E se?

E se? Randall Munroe

Resenhas - E se?

Dumalis 11/05/2023

Inteligente e engraçado
Esse livro mistura o humor com o saber de um jeito muito legal. Eu adorei a leitura pq o cara consegue passar informações muito interessantes sobre perguntas estranhas de um jeito que é fácil pra entender e recheado de humor. Adorei! Kkkkk
Giovanna1174 23/08/2023minha estante
Nossa que legal saber que mais alguém leu esse livro ?

Matheus 28/09/2018

O Guia dos Curiosos para Nerds 2.0
Será que alguém seria capaz de responder as perguntas de física, química, biologia daqueles seus colegas que mais pensam fora da caixa? Sim! Esse é o conceito de "E Se?", do Randall Munroe. O autor é ex-Nasa, quadrinista atualmente e tem uma facilidade para simplificar temas complexos que salta aos olhos! O tema agrada, a escrita é humorada, convidativa de ler e fácil de se entender os conceitos.

Porém, o que pega na leitura é que no final da primeira hora entra-se na duvida do que aconteceria se um dinossauro mergulhasse em uma piscina de grafite em meio a uma tempestade de raios (hipotético, não é spoiler). E ai, ou o leitor está aproveitando a viagem e mergulha junto na piscina ou se perde na tempestade de raios e sai molhado no meio do livro.
Weigler 14/12/2018minha estante
Hahahahaha? ele tomaria choque já que o grafite é feito de carbono e tem alta condução de eletricidade. Devido ao tamanho e pele grossa, o dinossauro não morreria eu acho? mas quem pode ter certeza, nunca vi um dinossauro tomando choque? ele não consegue usar tomadas por causa dos braços curtos? e todos sabem que numa tempestade de raios o melhor é se abrigar hahahahaha

Italo.Teixeira 12/03/2017

O que aconteceria se eu lesse esse livro enquanto corro na velocidade da luz?
Esse livro faz qualquer um se perguntar até onde vai a criatividade humana e a boa vontade desse autor para resolver cálculos complexos e trabalhosos por praticamente nenhum acréscimo de conhecimento significante para a humanidade.
De qualquer forma, os exemplos, didática e bom humor da escrita fazem com q esse seja um ótimo entretenimento para mentes mais exóticas.
Weigler 14/12/2018minha estante
Como assim nenhum acréscimo para a humanidade? Tá loucão de acido mane?
E se você lesse o livro na velocidade da luz provavelmente quando terminasse o mundo já não existiria por causa de alguma coisa explicada no livro que já teria ocorrido.

João Victor 18/10/2016

E se todas as pessoas dentro de um ônibus lotado começassem a ler esse livro ao mesmo tempo, em que momento a gargalhada iria incomodar o motorista?
Não sei a resposta, mas eu parei de ler dentro de um para não passar vergonha.

Com um humor inteligente, Randall Munroe te prende na leitura. Estilo aqueles livros de Ari Toledo, mas misturando humor com ciência. E sem palavrão.
Silvio 07/11/2016minha estante
Concordo plenamente! Ri muito mais com esse livro do que com os "humoristas".

iago.murakami 04/06/2024

O livro consegue passar um conteúdo interessante de forma bem humorada e engraçada, a leitura é bem leve e divertida, misturando física e matemática com comédia e conseguindo fazer com maestria

Leandro Matos 19/12/2014

E Se? | É uma leitura absurdamente interessante e divertida
E se um físico que já foi funcionário da NASA, na área de robótica se propusesse a publicar um livro, que reunisse algumas perguntas enviadas ao seu blog?

E se esse blog, não fosse um blog comum, pois na verdade este espaço possui a proposta de responder perguntas dos mais variados assuntos do ponto de vista crível da ciência?

E se essas perguntas transitassem entre o absurdo, o excêntrico e o cômico?

Pois é, a resposta para essas e tantas outras questões estão no livro de Randall Munroe, E se? – Respostas científicas para perguntas absurdas, lançado pela Companhia das Letras. O livro foi tão aguardado pelos fãs do blog, que nos EUA, o título entrou na lista de best-sellers da Amazon, antes mesmo de ser publicado.

