Novamente Você

Resenhas - Novamente Você

1 | 2 | 3 | 4

Bia Santana | Viciados em Leitura 11/01/2017

É bom...
Oi, oi! Hoje trago a resenha de um livro que eu não pensei duas vezes em pedir quando chegou o email de opções com os lançamentos do Grupo Companhia das Letras. Por que não pensei? Porque eu adorei a duologia de estreia da Ju, composta por: Depois que aconteceu (resenha) e Antes que aconteça (resenha). Eu só não sabia que o livro seria tão Sessão da Tarde... Ou uma coisa estilo Mulheres de Areia só que transmitida pelo SBT. O.o

Calma, vamos começar a resenha que eu explico.

Com apenas dois capítulos lidos eu já estava agarrada no ódio pela Miah/Maria Rita. Ela saiu de Ilha Grande deixando tudo, família, amigos e o marido. Partiu com um gringo, diretor de cinema, e foi para os States. De gente boa ela se tornou uma criatura fútil, metida e arrogante. E aquelas palavras em inglês toda hora no meio de suas falas eram irritantes! Ô criatura desagradável!

Doze anos depois, sem nunca ter entrado em contato com ninguém, sem nem ao menos dizer o porque de ter partido, ela volta para Ilha Grande. E como todo mundo pode esperar, ela não é bem recebida por ninguém, apenas pela doce Maria Flor, sua irmã mais nova. A mãe, a irmã do meio e principalmente o pai, a tratam muito mal, visivelmente magoados e indignados por ela ter ido embora.

O mesmo acontece com Leonardo. O pobre do ex marido que também fora abandonado foi o personagem que mais gostei no livro. Ao invés de se afundar e se entregar a tristeza de ter sido abandonado, ele se ergueu e de um simples pescador ele se tornou dono de toda frota de barcos dos pescadores e de uma pousada. Mas claro, ela tinha sido a mulher da vida dela, o grande amor e mesmo com raiva desse retorno, ele fica mexido, muito mexido e como o ditado diz: a carne é fraca.

A trama se desenrola e a gente vai lendo pra descobrir porque ela foi embora e porque ela voltou. A única coisa que a gente sabe é que tem algo errado, que ela volta como se estivesse fugindo de algo e aos poucos a gente vai descobrindo o que de fato aconteceu. Dá até pra ir com a cara dela depois de saber de tudo, só não dá pra entender porque ela ficou todos esses anos sem falar com ninguém. Isso eu acho bem absurdo, mas enfim.

Em meio a isso tudo nós vemos como é difícil a relação dela com a família e com Leonardo, vemos que os dois acabam se envolvendo por tudo o que eles tiveram anos atrás.

Pra completar essa confusão toda, temos Duda, Maria Eduarda, a irmã do meio que é completamente louca pelo Leo. Ela é daquele tipinho oferecido que tenta todos os absurdos, mesmo o cara dizendo não e fugindo o tempo todo.

Por sorte, não é só de personagens irritantes (Miah, Duda e a mãe delas) que vive essa história. Como falei, Flor é um doce de mulher, Téo, o sobrinho de Léo que ele cuida após a morte do irmão e da cunhada, é um fofo, e temos também Juan, um argentino malandrão amigo de Léo, e Carina, uma antiga amiga de Maria Rita que fica super feliz com a volta dela, mesmo não merecendo.

Assim, a escrita da Ju é super leve e gostosa, você não tem dificuldade alguma em ler. Tem personagens que te cativam e tem até pontos que te prendem porque te deixam curiosa pra saber o que aconteceu e o que acontecerá. Mas mesmo assim eu achei um livro fraco em relação a duologia anterior, que tem uma história linda e é um drama bem tocante e emocionante.

É um livro bom? É. Não é aquela coisa “Ooohhh que livro maravilhoso, meu Deus do céu!” Não, é um livro bom e ponto. Uma leitura leve e despretensiosa, que você pode ler talvez entre um livro muito pesado e outro. A capa é linda, a diagramação está ótima e a Ju sempre ganha pontos comigo quando cita músicas colocando trechinhos e tudo.

