O amor natural

O amor natural Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - O amor natural

joyce pretah 03/05/2011

A naturalidade Drummoniana
Livro lançado de maneira póstuma em 1992,O amor natural nos revela um Drummond erótico,mas sem perder aquela naturalidade que lhe é tão comum.
Aqui temos poesias efervescentes,mas postas de maneira a instigar o leitor a ler até o final,alimentando nossa fantasia.

Alessandra 28/12/2009

Este livro é considerado por alguns como um livro de poesias pornográficas, para outros, eróticas, eu particularmente não gostei, embora reconheça que o autor é talentoso ao usar as palavras, achei que as usou de modo vulgarmente explicito, achei grosseiro, não erótico, sensual, como poderia ter tratado do assunto em seus poemas.

Lidy 02/05/2009

Quem já teve contato com outras obras do Drummond sabe da sua tendência para a poesia erótica. Neste, o poeta mineiro dedicou-se somente a esta veia poética. Lançado em 1992, a pedido de Drummond, que preferiu manter este livro guardado para um lançamento póstumo - talvez por medo da reação do público. No tempo em que o livro foi escrito, poderia ser visto como um absurdo para uma sociedade tão ‘conservadora’. Embora a temática seja algo extremamente comum para os dias atuais, não pode ser comparado com os horrores já publicados abordando o erotismo. Em ‘O Amor Natural’, o título fala por si - o erotismo não é visto como algo vulgar, e sim delicado. O autor vai da descrição de uma simples relação sexual até a beleza que ele via no envolvimento profundo de dois seres - tudo colocado de uma forma única, própria de Drummond.

Tiago Ribeiro Santos 31/03/2009

Antes de falar sobre Amor Natural, deixo claro que ainda não sou grande conhecedor das obras poéticas de Drummond. Como este, tenho apenas dois livros lidos e acredito que, para falar um pouco do poeta, exige-se mais, principalmente quando nos referimos a uma obra que ficou por tempos adomercida.

Assim foi Amor Natural: adormecida, mas, que quando acordou, despertou em mim ainda mais a certeza sobre a genialidade do poeta. Como seres naturais que acredito serem os poetas, aspiradores de tudo o que é ódio e amor no universo, Drummond se embebeda pelo amor da carnalidade a ponto de transformar a sexualidade, por vezes até selvagem, em algo maduro e definitavemente belo.

Um livro de visões diferentes sobre o amor. Visões que só poetas como Drummond parecem capazes de ter.
Nathália Farias 09/10/2012minha estante
Tiago, me impressiona que o prólogo seja tão bom quanto o restante do livro.

Eveline 18/11/2012minha estante
Estará já na minha lista!

Renata CCS 26/06/2013minha estante
Para mim, o livro mostrou que o homem também existia, além do poeta tão admirado.
Uma bela resenha Tiago! Adorei seu segundo parágrafo. É assim que vejo esta obra.