Mundo Novo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lola 10/06/2015

Um livro cinematográfico!
Bem-Vindo ao Poca!
Em um mundo distópico onde só há adolescentes não se imagina que haja tanta maturidade e vontade de viver, afinal todos vamos morrer (mas com o iphone do lado).
'Mundo Novo' tem uma história cativante e eletrizante que te prende a cada frase, a cada parágrafo e que realmente te deixa eufórico gritando internamente "meu deus do céeeeeu". O livro não é só um livro pós-apocalíptico, ele envolve diversas situações que te faz pensar sobre muitas coisas que normalmente não damos atenção e que particularmente me deixaram meio "é ne mano, é foda isso...".
Os personagens são incríveis com personalidades bem distintas e que faz você criar um certo laço com eles ao decorrer da história, deixando tudo mais sentimental quando acontece alguma coisa.
As descrições das cenas chegam a ser cinematográficas. A escrita de Chris Weitz é deliciosa de se ler (e engraçada, mesmo traduzida) sendo capaz de criar um universo que passa como um filme em sua mente! Cenas de ação dignas de um prêmio se você for como eu que tenta imaginar tudo o que está sendo descrito.
É um livro que vale muito a pena a ler, e que certamente será 'devorado' pela maioria!

Off-the-topic mas vale a pena ressaltar o quão maravilhosa é essa capa, e a textura dela é melhor ainda! A Editora Seguinte fez um trabalho incrível com essa edição.

Rafa 28/06/2015

Maravilhoso
Esse livro é incrível, mostra a vida das pessoas em meio ao caos faz você pensar muito na vida e como o tempo está acabando

Aline 30/04/2022

Divertido
Adorei os personagens e apesar de serem todos adolescentes, não foi tão difícil de compreender suas atitudes. A premissa é bem distopica tradicional.
Amei os personagens e o humor de cada um deles, já quero ler o próximo apesar de não estar tão animada pra fazer isso em breve.

Dalek Thai 05/09/2015

Bem-Vindo ao Poca!
“And you can stand right there if you want
But I'm going on
And I'm prepared to go it alone
I'm going on”
Mundo novo é o primeiro livro da trilogia escrita por Chris Weitz.
Neste mundo novo, um misterioso vírus mata todos os adultos e crianças, apenas os adolescentes ficam vivos.
Os adolescentes se separaram em tribos e os personagens que acompanhamos são da tribo da Washington Square.
A história é narrada em primeira pessoa intercalando entre Jeff e Donna.
Jeff é inseguro e apaixonado pela Donna, e por não conseguir deixar suas responsabilidades de lado se torna líder da tribo após a morte de seu irmão. Donna não é uma personagem mimizenta e ela é corajosa, ela costuma lembrar muito do mundo de Antes, de seus pais, especialmente de seu irmão.
Crânio, um dos integrantes da tribo, descobre um resumo de um artigo cientifico que pode dá respostas sobre o Ocorrido e pode indicar a Cura. Faltando remédio, munição e alimento para sua tribo, Jeff decide fazer essa expedição para achar esse artigo, ele é acompanhado nessa expedição por Donna, Peter (Negro, Gay, Cristão e Sarcástico), Crânio (O Gênio do Crime) e Minifu (A Hobbit).
Em Mundo Novo você encontrará muitas referencias à Cultura Pop, e tem criticas ao capitalismo e também ao Homem.
É um livro que você vai ler rápido, e irá fazer você refletir; prender a respiração em alguns momentos e rir em muitos. E tem um final surpreendente!

chaany 11/03/2015

Mundo Novo não te dá pausar para respirar
Mundo Novo é uma YA pós-apocalíptico (e não distópico como muita gente tem confundido por aí...) que vai explorar um mundo devastado por uma terrível doença, causando a morte de todos os adultos e crianças que existiam, restando assim apenas os adolescentes.

Alguma coisa presente nos famosos "hormônios da adolescência" os protegem do perigoso vírus, mas uma vez que esses adolescentes atingem a maioridade e o nível de hormônios volta a baixar, o vírus se manifesta e eles morrem rapidamente.

