Lobo Solitário volume 02

Lobo Solitário volume 02 Kazuo Koike

Resenhas - Lobo Solitário volume 02

Polli 12/11/2023

Cada vez mais que eu vou me aprofundado na história, como a cultura é diferente da nossa, eu fico mais enquantada e surpresa com cada página da história.

Oscar.Valeriano 30/07/2023

Ito Ogami, continua sua peregrinação pelo meifunado em busca de sua vingança, não importa que armadilha armem em seu caminho.

Wilber.Lacerda 29/05/2023

Que saga incrível
Os desdobramentos da história segue sendo primorosa. E a evolução do personagem principal é muito boa! Simplesmente não consigo para de ler e aprender um pouco mais a cada página.

Johnny Blue Heart 23/05/2018

A flor do inverno...
Eu jamais poderia imaginar que um quadrinho pudesse ser tão profundo, marcante e dotado de tanta sensibilidade quanto o Lobo Solitário. A superação em meio às adversidades, como a lembrar o tempo todo de que o ser humano irá sempre durar, a austeridade de um pai, que está sempre pronto a ensinar grandes lições ao seu filho, na mesma medida em que está preparado para perdê-lo diante das certezas inabaláveis da natureza na vida de cada um de nós, um matador que é honesto ao seu trabalho, ainda que o frio azul não preencha todas as câmaras do seu coração. Numa das grandes passagens desse segundo volume, o protagonista reflete: ?Por que a neve cai dos céus? As pessoas não sabem o porquê, só sabem que sentem frio... Contudo, saberá a neve que causa tamanho frio nas pessoas?? Uma obra magistral! Quando comprei, o vendedor disse: ?Parabéns por adquirir o melhor quadrinho da história!? Achei que era exagero! Hoje, tenho certeza de que ele estava com a razão...

Leofininho 24/03/2018

Lobo solitário
A arte é fantástica.
Depois que se pega a manha de se ler de traz pra frente a coisa vai.
Histórias muito boas e o clima do Japão Imperial.

Ricardo Santos 03/09/2017

Obra-prima
O volume 2 é superior ao primeiro. A arte mostra imagens ainda mais belas do Japão feudal. Mas é o roteiro que faz toda a diferença. Aqui temos episódios das aventuras do ex-samurai e assassino de aluguel Itto Ogami, sempre acompanhado do seu filho, o pequeno Daigoro. O menino é um recurso narrativo soberbo. Ao mesmo tempo, dá força ao pai e é seu ponto vulnerável. Há mais espaço para o desenvolvimento do personagem de Daigoro. Apesar de certas soluções de roteiro parecerem inverossímeis, num contexto de ficção histórica, a carga dramática deixa o leitor sem fôlego. Também vemos um Itto Ogami mais reflexivo e hesitante, o que torna o personagem mais complexo. Outro destaque é que cada episódio, cada missão de Ogami e Daigoro, é contada de uma maneira diferente. É uma delas, os protagonistas só aparecem no final. Esta é a maneira mais excitante de aprender sobre a história do Japão, o Período Edo, auge do xogunato, no século XVII, uma espécie de Velho Oeste dos japoneses, onde era comum decidir questões de vida ou morte pela lâmina de uma espada.

Matheus 10/01/2013

Essa edição somente recebe nota 5 porque é a nota máxima permitida, pois se fosse permitida alguma nota acima disso, essa seria a nota que faria jus a qualidade dessa obra-prima que é o Lobo Solitário. Com história mais complexas, grandes reviravoltas, conceitos budistas e até de outras religiões, e histórias emocionantes, Lobo Solitário mostra que não é considerado o melhor mangá da história à toa. Todas as história são de extrema qualidade, mas duas merecem destaque: Kantorai – A Chegada do Inverno, com uma trama complexa e um final emocionante, Mumonzeki – Uma Barreira sem Portões, por todo o seu conceito que acaba definindo o personagem. Osue – O Drama de uma Criada também merece destaque pelo papel do personagem Daigoro, que mostra que não é só um acompanhante na história e que também pode render ótimas tramas para as histórias do Lobo Solitário.

Dede Silva 23/02/2012

"Para alcançares a grande estrada, não haverá portões haverá, sim, mas de mil caminhos diversos a escolher. Uma vez atravessa a barreira sem portões, conseguirás andar livremente pelos caminhos entre o céu e a terra." We-men Hui-K'ai
"O caminho de um matador, reconhece o trabalho e sabe que é seu destino, mesmo que seja um santo um iluminado.
A criança carrega o olhar da dor, sabe se defender e tem sombras em sua mente e amor em seu coração."

Silvio 17/08/2010

Uma viagem impressionante ao Japão dos samurais
Um homem com as roupas quase em farrapos carregando seu filho em um carrinho percorre as estradas cobertas de neve durante o Japão do shogunato Tokugawa. Embora estejam cansados e com fome, em nenhum momento os dois deixam de mostrar em seus semblantes uma expressão ao mesmo tempo serena e decidida. Na cintura o homem carrega a inseparável "Dotanuki", espada que maneja com assustadora habilidade e o principal instrumento de sua profissão: assassino. Sua fama percorreu até as provínciais mais distantes, enchendo de pavor os senhores de terras, até se transformar na lenda do Lobo Solitário, o "assassino do carrinho de bebê".

Concebida por Kazuo Koike e Gozeki Kojima, a saga conta a história de Itto Ogami, ex-kogi kaishakunin (executor oficial do Shogun) que é injustamente acusado de uma suposta trama para derrubar seu soberano. Recusando a ordem de cometer o sepukku (suicídio ritual dos samurais) Ogami, junto com seu pequeno filho Daigoro, torna-se um assassino errante, um ronin (samurai sem mestre) buscando vingar a morte da esposa e restaurar a honra de sua família.

Koike o Kojima contam esta história ao longo de 28 volumes de forma magistral em todos os aspectos: a reconstituição da época, o código de honra dos samurais, a narrativa ágil, as histórias profundamente marcantes, a violência das lutas. Lobo Solitário é uma viagem no tempo, que nos remete ao Japão da época dos samurais.

Tanto que o mangá se tornou um clássico, gerando seis filmes, quatro peças de teatro, quatro discos e uma série de televisão (exibida no Brasil nos anos 80 pelo SBT). Também influenciou uma geração de desenhistas e escritores, entre eles Frank Miller, que reinventou a HQ norte-americana com "O Caveleiro das Trevas". "A trama de Kazuo Koike, aliada à narrativa visual impecável de Kojima, é uma das obras mais completas que conheço", elogia. "Babei como um idiota a primeira vez que peguei nas mãos um mangá do Lobo Solitário."

No Brasil, a publicação do mangá também se tornou uma saga em si. Começou em 1987 com a Cedibra (que traduziu a versão norte-americana da First Comics), passando pela Nova Sampa ao longo da década de 90. Nesse período, os fãs ardorosos tinham de se contentar com edições fragmentadas, sem periodicidade definida e qualquer sequência nas histórias. A questão só foi resolvida em 2004, quando a Panini relançou a série a partir da edição da Dark Horse. Eu particularmente vivenciei essa novela e tive de esperar quase 20 anos para conhecer o final da lenda do assassino do carrinho de bebê.