O amor natural

O amor natural Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - O amor natural

Renata CCS 20/02/2013

A sexualidade está ali, nos versos mais simples aos mais complicados

Amor - pois que é palavra essencial

“(...) O corpo noutro corpo entrelaçado,
fundido, dissolvido, volta à origem
dos seres, que Platão viu completados:
é um, perfeito em dois, são dois em um.
Integração na cama ou já no cosmo?
Onde termina o quarto e chega aos astros?
Que força em nossos flancos nos transporta
a essa extrema região, etérea, eterna? (...)”

Carlos Drummond de Andrade – O Amor Natural

O AMOR NATURAL apresenta um lado pouco conhecido de Drummond: são poemas eróticos e foram publicados somente após a sua morte. Não é de se espantar que tenha sido desta forma: o poeta tinha horror de ser tachado como pornográfico, por isso, a obra apenas saiu da gaveta para virar livro em 1992. Os poemas são sim de cunho erótico, mas não são, em minha opinião, vulgares ou debochados, ao contrário: o sexo aparece como algo atraente e belo, passando por um completo despudor, e são versos onde o ato sexual não eleva nem rebaixa, mas apenas expõem a condição simples, natural e crua de ser humano. Mesmo nas questões cotidianas narradas de forma simples – e como não poderia deixar de ser, poéticas – encontramos a sexualidade, os desejos, as fantasias, o corpo. Algumas pessoas fãs da poesia de Drummond podem até ficar chocadas, mas não creio que seja pelo conteúdo erótico, mas por encontrar um lado do poeta nunca antes exposto. Para mim, o livro mostrou que o “homem” também existia, além do poeta que já admirávamos. Vale a pena conferir esta obra e perceber que, no fundo, o amor é sempre natural.
Mona 28/02/2013minha estante
Considero Drummond um autor completo: seus textos possuem profundidade e suavidade. Quando eróticos possuem sensualidade e lascívia na medida certa.

Renata CCS 06/03/2013minha estante
Sim Mona, concordo com vc. Adoro Drummond! É meu poeta querido, desde a infância.

Tiago Ribeiro Santos 31/03/2009

Antes de falar sobre Amor Natural, deixo claro que ainda não sou grande conhecedor das obras poéticas de Drummond. Como este, tenho apenas dois livros lidos e acredito que, para falar um pouco do poeta, exige-se mais, principalmente quando nos referimos a uma obra que ficou por tempos adomercida.

Assim foi Amor Natural: adormecida, mas, que quando acordou, despertou em mim ainda mais a certeza sobre a genialidade do poeta. Como seres naturais que acredito serem os poetas, aspiradores de tudo o que é ódio e amor no universo, Drummond se embebeda pelo amor da carnalidade a ponto de transformar a sexualidade, por vezes até selvagem, em algo maduro e definitavemente belo.

Um livro de visões diferentes sobre o amor. Visões que só poetas como Drummond parecem capazes de ter.
Nathália Farias 09/10/2012minha estante
Tiago, me impressiona que o prólogo seja tão bom quanto o restante do livro.

Eveline 18/11/2012minha estante
Estará já na minha lista!

Renata CCS 26/06/2013minha estante
Para mim, o livro mostrou que o homem também existia, além do poeta tão admirado.
Uma bela resenha Tiago! Adorei seu segundo parágrafo. É assim que vejo esta obra.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 01/06/2014

Mais uma das faces do Drummond
Foi uma surpresa para mim saber da existência desse livro. Estava eu, explorando tranquilamente as prateleiras de uma biblioteca, quando me deparo com o nome de um dos poetas que mais amo nesse mundo vasto mundo: Carlos Drummond de Andrade. O título do livro era "O Amor Natural". O peguei e voltei para a mesa onde havia me acomodado. Mal sabia o que me aguardava. Nesse caso a frase "sabe de nada, inocente", se encaixa perfeitamente.

É um livro que oscila entre o erótico e o pornográfico.
São quarenta poemas que foram publicados postumamente.

Durante a leitura, minha expressão era de surpresa e ceticismo porque não estava acreditando que o Drummond escreveu mesmo aqueles poemas.
Sou uma grande fã dele e sabia que ele tinha esse lado mais carnal, afinal ele é homem, mas não imaginava que nesse nível.