O lance que eu falei lá no início sobre a novela Mulheres de Areia, é porque você inevitavelmente lembra por conta da praia, dos pescadores, da irmã boa e a irmã má e gananciosa. E o lance do SBT é porque era tanto Leonardo Junior pra cá e Leonardo Junior pra lá, tanto Maria Rita aqui e Maria Rita ali, que me lembrava as novelas exibidas no SBT onde falam o tempo todo o nome inteiro dos personagens. Chegava a ser cômico! XD

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2016/09/resenha-206-novamente-voce-juliana.html
Bruna3428 28/02/2017minha estante
Concordo com vc Bia....ler o nome muitas vezes me deixou meio que irritada.....sem contar a Maria Rita eita mulherzinha nojenta!
Mas já passei da metade do livro e tirando isso estou adorando a história.

Três Leitoras 27/11/2016

Confira a Resenha completa no Blog
Ahhh que história curiosa, essa! Cada página uma dúvida, uma dedução, um mistério a ser desvendado. Adorei!

Resultado de imagem para Vila Abraão
Maria Rita ou melhor, Miah, como agora ela prefere ser chamada, está de volta ao lugar que deixou para trás há doze anos. DOZE ANOS! Sem mais nem menos ela abandonou tudo e foi embora de ilha grande. Passou a ter uma vida luxuosa em Hollywood, e agora vai ter que voltar a se acostumar com a simplicidade da Vila Abraão.

Aquela ilha lhe traz recordações que ela talvez nem quisesse lembrar, e uma delas está ainda linda igual quando ela abandonou. Lindo na verdade.

Reencontrará o ex-marido Leonardo, que passou de um simples pescador a um empresário de sucesso da região. Mas Leonardo guarda um rancor tremendo por ter sido abandonado por ela.

Por que ela abandonou o marido? Por que está de volta?

OHHHH dúvidas cruéis que me atormentaram durante a leitura.

As novidades não param por aí.

Ela descobre que sua família não está mais tão unida quanto antes. Que sua irmã do meio, Maria Eduarda, virou uma tremenda piriguete rs e quer ficar com seu ex-marido de todo modo, seus pais se separaram, que sua irmãzinha caçula, Maria Flor, se transformou numa bela jovem mulher.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/09/resenha-novamente-voce.html Concluído

Kelly 12/10/2016

Novamente você é lindo, amei! Adorei o Leonardo Júnior e a Maria Rita.
Amei!!
É uma leitura muito fofa, li em dois dias. Claro que não questionei os motivos da Maria Rita ter ido embora, mas foi uma leitura rápida e agradável.
Leonardo Júnior, com um coração magoado mas sem rancor. Me apaixonei pela bondade do personagem sem ser piegas.
Parabéns para a autora, Juliana Parrini.
Leitura leve e romântica.

Camila | Book Obsession 07/10/2016

Maria Rita após se decepcionar com as escolhas erradas de sua mãe Amélia, resolve deixar a cidade na qual viveu e aceita uma proposta de emprego tentando assim a vida no continente, abandonando todos inclusive seu amor, marido e pescador Leonardo Júnior.
O livro já inicia com a passagem de tempo de 12 anos e tendo o retorno à Ilha de Maria Rita, que adota o nome de Miah.
Como não seria por menos, todos que a conhecem se espantam com o retorno e a nova faceta da mulher que tanto devastou a todos com sua fuga inesperada e sem explicação até então.
Miah se depara assim que chega a Ilha com um Leonardo Júnior mudado, batalhador e porque não dizer, um vencedor. Esse gatão que nada tinha além de um mísero barquinho de pesca, agora é dono de uma frota de barcos e proprietário de uma bela e aconchegante pousada na Ilha.

