VERME!

VERME! Jim Carbonera

Resenhas - Verme!

Marcos Pinto 22/11/2014

Um bom livro
Verme! é uma obra muito diferente da maioria das que li. Em alguns pontos me fez lembrar Pólvora, do Tico Santa Cruz, apesar de o enredo ser bem diferente. Porém, o gênero de ambos os livros é o mesmo: realismo urbano. E, através desse realismo, Jim Carbonera nos faz enxergar um Rio Grande do Sul bem diferente do que muitos imaginam.

Quem espera um livro fantástico, com dragões, vampiros e outros seres fantasioso, melhor mudar de ideia. Jim constrói um livro onde enxergamos no protagonista uma pessoa real, com questionamentos e dúvidas verdadeiros. Enxergamos uma cidade boêmia e viva, onde os personagens poderiam ser amigos ou conhecidos nossos.

Rino, o protagonista do livro, é um escritor iniciante que tenta viver apenas de sua própria escrita. Ele não trabalha, vive de uma renda fixa de um imóvel, e alterna suas horas livres entre a escrita e a boêmia. Muitas vezes, Rino parece um pequeno barco lançado ao mar, sem âncora, que é levado para onde as ondas desejam. O interessante disso tudo é que ele gosta disso.

“Não sou chegado em internet. Além do meu site, não tenho perfil em nenhuma rede social. Prefiro o contato pessoal ao virtual. A informação vem instantânea através da web, o que nos faz preferir atuar numa fábula furtiva a encarar a realidade. Gosto de bater de frente com a verdade. Boxeá-la. Explorá-la” (p. 12).

Um aspecto muito importante no livro é a vida sentimental do protagonista. Como você deve imaginar, ele não é nenhum príncipe encantado. Não namora, mas vive em pequenos relacionamentos quase sérios. Porém, isso não impede que ele se lance à caça sempre que possível. Ele é quase um conquistador inveterado, porém, sem se gabar disso.

Um dos pontos altos da obra é, sem dúvida, a qualidade do realismo que o autor transmite em suas palavras. Os lugares são descritos com muita exatidão, mas sem se tornar enfadonho. Você consegue enxergar os ambientes, as pessoas com quem Rino se envolve. Tudo isso ainda se torna mais salientado porque a narrativa é em primeira pessoa.

Aliás, o fato de o livro ser narrado em primeira pessoa tem uma importância suprema, principalmente na construção dos demais personagens. Rino é inteligente e sagaz, então muitas vezes dá para duvidar se os demais personagens são exatamente aquilo que ele fala. Somos reféns de sua visão e ele só leva realmente à sério quem ele quer.

“No Brasil, qualquer pessoa metida na política tem uma vida estável. Pode ser da menor cidade do país, mas com certeza não passará necessidades. A política nos dá poder. Num país onde ser corrupto não sai de moda, quem trabalha no setor está acima do bem e do mal” (p. 72).

Assim como a vida, não há uma história definida; apenas dias após dias, formando um todo que faz completo sentido. Ao término do livro, o sentimento do leitor é tão confuso quanto o próprio protagonista; mas fica a certeza de que, aproveitar ao máximo cada dia, como Rino, é a solução.

A leitura da obra é muito ágil, principalmente por ser realista. Além disso, a parte física contribui bastante para essa agilidade, pois as folhas são amareladas e as letras e espaçamento são grandes. Não obstante, uma excelente revisão fecha com chave de ouro toda a produção do livro.

Certamente indico o livro para todos aqueles que gostam de realismo nas obras literárias. E, para quem prefere livros fantásticos, dê uma chance a essa obra. Você vai se surpreender.

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/11/resenha-verme.html