O cenário da trama é o mesmo de todas as histórias do gênero: paisagens devastadas, fome e miséria instaladas e a organização dos sobreviventes em gangues e tribos inimigas. A narrativa, por sua vez, é contada em duplo ponto de vista, por Jeff e Donna, o casal principal da nossa história.

Devo confessar que iniciei a leitura completamente encantada por esse universo e extremamente intrigada com o enredo: como um grupo de adolescentes conseguiria encontrar a cura para a doença e salvar a humanidade? Quais seriam os possíveis desfechos para a trama?

Pra melhorar ainda mais a boa impressão inicial que o livro me passou, a ação é um dos pontos principais da história e está presente desde o primeiro capítulo. Eu, como uma boa amante de histórias repletas de ação que sou, fiquei muito empolgada quando vi ação atrás de ação e os personagens se metendo em enrascada após enrascada.

Muito infelizmente e indo contra todas as probabilidades, Chris Weitz pesou tanto a mão nesse aspecto da ação que logo depois eu me vi cansada, pois não havia um "tempo" pra respirar no meio de tanta ação. Era imediato: se numa página o conflito for resolvido, na página seguinte um conflito ainda maior surgirá. Sem intervalos. Durante as 328 páginas do livro.

Isso acabou deixando o andamento da obra bastante previsível, ainda mais depois que descobrimos o gosto do autor por mortes trágicas e passamos a prever "quem será a próxima vítima".

No geral, os personagens construídos me agradaram bastante, em especial os secundários como Crânio e Minifu e alguns outros figurantes. Minha única crítica nesse ponto é ao modo como o romance principal foi desenvolvido: no meio de tantos perigos, mortes e miséria, como os personagens tinham tanto tempo pra pensar no que eles sentiam? Digo especialmente em relação a Donna, que é a indecisa da história e quase todos os seus pensamentos giram em torno disso, mesmo com tanta coisa acontecendo ao seu redor. Seria muito mais convincente se esse ponto fosse mais abordado nos próximos volumes da saga.

Apesar do desenrolar da história ter se tornado previsível, o desfecho com certeza consegue ser totalmente surpreendente e inesperado, o que pra mim é essencial para qualquer livro do gênero! Até agora estou quebrando minha cabeça pra entender como tudo aconteceu e espero, de verdade, que o autor consiga deixar tudo muito bem explicado nos próximos livros!

Também queria chamar atenção para o cuidado da editora Seguinte com a edição do livro: definitivamente uma das capas mais lindas da minha estante! E, como se não bastasse, ela ainda tem um toque aveludado que deixa tudo muito mais amor. A tradução também está excelente (e eu sou muuuito chata com isso, ainda mais com livros de fantasia/distópicos/pós-apocalípticos), esse é um livro que você pode comprar em português sem medo!

Recomendado para todos os amantes do gênero e pra quem está atrás de muita ação com uma pitada de mistério!

site: http://www.vanessachanice.com

Larissa 18/02/2016

Blog Por Livros Incríveis
No mundo novo os animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station é um enorme mercado e há várias gangues inimigas. Só os adolescentes restaram e deles dependem a sobrevivência da humanidade.
Nesse mundo vivem Jeff e Donna. Dois sobreviventes que são forçados a deixar a segurança da sua tribo para tentar encontrar respostas sobre o vírus, e junto com mais três amigos saem para desbravar o mundo novo. Em meio a isso, Jeff cria coragem para se declarar para Donna, que luta para entender seus sentimentos antes que a adolescência acabe e a Doença chegue.

"Todo suco tinha ido embora, mas ainda estávamos tentando fazer uma limonada com os limões."

Um vírus inesperado dízima toda a população adulta e infantil, deixando como sobreviventes, graças a um hormônio produzido somente nesse período da vida, os adolescentes. Mas um mundo sem adultos não é a maravilha que imaginam: não há internet, água quente ou qualquer outro conforto a que estamos acostumados, a comida é escassa, os artigos de higiene são raridade e a vida é literalmente curta demais. O que restou da sociedade se dividiu em tribos e é da tribo de Washington Square que saem Jeff, Donna e seus amigos, em busca de novas fontes de alimento e de respostas sobre o vírus.