“Ele também mudou, está mais másculo, mais forte. Parece melhor hoje que há doze anos. Está bem diferente do homem com quem eu me casei aos dezoito anos.”

Mantendo sua máscara de estrela de Hollywood, Miah apronta cada vez mais e com isso tira do sério a todos que atravessam seu caminho, inclusive o rapaz, que a cada vez que tem seu nome sendo chamado de Leonardo Júnior perde as estribeiras e as faíscas rolam soltas entre esse casal.

“Com ela eu fui do céu ao inferno.”

O relacionamento familiar de Miah com sua mãe e irmãs é testado a todo o momento, exceto pela irmã mais nova, Maria Flor que é doce e consegue fazer com que a máscara de Miah ceda um pouco e a deixe invadir com seu jeitinho especial. Ao contrário de sua mãe e sua irmã Maria Eduarda, que além de viverem de favor na casa de Leonardo, vivem aprontando para fazerem o rapaz a notar com sua obsessão não correspondida. Aumentando assim, o ódio de Duda por sua irmã que só faz crescer ao notar que Leonardo fica cada vez mais balançado pela presença da moça arredia.

Ao longo do texto muitas situações são descritas e o livro tem vários pontos altos, emocionantes: como a relação entre pai e filha, Seu Salvador e Maria Rita, em muitas delas confesso que sofri junto, principalmente quando ele descobre algumas verdades do passado de sua família; Willian, que por sinal me deixou extremamente indignada com suas atitudes e teve o fim merecido. Mas também temos os divertidos, com muitas risadas garantidas com a Carina e seu jeito peculiar de ser; Téo e sua forma nada carinhosa de chamar Miah de Maria Irrita; e pra completar temos Maria Flor e seu tal “Valentino”.
E me rendi e torci, assim como todo leitor, para o entendimento do casal que por tanto passou, sofreu, se redescobriu e se perdoou.

“Eu confesso que o desejo como há tempos não desejava ninguém”.

Se você procura uma leitura cativante, esse livro com certeza precisa fazer parte da sua lista de futuras aquisições. Juliana mais uma vez nos orgulha, nos encanta e nos permite através dessa obra contemplar o amor e viajar para um lugar paradisíaco.

E o melhor, sem arrependimentos!

site: https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/2016/10/resenha-novamente-voce-juliana-parrini.html

Mila F. @delivroemlivro_ 27/09/2016

Não foi bem o que esperava...
Novamente Você, recentemente publicado pela Suma de Letras, foi um livro que me chamou atenção, de cara, pela capa, depois quando o recebi descobri que foi escrito pela brasileira Juliana Parrini - portanto, um livro nacional - que é autora também dos livros: Depois do que Aconteceu e Antes que Aconteça, também publicado pela Suma de Letras. Não é que eu não conhecesse os livros, já tinha visto os títulos por aí, mas não tinha atentando para o fato de terem sido escritos por uma brasileira.
Como descobri que era um livro nacional? Assim que comecei a ler, percebi. Gente é incrível como dá para perceber alguns detalhes de escrita que só o brasileiro tem. De início Novamente Você começou muito bem, querendo seguir uma linha de Chick Lit com todo aquele exagero caricatural e humorístico da personagem Miah/Maria Rita, e o do personagem "cabeça dura" de Leonardo Júnior, daí eu pensei: vai ser um clichê gostosinho, mas, quando menos esperava, surgiu um mistério girando em envolta da família de Miah/Maria Rita e do que ela fez durante todos os anos que "fugiu" e os reais motivos dela ter optado por voltar para o lugar que ela mais odiava.
Quando iniciei Novamente Você não sabia o que esperar, mas depois criei uma certa expectativa que não se concretizou e isso me deixou desanimada com a leitura, além do mais, achei que Juliana Parrini enrolou muito para desvendar o mistério, enrolou um pouco mais do que o necessário para soltar algumas informações e isso foi chato - sempre reclamo disso quando o escritor demora a disponibilizar dicas ou pistas, não me parece justo com quem está lendo.
Apesar de não ter sido bem como eu criei esperança que fosse, o livro tem partes bem engraçadas e muito boas, mas acredito que faltou um pouco de trabalho com os personagens e o desenvolvimento e amadurecimento deles, ou seja, poderia ter sido bem melhor!

site: www.delivroemlivro.com.br

Paraíso das Ideias 24/09/2016

um conto de fadas

Olá,
Tudo bem?

