Por Marx

Resenhas - A Favor de Marx

Lista de Livros 16/01/2021

Lista de Livros: Por Marx, de Louis Althusser
Parte I:

“A compreensão de um desenvolvimento ideológico implica, no nível da própria ideologia, o conhecimento conjunto e simultâneo do campo ideológico no qual surge e se desenvolve um pensamento; e a atualização da unidade interna desse pensamento: sua problemática. O conhecimento do campo ideológico supõe o conhecimento das problemáticas que aí se compõem ou se opõem. É o relacionamento da problemática própria do pensamento individual considerado com as problemáticas próprias dos pensamentos pertencentes ao campo ideológico que pode mostrar qual é a diferença específica de seu autor, ou seja, se surge um sentido novo. Evidentemente, a história real ronda todo esse processo complexo.”

XXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Dizer que é um problema teórico implica o fato de que não se trata de uma simples dificuldade imaginária, mas de uma dificuldade realmente existente colocada na forma de problema, ou seja, numa forma submetida a condições imperativas: definição do campo de conhecimentos (teóricos) no qual se coloca (se situa) o problema, definição do lugar exato de sua posição e dos conceitos requeridos para colocá-lo.
Unicamente a posição, o exame e a resolução do problema, ou seja, a prática teórica na qual nos vamos empenhar, poderão fornecer a prova de que essas condições são respeitadas.”

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte III:

“Para nós, o “real” não é uma palavra de ordem teórica: o real é o objeto real, que existe, independentemente de seu conhecimento, mas que não pode ser definido senão por seu conhecimento. Nessa segunda relação, teórica, o real forma uma unidade com os meios de seu conhecimento; o real é sua estrutura conhecida ou a conhecer, é o objeto mesmo da teoria marxista, esse objeto demarcado pelas grandes descobertas teóricas de Marx e de Lenin, esse campo teórico imenso e vivo, em constante desenvolvimento, onde doravante os acontecimentos da história humana podem ser dominados pela prática dos homens, porque estão submetidos à sua apreensão conceitual, ao seu conhecimento.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/12/por-marx-parte-iii-de-louis-althusser.html