Perdido em Marte

Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Classificação: 5/5 estrelas

Como uma obra de ficção em ascensão, Perdido em Marte foi um dos livros que logo prendeu meu interesse pelo fato de ter uma premissa inovadora. Com a adaptação em andamento, não quis perder tempo e aproveitei os ótimos comentários para ingressar de cabeça na leitura deste livro e estava certo quanto a isso. O melhor de tudo é que, depois de iniciar a leitura, perceber que a trama não envolverá apenas ficção científica, mas mesclará também suspense com aquele toque de humor, tornou-o impossível de largar.

"Estou ferrado. Essa é a minha opinião abalizada. Ferrado."

Mark Watney foi o décimo sétimo astronauta a pisar em Marte, mas muito provavelmente será o primeiro a morrer no solo vermelho. Certos que Mark estava morto depois de uma tempestade, a tripulação da missão Ares 3 acaba deixando o planeta vermelho. Mas Mark está vivo, pelo menos por enquanto. Haverá outra expedição em alguns anos e essa é a esperança de Mark, conseguir manter-se vivo até a chegada da Ares 4 mas isso não quer dizer que será uma tarefa fácil.

"[12:04] JPL: E cuidado com o vocabulário. Tudo o que você digita está sendo transmitido ao vivo para o mundo inteiro.

[12:15] WATNEY: Veja! Um par de peitos! (.Y.)"

O primeiro ponto notável é o protagonista brilhante. Além de ser extremamente inteligente, o autor criou um protagonista totalmente sagaz e altamente irônico, que faz com que você sinta-se cada vez mais a vontade com ele e com a leitura. Ele consegue despertar mil e uma sensações em mim: torcia por ele, sentia-me feliz com sua realizações, me desesperava quando algo dava errado, mas sua principal característica é o sarcasmo que atinge você de forma certeira, você não consegue parar de dar risadas e realmente se divertir com sua presença de espirito. Mark foi praticamente meu amigo durante a leitura.

Outro ponto claramente marcante é a forma como o autor trabalhou todas as informações. De uma forma bastante clara e objetiva, o autor conseguiu descrever com destreza e explicar de uma maneira compreensiva tudo o que envolvia o universo sci-fi presente na obra. Eu adorei isso porque um dos problemas que eu enfrento com o gênero é justamente certas explicações e divagações que eu simplesmente não consigo entender mas Weir quebra isso. Além do humor impagável do protagonista — que facilita e muito o caminhar da leitura –, o autor tem uma facilidade para explicar tudo pelo que o protagonista passa.

"Por que o Aquaman consegue controlar baleias? Elas são mamíferos! Não faz sentido."

Andy Weir é O cara. Sem dúvidas um dos melhores livros estreantes que eu já li. O autor traz de uma maneira totalmente descontraída uma ficção científica que te manterá preso do início ao fim e você ainda pedirá por mais. Se não bastasse o livro todo ter me conquistado, o desfecho ainda deixa um mensagem incrivelmente positiva que nos leva a refletir e não vou falar mais para não soltar spoilers. Como uma das minhas leituras favoritas do ano passado, recomendo porque o autor consegue divertir o leitor mesmo ao tratar de um assunto tão denso e ainda traz um desfecho surpreendente. Nunca foi tão gostoso ler ficção científica.

Resenha por: Emanuel

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Pamys 16/04/2015

Incrivelmente incrível!
Bem, tenho que agradecer ao SKOOB por esse livro, pois recebi por cortesia, e confesso que não dava nada por ele.

Aí eu resolvi ler...

...e me apaixonei!

A cada palavra, a cada nova surpresa, você fica mais apegado a este astronauta carismático que é Mark Watney.
Ao ler, me angustiei sempre que algo não saia como planejado, comemorei com Mark cada conquista; e ri. Ri muito! Ri demais com tudo.

É um livro de fácil leitura, com alguns termos técnicos, afinal, Mark explica em detalhes suas operações.

E no fim de tudo isso, você ainda se emociona. A visão de Mark acerca de tudo o que aconteceu é impressionante. Chega a ser comovente.

Vou sentir falta da rotina inesperada de Mark, e espero que hajam mais livros escritos por nosso querido Andy Weir.

E sério, CHEGA LOGO NOVEMBRO! !!