Aproveitando a Maratona Nacional, corri para colocar algumas leituras em dia, e na pilha do meu coração estava o mais novo livro da Juliana Parrini, por quem já tenho um carinho imenso desde que li sua duologia Depois do que Aconteceu ( Aqui e Aqui ). E claro que depois de me apaixonar por sua escrita e me tornar parceira, não podia deixar de ler seu novo livro. Então bora lá....

Maria Rita, deixou para trás seu marido, sua família e a cidade simples em que morava, para se arriscar em Santa Mônica nos Estados Unidos, cansada da vida e da cidade que habitava, ela parte em busca de um futuro melhor, e acaba indo parar em Hollywood,o que foi o suficiente para que ela mudasse de uma garota humilde, para uma mulher grossa e arrogante.

Depois de 12 anos morando nos Estados Unidos, ela decide voltar para o Brasil, da mesmo forma que saiu, a agora Miah volta, sem avisar para ninguém, porém, o que ela não imaginava é que a vida de sua família tivesse mudado tanto nesse tempo em que esteve longe.
"O que estou fazendo aqui? Cubro a boca com as mãos e encaro o mar com a lua cheia ao fundo. Se eu fosse do tipo que chora, com certeza já estaria derramando lágrimas, mas não, eu não choro."

Leonardo Junior, conhecido pelo apelido de Leo, decidiu crescer profissionalmente depois que sua ex-esposa Maria Rita foi embora, deixou de ser um simples caiçara, para e se tornou um homem bem sucedido, dono de uma pousada em Ilha Grande e uma frota de barcos na pequena cidade.Depois de 12 anos tentando esquecer a mulher que o abandonou, Leo se vê novamente frente à frente com a mulher que arruinou, mas também alavancou sua vida.

O reencontro fez com que o coração dos dois batesse mais forte, e Miah não teve dúvida de que ainda o amava. Porém continuou bancando a arrogante bruta, e não dava o braço a torcer pelo que sentia por ele. Afinal agora ela era Miah, a pessoa mais arrogante da face da terra.

Mas para que esse casal possa sequer pensar em ficar juntos, muitas coisas precisam ser resolvidas, Miah possui segredos guardados, os motivos pelos quais ela foi embora nunca foram revelados, e talvez com esse retorno ela seja obrigada a se abrir e se entregar de uma vez ao amor.

"O que acaba de acontecer me revela o verdadeiro sentido da vida. Problemas sempre existirão. Quem não os tem? Mas a forma com que lidamos com eles é que faz a diferença."

Nesse livro, conheci um lado da Ju até então desconhecido para mim, em depois que aconteça, o romance é leve e os personagens apesar de possuírem problemas são doces. Nessa obra a personalidade dos personagens que ela criou são muito distintas, fortes e diria até intragáveis.

Miah é uma pessoa insuportável, perdi as contas de quantas vezes quis que Leo afogasse ela nas águas da Ilha Grande, ele em contra partida é um fofo, mas confesso que em determinado momento, comecei a me perguntar onde ele estava com a cabeça.

Mas aí os segredos começam a ser revelados, a Ju começa a desenrolar a história e nos mostrar o porquê Miah se tornou um ser tão desprezível, e nesse momento se torna impossível não vê-la com outros olhos.

