resgatar sua auto-estima e respeito. Exorcista banido do conselho de Hórus, que regulamenta ações dos seres deste mundo onírico, recebe uma nova proposta de trabalho.
A nova tarefa consiste em investigar justamente quem lhe causou sua quase morte, ruína profissional e desorganizou suas emoções.
Ao lado de Júlia Yagami, sua pupila necromante, aventuram-se pelo temeroso submundo repleto de seres inimagináveis.
Simplesmente surpreendente, uma história para fãs de literatura fantástica, de tirar o fôlego, onde criou uma atmosfera nova, com riqueza de detalhes, diálogos agradáveis, personagens muito bem construídos com uma trama irretocável.

*Resenha completa no blog!

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/2014/11/resenha-exorcismos-amores-e-uma-dose-de.html

Lit.em Pauta 28/07/2017

Literatura em Pauta: seu primeiro portal para críticas e notícias literárias!

"Exorcismos, amores e uma dose de blues é uma fantasia urbana capaz de surpreender com seus aspectos fantásticos e de intrigar com seus mistérios e clima noir. Embora falhe em certos aspectos de sua trama, o romance ainda constitui uma dos melhores exemplares de fantasia urbana nacional"

Participe da discussão, conferindo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/exorcismos-amores-e-uma-dose-de-blues-critica/

Aninha de Tróia 09/05/2017

Gostei bastante do livro e do mundo criado pelo autor. O começo foi difícil para mim porque eram muito seres e lugares diferentes e eu estava bastante distraída na leitura. Então, decidi recomeçar e ler com mais calma; aí funcionou. Estava meio decidida a não gostar do protagonista, mas não resisti (o Tiago é um amorzinho, o mundo precisa de mais Tiagos, rsrs). Achei a maioria dos personagens interessantes, principalmente o Jacques e a Julia. A escrita me confundiu em algumas partes, não sabia o que era presente e o que era passado, mas, relendo devagar e com atenção, consegui resolver isso. Pretendia dar 4 estrelas para o livro, mas o final me encantou e conseguiu a nota máxima, rs. Pretendo ler mais obras do autor e adoraria uma sobre a Julia

Antonio Luiz 20/07/2016

Uma São Paulo chamada Libertà
Autores como Neil Gaiman e China Miéville popularizam internacionalmente a fantasia urbana, gênero no qual o fantástico e o sobrenatural se enredam com a vida real em cidades modernas, ora reais, ora imaginárias, ora um meio-termo dessas duas possibilidades. Um interessante espécime brasileiro deste último caso é Exorcismos, amores e uma dose de blues de Eric Novello, publicado pela Editora Gutenberg.

A obra pode ser lida como um exemplo sui generis de romance policial noir, com uma espécie de detetive como protagonista. Em uma São Paulo alternativa de nome Libertà, seres mágicos conhecidos como oníricos e feéricos convivem no dia-a-dia com humanos e tecnologia moderna, de maneira nem sempre pacífica. Uma organização de exorcistas, o Conselho de Hórus, investiga e policia os abusos e Tiago Boanerges foi um deles. Afastado da organização após um caso no qual se comprometeu de forma indevida e quase foi morto e em dificuldades financeiras, é convidado pelo ex-chefe a participar de uma investigação extraoficial que envolve sua antiga nêmesis, uma poderosa criatura sobrenatural conhecida como “musa” pela qual ele nutre emoções mais do que ambivalentes.

A descrição de Libertà é especialmente fascinante para quem vive na capital paulista. Os endereços, as ruas e a vida noturna são reconhecíveis, mas estão drasticamente transformados pela presença do sobrenatural. Na esquina da Consolação com a Tietê da São Paulo real, há apenas um banal Bar Brejinho, mas na versão de Libertà existe uma Drinqueria Blues onde magos e salvaxes (lobisomens-guarás) bebem e dançam enquanto o gerente consulta seu laptop. Nas vizinhanças da Praça da República, os usuários de crack foram substituídos por viciados em “cinedrona”, uma droga imaginária usada em combinação com realidades virtuais e no hoteizinhos de prostitutas da zona, há a casa La Sombra, onde se paga por sexo com mulheres possuídas por entidades oníricas chamadas efrites.