Espero que o filme não decepcione.

???????????????????

Lucas 24/06/2015

Pode parecer que um livro que se passa em Marte mostrando a sobrevivência de um único homem que lá se encontra seja chato e monótono. Mas não é isso que acontece em Perdido em Marte, romance de estreia de Andy Weir. Nele, acompanhamos Mark Watney, astronauta que acaba ficando em Marte após seus colegas de missão pensarem que ele havia morrido.

É a partir daí que a história se desenrola. Acompanhamos o protagonista utilizando seu conhecimento e o equipamento disponível para sobreviver. O livro tem bastante embasamento científico e ele realmente explica o que está fazendo para que o oxigênio não acabe ou para estabelecer contato com a NASA. Mas isso não torna a leitura chata ou lenta. O autor sabe trabalhar esse lado da obra de forma a não deixá-la tediosa.

Isso se dá, em grande parte, pelo bom humor do protagonista. Apesar de estar sozinho no planeta vermelho, ele é divertidíssimo. O livro é narrado, em sua maioria, em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Mark. Mesmo quando a situação estava nada favorável, a forma como ele contava tudo era divertida. Esse, com certeza, foi um dos pontos positivos da obra. A leitura é leve, rápida e engraçada. Algumas passagens chegam a ser hilárias devido ao sarcasmo e ironia do protagonista.

Em certo ponto, passamos a acompanhar a equipe que está trabalhando na Terra para resgatar Mark. (Isso não é spoiler, OK?) Essa adição de ponto de vista deu uma boa dinâmica para a história. Mesmo a trama já estando interessante somente com o que estava acontecendo em Marte, ver o que se passava na Terra só deixou a história ainda melhor.

O livro é mais do que recomendado, principalmente para quem procura uma trama surpreendente e que prende o leitor até o final. Além de ser uma leitura tranquila, é bastante engraçada e diferente do que estamos acostumados a ver ultimamente.

site: Para mais resenhas, acesse: www.estantenerd.com

Mitopacheco 27/04/2015

Livro digno de pertencer ao gênero científico
Mark Watney é um astronauta que participa da missão ares 3, que por conta de tempestades de areia é abortada, e a partir disso fica isolado em marte.
Passando por todas as adversidades que um terráqueo (e um marciano) pode passar, ele luta pela sua sobrevivência sempre com ânimo e bom humor.
Livro digno e comparável a grandes obras de ficção científica, com o tom científico bastante impregnado, o livro desenvolve uma história onde detalha com perfeição a área aeroespacial, a física, engenharias e botânica, e sua importância para a sobrevivência dos personagem incrivelmente construídos e carismáticos, sentirei falta das brincadeiras de Watney !

Nathália 27/04/2015

Um livro que não foi feito para os leigos em relação à esse tema
O livro é muito técnico, cheio de termos científicos que pessoas como eu, não entendem praticamente nada. É Repleto de matemática, biologia, física, química etc.
A vantagem é que através dessas ciências, das infinitas explicações, a história toda parece ser possível de acontecer, é algo com fundamentos e fatos já conhecidos. Mas confesso que em diversas partes eu meio que passava o olho, pois é muita coisa que eu não sei o significado, o que acabava impedindo minha mente de conseguir imaginar as cenas.
No geral, eu gostei do livro. Adoro ficção científica e viagens espaciais e tal. Mas o final foi tão óbvio que não fechei o livro em êxtase, com aquele sentimento incrível da surpresa, e isso me decepcionou :(
Contudo, estou ansiosa pra adaptação cinematográfica de Perdido em Marte, que estreará dia 29 de novembro desse ano, se eu não me engano.
Por fim, recomendo esse livro se você gostar muito desse tema e não se importar de não saber o significado e representação de muitas coisas.

PS: O protagonista (WATNEY) é muito legal

Ricardo 29/04/2015

O resgate da Ficção Científica
Sempre fui um fã de ficção científica mas ultimamente tenho deixado esse gênero de lado pela quantidade de obras nível B, C e abaixo oferecidas pelo mercado. Andy Weir mostra, de maneira magistral, o quê de fato deve-se entender por ficção científica. Uma história empolgante com elementos e fatos científicos colocados de maneira elegante e nos momentos certos. Em Perdido em Marte a ciência e suas soluções são o ponto central. É interessantíssimo ler como Mark Watney (personagem principal) sobrevive em Marte utilizando seus profundos conhecimentos científicos. A escrita é fluida e simples com os fatos científicos sendo exposto em uma linguagem clara e que qualquer um pode entender.
Um livro de grande peso para a ficção científica moderna. Uma luz de esperança para esse gênero literário tão interessante.