O livro de Chris Weitz, que para quem não sabe é o roteirista das adaptações cinematográficas de A Bússola de Ouro e Lua Nova, parece mais um pós-apocaliptico clichê onde os adultos deixam de reinar... e é, o que não quer dizer que seja um clichê ruim...

Leia mais em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/02/resenha-mundo-novo-chris-weitz.html

Lane @juntodoslivros 21/02/2016

Mundo Novo - Chris Weitz
Li Mundo Novo em 2014 e gostei bastante. O livro fala sobre uma doença que desolou o mundo. Algum tipo de arma biológica que saiu do controle e acabou por matar bilhões de pessoas. E de modo misterioso a doença não afetou os adolescentes. Agora no pós-apocalipse, eles são os únicos sobreviventes. Muitos se juntam e formam Tribos, pois ficar sozinho não é uma boa opção, você acaba sendo alvo fácil para os outros.

É assim a vida após o Ocorrido. Sobreviver é a única coisa que resta. Nossos protagonistas, Jefferson e Donna são da Tribo da Washington Square. Apesar de toda a organização que eles conseguiram fazer com o lugar, eles precisam de alimento, água e armas. E ainda assim eles querem saber o que aconteceu. Se existe alguma cura, já que depois de completar 18 anos os adolescentes acabam por morrer.

Com poucos recursos para que toda a Tribo venha a sobreviver eles decidem partir em uma busca pela verdade. Crânio acredita que existe uma revista científica sobre armas biológicas e que nela pode conter as informações para a cura.

Nessa aventura Jefferson, Donna, Crânio, Peter e Minifu partem em busca de respostas, porém não será fácil. As ruas de Nova York estão repletas de perigos. Não se pode confiar em outras Tribos.
O livro se alterna na visão de Jefferson e Donna. O que deixa tudo mais interessante. Enquanto Jefferson parece um rapaz mais sensato, Donna é bem direta e um tanto desbocada em seus capítulos. A diferença entre os dois é grande e isso não impede que eles possam se gostar.

Os personagens secundários são cativantes demais. Crânio, Peter e Minifu são os melhores. Crânio com sua genialidade, Peter com seu humor sem igual e Minifu com seu kung fu.

Confesso que me interessei primeiro pela capa do livro, que é muito chamativa, e depois pela sinopse. No mesmo ano já tinha lido um outro livro no mesmo estilo. Apenas adolescente sobreviveram após uma doença, mas a diferença era que nesse livro continham zumbis. Fui ler Mundo Novo com o pensamento no outro e percebi que ele continha muito mais ação. Além das histórias seguiram rumos distintos. A cada página nossos heróis se metiam em muita confusão. Sangue, tiros, explosões e muito mais.

Se você gosta de um bando de adolescentes tentando salvar o mundo, leia esse livro. Recomendadíssimo. Em breve tem resenha de Nova Ordem, o segundo livro da trilogia. ;)

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/02/mundo-novo-chris-weitz.html
livrosepixels 12/07/2016minha estante
O que eu não gostei neste livro foi justamente a capa. Não sei porque a editora Seguinte foi trocar, sendo que a original é linda e tem tudo a ver com a história do livro
Podiam pelo menos ter feito uma melhorzinha haha

Our Brave New Blog 12/04/2016

MUNDO NOVO - OUR BRAVE NEW BLOG
Mundo Novo traz a história de um vírus que dizimou toda a população deixando somente os adolescentes. Quem narra tudo é Jefferson e Donna, pertencentes à tribo da Washington Square. Com recursos super escassos e os jovens se dividindo em grupos, criando uma certa tensão entre eles, sobreviver não é nada fácil. O pior é que todos sabem que, ao completar dezoito anos, eles morrerão e não fazem ideia do porquê, de onde surgiu a tal Doença e o principal: como pará-la. Agora, por ideia de Crânio, eles partem em busca de respostas, enfrentando vários riscos pelo caminho. Uma pergunta: vocês já imaginaram o mundo sendo governado por adolescentes? E adolescentes sem nenhuma perspectiva de futuro? Pode ser meio louca a coisa né... E é.