Um romance tocante, adulto, com cenas calientes e emocionantes, uma romance criado para lhe fazer rever alguns conceitos, esse é o mais novo romance de Ju Parrini. O que somos capazes de perdoar por amor? Até onde seu amor e orgulho lhe permitiria ir por alguém? O livro da Ju nos mostra que nada é impossível quando o amor é verdadeiro, e que passe o tempo que passar, se for parar ser seu ele vai voltar.

"Perdoar alguém é uma escada que as pessoas vão subindo através dos atos corretos."

Com uma capa incrível, uma escrita leve e viciante, Novamente Você veio para encantar e nos fazer acreditar que com amor, tudo é possível. E mais uma vez Ju me faz acreditar que todo mundo pode ter seu conto de fadas.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Lina DC 14/09/2016

Doze anos atrás, Maria Rita era casada com Leonardo Júnior, sua vida era simples na vila do Abraão: enquanto ela cuidava do lar, o marido ia pescar para prover a casa. Enquanto crescia, Maria Rita cuidava das duas irmãs enquanto os pais trabalhavam, nunca tendo tempo para se divertir e ser apenas uma criança. Mas ela realmente amava o marido e mesmo querendo que ele fosse mais ambicioso, surpreendeu a todos quando foi embora com um turista da Ilha.
Na última década ela viveu uma vida de glamour casada com um milionário e morando em Hollywood, com todas as mordomias que sempre sonhou. Mas e se o sonho na verdade era um pesadelo?
A única alternativa de Maria Rita é retornar as origens, mas muito tempo se passou e ela é uma pessoa completamente diferente. Acostumada a coisas boas, até seu nome é outro: Miah.
Só que é muita ingenuidade dela acreditar que poderia voltar e seria bem recepcionada. Sua fuga mudou muitas coisas na pacata vila. Seus pais, dona Amélia e seu Francisco, não estão mais casados; Maria Eduarda, uma de suas irmãs, é uma devoradora de homens e está determinada a conquistar Leonardo Júnior; Maria Flor, a caçula, é doce e tímida e é a única pessoa da família que recebe Miah de braços abertos.
Logo no início percebe-se que existe uma tensão muito grande entre Miah e dona Amélia. O que aparenta ser um ressentimento mútuo relacionado a fuga, na verdade é algo muito mais profundo e doloroso. Maria Eduarda não vê a hora de Miah desaparecer novamente, pois sabe que sua presença na ilha irá dificultar ainda mais seus planos.
Leonardo Júnior prosperou. De pescador tornou-se um empreendedor e hoje em dia é dono da pousada local. Seus negócios empregam várias pessoas, inclusive Dona Amélia. Além do lado profissional próspero, Leonardo Júnior diverte-se bastante com alguns casos passageiros e cuida também de Téo, seu sobrinho de dez anos de idade.
Entre cuidar dos negócios, do sobrinho e divertir-se ao lado do melhor amigo Juan, sua vida está prosperando, mas seu coração ainda não conseguiu seguir completamente em frente.
Reencontrar Maria Rita é uma surpresa e tanto, ainda mais porque ela está completamente diferente. Arrogante, narcisista e egocêntrica, ela não lembra em nada a sua esposa doce e sorridente. Mas Leonardo Júnior também está diferente. Está mais confiante, maduro e ambicioso. O retorno de Maria Rita é um mistério completo para os moradores da vila, que não conseguem compreender seus motivos e ela não faz questão de contá-los.
Além de Maria Flor, a protagonista irá conseguir apoio em Carina, uma amiga sua de infância que trabalha na mercearia local e tem uma grande família. É observando Carina que Maria Rita vai reaprender verdadeiro sentido da vida...
O cenário da trama é deslumbrante. Uma pequena vila com belezas naturais, localizada em uma ilha tranquila e encantadora. Os personagens são complexos, possuem inúmeras camadas e apresentam ao leitor seus medos e esperanças.
"Novamente Você" é uma história de amor e recomeços, que fala de segundas chances, superação e temas complexos, como o alcoolismo e a violência doméstica.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. Foi encontrado apenas um errinho de digitação na página 126, mas nada que interferisse na compreensão do texto. A capa é muito bonita e combina com o clima paradisíaco que Ilha Grande apresenta.

