O Afegão

O Afegão Frederick Forsyth

Resenhas - O Afegão

Carlos.Magnun 15/07/2023

O Afegão
Gostei da narrativa, um pouco mais lenta do que costumo ler, porém com detalhes interessantes. Primeiro livro que li do autor.
Dininha 22/01/2024minha estante
Recomendo que leia O Dossie Odessa. É o melhor de todos os livros do escritor.

Wagneroliveirrah 15/05/2023

Livro Excelente
Este livro é maravilhoso! Os detalhes dos locais e situações onde a trama se desenvolve são muito reais. Aprendi um pouco sobre a geografia e cultura de países como o Afeganistão, Emirados Árabes Unidos, Omã, Paquistão. Sobre o Paquistão fiquei curioso sobre o que seriam os "caminhões badalantes" que o autor descreve e fui procurar na internet. Descobri que os paquistaneses tem um costume de várias décadas de adornar seus caminhões com uma infinidade de materiais e cores. Segundo o que li, os caminhoneiros acreditam que permanecem tanto tempo junto de seus caminhões que é como se estes fossem suas noivas, daí a razão de enfeitá-los. Aprendi um pouco sobre Peshawar, Mar de Celebes, Estreito de Ormuz e uma série de outros locais que de outra forma, seria improvável aprender sobre.

Leandro423 19/02/2023

O livro conta a história de como o governo americano tenta descobrir e desmembrar um eminente ataque terrorista, porém os mesmos não tem informação alguma.
Para isso ele utilizam um fuzileiro que além das características físicas de um afegão, ele tbm conhece a história e o idioma falado.

Marcio.Barbosa 02/06/2022

O mestre em ação e espionagem
Frederick Forsyth é mestre em colocar em palavras coisas difíceis de compreender, até mesmo com os olhos. Nesse romance de espionagem mais uma vez ele nos faz mergulhar em sua estória de forma tão profunda que ao alcançar a superfície você já estará esgotado e sem fôlego, mas de uma forma maravilhosa.

Durães 24/08/2021

Tensão até o final
Ler Frederick Forsyth é mergulhar no mundo da fumaça e dos espelhos, como ele mesmo chama o universo da inteligência e espionagem.

Em "O Afegão" somos apresentados ao oficial reformado Mike Martin (nome meio caído) que terá um papel fundamental em uma operação super secreta para tentar impedir um ataque terrorista de extremistas da Al-Qaeda.

Em alguns momentos os detalhes técnicos são um pouco maçantes, especialmente ao descrever tecnologia militar e armamento, mas faz parte. Vale muito a leitura.

Martins 06/05/2020

Al-Qaeda
Na verdade este livro vai além da aventura envolvendo os serviços de inteligências britânico e estadunidense tentando conter um atentado terrorista da al-Qaeda. Após a infiltração de um militar veterano inglês na rede terrorista do regime Talibã para descobrir onde ocorreria um atentado terrorista promovido pela al-Qaeda, você se encantará com o desenrolar da trama e com as peculiaridades que envolve a cultura islâmica.

Silvio 28/04/2020

Muito complicado! Muitos personagens secundários, um exagero de termos técnicos e nomes árabes, locais demais, muitos acontecimentos que não se ligam á trama principal. Detalhes inúteis demais, grande mistura de ficção com realidade, às vezes fica difícil reconhecer uma ou outra
Cesar 23/11/2022minha estante
Leitura empolgante

Cesar 23/11/2022minha estante
Bom mesmo

Dininha 22/01/2024minha estante
O livro é excelente, muito bem escrito e nos leva para dentro da trama.

