Zhoe e o Pássaro

Zhoe e o Pássaro Mônica Pimentel

Resenhas - Zhoe e o Pássaro

LT 01/06/2017

Mônica Pimentel nos trás uma história diferente, este é um conto com 66 páginas de pura fé!

“Este livro pode fazer bem para a sua fé” – Foi exatamente isso que a autora me disse ao entregar o arquivo do livro. Eu, imediatamente, abri o arquivo, mas não tive coragem de ler. Pois é, fiquei pensando e pensando, e com a intimação que indiretamente ela havia me dado, eu considerei meu estado de espírito fora do padrão para ler o livro naquele momento, por isso protelei um pouco.

Ora, se o livro iria mexer com minha fé, eu imaginei que teria que estar no mínimo, completamente dentro da leitura, e naquela época, não era a época. Bom, o fato é que finalmente eu o li e confesso que ele veio na hora certa para mim.

O livro traz a história de Zhoe, um menino, que perdeu a mãe ao nascer e vive com o pai e uma de suas irmãs. Aos dez anos de idade, Zhoe conhece um pássaro – Neriá – e tem uma experiência incrível ao conversar com ele.

O pássaro Neriá lhe ensina sobre a morte e que por trás de tantas tristezas existe um significado para tudo.

Eu estava passando por um momento, não muito legal, e estava com uma ideia quase tomada, mas li o livro e mudei de opinião. Entendi um recado direto para mim, sabem? Não sei se já aconteceu com vocês algo parecido, mas eu senti diretamente uma lição que eu precisava e que tomei para mim. Foi reconfortante!

O pássaro Neriá é uma caracterização simbólica de Deus, e nos trás a mensagem de que mesmo distante ele está sempre olhando e nos protegendo, mesmo que não o vejamos.

O conto nos faz refletir bastante, nos traz uma história sobre amor e fé, e acho que todas as pessoas deveriam parar para lê-lo.

É, sem dúvidas, uma grande história em um pequeno livro! A leitura flui e quando a gente se dá conta, o livro acabou deixando uma grande lição sobre entender e superar a morte.

Uma lição de fé, amor e família.

Valeu muito a pena ter lido!

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Milena @albumdeleitura 10/09/2015

Zhoe e o Pássaro
O livro conta a história do garotinho Zhoe, sua família e o pássaro Neriá. A mãe de Zhoe morreu durante o parto e o pai (chamado carinhosamente pelo garoto de "papito") teve de agir como pai e mãe de três crianças.

O tempo passou e agora Zhoe tem 10 anos e está tentando entender um pouco melhor a passagem entre a vida e a morte e a lidar com as perdas impostas pela vida. No entanto, é bastante difícil para o garoto conversar com o pai sobre o assunto: mesmo depois de tempo, aquele homem continua amando a esposa e essa ferida sempre é aberta cada vez que alguém toca no assunto...

Um dia o garoto conhece Neriá, a figura divina representada através de um pássaro falante, com o qual irá fazer muitas viagens que explicarão as dúvidas que sondam o coração de Zhoe e irá sanar todas as feridas.

O livro é bem curtinho e gostoso de ler. Traz, através da simplicidade, ensinamentos e reflexões filosóficas que levam o leitor a refletir melhor sobre esta única certeza que se tem: a morte. Que horroriza a todos, porém é inevitável. O livro é muito bem escrito e me fez lembrar de O Pequeno Príncipe. Confesso que me emocionei com as últimas páginas, não imaginava ser uma história tão emocionante. Simplesmente amei!

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2014/08/dica-de-leitura-13.html

Gisa 15/12/2014

Zhoe e o Pássaro é um conto-livro (tem 66 páginas) que conta a história de Zhoe, um menino que perdeu a mãe logo depois que ele nasceu. Então ele vive com o pai e duas irmãs. Uma vida ao lado de pessoas queridas, mas que sentem a falta de uma mãe; já que o pai nunca procurou outra mulher.
Zhoe nunca teve curiosidade a respeito da mãe, mas um dia, aos seus 10 anos, as dúvidas começam a incomodar. Para onde sua mãe foi? O que seria dele e das irmãs quando o pai se fosse? Ele nunca mais ia encontrar com a mãe? A morte da mãe foi sua culpa?
É nesse momento que ele conhece Neriá, um pássaro branco falante. Neriá conta a ele todos ou quase todos os mistérios da vida. E então, com a ajuda do pássaro, Zhoe consegue entender a vida e o que acontece depois que nossos dias na Terra se acabam.