Portal JuLund 19/08/2016

Novamente Você, @Suma_BR
Antes que comece a ler essa resenha quero deixar claro uma coisa, será uma resenha MUITO PESSOAL, acho que a mais pessoal que já fiz e, portanto, talvez a mais propensa a erros, rs.

O livro conta a história de Maria Rita, que larga tudo e todos, foge para os E.U.A com um homem, de lá pede a separação do marido pescador, se casa com seu “salvador”, vive no glamour já que o novo marido é um diretor de Hollywood se não me engano, se dá melhor com roupas de marcas e cartões do que com pessoas. E de Leonardo que é abandonado pela esposa, logo depois perde o irmão e a cunhada, ganha a tutela do sobrinho e do sofrimento arranja vontade e força para crescer na vida, de um simples pescador se transforma em dono de uma frota de barcos e de uma pousada.

Eu tentei, juro que tentei gostar da Maria Rita/ Miah, mas não consegui e talvez, só talvez esse seja o motivo do livro não ter me agradado...
Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/novamente-voce-suma_br

Babi Barreto 21/01/2015

Um dos melhores livros que já li
Acabei agora Novamente Você, e só tenho uma coisa a dizer:
SENSACIONAL.
Arrependo-me diariamente por não ter lido os livros da Ju antes...
Ela consegue nos enredar na história, nos prender de uma forma quase sobrenatural.
Senti todo o medo da Miah, toda a sua evolução, e ao mesmo tempo, ódio pela sua atitude arrogante.
Consegui sentir todo o amor não declarado do Léo, e admiração pela sua linda personalidade e caráter.
Um livro que com certeza vou guardar para sempre no meu coração.
Agora... como faço com a ressaca literária que me assola??????
Mais alguém ficou assim depois de terminar esse livro maravilhoso?
Obrigada Juliana Parrini por nos proporcionar uma leitura tão magnífica.
Sou sua mais nova fã... incondicional!!!
Sabrina 27/03/2015minha estante
oi eu não consegui terminar o livro como você leu ele?

Babi Barreto 20/04/2015minha estante
Ele será publicado pela editora Suma de Letras.
Logo logo vai estar em todas as livrarias do Brasil

Eri Guimarães 22/11/2014

Novamente Você
Olá Galera BLA!!

Hoje temos uma edição especial do nosso “Cantinho Brasuca”, afinal hoje é um dia muito especial para nossa autora amiga Juliana Parrini, pois seu segundo livro “Novamente Você” está sendo lançado no Amazon.

Eu sou um pouco suspeita para falar dessa história, meu primeiro contato com a Juliana foi através desse livro. As BLAs Queds e Lu Pescada viviam falando tanto da autora quanto de seu primeiro livro “Depois Do Que Aconteceu”, mas quando fui tentar lê-lo na plataforma Wattpad, já havia sido retirado para ser lançado na Amazon e no físico pela editora Tribo das Letras.

Ao ler a sinopse eu já me animei, dava pra perceber logo de cara que seria uma história sobre redenção, sobre correção de erros passados e que haveria muito suspense sobre os motivos da protagonista fazer o que fez. Mas, façamos direito, né? Deixa-me contar tudo, desde o inicio…

A história se inicia a noite, com Miah na balsa, voltando para Ilha Grande. Pensa naquelas socialites perua ao extremo. Pensou? Pois é isso o que vemos de nossa protagonista nesse primeiro momento. Alguém totalmente arrogante e “nariz em pé”. E logo de cara já dei muita risada, pois Murphy soube se aproveitar bem da situação e aprontou de tudo, até mesmo o salto alto da Miah quebrou ao pisar na Ilha… Foi uma entrada super Diva… Falida.