Junioxavi 04/05/2015

O Poder da Esperança
Ao ler “Perdido em Marte” pude compreender que embora estejamos passando por grandes adversidades, é importante sempre manter em mente os sentimentos mais preciosos que podemos ter, a Esperança e a Força de Vontade. Mesmo que a situação pareça estar perdida, como no caso do personagem “Mark Watney”, um astronauta que ao sofrer um terrível acidente, encontra-se preso, ferido e completamente sozinho no planeta vermelho.
Durante todo o livro, o autor deixa bem claro que nada em momento algum, irá ser fácil. O planeta tenta matar ele de varias formas possíveis, problemas com comida, acampamento, oxigênio, transporte, entre outros. E mesmo com a sentencia de morte decretada, Mark Watney consegue manter seu incrível senso de humor inabalável enquanto resolve cada uma de suas dificuldades.
Podemos concluir que a vida irá nos testar de inúmeras formas o tempo todo, e para conseguirmos vencer todos os desafios postos à nossa frente, precisamos estar sempre preparados. Muitas vezes temos a impressão de que tudo está perdido, e que desistir é a única solução viável, mas são nessas horas que encontramos a verdadeira resposta de “Porque estamos aqui?”, e quando descobrimos isso conseguimos nos levantar e seguir em frente, até o fim, e sem desistir.

ViagensdePapel 13/05/2015

Perdido em Marte, de Andy Weir
Escolhi uma das minhas partes favoritas do livro para começar esta crítica; como pode alguém perdido em Marte se questionar sobre os poderes do Aquaman?! Isso é uma coisa que só Mark Watney pode fazer.

“Por que o Aquaman consegue controlar baleias? Elas são mamíferos! Não faz sentido.”
A narração da história já começa com o astronauta Mark Watney perdido em Marte. Após um acidente, a equipe de astronautas enviada em uma missão à Marte, liderada pela comandante Lewis, acaba deixando Watney sozinho lá, acreditando que ele está morto, já que após o acidente toda a equipe perdeu contato com ele. Mas Watney sobreviveu, e agora está completamente sozinho, condenado a morte.

Acompanhamos a luta pela sobrevivência de Watney pelos seus diários de bordo. Os dias em Marte são mais longos e contados como Sol, a história se inicia em Sol 6, logo após o astronauta recuperar a consciência depois do acidente. Completamente sozinho, ele planeja cada passo que deve dar, e desde o início passa a racionar seus alimentos, pois acredita que com sorte ele conseguirá sobreviver até a Ares 4 (outra missão de exploração à Marte). Watney e seus companheiros faziam parte da Ares 3, mas a missão acabou quando o acidente aconteceu, e seus colegas foram embora.

Watney é um homem extremamente inteligente. Biólogo formado, uma de suas obrigações era avaliar o solo de Marte e testar se o solo é capaz de cultivar alimentos. Ele levou consigo um pouco de solo terrestre para testes, e isso acaba por ser uma possível salvação, pois se ele conseguir misturar o solo terrestre com o solo de Marte, talvez ele consiga plantar batatas, o que garantiria muitos dias de alimento para ele, fazendo com que ele sobrevivesse até a chegada da Ares 4. Apesar de estar completamente ferrado, Watney tem sorte, pois conta com equipamentos da Nasa, já que partes da nave que ficaram lá, que permitem que ele tenha onde dormir, oxigênio e até um pouco de lazer, já que seus companheiros deixaram todos os pertences (livros, filmes e etc). Só não permitem contato com a Terra, já que as antenas quebraram e não tem chance de conserto.

Além dos diários de bordo, acompanhamos as história pela visão das pessoas da Terra, como reagem aos descobrirem pela imagem de um satélite que ele está vivo, e que não podem fazer nada para ajudá-lo. A Nasa entra em estado de alerta, e tenta de diversas maneiras arrumar um jeito de resgatar Watney, o que é quase impossível pois não conseguem se comunicar com o astronauta.