Gostei muito dos personagens e me apeguei muito facilmente. Apesar de se passar em um mundo pós-apocalíptico, em meio ao caos, o autor ainda conseguiu criar alguns momentos cômicos na narrativa.

CONTINUE LENDO NO SITE...

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/li-gostei-mas-nao-resenhei-2
Key 12/04/2016minha estante
É bom?

Brunna 28/08/2016

Mundo Novo, primeiro livro da trilogia de mesmo nome publicado pela Editora Seguinte, narra a vida na Terra depois do Ocorrido, um acontecimento marcado pelo alastramento da Doença pelo planeta (sim, com letra maiúscula), que matou todos os adultos e crianças, restando apenas os adolescentes. A população restante se dividiu em tribos, a violência prevaleceu, afinal de contas eles lutam entre si para permanecerem vivos; as condições de vida são precárias e, em meio a tudo isso, se encontram os narradores da história. A história é narrada em ponto de vista alternados entre Jefferson, irmão do líder da tribo de Washington Square e conhecido por contar histórias mirabolantes; e Donna, enfermeira e franco-atirador da tribo. Quando Wash, o líder, chega a maior idade e contrai a Doença, Jeff acaba tendo que lidar com a dor e com a responsabilidade de se tornar o novo líder de Washington Square, mas ele tem outros planos. Certo dia, Crânio, outro membro da tribo, descobre um artigo científico que pode explicar O Ocorrido e responder suas perguntas sobre a Doença, então eles partem em busca desse artigo, que os leva algo muito maior.

É incrível como o livro nos faz pensar no que faríamos se isso realmente acontecesse com o mundo (eu já teria morrido com a Doença, hehe). Acho que o que mais chama atenção, é o fato de se passar bem perto da nossa realidade, afinal fazem apenas 2 anos desde o Ocorrido até os dias narrados no livro e, como o autor faz diversas referências a livros, filmes e músicas atuais, é ainda mais fácil se imaginar nessa situação. Um ponto bastante abordado é a questão de acomodação com a tecnologia e como a falta de comunicação os faz buscar outro modo de se expressar, como o jeito de vestir e falar.

“Teria sido legal se todo mundo manifestasse um espírito tão livre Antes, mas melhor tarde do que nunca, acho.” Donna - Pág. 39

E isso leva a outra questão, a saudade. O autor é bem claro em mostrar o quanto seus personagens sentem falta de sua vida Antes, de seus pais e irmãos. Isso é demonstrado quando a personagem Donna nunca larga o seu iPhone, pois tem um vídeo de seu irmão nele e, apesar de já ter visto cem mil vezes, como ela diz, nunca cansa, pois é a sua única lembrança do passado.

“Quando penso nas várias vezes em que desejei que meus pais me deixassem em paz, tenho vontade de vomitar.” Jefferson - Pág. 46

Esqueci de mencionar que Jeff é apaixonado por Donna e no meio do livro a história deles se desenvolve, mas (ponto para o autor!) não se torna um ponto crucial a ponto de parar a trama para focar no romance, o que me deixou satisfeita, afinal eles estavam em busca de um jeito de sobreviver! Só espero que tenha mais enfoque no segundo livro hahaha

Confesso que quis ler esse livro principalmente por conhecer o autor, para quem não sabe ele dirigiu Lua Nova, mas me surpreendi com a história (principalmente com o final) e o tanto de conhecimento nela envolvida.

Sobre a edição, fiquei bem satisfeita com o trabalho da editora, quem já conhece a Seguinte, sabe como os livros são bem revisados e diagramados. A capa chama atenção com esse laranja ~cheguei~ e fica ainda melhor com os desenhos dos personagens, não fica atrás da proposta da original.