Randall é formado em Física e abandonou o trabalho da NASA para se dedicar exclusivamente ao xkcd, uma webcomic onde ele mesmo responde (e desenha divinamente bem – isso foi um apontamento irônico) às perguntas que chegam ao blog. O autor recebe milhares de perguntas, onde nem todas claro, trazem algum tipo de aplicação científica que mereça destaque. O que na edição de E se, ganha um espaço divertidíssimo intitulado Perguntas bizarras (e preocupantes) que chegam ao E se, nessa seção o autor utiliza toda a sua ironia ao enumerar alguns questionamentos no mínimo estranhos e perturbadores, dentre eles:

Seria possível deixar os dentes em temperatura tão baixa que eles se estilhaçariam ao tomar uma xícara de café quente?
Quantas casas são incendiadas por ano nos EUA? Qual seria a forma mais simples de aumentar esse numero em quantia significativa (pelo menos 15%, digamos)?
Qual é o valor nutritivo total (calorias, gordura, vitaminas, minerais, etc) do corpo humano médio?
Por sua vez, algumas das perguntas em que Randall se propôs a responder estão abaixo:

O fantástico do livro é exatamente isso, a dosagem que Randall faz em tentar responder a pergunta mais estranha possível utilizando a ciência, química, física, matemática e tantas outras ciências, fazendo uso de muito humor (negro) e inserindo sutil (outras vezes gritantemente) referências à cultura pop de um modo geral. A leitura diverte e informa ao mesmo tempo. Você não sabe aonde vai parar a explanação de determinada pergunta. Ao mesmo tempo, em que o autor está explicando sobre a origem da vida entre seres assexuados, ele coloca uma referencia sutil à Jurassic Park. Ao detalhar sobre impacto e velocidade em uma outra pergunta, aparece outra ao filme E.T. Isso sem falar em Star Wars (óbvio), o filme 300, Facebook, Wikipédia e por aí vai. Um livro completo. Algumas notas de rodapé são hilárias.

E se? é um livro fenomenal. Um guia para curiosos e interessados de um modo geral em Ciência. Um exemplo de literatura cientifica interessante, original e divertida.

site: http://nerdpride.com.br/e-se/

Paulo 01/02/2015

Vale a pena
Eu acompanho o xkcd, criado e mantido pelo autor com ótimas piadas ligadas ao saber científico. São, aliás, piadas tão "profundas" que muitas vezes é difícil de compreendê-las sem um conhecimento BEM específico, tanto que cada postagem é analisada num fórum pelos fãs!
Randall Munroe recebe perguntas um tanto bizarras sobre situações hipotéticas, e fornece respostas corretas e divertidas. Publicou em livro uma coletânea dessas respostas, e a Companhia das Letras lançou uma edição em português muito bem produzida.
A leitura é leve e ligeira. As respostas são muito boas, mas acredito que as perguntas poderiam ter sido melhores, apontar para aspectos que, pelo menos a mim, pudessem parecer mais curiosos.
É evidentemente um livro indicado para "geeks", ou para qualquer pessoa que tenha curiosidades científicas.

Brufer 13/03/2015

Bem interessante.
O livro é uma forma de aprender um pouco mais de química e física de uma forma bastante divertida. A maioria das perguntas é interessante e o autor é bem irônico, o que eu adoro.

Aguinaldo 08/04/2015

e se?
Randall Munroe é um físico que encontrou formas divertidas (e conceitualmente corretas) de falar sobre ciência. Ele é o criador da webcomic xkcd (que ele define como histórias em quadrinhos que mesclam romance, sarcasmo, matemática e linguagem). Suas discussões sobre ciência e matemática utilizam ilustrações com stick figures (aqueles desenhos simples de figuras humanas, os homens palitos), são repletos de referências a cultura pop e fazem muito sucesso com o público universitário jovem. Em "E se?" Randall reúne 56 das respostas mais inventivas e populares que publicou em seu site, além de uma coleção das perguntas ainda mais bizarras (e irrespondíveis) que recebeu. O tom é sempre bem humorado, mas suas respostas são realmente rigorosas (apesar dele fazer associações amalucadas demais, associações que nem sempre são as mais produtivas cientificamente falando). As respostas tratam de questões de física, química, informática, engenharia, geografia, biologia e estatística. Quase sempre ele especula sobre uma situação catastrófica, destruidora, fatal (para o homo sapiens sapiens, a terra ou o universo). Gostei de várias delas, mas tem algumas que são aborrecidas o suficiente para afastar um sujeito que não tenha muita curiosidade científica. Enfim, não é um livro para se ler de capa a capa, de uma vez só. O leitor pode experimentar o tipo de respostas de Randall na página what if do xkcd. E bom divertimento.
[início: 13/11/2014 - 05/12/2014]
"E se? Respostas científicas para perguntas absurdas", Randall Munroe, tradução de Érico Assis, São Paulo: Companhia das Letras (editora Schwarcz),1a. edição (2014), brochura 18,5x23 cm., 325 págs., ISBN: 978-85-359-2483-1 [edição original: What if? - Serious Answers to Absurd Hypothetical Questions (Boston/USA: Houghton Mifflin Harcourt) 2014]

site: http://guinamedici.blogspot.com.br/2015/01/e-se.html

Joao.Victor 07/06/2015

Resenha e se ?
Uma das formas mas indispensáveis de descrever e nos mostrar a linguagem, ou a ilustração de respostas científicas em formas fáceis.
Eis um enredo que Randall passa para seus seguidores do site "XKCD" o livro em si tem como história central uma forma que o autor não conseguiria escrever o e se ? Sem os seus seguidores do seu site tanto que o livro trata-se de perguntas, o livro tem como uma "índice" uma rotação dentro do gênero de ciências exatas, envolvendo o leitor em uma forma divertida e surprendente atração de quadrinhos em sertãs páginas.

Núbia Esther 24/07/2015

“Há quem diga que não há questões imbecis. Óbvio que se enganam. (…) Mas tentar responder meticulosamente a uma dúvida imbecil pode nos levar a lugares bem curiosos ” (Página 14)

Randall Munroe é mais conhecido por sua série de quadrinhos com figuras de palitinhos publicadas na internet. O tal famoso xkcd. Desde 2005 o número de fãs da página vem só crescendo, e, por Munroe utilizar seus personagens para falar sobre o universo e tudo o mais, logo, os leitores, curiosos de plantão, começaram a fazer perguntas, algumas bem absurdas. Foi por causa dessa enxurrada de questionamentos bizarros e criativos, que surgiu o blog What If?. Nele, Munroe esmiúça as questões, faz simulações, cálculos, consulta cientistas e trabalhos especializados, para tentar responder seus leitores satisfatoriamente e sempre com bom humor.

O blog, agora chegou ao papel. E Se? Respostas Científicas Para Perguntas Absurdas traz versões estendidas e atualizadas de algumas das questões mais populares do blog e outras tantas nunca antes respondidas. São 56 perguntas (e que perguntas!) e ainda há 12 seções especiais que “homenageiam” as perguntas mais bizarras já recebidas por Munroe.

Há perguntas sobre biologia, física, química, geologia, antropologia, paleontologia, cinema, redes sociais, amor… enfim, para todos os gostos. E, para os que são fãs dos desenhos de palitinhos, eles estão espalhados por todo o livro, trazendo comentários pertinentes e piadinhas sarcásticas e divertidas.

“E se você fizesse uma tabela periódica de tijolos em forma de cubo, sendo cada tijolo composto pelo elemento correspondente? ”

“E se todas as pessoas na Terra ficassem o mais próximas possível umas das outras e pulassem, e todo mundo caísse no chão no mesmo instante? ”

“Talvez seja meio nojento, mas… Se o DNA de uma pessoa sumisse de repente, quanto tempo essa pessoa ia durar? ”

“Quanta força o Yoda consegue gerar?

Estas são só uma amostra da diversidade e criatividade do pessoal para elaborar perguntas. Algumas são tão bizarras que chega a ser difícil acreditar que elas sejam tão comumente formuladas, e até mesmo encaminhadas a agências governamentais. Mas, nem isso abate Munroe. As perguntas podem ser estrambólicas, mas as respostas para elas têm base científica e trazem um mundo de conhecimento para curioso nenhum reclamar. Várias respostas frequentemente acarretam o fim do mundo. Outras, quase sempre provocam explosões ou criam enormes crateras. Umas te deixam bastante paranoico. E há muitas, muitas referências a cultura pop, o que contribuiu para tornar a leitura ainda mais divertida. Explicar genética utilizando o sistema d20 de RPG? E não é que funciona! Sagas famosas sendo revisitadas. Uma certa “queda” pelo Legolas. Música que salva vidas (certa situação mostrada em Grey’s Anatomy passou a fazer sentido para mim). As flechas de 300 ou o solitário planeta do Pequeno Príncipe.

Munroe também fornece links para vídeos, tirinhas do blog xkcd, artigos, jornais e outros tantos sites para complementar muitas de suas respostas. E recomendo que sempre que possível dê uma paradinha na leitura e vá atrás dessas fontes alternativas. Facilita abstrair e imaginar as situações mirabolantes propostas pelas perguntas. E Se? É um livro escrito por um curioso para curiosos. E para os que não ligam de serem transportados para lugares curiosos por causa de perguntas que para muitos podem ser taxadas de imbecis. Já estou na torcida por um segundo volume.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/06/15/e-se-respostas-cientificas-para-perguntas-absurdas-randall-munroe/

Joy 06/11/2015

Divertidíssimo!
As perguntas são muito loucas, explicações muito completas com muita informação científica e ganchos sensacionais da cultura pop. É um livro grande, mas não conseguia parar de ler.

Fimbrethil Call 15/12/2015

Muito bom!
Muito bom, instrutivo e bem humorado.