Gabi 08/12/2015

Ficção com realidade extrema
Livro muitíssimo bem escrito, bem detalhado quanto à parte militar e, acredito, terrorista; nada passa batido aos olhos do leitor. Mas na verdade, a estória se revela triste e absolutamente real, como temos visto os ataques terroristas cada vez mais crescentes tanto em solo Ocidental quanto Oriental.
Frederick consegue me prender a tal ponto que vc quer comer tudo ligado à estória, o livro é uma verdadeira viagem histórica, religiosa e geográfica, não devendo em nada aos filmes de espionagem de Hollywood e cia. Um ponto chave é a citação de líderes reais do Terrorismo e de conflitos e ataques que realmente ocorreram, misturados com a ficção de um bom romance bem contado e elaborado como ele sabe fazer, juntando à trama personagens interessantes e heróis nacionais. E, como vemos no mundo da espionagem e contraespionagem, nem tudo é o que parece ser: vidas inocentes são ceifadas em prol de algo maior, líderes renascem das cinzas sem nem saberem que seriam exterminados da face da Terra e muita, mas muita corrupção, traição e busca pelo poder aliada a uma deturpação religiosa extrema.
Um ótimo livro, mas sempre um assunto mt delicado. Merece 5 estrelas.

leocosta1991 08/10/2015

Leitura Razoável
O Afegão, de Frederick Forsyth é um livro de espionagem em tempos modernos, com os terroristas como vilões, o protagonista é o coronel Mike Martin, que recebe uma missão após o serviço de inteligência inglês e americano receberem a informação de um atentado terrorista.

site: http://bit.ly/1Q5OLyz

Ben Hur 12/09/2012

Espionagem em tempos de terrorismo
Um livro medio de espiongem, esperava mais ação. E que o enredo da historia fosse mais forte com mais sutilezas que um livro de espionagem geralmente apresenta.No inicio do livro senti uma falsa impressão de encontraria esse algo mais que esperamos de um livro de espionagem.Mas no geral é um bom livro.Conheci nessa leitura um pouco mais sobre a fé Islamica e que nem todo seguidor de Ala é um radical xiita na sua fé e o lado bonito dessa religião.E descrição de alguns armamentos utilizados pelos persongens.Um bom livro.

Fabricio268 16/07/2012

Ótimo livro
Quando adolescente li O Dia do Chacal, e desde então, sempre que vejo um livro de Frederick Forsyth, não me preocupo com título ou sinopse, simplesmente adquiro, pois tenho certeza que a diversão será garantida. Com O Afegão não é diferente. Pode ser que muitas páginas sem diálogos e pouca ação desanime algum leitor, porém, a trama logo prende a atenção, e a leitura flui agradável.
Simone de Cássia 12/11/2019minha estante
Oi, Fabrício! Também li "O dia do chacal" na adolescência e me apaixonei, aliás, reli depois umas duas vezes de tanto que gostei!.. Livro fantástico, né?

CGarrido 26/09/2011

Li a maior parte deste livro na praia. A leitura prende e o estilo de Forsyth misturando policial com cenários verídicos fazem do livro uma excelente leitura do gênero.

Zé Pedro 18/08/2011

Acabei de ler este livro e me lembrei de "O dia do chacal", do mesmo autor. Quanta diferença! Enquanto aquele empolgava e não me deixava parar de ler até saber o desfecho, esse é todo previsível, chato e repetitivo. Deu sono, foi se arrastando, já podia imaginar o que estava por vir e tive que me esforçar muito prá conclui-lo. Ah, que saudades do Frederick Forsith dos velhos tempos!

HARRY BOSCH 18/12/2009minha estante
É REALMENTE CAIU BEM A QUALIDADE LITERARIA.

Marct 18/08/2011minha estante
Bem chatinho mesmo.

HARRY BOSCH 05/01/2010

PODERIA SER MELHOR
Frederick Forsyth não consegui manter o nível literario nesta obra e deixou a bola cair.Para quem leu o Dia do Chacal e Cães de Guerra,vai perder o ritmo ao ler o Afegão.O livro não é de todo ruim e em determinados momentos consegue prender a atenção do leitor e a novidade é a volta do major MIKE MARTIM,agora Coronel,personagem do livro Punho de Deus.O que ocorre com o Afegão é que os livros anteriores são melhores em vários aspectos.
Bem todo autor tem autos e baixos e o Afegão É O FRACO de Forsyth.
Vamos aguardar o proximo...

Rodrigo 20/12/2009

Fraquinho
Livro bem fraquinho!
realmente não empolga e tem uma linguagem um pouco complicada, inclusive com termos técnicos excessivos!
também tive a dificuldade de acabar
Naão indicaria a leitura!