Resenha postada no Blog Feed Your Head.

site: http://www.feedyourhead.com.br/2015/07/resenha-mundo-novo-chris-weitz-mundo.html

Fernandes 03/01/2022

Se você gosta de "The Society" vai gostar desse livro... ?
O livro se passa num cenário pós-apocalíptico onde todos os adultos e crianças morreram após um vírus se espalhar, sobrando apenas os adolescentes para continuarem a organizar a sociedade.

A princípio comprei o livro justamente por achar que a sinopse lembra a série "The Society", mesmo estando com um pé atrás de ser só mais um dramalhão adolescente.

Porém o que acontece é que assim que comecei a ler me vi presa ao livro te um jeito que eu não ficava há bastante tempo! Não quero dar spoiler por aqui, mas posso dizer que a história em alguns momentos me lembrou muito Heróis do Olimpo e Divergente simplesmente pelo fato de que eles não têm um minuto de paz, literalmente toda hora tem alguém tentando matar eles kkkkk.

Os personagens em si não são grande coisa, quer dizer, parece que não tem nada de novo na personalidade deles e que já vi esses personagens em outros lugares, porém acredito que algumas surpresas na história compensaram isso, pelo menos para mim!

Resumindo, não espere nada super inovador ou coisa do tipo, mas dê uma chance ao livro porquê acontecem coisas que são realmente inesperadas!!

Já estou ansiosa para o próximo livro da triologia! ?

Brunna 20/02/2015

Amei cada pedacinho
Um misterioso vírus matou todos os adultos e crianças do mundo, agora só restam os adolescentes, que estão divididos em tribos e lutam para encontrar suprimentos e sobreviver. Está tudo um caos: aparelhos eletrônicos não funcionam, bebês não nascem mais, animais andam soltos pela cidade e adolescentes estão ainda mais hostis. A cada dia que passa, a Doença fica pertíssimo de bater às portas, afinal, é só atingir a maioridade que os sintomas começam. E, uma vez que iniciam, é impossível controlar.
Quando Crânio, integrante da tribo da Washington Square (em Nova York) descobre uma pista que pode trazer respostas sobre o Ocorrido e talvez até levar à uma cura para a Doença, Jeff, o líder recém-empossado da tribo, decide partir em uma expedição, junto com alguns outros jovens, para investigar esses indícios. Mas o mundo que eles conheciam não existe mais – agora há perigos por toda parte neste mundo novo.
Eu sou a loucona das distopias, leio praticamente todas. Assim que este livro começou a ser vendido com essa denominação, eu corri para comprar. A cada distopia que leio fico maravilhada como ainda há elementos a serem explorados nesse âmbito. Ok, Mundo Novo até tem uma premissa parecida com a de tantas obras por aí, mas o que o torna tão singular é o desenvolvimento – engraçadíssimo, recheado de ação e situações inusitadas que deixam o coração do leitor a ponto de sair pela boca, além de críticas bem claras e contundentes; tudo muito bem descrito e intricado.
A narrativa, em primeira pessoa, alternada pelo ponto de vista de Jeff e Donna (uma garota da tribo por quem Jeff é secretamente apaixonado), é viciante, extremamente frenética, cheia de surpresas, contém várias referências a elementos da nossa realidade (livros, filmes, artistas, aparelhos eletrônicos...) e parece até uma conversa descontraída entre os narradores e o leitor.
Os personagens são muito bem caracterizados, cada um com sua personalidade. Jeff é responsável, tímido, sentimental, um tanto inseguro e só quer o bem para todos. Donna é fodona! Forte, vai à luta, não fica com mimimi, fala o que pensa e está sempre pronta para quebrar a cara e/ou atirar em algum engraçadinho. Os dois são tão opostos, mas tão parecidos que é difícil explicar. Eles são incríveis! Não só eles dois, todos os personagens são memoráveis. Prepare-se para as perdas, aqui elas doem muito, pois é fácil demais se apegar aos personagens.
Achei o final um tanto corrido. Não que isso tenha me deixado confusa ou chateada, eu apenas queria que tudo fosse um pouco mais explicadinho, porque eu preciso de respostas! O cliffhanger é enlouquecedor. Cadê a continuação?
Sei que muitos leitores estão saturados de distopia, mas peço que dê uma chace a essa obra (que é mais sci-fi que qualquer outra coisa). A história foi muito bem pensada e construída, cada elemento tem um significado, nada é por acaso. Fiquei extremamente envolvida com tudo e a cada novo capítulo eu pensava: caramba, como esse autor é fantástico! Amei cada pedacinho de Mundo Novo. ♥