Sobre a história, acho melhor parar de contar por aqui, pois acredito que se eu falar mais vou acabar dando spoilers e será bem melhor se vocês descobrirem na leitura tudo o que acontece.

O livro é excelente, me prendi muito rápido na leitura, o autor soube escrever de uma maneira que faz com que a gente fique totalmente envolvido e na expectativa para o que vai acontecer; e olha que acontece muita coisa, me senti em uma montanha russa, toda vez que eu via uma luz no fim do túnel o autor arrumava uma maneira de acabar com as minhas esperanças.

Os personagens são muito bons, fiquei com uma vontade imensa de dar um abraço no Watney e na Lewis, como eu amei esses personagens! Cada um tem sua história muito bem explorada, e são humanos, digo na maneira como agem, expostos a seus sentimentos, e suas falhas. Apesar de a situação ser grave, o livro tem um lado cômico que suaviza tudo, o personagem principal faz muitas piadinhas no meio da história que trazem mais leveza para as situações.

A leitura no início é um pouco difícil, pois o autor usa muitos termos técnicos, ele se empenhou muito em fazer uma obra completa, a narrativa tem muitas partes técnicas que explicam tudo o que Watney está fazendo, isso nos ajuda muito a entender o que está acontecendo, mas dificulta um pouco a leitura, nada que incomode tanto.

Perdido em Marte leva 5 estrelas por ser um livro excelente, desde a história até a edição da Arqueiro que está muito bonita, a capa deste livro é linda e me ganhou no momento em que vi. Se você gosta de livros que te prendem e de aventuras espaciais, Perdido em Marte é uma ótima opção!

Ps.: Foi confirmado que terá uma adaptação cinematográfica, e que Watney será interpretado pelo ator Matt Damon. Nem preciso dizer que já estou muito ansiosa, né?!

“Então esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou no Hab projetado para durar 31 dias. Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome. Então, é isso mesmo. Estou ferrado.”

“É uma sensação estranha. A todos os lugares que vou, sou o primeiro. Sair do veículo espacial? Sou o primeiro homem a pisar ali! Subir uma colina? Sou o primeiro a escalá-la! Chutar uma pedra? Aquela pedra não se mexia havia um milhão de anos!”

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/01/perdido-em-marte-por-andy-weir.html

Max 31/05/2015

Por que o Aquaman controla baleias? elas são mamíferos, não faz sentido. ( Mark Watney)
Matemática, Química, Física e Engenharia aparecem constantemente nesse livro, o que o torna para pessoas não dotadas de um nível de inteligência acima da média ( como eu) um pouco difícil de compreende-lo. Mas essa linguagem técnica não interfere em nada na história, ainda é possível compreender sua mensagem.
É um livro extremamente engraçado. confesso que ri muito do começo ao fim, o bom humor de Watney, personagem principal, parece não ter fim, mesmo com tudo conspirando contra ele, ele não perde o humor.
É uma leitura cativante, que te prende do começo ao fim, que faz você não querer parar de ler ( li ele em dois dias). Apesar do final bastante óbvio ( spoiler: ele é resgatado), diante o desenvolver acontecem situações que te surpreendem, que vão te fazer ficar triste e feliz por Watney.
Pra quem ama ficção científica e astronomia, e um ótimo livro, sem exageros e situações absurdas ou impossíveis. Andy Weir escreveu um dos melhores livros que já li

Gabriel Lima 01/06/2015

Engreçado e Dramático ao mesmo tempo!!
Perdido em Marte é um livro de ficção cientifica, é um livro um pouco carregado devido aos seus inúmeros termos técnicos e abreviações de nomes de máquinas, mas fora isso é uma leitura muito gostosa, em certos momentos esse livro poderia até ser classificado como um drama.
Excelente livro, as piadas que o personagem faz e as referências contidas no livro são maravilhosas

site: http://comosolhosnoslivros.blogspot.com.br/2015/06/perdido-em-marte-andy-weir-resenha.html

Helio 01/06/2015

Uma releitura de 'Robison Crusoé em Marte', bem mais detalhada, mas um tanto irreverente demais pro meu gosto!