A saída de emergência do Cine Lótus, versão local do prosaico Cine Belas Artes, leva a um portal para o Entremundos, um misto de limbo e País Através do Espelho que conecta diferentes planos da realidade. Mas talvez o mais fantástico seja que no lugar dos fedorentos esgotos a céu aberto conhecidos como Tietê e Pinheiros existam belas hidrovias cercadas de parques e navegadas por iates e catamarãs.

Nem só de mistérios e ambientes intrigantes vive o enredo. A história de vida, os amores e as amizades compõem um retrato convincente e às vezes comovente do frágil, corajoso e simpático Tiago Boanerges em sua luta para sustentar sua decência em meio a um mar de corrupção e de perigos físicos e sobrenaturais. Tem como ajudante e pupila uma jovem necromante nipo-brasileira chamada Julia Yagami e para quebrar um clichê comum em enredos do gênero, ela é uma aliada, amiga e parceira a toda prova, mas não uma amante. Não que Tiago seja um adepto da castidade. Bissexual, protagoniza uma escaldante cena erótica a três com a vocalista e o guitarrista de sua banda favorita.

O maior reparo a fazer ao romance está na conclusão. O percurso é fantástico, os personagens cativantes, mas o final fica aquém da expectativa. O confronto definitivo é mais artificial e menos interessante que a maioria dos conflitos secundários que o precedem e a etérea antagonista se mostra bem menos poderosa e instigante do que se anunciava. Entretanto, para quem sabe que mais importante do que a chegada é o caminhar, a experiência de conhecer esse duplo da Pauliceia Desvairada e seus incríveis habitantes é recompensa suficiente.
----------------------------------
Leia um trecho:

Na porta de entrada, a pintura colorida de um crânio – com sóis no lugar dos olhos e um falcão de asas estendidas no centro da testa – o encarava como um guardião. Batizada de “absentia”, levava a assinatura de uma velha amiga da família. Era uma imagem simbólica, que lhe dizia muito, e por isso podia usá-la como uma aegis, uma proteção.

O exorcista espalmou os sóis e se concentrou nas defesas criadas por ele simultaneamente às pinceladas dadas sobre a madeira, verificando se ainda estavam íntegras. Aquele cômodo era seu refúgio psicológico e físico, um bunker em caso de um confronto com oníricos que não pudesse lidar.

Assim que entrou na sala e acendeu as luzes, ouviu um miado manhoso. Ori vinha pelo corredor como um gato normal, pé ante pé, em sua direção. Sentia-se atraído pelo lugar, curioso para desvendar a parte da casa que lhe era proibida, já que a magia de proteção impedia a sua passagem e a de qualquer outro habitante do mundo dos sonhos.

“Sinto muito, rapaz. Os brinquedos aqui são caros demais para você jogar no chão”.

Ori interrompeu o passeio e se sentou, olhos fixos no dono. Tiago esperou um miado de reclamação que não veio. Fez shhh mandando-o voltar, mas, em vez disso, o gato desapareceu. Se tivesse de apostar, diria que ele estava ali, no mesmo lugar, mirando-o com seus olhos negros.
Lorena Miyuki 20/07/2016minha estante
Antonio, pode me tirar uma dúvida? Existe algum personagem LGBTQ* na trama? Se sim, quem? (estou fazendo uma pesquisa, não tive tempo de ler o livro e preciso muito dessa informação)

Eduardo Vilalon 29/01/2017minha estante
Ao que parece é o protagonista, bissexual.

nat_andrade 13/02/2021

É um livro bem elaborado e intenso. Me deixou meio confusa com seu estilo narrativo e formação de frases, mas acabei pegando o ritmo. Uma fantasia mais do que recomendada.