Miah parece ser alguém distante, com apenas o dinheiro na cabeça, sem ligar muito pra sua família. E ao ver as novidades na Ilha em que nasceu e cresceu sua única reação é reclamar por não encontrar nada daquilo que procurava. E convenhamos, foi uma atitude totalmente egoísta e infantil, afinal ela está afastada de tudo há 12 anos.

Depois de não encontrar sua antiga casa, Miah acaba dormindo num banco no meio da rua. E ao acordar tem uma gigantesca surpresa: é seu ex-marido Leonardo Junior que está logo a sua frente. Mais lindo do que nunca!

E a surpresa da socialite aumenta, pois Léo é o dono da melhor pousada da Ilha e virou um empresário de sucesso no lugar. Ele evoluiu completamente após ter sido abandonado, enquanto Miah é obrigada a voltar à sua vida de Maria Rita.

Esse retorno traz muitas revelações para Maria Rita. Ela descobre que sua família não está mais tão unida quanto antes. Que sua irmã do meio, Maria Eduarda, é louca para ficar com seu ex-marido, que seus pais se separaram, que sua irmãzinha caçula, Maria Flor, se transformou numa bela jovem mulher.

E quanto mais coisas ela descobre, maior é o peso da culpa por ter saído da Ilha da forma como ela fez. Mas, ao mesmo tempo em que existe essa culpa, também não há arrependimento.

Miah/Maria Rita não é alguém realmente feliz. E sua volta à Ilha não foi para matar a saudades da família… Ela está ali por estar fugindo de algo. E aí fica o grande mistério do livro: o que realmente aconteceu para Rita largar sua vida de glamour e se esconder no lugar que tanto detesta?

Voltar a conviver com a família, amigos e ex-marido que deixou para trás irá provocar muitas situações delicadas e outras hilárias. Principalmente porque Léo faz de tudo para cutucar a ex-esposa e isso pode acender um sentimento adormecido. E isso gera novas perguntas: será que as mágoas são mais fortes que um grande amor? Será que dá pra perdoar um abandono?

“Novamente Você” é uma história que me cativou desde o inicio. Com sua pegada irônica e com cenas cômicas, o universo de Léo e Rita se apresenta de uma forma que envolve o leitor, o transportando para a vida na ilha de pescadores.

Amo a forma como a Juliana cria seus personagens. Ela dá atenção desde os protagonistas até os personagens secundários sem exagerar e de maneira equilibrada: trabalhando bem a história de cada personagem, mas sem colocar muitos sub-tramas, o que transforma o livro em algo harmonioso, um texto “limpo” e rico em conteúdo. Uma simplicidade que me cativa completamente.

E mais, os personagens são tão reais. Eles poderiam ser meus conhecidos, vizinhos amigos. Ninguém ali é o mais forte, o mais rico, o mais bonito, o irresistível. Não há o ser idealizado, mas sim pessoas com quem o leitor pode rapidamente se conectar. São pessoas como nós. E isso facilita a visualização das cenas, aumenta a hilaridade e a dramaticidade de algumas situações, pois são coisas que pode acontecer com qualquer um.

Falando um pouco mais sobre os personagens. Maria Rita sempre foi uma garota doce, disposta a ajudar. Seu lado arrogante como Miah é apenas uma fachada, uma armadura para se proteger de tudo o que sofreu. Ela ainda é uma mulher vulnerável e apaixonada e que aos poucos começa a perceber onde errou e tenta recomeçar. Tem muitas magoas em relação a sua mãe e teme por algo que deixou nos Estados Unidos. Achei fantástico o fato da protagonista fugir do padrão habitual nos livros. Ela começa praticamente como antagonista. Me fez lembrar muito a novela mexicana Rubi, onde Barbara Mori era a protagonista, mas que não era a mocinha da história.