"-É assim mesmo. Procuram ajuda em toda parte. Ainda bem que alguns se lembram de mim. Outros ficam por muito tempo se afogando e sofrendo, acabam sua vida assim."

"-Claro que vamos conversar, passear e cantarmos juntos. Para você, aqui nessa varanda, fui um pássaro, porque você gosta deles. Em outros momentos fui uma brisa, um fogo abrasador, a canção, o consolo... Lembre-se que o mais importante de sua mami está em seu coração? O mais importante de mim, também está no mesmo lugar Zhoe."

Esse livro tem apenas 66 páginas e a letra é bem grande, o que facilita muito a leitura, principalmente se for em e-book, como no meu caso.
A leitura também é facilitada pela forma como é escrita, rápida, com uma informação após a outra e que nos deixa ansiosos esperando a próxima resposta para os mistérios da vida, revelados por Neriá.
Não estou falando em questões religiosas, inclusive o livro não chega a ser religioso e essa que vos escreve também não é religiosa; mas é interessante ver as respostas dadas ao menino pelo pássaro.
Quem não gostaria de alguma explicação?
Como eu disse, o livro é mais um conto e acho que foi só isso que me incomodou um pouco. Porque tudo acontece muito rápido, Zhoe e o Pássaro, é na verdade mais um diálogo; mas isso não significa que seja um livro ruim. Muito pelo contrário. Acho que é um livro bem bacana para quem perdeu alguém. É um livro que eu indico para um pai dar para um filho que perdeu a mãe, para dar para um pai que perdeu o filho.
É leve, sem se tornar religioso e cansativo. É um livro para todos.
Mas lembrem-se que por se tratar de um conto, não temos muitas ações. Mas se você tiver sentindo o coração meio apertado, esse livro pode te ajudar.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2014/12/zhoe-e-o-passaro-monica-pimentel.html#comment-form

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/08/llivro-zhoe-e-o-passaro.html

Arlindo Barata 25/08/2014

Uma leitura de reflexão
Zhoe é um garoto que perdeu sua mãe no momento em que nascia, e mora com seu pai e uma de suas duas irmãs. Eles não falam muito sobre a morte da mãe e esposa por ser algo que ainda dói em todos eles. Aos 10 anos, Zhoe tem um encontro com um pássaro, o Neriá. E este pássaro conversa com o pequeno garoto sobre sua mãe e sobre fé.
Este livro tão pequeno, nos passa grande reflexões/ensinamentos. Uma história curta, mas que conseguiu explorar todos os personagens que nela aparecem. A imagem de Deus, e do cuidado Deles com os seus, é a esfera principal desta leitura, uma leitura leve e prazerosa.
Zhoe e o Pássaro foi um conto que muito me agradou, com uma narrativa incrível e acessível para todas as idades. Esse livro me surpreendeu porque não consegui saber por quais caminhos a história iria, e no fim com um momento bem emocionante.

site: http://macaliteraria.blogspot.com/2014/08/resenha-zhoe-e-o-passaro.html

Bru | @umoceanodehistorias 21/08/2014

Pequeno livro, grande história
Confesso que estava bem ansiosa para o novo lançamento da Editora Novo Romance. Achei que os livros seguiriam a mesma linha do primeiro lançado por eles A Virgem, confiram resenha aqui, mas não poderia estar mais enganada.

Zhoe e o Pássaro, apesar de uma leitura inesperada, foi surpreendente. O livro nos conta a história de um menino chamado Zhoe, sua família, e o pássaro Neriá. A história desse lindo menino começa ao seu nascimento quando sua mãe falece e, a partir desse momento, seu pai – apelidado de papito – precisa agir como pai e mãe de três crianças.

O pai de Zhoe pareceu nunca aceitar a morte de sua amada esposa, não que ele negasse o filho que veio à vida enquanto seu amor morria, mas ele, simplesmente, não conseguia falar sobre o quanto a esposa era importante pra ele e compartilhar seus sonhos com seus filhos. A experiência que Zhoe tem com Neriá – o pássaro que eu considero uma representação de Deus – é fascinante e muito reveladora.

Apesar de o livro ser curto, no total de 66 páginas, e a leitura fluir de forma muito rápida, pelas palavras empregadas pela autora, ocorreram vários momentos que eu precisei parar a leitura para refletir sobre o que estava escrito e qual era a mensagem que a autora queria nos passar.

Ler esse livro me fez ver o mundo com outros olhos, recomendo muitíssimo essa leitura, tenho certeza que ele te trará algo de bom.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2014/08/zhoe-e-o-passaro-monica-pimentel.html