Rocha Anselmo 07/08/2021

Genial!
Com certeza entrou no meu top 5 leituras do ano. Eric Novello é simplesmente genial, toda a construção da narrativa é viciante e eu queria ter lido mais devagar porque agora estou me sentindo órfã, mas é impossível não devorar esse livro. A personalidade do Tiago é uma das coisas que mais adorei nesse livro, o caráter duvidoso do protagonista era tudo que eu queria ler. Além disso, Tiago Boanerges é com certeza o meu personagem bissexual/pansexual favorito de todos, a sexualidade do personagem é apresentada de forma muito inteligente e eu queria tanto ler um personagem assim que foi impossível conter a euforia durante a leitura. A escrita é deliciosa e é obrigatório ouvir todas as músicas e artistas referenciados durante o livro. A amizade do Tiago e da Julia foi uma das minhas coisas favoritas, é muito bonita a relação que eles desenvolvem e os diálogos entre os dois sempre me deram uma sensação muito gostosa de realmente estar presenciando a interação entre dois grandes amigos. Com certeza vou procurar mais obras do autor, esse livro é perfeito do início ao fim.

Vanessa 29/03/2022

Fantasia nacional de alto grau
Quando eu comecei a ler "Exorcismos..." eu automaticamente comparei com Porém Bruxa da Carol Chiovatto. Mas são duas obras diferentes, bem diferentes.
Exorcismos se passa em Libertá (que é uma São Paulo com nome e população diferente); O livro trás uma diversidade enorme de criaturas fantásticas; E Thiago Boanerges (personagem principal) podem entrar no dicionário como sinônimo de resistência.
Achei o início um pouco arrastado, mas são muitos detalhes, para serem contados. Uma colcha de retalhos a ser costurada, até a história começar a se desenrolar. Mesmo assim isso se passa de forma leve. Primeiro pelo conteúdo, depois pela escrita de Erick que é muito boa. Mesmo assim é bom separar essa leitura para um momento de atenção pra não se perder entre o mundo real e o Yume.

Sophia.Cueto 08/02/2015

Exorcismos, amores e uma dose de blues por Eric Novello
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

Exorcismos, amores e uma dose de blues é mais um que faz parte da pequena coleção momentos incríveis que me fazem lembrar da Bienal do Livro de São Paulo, já que eu tive alguns breves momentos de contatos com o Eric, o autor, que é uma pessoa super interessante!

Já faz alguns meses que eu li esse livro, então eu peço perdão se eu não conseguir fazer essa resenha com toda a precisão que eu normalmente costumo fazer, mas de forma geral eu me lembro bem dos eventos gerais dele ainda.

Ele vai tratar a história de Tiago, um exorcista experiente que foi expulso do Conselho de Hórus, que recebe uma proposta de trabalho um pouco fora do comum: terminar o trabalho que inicialmente foi a causa de seu fracasso no passado. O universo da história se passa por Libertá, que é uma espécie de São Paulo paralela, onde pessoas vivem de forma… digamos que harmoniosa com criaturas sobrenaturais. Além disso, o livro todo tem uma aura, uma ambientação um pouco mais pesada mesmo; enquanto eu lia o livro me imaginei perfeitamente tudo que o autor descrevia, todas as cenas, todos os detalhes de cenário, todas as trilhas sonoras, nada passou longe dos meus olhos e do meu pensamento.

O que eu posso dizer de primeira mão é que eu não diria que esse livro é tanto para uma categoria de young adult, ele estaria quase no meio termo entre o gênero e o adulto, mas também sem ser necessariamente um new adult por ser um livro de gênero fantástico como foco, e não o romance. Na verdade, o romance é uma das menores partes desse livro, o que pra mim foi uma coisa super positiva, já que eu já tava ficando um pouco saturada de livros com foco muito grande nos personagens e no romance deles.

O Eric foca muito sim no desenvolvimento do Anderson e da Julia – outra personagem – ao longo de todo livro, mas isso é neles como pessoas emocionalmente e também em suas profissões, já que o Anderson é um exorcista e a Julia é uma necromante. É muito bacana ver o personagem principal ficando cada vez mais forte a medida que você vai passando as páginas, mesmo que muitas vezes ele mesmo e as outras pessoas ao seu redor ficam duvidando da sua capacidade de lutar contra os seus erros do passado e se tornar uma pessoa melhor. Pra mim esse foi um dos pontos principais do livro, sem sombra de dúvidas.