site: www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br/2015/02/resenha-mundo-novo.html
Mariana Ginane 20/02/2015minha estante
Conhece o inimigo, de Charlie Higson? É uma distopia também. Mas no caso todos com mais de 16 anos ficam infectados por um vírus e viram zumbis. Li em um dia, não conseguia largar de jeito nenhum. É simplesmente incrível.

Brunna 21/02/2015minha estante
Eu não conhecia, mas se é distopia eu já coloco em meus desejados sem nem pensar duas vezes! HAHA
Obrigada pela dica :*

Mariana Ginane 21/02/2015minha estante
Não há de quê : )

Carol 12/12/2023

Tinha tudo pra ser uma baita história...
Quando encontrei essa saga numa mega promoção numa livraria achei incrível, porém, pelo preço, eu deveria ter imaginado que tinha algo errado... A premissa do livro é ótima e ele até é bem escrito, embora tenha um bocado de coisas que não fazem lá muito sentido quando você põe em perspectiva que tratam-se de adolescentes, mas até aí a suspensão de descrença acontece na vida do leitor e ele se torna apto a aceitar algumas merdas sem sentido... Mas o que me pegou, de fato, foi o autor tratar toda mulher no livro como uma completa idiota, vez ou outra levanta um ponto relevante e na esmagadora maioria das vezes as personagens femininas são só meninas bobas, preocupadas com garotos e a tão famosa rivalidade feminina vivíssima, é triste porque ele tinha potencial de tornar a coadjuvante uma personagem FODA, mas se cagou inteiro.
Vou ler os outros livros só porque tive a infelicidade de comprar o físico e agora quero saber como vai acabar isso.

Pamela579 25/06/2018

Distopia excelente
"Só é o fim do mundo se você não acreditar que existe um futuro."
Há dois anos toda a população adulta e as crianças foram dizimadas do planeta. Um virus pôs fim a todos, menos os adolescentes que agora sobrevivem em grupos. A "doença" também vai chegar para eles, assim que chegarem a fase adulta, mas enquanto isso não acontece eles tentam viver da melhor forma possível em meio ao caos. Não tem mais eletricidade, telefones não funcionam, nada de internet...
Jefferson acaba de perder o irmão Washington para a "doença" e tem que tomar o seu posto como líder da tribo na Washington Square. Antes de morrer Wash aconselha o irmão a fugir com Donna, amiga deles por quem Jeff estava secretamente apaixonado, mas Jeff não consegue abandonar suas responsabilidades. Enquanto ele ensaia suas primeiras decisões como líder, um dos integrantes da tribo descobre uma pista que pode leva-los a uma possível cura, então Jeff, Donna e seu grupo decidem deixar o acampamento "seguro" que montaram e se arriscar em novos territórios com tribos inimigas e perigos desconhecidos.
Mundo Novo é o primeiro livro de uma trilogia, os capítulos são narrados alternadamente pelos protagonistas Donna e Jeff, que são personagens muito bem trabalhados. A Donna é incrível, humor na medida. O Jeff por outro lado é o sério, responsável. O equilíbrio perfeito. Essa distopia tem um diferencial bem legal, ao contrario das outras essa não possui um governo totalitário, os perigos e ameças estão em toda a parte, cada tribo com as suas leis e regras. É fácil entender esse mundo pós apocalíptico por que o autor consegue nos introduzir na história, nos apresentando com riqueza de detalhes o caos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5