Comunicação e Cultura

Comunicação e Cultura Ronaldo Lidório

Resenhas - Comunicação e Cultura

RogArio.MarvAo 13/07/2022

Como comunicar o evangelho de forma eficaz
Sinceramente, é um livro bem elaborado e com etapas indispensáveis para cumprir. Conhecer o povo, o que eles querem dizer com cada palavra, pois a visão de mundo de um povo é diferente de outro povo. Principalmente quando estão geograficamente bem distantes. Neste livro todos podem aprender a inserir Cristo de maneira clara e sem distorcer o evangelho.

fabio.ribas.7 31/12/2019

Comunicação e Cultura
Nos anos em que trabalhei com o povo Kalapalo, no Parque Indígena do Xingu, tive a oportunidade de ir àquele trabalho logo após o curso do CLM (Curso de Linguística e Missiologia) da Missão ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária). Sobre o tempo em que estivemos envolvidos especificadamente com os povos do Xingu, tenho narrado essas histórias do nosso fascinante encontro com eles e pretendo lançar um livro.

Além da formação do CLM, um curso intensivo de um ano para preparar o missionário a trabalhar com povos agrafes, desenvolver um alfabeto, uma ortografia para o povo, alfabetizá-los na própria língua materna e, então, começar o trabalho de tradução da Bíblia, havia o material original do curso CAPACITAR para dar uma formação mínima nas áreas de linguística, antropologia e missiologia. A este material do CAPACITAR, tive a oportunidade de somar o que havia reunido no CLM e saí para o Campo Missionário. Na esteira do que estava sendo produzido naquela época, surgiram dois livros do Lidório: “Plantando Igrejas” e “Antropologia Missionária”. Ambos com uma perspectiva Reformada da área de missiologia.

Todavia, a Editora Vida, em 2014, lança o “Comunicação e Cultura” como um apanhado e adaptação do que Lidório vinha trabalhando nos últimos anos. Todos os assuntos desenvolvidos por ele, mas agora reunidos em um único livro, que vem com o seguinte subtítulo explicativo na capa: “A Antropologia aplicada ao desenvolvimento de ideias e ações missionárias no contexto transcultural”. E o livro cumpre exatamente esse papel. Assim, depois de todos estes anos e após a experiência no Xingu, me vi relendo este novo livro, mas com olhos no passado e no futuro. No passado, porque me vi recordando que tive o privilégio de trabalhar todo o “roteiro de abordagem cultural” criado por Ronaldo Lidório em entrevistas feitas na aldeia e na cidade com a família do Cacique com quem morei. No futuro, porque sei que trabalharei com outras culturas e povos ainda.

O livro de Lidório possui uma primeira parte dedicada à apresentação dos conceitos e teorias: pressupostos teológicos tanto para a contextualização como para a comunicação; as teorias da comunicação; os conceitos de antropologia, cultura e homem; e o conceito de antropologia missionária. Finalmente, Lidório apresenta os métodos desenvolvidos na história da antropologia sobre pesquisas socioculturais e os padrões possíveis de interpretação. Como o foco é a antropologia missionária, Lidório já apresenta os temas sempre mostrando não apenas as aplicações e implicações dessas teorias no Campo com histórias e exemplos, mas, principalmente, mostra como que a antropologia missionária difere da Acadêmica. Antes de apresentar os roteiros para a sondagem da cultura, o livro ainda trata dos temas da Fenomenologia da Religião, Magia e Totemismo, ritos e Mitos.

Mas é na segunda parte do livro que encontramos material ainda mais interessante e prático para o missionário que trabalha com uma cultura alheia a sua num Campo: os métodos Antropos, Pneumatos e Angelos. O primeiro visa dar ao missionário uma ferramenta que o ajude na compreensão da identidade sociocultural do povo; o segundo ajudará o missionário a pesquisar sobre os fenômenos religiosos do povo; o terceiro ajudará na comunicação do Evangelho de uma maneira compreensiva àquela cultura.

Ainda na seção conclusiva do livro, Lidório ajudará o missionário apresentando um método de aprendizado de línguas (Dialektos), além de mais alguns tópicos e outros estudos de caso. Um livro obrigatório a todo missionário transcultural.

site: https://www.facebook.com/fabio.ribas.7 https://kiestoulendo.blogspot.com/

val silva 30/08/2016

O livro Comunicação e cultura (Ronaldo Lidório)
“Este livro é resultado de um treinamento elaborado pelo Lidório, do qual mais de dois mil missionários já participaram em busca de orientações culturais para o ministério. É fundamentado em princípios teológicos e bíblicos, apresentando uma síntese da Antropologia, Fenomenologia e uma prática metodológica de análise cultural com foco nas ações missionárias. Uma ferramenta inédita e um guia útil tanto para missionários novatos quanto para experientes.”
Isabel Murphy

BAIXE O LIVRO GRÁTIS NO LINK ABAIXO: