E se? Randall Munroe

Resenhas - E se?

DrAlu 01/05/2022

Um livro cheio de perguntas e curiosidades que ninguém queria saber... pelo menos eu achei as questões levantadas bem absurdas...

Arminda 10/02/2021

Um livro bem diferente do que estou habituada. São perguntas -um tanto diferentes- respondidas pelo autor em que ainda temos, em alguns casos, tirinhas e diversão. Gostei e recomendo para quem quer ampliar conhecimentos de um modo criativo.

Andrieli3 29/05/2022

E SE?
Esse livro é perfeito para quem gosta de física. Não é o meu caso, mas consegui me divertir muito com as notas de rodapé.

Henri.Salarolli 09/01/2023

eu simplesmente amei esse livro, tanto que já li umas mil vezes. foi uma experiência encantadora pra mim, uma pessoa curiosa que ama ciência e fatos/curiosidades absurdas e interessantes. não acho que é uma leitura que todos vão gostar, mas com certeza posso dizer que é um dos livros que mais me entreteve e me tirou de momentos entediantes. Enfim, o livro é muito legal e responde altos questionamentos estranhos com bastante matemática, ciência e humor

Lucas.Maximo 31/08/2016

Ótimo livro
Livro perfeito para pessoas curiosas e criativas que adoram respostas completas às perguntas mais absurdamente empolgantes!

Carolina 27/12/2020

E se?
Livro de perguntas e respostas para varias suposições.
Interessante porém talvez esperasse uma leitura mais fluida e diferente

João Victor 18/10/2016

E se todas as pessoas dentro de um ônibus lotado começassem a ler esse livro ao mesmo tempo, em que momento a gargalhada iria incomodar o motorista?
Não sei a resposta, mas eu parei de ler dentro de um para não passar vergonha.

Com um humor inteligente, Randall Munroe te prende na leitura. Estilo aqueles livros de Ari Toledo, mas misturando humor com ciência. E sem palavrão.
Silvio 07/11/2016minha estante
Concordo plenamente! Ri muito mais com esse livro do que com os "humoristas".

Renato.Caetite 11/04/2023

Outra perspectiva
É incrível a quantidade de informações que o livro traz de forma descontraída e mostrando outra perspectiva pros curiosos skwlelaksk, leitura rápida e interessante.

karolina 17/09/2023

Bem cientificamente engraçadinho
Pensa num livro de perguntas estupidas e respostas inteligentemente pensadas pra perguntas estupidas colocadas de maneira super cientifica. é esse livro
você só vai gostar dele se achar exatas muuiito interessante, ja aviso
mas gostando de fisica, quimica e matemática como eu, é um livro que eu recomendaria pra entretenimento
claro, ele não "te prende" porque não é uma narrativa e tu vai lendo as perguntas e explicações não necessariamente de forma continua, mas ainda sim acho que vale bem apena testar
tem umas teorias muito loucas, ah, e o cara que escreveu o livro ja trabalhou na nasa

Guilherme 09/04/2018

E se?
Livro de certa forma interessante, com respostas boas para as mais incríveis e loucas perguntas. O livro ao meu ver se torna meio cansativo do meio para o fim, não sei se porque as perguntas se assemelham de certa forma, ou se a forma de resposta segue um padrão característico. Por mais que não tenha ficado apaixonado pelo livro, é uma boa leitura e uma boa distração para se ler casualmente.

Valdo.Alencar 12/06/2023

Divertido e Instrutivo
Randall Munroe é um ex-engenheiro da NASA que publica tirinhas científicas em seu site chamado "Xkcd" (recomendo). A ideia do livro, assim como a do site, é expor uma coletânea de perguntas absurdas (muitas nem tanto assim!) sobre assuntos científicos, e esse é o ponto forte do livro, pois geralmente não encontramos respostas sobre essas perguntas por aí.

Algumas das perguntas apresentadas no livro (juntamente com as respostas) são, por exemplo, "O que aconteceria se a Terra parasse de girar?"; "Dá pra tomar um banho numa piscina radioativa?"; "E se jogarmos uma bola de baseball a 90% da velocidade da luz?", e muitas outras.

A grande virtude do livro é tratar de assuntos científicos complexos de forma simples e com muito bom humor, que é uma característica conhecida do autor. Sendo assim, se você gosta de ciência e simplesmente gosta de aprender sobre o Universo, esse livro certamente é recomendado pra você!

Mah 13/03/2015

Genial!
Perguntas bizarras, preocupantes, feitas por mente ociosas (ou não!).”E Se?” nos faz pensar em diversas teorias mirabolantes, masprincipalmente em “Por que nunca pensei nisso antes?”. Randall Munroeresponde às perguntas divertidas, e por vezes bizarras, de seus fãs com muita animação, tecnologia, ciência e amor.

De todos os capítulos que questionam a possibilidade de construir um propulsor a jato (jetpack) usando metralhadoras que atirem para baixo a o que aconteceria com a terra se de repente todos os objetos e a terra parassem de girar, o que mais achei interessante e fofo foi "E se todo mundo realmente tivesse uma alma gêmea, que fosse uma pessoa aleatória em qualquer lugar do mundo"?.
Seria um pesadelo.

De fato, você encontrar a sua única alma gêmea específica em todo planeta e seus 7 bilhões de habitantes – ou melhor, de todos os seres humanos que já habitaram / habitam / irão habitar - parece um tanto quanto improvável. Mas se fosse verdade, de tantas possibilidades, você teria a chance de encontrar sua alma gêmea em uma vida a cada 10 mil. Difícil né??? Melhor amar livremente, sem a pressão da única alma gêmea.
Outro tópico que adorei foi Se um asteroide fosse bem pequeno mas superdenso, seria possível morar nele como o Pequeno Príncipe?

Além de super fã do Pequeno Príncipe, achei a explicação pra lá de esquisita! Parece ser bem difícil viver em um asteróide!

site: http://alicesoueu.tumblr.com

Fimbrethil Call 15/12/2015

Muito bom!
Muito bom, instrutivo e bem humorado.

Peterson Boll 26/07/2018

Mescla perguntas altamente interessantes com perguntas altamente irrelevantes (para não dizer idiotas mesmo). O autor peca por tentar ser engraçado O TEMPO TODO, além de digressivo em igual forma.