Leonardo Junior é um homem bom, integro e justo. O abandono de Rita o afetou mais do que ele quer demonstrar. Mas, mesmo com todas as magoas, ele se vê balançado ao ter a ex-esposa tão perto. É o tio-pai, cuida de Téo com um carinho e cuidado que são fofos demais. Vive fugindo dos ataques “sedutores” de Maria Eduarda (sua ex-cunhada sem noção) e acha que tem apenas uma amizade colorida com Suzana (ou Bunduda, como Rita a cita).

Há personagens secundários que roubam a cena. Maria Flor é uma delas. Super meiga e doce. Tem um lado inocente, mas com a chegada da Rita é perceptível que ela começa a desabrochar e a ficar mais forte, como se a irmã mais velha fosse uma inspiração. Ela é loucamente apaixonada por Caíque e acaba sofrendo por isso

Carina, amiga de infância de Rita, é outra personagem que tem uma luz própria. É daquele tipo de pessoa que você pode contar a qualquer hora. E mesmo sendo pisada, dá a cara a tapa e uma nova chance. Essa amizade é super valiosa e é uma das coisas que consegue transpor a armadura de Miah e resgatar a Maria Rita que todos um dia amaram.

Caíque é um personagem que sempre arranca sorrisos. Seu jeito galinha, que pega toda mulher que der brecha é irritante, pois é nítido que ele gosta da Maria Flor, mas não se acha merecedor do carinho dela. Ele tem um mau gosto absurdo, só pega mulher vagaba (e quando vocês lerem vão concordar comigo). Mas é um personagem que desperta curiosidade. Será que ele sofreu algo que fez se fechar para o amor verdadeiro? E por isso, muitas leitoras – incluindo eu – torcem para que haja um livro desse casal.

Maria Eduarda e Suzana são farinha do mesmo saco, mas atuam em extremos opostos. Duda é a típica piriguete, enquanto Léo não dá chance nenhuma para as investidas dela ela sai pegando geral. Já Suzana é a amiga colorida de Léo, que finge (ao menos é como interpreto as investidas dela) que não quer nada sério e está feliz com esse lance sem compromisso sério, mas se prepara para fisgar Léo de forma definitiva. Ela a típica personagem boazinha demais que levanta suspeita.

Mas, não é só Maria Rita que sofre ao ver tanta mulher dando em cima do Léo. Graças a Fred, Maria Rita pode dar o troco em relação ao ciúme. Fred é um personagem que também tem um mistério ao seu redor. Léo o detesta mesmo antes dele se interessar por Rita. Ele parece ser um cara legal, mas em alguns momentos ele esquiva e isso o deixa meio suspeito também.

Há outros personagens que também provocam sentimentos extremos aos leitores, mas o legal é descobrir lendo, não é mesmo? E sério, com esse time de personagens, fala se é possível não se encantar com essa história.

Juliana Parrini tem uma narrativa fluída e envolvente e com ela discorre sobre a simplicidade da vida. Ela nos mostra que a verdadeira felicidade não está na riqueza material e sim em pequenas coisas, pequenos gestos. Miah é como o filho pródigo, que foi curtir a fama, o dinheiro e o sucesso, mas que acaba retornando às origens e percebe que teria sido muito mais feliz com as coisas que antes achava enfadonha.

A trilha sonora do livro está maravilhosa. Tem Jota Quest, Lily Allen, Capital Inicial, Dave Matthews, entre outros. Cada musica mais linda que a outra e com o encaixe perfeito com a história. Ler ouvindo as músicas é uma experiência fantástica e eu super recomendo.

“Novamente Você” é uma história apaixonante e totalmente digna do Selo de Qualidade BLA. Uma verdadeira montanha-russa emocional, onde em um momento morremos de rir, no outro espumamos de raiva e depois nos derretemos com os sentimentos mais lindos. Amor, reencontro, perdão e recomeço… Venha se tornar um morador da vila de pescadores em Ilha Grande e se encantar ao acompanhar a jornada de Maria Rita e Leonardo Júnior.

site: http://literalmenteamigas.hol.es/novamente-voce/

1 | 2 | 3 | 4