Airechu0 10/06/2015

Empolgante, plausível e gostoso de ler!
Duas outras missões Ares já haviam estado lá e alcançado um êxito sem precedentes. Aquela já era a terceira vez que humanos pousavam em Marte. Seis tripulantes altamente capacitados e treinados viveriam ali durante um mês fazendo pesquisas de campo e experiências científicas até que as condições de retorno fossem favoráveis e todos os preparativos para a partida estivessem em ordem. Mas no 6º dia (ou Sol) algo saiu errado. Uma forte tempestade de vento ameaçava destruir todos os equipamentos. A missão foi abortada e os astronautas receberam ordens para entrarem no VAM (Veículo de Ascenção de Marte) e saírem de lá o quanto antes. Na correria e por puro azar Mark Watney é atingido por uma antena de comunicação arremessada pelo vento e cai desacordado. Após procurar e não encontrar e julgando que ele havia morrido, a tripulação parte deixando-o para trás. Contudo ele sobrevive e agora sozinho e sem ter como se comunicar com a tripulação e a Terra, terá de encarar uma luta ferrenha contra um planeta hostil se quiser viver.

E sobreviver em Marte não será nada fácil. As provisões são limitadas, a atmosfera é tóxica e a temperatura é congelante. Um resgate a partir da Terra levaria anos, os equipamentos simplesmente param de funcionar e ninguém sabe que Mark está vivo! Bem trágico, não? Mas por sorte o que não falta em Mark Watney é uma incrível e contagiante vontade de viver.

Assim começa Perdido em Marte, livro de estreia de Andy Weir e que vem arrancando elogios da crítica especializada mundo afora. Quem me conhece sabe o quanto a pesquisa e a exploração espacial me deixam entusiasmado. Quando soube da temática deste livro não tive dúvidas de que fosse gostar.

O personagem principal, o nosso improvável sobrevivente, é um engenheiro mecânico e botânico. O fato dele ser também um astronauta já o faria ser alguém excepcional para os padrões mundanos mas não são estas as características que o tornam marcante. Seu senso de humor, velocidade de raciocínio e capacidade de improvisação juntamente com seu carisma e otimismo são os pontos fortes da sua personalidade e os que mais me cativaram. Fica impossível não se ver torcendo para que ele consiga se manter vivo e consiga voltar à Terra.

A maior parte do texto é composta pelos diários de bordo narrados em primeira pessoa pelo próprio Mark Watney. Com muita perspicácia, bom humor e boas doses de sarcasmo, ele nos relata didaticamente tudo o que faz para sobreviver naquele ambiente hostil. Em outros pontos a narrativa muda para a terceira pessoa e temos cortes para a Terra (com a NASA, os bastidores das missões espaciais e a repercussão midiática) e para a nave Hermes, na qual viajam de volta os colegas de Mark.

Tais mudanças não são abruptas e são feitas entre os capítulos ou em intersecções ao longo dos mesmos. A tensão em ambos os casos é constante. Você quer saber como serão os próximos sóis de Mark Watney, como ele irá resolver os próximos problemas e se ele irá sobreviver até o resgate.

Por tratar de uma das mais ambiciosas jornadas que a ciência e a tecnologia podem empreender, é inevitável (e seria um erro se não fosse assim) que o livro apresente vários conceitos técnicos e siglas em suas páginas, contudo o texto é extremamente acessível. Leigos não terão dificuldade em entender os cálculos e conceitos de física e química por trás das muitas improvisações de Mark.

Outro ponto interessante é o de Perdido em Marte ser uma obra de ficção extremamente plausível. A história se passa no nosso quintal celeste e na iminência do nosso tempo. Não é uma viagem a outra galáxia ou sequer a outro sistema estelar, tampouco se passa a milênios no futuro ou aborda improváveis viagens no tempo. Não requer tecnologias mirabolantes tais como dobra, buracos-de-minhoca ou buracos-negros tão comuns em outras obras de ficção científica, e que nem sabemos como (ou mesmo se vamos) dominar algum dia. A chegada do homem à Marte é apenas uma questão de tempo e vontade. Já dispomos de boa parte da tecnologia de propulsão e conhecemos melhor o planeta vermelho do que os nossos oceanos. Num futuro muito próximo podemos esperar que uma missão como a Ares descrita no livro chegue lá. (E que nenhum astronauta precise ser como um Mark Watney). Neste aspecto, vejo este livro como uma possível prévia de uma missão real.

