As Portas da Percepção/Céu e Inferno

Resenhas - As Portas da Percepção / Céu e Inferno

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Doris8 20/09/2022

Mescalina
Cara quanta teoria interessante nesse livro mdss, até eu me surpreendi com os efeitos da mescalina e como ela pode algum dia ser aplicada em pacientes em determinados contextos neurológicos, psicológicos e por aí vai, o autor também entra em alguns questionamentos como a esquizofrenia poderia ser semelhante à experiência da mescalina em certos aspectos, enfim mistérios da nossa mente interior e exterior. Para quem estuda psicologia como eu, esse livro é um prato cheio.

Daniel 19/09/2022

Primeiro livro multimídia.
Eu tentei ler três vezes. Nas duas primeiras e estava lendo intercalado com outros livros e notei que não estava rendendo. Na verdade eu estava entendo lhufas. Não conhecia ou lembrava com detalhes as obras referidas e nem fui atrás. Estava lendo descompromissadamente.
Só quando resolvi começar novamente e ler cada ensaio de uma vez só e com o celular ou tablet na mão pesquisando as obras citadas foi que compreendi o autor e sua linha de raciocínio. Daí eu fiquei fã.

Ayumi.kimura 24/08/2022

Visao e percepção
Passando pela experiência com o uso da Mescalina, Aldous Huxley vai muito além de apenas nos mostrar seus resultados dessa experiência que transcede e mostra também suas análises objetivas e bastante didáticas trazendo o uso e o questionamento dos efeitos em seu vários níveis de consciência.

Romulo 04/08/2022

Não dialogou comigo
O livro é um clássico. No entanto, acredito que dialoga mais para os leitores da época em que foi escrito. Para mim, não fluiu a leitura.

Andre.Thieme 12/07/2022

Ampliando a percepção
Não tinha noção da publicação de ensaios pelo autor de Admirável mundo novo. Nessa coletânea de ensaios o autor nos brinda com uma descrição da própria experiência utilizando drogas estimulantes e como isso altera a sua capacidade perceptiva, ou seja como ele interpreta as informações sensoriais a partir do uso da droga psicoativa. É muito interessante ter essa experiência através da descrição tão primorosa do autor. Os apêndices são também muito legais e aumentam as discussões e possíveis reflexões sobre a experiência humana que foi classificada como divina no passado. O autor traz muitas interpretações bem relevantes inclusive para pensarmos nos estudos da psicologia. No fim, essa edição ainda inclui um texto do Sidarta Ribeiro, trazendo muitas reflexões atuais.

Infinita Ishtar 12/04/2022

Brilhante!
Na obra em questão, Huxley entrega ao leitor dois ensaios nos quais descreve, entre muitos outros assuntos, sua experiência com o uso da mescalina.
Além de ser um escritor incrível, Huxley consegue interligar inúmeros tópicos ao tema principal destes ensaios. O autor aborda a pintura, a psicanálise, a literatura, o teatro, a fotografia, a filosofia ocidental e oriental, a religião e DIVERSOS outros assuntos.
Os escritos de Aldous me trouxeram uma inspiração absurda e resultaram numa reflexões muito muito significativas. Acredito que algumas das coisas que aprendi com esse livro serão importantes em toda a minha vidinha.
Alguns temas me pareciam um pouco desinteressantes, mas da pra relevar isso, com certeza.

Yali 10/03/2022

Dois ensaios sobre luz e sombras sobre cores e trevas
Dois ensaios extremamente complementares.
Em "As Portas da Percepção" o autor relata sua experiência com a mescalina num estudo conduzido por psicólogos que estudavam a esquizofrenia. Embora a experiência tivesse uma vertente científica ele relata de maneira muito culta, sem afetação, todas as sensações durante e após o uso.
Já em "Céu e inferno", escrito 2 anos depois, ele tira as conclusões dessa experiência basicamente dividindo as visões em luminosas traçando um paralelo com as artes e as religiões e sombrias, descrevendo essas visões sob o ponto de vista de esquizofrênicos e de pessoas que não têm uma boa reação a drogas como a própria mescalina.
É um livro bom, que vale a pena, mas é uma leitura densa, pesada, embora muito poética.

Flávio 18/01/2022

LSD
Autor da distopia "Admirável Mundo Novo" Aldous Huxley nos leva ao mundo dos alucinógenos, mais especificamente a mescalina. Em uma experiência feita consigo mesmo, ele nos revela o mundo escondido da mente e nos mostra as emoções mais diversas. Realmente muito interessante.

André Silva 31/12/2021

Mas que trip
Uma obra onde Aldous Huxley nos conta pormenorizadamente a sua experiência com mescalina e o que adveio da mesma.
Retrata também, com alguma profundidade, a busca por um Outro Mundo, que muitas das vezes pode ser alcançada com a toma deste tipo de químicos.
Pessoalmente, esta parte do livro foi, de longe, a minha preferida.
No entanto faz também uma extensa enunciação histórica das tentativas de alcance do Outro Mundo, assim como a relação que a arte tem relativamente a este Outro Mundo.
Esta parte considerei ter sido mais enfadonha e menos apelativa, muito por não ser grande fã de arte.
Em termos gerais gostei da obra e deu me uma outra noção sobre a toma de determinados químicos, os seus efeitos e a existência de um Mundo visual que vai bastante além do Mundo de símbolos e palavras, sobre o qual baseamos as nossas vidas.

alekele_ 20/12/2021

Experiências
O livro é uma descrição das experiências que o próprio autor passou ao usar entorpecentes, em especial a mescalina.
É no mínimo interessante...

Diego55 28/11/2021

"Abrindo as portas da percepção...
... o tal de Aldous Huxley de cara ficou doidão."

O livro é dividido em duas partes:

As Portas da Percepção, onde Huxley relata sua experiência enquanto esteve sob influência da mescalina (alucinógeno).

E Céu e Inferno, escrito alguns ano depois, onde ele fala dos efeitos transcendentais que a droga causa e os compara com o modo como grandes artistas enxergavam o mundo.

A leitura é muito boa na primeira parte, na segunda requer um pouco de paciência e é preciso ter o celular ao lado para fazer algumas pesquisas na internet, principalmente quando Huxley cita alguns artistas e suas obras ao comparar as mesmas com as visões que algumas pessoas tem sob influência da mescalina.

Huxley também faz algumas ligações entre os efeitos da droga com a hipnose e a esquizofrenia.

Yo 19/11/2021

Não imaginei que um livro que relata uma experiência com mescalina traria tanta sensibilidade e poesia. Amei a forma como ele fala sobre a arte, a luz, as pérolas e as cores - principalmente as cores!
Apesar de tudo, achei a escrita do Huxley bem puxada e complicada, tive que reler várias partes pra conseguir captar as ideias dele

Lust 20/10/2021

Drogas
? Um bom livro, trata-se da descrição de quando uma pessoa ingere drogas alucinógenas, a descrição que os que ingeriram descrevem.

sassenach 03/07/2021

discussão extremamente importante sobre entorpecentes, o porquê de nos sentirmos tão atraídos pelo escape e como essa pode ser a nossa destruição ou salvação, a vida na câmera lenta da droga é o paraíso ou o inferno dependendo da sua percepção

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6