Estou escandalizada? Não. Acho que surpresa é a expressão mais adequada.
Indico a leitura? Se você quiser conhecer este outro lado do Poeta, sim.

site: http://www.minhassimpressoes.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-amor-natural-carlos-drummond.html

TalesVR 10/11/2023

Versão oculta
Essa aqui é a parte da personalidade do Drummond que não é ensinada nas escolas porque até ele ''sofreu'' com ela. Dos poemas eróticos tímidos dos primeiros livros pra esses compilados e publicados 5 anos após a sua morte tem uma enorme diferença. Sai de cena o poeta que idealiza a amada que nunca o aceita pra entrar o poeta que não espera mais por ela, vai lá e flerta com a realidade.

Penso que é extremamente válida a ideia central de tudo que vai até no título: geralmente se faz uma distinção na poesia entre o amor físico e um tipo de amor mais elevado, da alma e do espírito. Drummond chega e fala: ''então, galera, s#x# pode ser um amor tão elevado quanto o outro sem existir subordinação entre eles pois estão na mesma hierarquia''

haruurane 26/03/2023

O amor natural mostra de fato que o amor, assim como a natureza, vêm das pequenas coisas, não só de toques, mas também de sentimentos e sensações. uma nuance mais filosófica, sentimentalista e um tiquinho besteirenta do sexo, o ato que, cientificamente, comprova e prova o amor.

Talita 28/02/2021

Interessante
Interessante conferir esse outro lado de Carlos Drumond. Poesia erótica pode ser bem interessante e "poética". É super curtinho e rápido de ler.

Lorena.Meyrieli 13/11/2023

Erotismo em Drummond?
Não tinha noção da escrita do Drummond nessa obra, mas me surpreendeu de diversas formas (todas boas). Todos deveriam ler.

Ana Paula 03/07/2015

Nunca imaginei que o erotismo pudesse ser poetizado com tanta suavidade.

Maria.Jose 21/05/2020

Prazer em sentir prazer
Como um homem que nasceu em 1902 pode despertar em uma milênium o desejo de desejar? Essa obra acorda a todos de um sono profundo. Imprescindível.
Dani Ferraz 23/10/2020minha estante
Que comentário mais maravilhoso!!!!

Pamylla.Souza 25/08/2021

Opinião que não se vale muito.
Difícil dizer que não gostei muito do livro, me incomodou muito dar 3 estrelas, mas é questão exclusivamente de gosto.
Tenho certeza que a mim faltou algo.

Gostei muito de um texto: mulher andando nua pela casa.
E claro, valeu a leitura.

Lidy 02/05/2009

Quem já teve contato com outras obras do Drummond sabe da sua tendência para a poesia erótica. Neste, o poeta mineiro dedicou-se somente a esta veia poética. Lançado em 1992, a pedido de Drummond, que preferiu manter este livro guardado para um lançamento póstumo - talvez por medo da reação do público. No tempo em que o livro foi escrito, poderia ser visto como um absurdo para uma sociedade tão ‘conservadora’. Embora a temática seja algo extremamente comum para os dias atuais, não pode ser comparado com os horrores já publicados abordando o erotismo. Em ‘O Amor Natural’, o título fala por si - o erotismo não é visto como algo vulgar, e sim delicado. O autor vai da descrição de uma simples relação sexual até a beleza que ele via no envolvimento profundo de dois seres - tudo colocado de uma forma única, própria de Drummond.

Jaynne Borges 17/02/2021

Uma surpresa agradável
Leitura obrigatória do mestrado que me surpreendeu bastante! Sou preconceituosa com poesia canônica, não gosto de leituras com palavras difíceis. Achei que ia ser um livro bem romântico e já no primeiro poema fui nocauteada kkk Lindo!

Meus preferidos foram: Amor - pois que é palavra essencial, Em teu crespo jardim, anêmonas castanhas, A bunda, que engraçada, O chão é cama, Sob o chuveiro amar, A língua lambe, Mimosa boca errante e No mármore de tua bunda. :)

Eloi 23/09/2020

O kamasutra da poesia
Este livro é muito especial porque assim como eu, Drummond é itabirano.

Considero ele o kamasutra da poesia pois é um livro recheado de putarias ditas de uma forma mais coloquial.

Este livro foi publicado depois da morte dele e recomendo que todos leiam.