Perdido em Marte me deixou extremamente empolgado! É uma ficção moderna, plausível e gostosa de ler com um forte apelo humano pela perseverança e sobrevivência. É a prova de que quando nos unimos num objetivo comum podemos literalmente fazer o impossível. Ouso dizer que já é um dos melhores que li este ano e recomendo fortemente a todos.

site: http://www.multiversox.com.br/2015/06/perdido-em-marte.html

Ana Rocha 16/01/2015

1° - Estou fazendo simpatias pra que o Andy Weir lance alguma coisa sobre o "depois do final" de livro e salve alguém (eu) a beira de um colapso nervoso (talvez ele já tenha lançado, não tive sanidade física e psicológica de "googlar" nada ainda).
2° - 4 estrelas porque achei que faltaram algumas coisas (psicológico do protagonista, principalmente).
3° - Espero do fundo do meu humilde coração que o filme traga essa uma estrela a menos que dei pro livro.
4° - Ainda faltam cerca de nove meses pra lançarem o filme e eu já posso dizer que nunca quis que 2015 passasse tão rápido.

Daniel 11/06/2015

Retorno à boa e velha Ficção científica de raiz
DIÁRIO DE BORDO: SOL 526

Acabei de terminar um dos melhores livros que li há tempos. É um retorno às origens da verdadeira ficção científica, te faz lembrar dos clássicos. Um livro que te deixa realmente angustiado e ínfimo em relação à imensidade da solidão . Deste livro só posso tirar uma coisa, além do grande amor pela ciência

"Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção. Sim, existem babacas que não se importam, mas são uma ínfima minoria. E, por causa disso, bilhões de pessoas ficaram do meu lado"

(trecho do livro)

MiCandeloro 12/06/2015

Melhor livro sci-fi sobre o espaço que já li!
Mark Watney foi enviado a Marte, juntamente com outros cinco astronautas, para participar da Ares 3. A ideia era de que eles ficassem por lá durante 31 dias coletando rochas e solo marciano para análise. Porém, em Sol 6, uma tempestade de areia atingiu o local em que o Hab estava instalado e a Nasa os obrigou a abortar a missão. Enquanto a tripulação corria até o VAM, em meio a ventos de 175km/h, sem nenhuma visibilidade, uma antena se desprendeu do aparato de comunicação e atingiu Mark, rasgando seu traje espacial, danificando o seu equipamento e matando-o.

A comandante Lewis teve que tomar uma difícil decisão e deu a ordem a Martinez para decolar o VAM, deixando o corpo do amigo para trás. Um resgate naquelas péssimas condições colocaria a vida de todos em risco. Assim que tal fatalidade foi noticiada pela Nasa, a mídia enlouqueceu! Acamparam feito abutres no Centro Espacial Johnson, ansiando por novidades. O mundo parou para chorar por Mark Watney, que se tornou um mártir.

Porém, o que ninguém podia imaginar é que, por causa de uma sequência ridícula de acontecimentos, Mark Watney havia sobrevivido. Agora, ele estava perdido em Marte, incomunicável, com um número limitado de suprimentos, vivendo numa estrutura que havia sido criada para durar por 31 dias e tentando quebrar a cabeça para descobrir como se manter vivo.

"Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome. Então, é isso mesmo. Estou ferrado."

Apesar do péssimo prognóstico, as esperanças de Mark não estavam completamente perdidas. Outros astronautas pousariam no planeta vermelho, em quatro anos, quando a Ares 4 chegasse. O problema é que, para ser resgatado, Mark teria que percorrer 3.200 quilômetros da sua localização, sozinho.

Mark precisava traçar um plano, e seu objetivo principal resumia-se em consertar o rádio e fazer contato com a Terra. Ele ia precisar de toda a ajuda possível para resistir naquele local inóspito.

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Li Perdido em Marte sem nenhuma pretensão ou expectativa e me surpreendi demais com a história, a começar pela escrita irônica e com uma ótima pitada de humor negro de Andy Weir, que muito me agradou. Não imaginava que fosse encontrar diversos pontos de vista durante o texto, intercalados entre a primeira e a terceira pessoa, algo que deixou a trama bem dinâmica e intrigante, já que nunca sabíamos o que esperar logo em seguida.