Também gostei muito do desenvolvimento de Libertá, ela muito bem descrita, assim como as alusões aos outros reflexos paralelos. O Eric criou o universo no seu livro de uma forma que parece tão real que é possível se imaginar pegando de fato vivendo nele e fazendo coisas rotineiras nele, como indo para um bar ou casa de shows usando desde transporte público até um portal escondido nos fundos de um hostel perto da sua casa.

Foi um dos melhores livros que eu li ano passado, sem sombra de dúvidas é uma leitura que eu recomendo para muitas pessoas, principalmente à aquelas que são fãs de literatura fantástica e de música, acho que elas vão se identificar ainda mais com o personagem principal deste livro. Depois de ler EAEDB pode ter certeza que eu irei conferir outras obras do Eric no futuro, porque não apaixonei apenas com a história, mas com a escrita dele que foi extremamente cativante para mim.

Avaliação: 5/5 estrelas.

site: https://lepaperwings.wordpress.com

Gaby 27/12/2014

Exorcismos, amores e uma dose de blues!
Estava com um pouco de ressaca literária depois de ler muitos livros bons, porém quase todos do mesmo gênero, dei uma parada com as leituras pois precisava de algo novo, algo que me estimulasse novamente, foi quando o correio chegou com meu exemplar; exemplar este que foi cortesia pela parceria com o Grupo Autêntica.
Comecei a lê-lo e fui me sintonizando com os personagens, e adorando vivenciar a vida em Libertà, que trouxe muitas ideias novas para minha mente, a cada capítulo lido fui me empolgando e querendo mais e mais saber dos mistérios que rondavam a cidade, o que estava por trás dos assassinatos.
Libertà é uma cidade recheada de magia e seres oníricos onde quem comanda tudo a respeito do sobrenatural é o conselho de Hórus, uma espécie de polícia que ajuda a combater os acontecimentos feéricos que saírem de controle na cidade, ameaçando assim seus moradores humanos.
Thiago é um exorcista que foi expulso do Conselho por ter se envolvido com uma musa, tanto sentimental como sexualmente, porém alguns anos depois do acontecido e a musa já ter sido exorcizada do corpo de Liz, ela começa a amedrontar novamente a cidade, por esse motivo Thiago foi novamente chamado por Marcos Sardenha, seu antigo chefe, para ajudar a combater esse ser e também proteger Liz, para que ela não venha a ser possuída novamente.
O exorcista conta com a ajuda dos guarás e também de sua aluna Julia, uma necromante para poder desvendar todo esse mistério, e assim tentar novamente exorcizar a musa que está aterrorizando a todos.
Eles farão viagens ao Entremundos para pedir ajuda aos habitantes de lá, haverá muita surpresa, pois o Entremundos está um caos, será que existe uma ligação desse caos com a musa, será que realmente é ela que está por trás de todo o mistério? Fica a dúvida, e descubra tudo lendo Exorcismos, amores e uma dose de blues!

site: www.moradadolivro.blogspot.com

Vinicius Marcolino 30/10/2023

Uma supresa maravilhosa
A ambientação que o autor nos apresenta me lembrou muito Constantine. Adorei a vibe que o livro passa e mesmo que em alguns momentos a narrativa seja lenta, você não acha chata e anseia por mais.

Os mistérios que envolvem a cidade, a interação dos personagens e os capítulos narrados para descobrirmos as histórias e os sentimentos da maioria dos personagens, deixa você mais imersivo na história.

@juliusverse 08/03/2024

O livro tem uma ambientação boa e conceitos muito interessantes, mas não gostei muito do ritmo. Acho que poderia ter entregado algumas informações antes e tem certas cenas que me deram a impressão de barriga. Mas é um livro legal.