Num primeiro momento, compartilhamos com Mark as suas angústias e temores de ter sido deixado para trás em Marte. Por ser formado em botânica e engenharia mecânica, e por ter uma mente muito imaginativa e atitudes meio insanas que quase o mataram por diversas vezes, Mark tinha reais chances de sobreviver. Ele sabia como racionar comida e estender a sua duração, como produzir mais água e, se algo viesse a quebrar, ele poderia consertar. Mas Watney tinha consciência de que, se não conseguisse se comunicar logo com a Nasa, não seria resgatado, e nenhum plano mirabolante seria suficiente para mantê-lo vivo para sempre no planeta vermelho. A morte pairava sobre a sua cabeça dia após dia.

Enquanto isso, a tripulação da Hermes não tinha ideia de que Mark estava vivo. A Nasa decidiu não comunicá-los para que pudessem concentrar-se na sua volta para casa. Já na Terra, a equipe do Centro de Comando Johnson tentava lidar com a pressão da mídia a respeito do fracasso da Ares 3, receando que a repercussão negativa da missão custasse no cancelamento dos próximos lançamentos aeroespaciais.

Durante a leitura, me imaginei na pele de Mark, visualizei tudo o que ele fazia e temi pela sua vida a cada instante. Como sou fascinada por tudo o que envolve o espaço, desde pequena, esta obra foi um prato cheio para matar a minha curiosidade.

E o final, o que foi aquele final, gente? Quase arranquei os cabelos e roí todas as unhas! Fiquei o tempo inteiro tensa, com medo, e tendo ataques de nervos pelos imprevistos que aconteciam. O desfecho foi lindo, mas, como qualquer fã, fiquei ansiando por maiores informações que não vieram, ou seja, Andy poderia ter escrito umas duzentas páginas a mais que eu leria de bom grado! kkkk.

No entanto, sinto que devo fazer um breve alerta a respeito da obra. Este é um livro que não irá interessar a todos os leitores por conter muito linguajar técnico, de difícil compreensão, e cenas completamente descritivas, sem ação e sem diálogos. Todavia, nada disso me incomodou ou me impediu de curtir a história, ao contrário, aproveitei cada momento do enredo. Portanto, o que recomendo, é que ao menos deem uma chance a Perdido em Marte e vejam se vão gostar deste tipo de escrita.

Perdido em Marte foi certamente o melhor livro de ficção científica que já li na vida. Fiquei simplesmente chocada com a originalidade do assunto e com o vasto conhecimento do autor a respeito do espaço, física relativista, mecânica orbital e história de voos espaciais tripulados. Andy Weir é um nerd assumido, e em entrevista publicada no seu site, nos contou que escreveu todas as informações cientificamente precisas e que se divertiu trabalhando nos cálculos de matemática e de física feitos por Mark na história. Além disso, construiu o seu próprio software para calcular os vários caminhos orbitais envolvidos no enredo e rastrear trajetórias constante-axiais.

O mais impressionante disso tudo é que Perdido em Marte é apenas o primeiro livro do autor. Por meses, o ebook ficou disponível gratuitamente para download em seu site, até que alguns leitores pediram para que ele postasse uma versão Kindle, que ficasse mais fácil de baixar e ler. Andy cadastrou a obra na Amazon e o colocou à venda pelo preço mínimo. Em pouco tempo, virou um estouro de vendas e quando menos percebeu, estava assinando um contrato de publicação e de adaptação cinematográfica com menos de uma semana de diferença cada.

Quando perguntado a respeito dos seus próximos projetos, Andy respondeu que tem muitos planos à vista, e que um deles irá envolver uma história sci-fi numa temática completamente diferente de Perdido em Marte. E o que tem de mais legal do que um livro sobre o espaço? Um thriller policial, envolvendo a resolução de crimes por um inteligente agente do FBI. Aiii, eu mal posso esperar.

Descobri, apenas recentemente, que Perdido em Marte será adaptado para os cinemas e que Mark Watney será interpretado por Matt Damon. O trailer já foi lançado e promete um filme eletrizante. Entretanto, notei pequenas modificações no roteiro, de coisas que não aconteceram no livro. É sempre assim, né?! Nenhuma adaptação é perfeita, mas espero gostar.

site: http://www.recantodami.com/