A arte da guerra

A arte da guerra Sun Tzu

Resenhas - A Arte da Guerra

Bruna Eloy 11/11/2020

satisfatório(?)
É um livro que eu não sei bem o que eu esperava mas sinto que ele cumpre bem o seu papel, narrar estratégias de batalhas que não só tem valor em guerras mas também podem ser aplicadas em certas situações na vida.
Dependendo do ponto de vista pode ser uma leitura chata, como eu li após um livro que continha batalhas/guerra foi interessante compreender as atitudes/ estratégias do ?comandante?.

Rubens Andrei 15/11/2021

A arte da Guerra
Explendido...
A cada novo tópico uma reflexão sobre como agir, como prosseguir, alguns cuidados a serem tomados e atitudes a serem evitadas.

Amanda.Contiero 01/06/2021

Um sobrevivente do tempo. Um representante da História.
Apreciar um texto escrito há mais de 2 mil anos gera um misto de sensações contemplativas singulares. O que esperar de um autor filósofo e guerreiro chinês? Durante a leitura me senti acompanhando um épico filme com empolgante delineamento de batalhas. Este foi um precursor dos tratados de estrategias militares e se tornou um dos mais importantes. Milenar e ao mesmo tempo tão atual. Em nossa realidade sociocultural não acompanhamos tais guerras sangrentas (embora o tráfico de drogas seja um capítulo a parte) mas a adaptação dos ensinamentos a outros contextos torna o livro deveras interessante. Indo de lideranças militares a competições empresariais... Ressalta a importância da observação, análise dos dois lados de um conflito, circunstâncias em que ocorre , inteligência e criatividade para as soluções...Sobrepondo-se a força bruta ou armamentos. Para as pequenas lutas diárias que enfrentamos na vida também há diversas reflexões acerca da seleção do que verdadeiramente vale a pena guerrear ou recuar. Render-se. Tentar novamente amanhã. Uma experiencia de leitura super válida e que recomendo muito.

Edrei.Alves 15/11/2021

A arte da guerra
O livro realmente e voltado para a guerra, porém da pra adaptar ao cotidiano da vida. Livro de leitura bem rápida.

Neto.Coqueiro 12/05/2021

A Arte da Guerra, ou conforme o tradutor “As Leis da Guerra”, é um manual, mais impositivo que de conselhos, sobre estratégias que devem ser adotadas em certas situações. Obviamente, atualmente, o livro é bem mais utilizado de uma forma abstrata, espelhando essas situações de guerra e as táticas por este livro impostas ao desafios do mundo atual.
Nesse sentido, salvo poucas situações que o livro detalha, não achei bem proveitoso esse paralelo. Sei que ele faz sentido, mas prefiro buscar esses conselhos em outras fontes – mais atuais e, de preferência, já escritas para o meu contexto.
Ainda assim, vale a leitura!
Abaixo uma citação do tradutor (que esqueci o nome e não estou mais com o livro disponível) faz no prefácio:
"Em seu entendimento, a estratégia seria o meio pelo qual se conquista o poder; e tendo o poder, se conseguiria fazer tanto o certo quanto o errado. No entanto, nada poderia ser feito se a reação não for apropriada; ou, como disse Edmund Burke, "o mal só prevalece porque os bons não fazem nada"."

Valentimrock 31/05/2021

Interessante
Posso ter entendido o livro erra , mas após a leitura fiquei com o pensamento que no final a democracia e a melhor opção do que guerras e batalhas

blacktonks 12/04/2020

O livro é uma cartilha de estratégia para a guerra. O que surpreende ATUALMENTE não é o que está escrito nele, mas sim a época que aquelas coisas foram escritas. Recomendo para quem está escrevendo livros que contém cenas de guerra.

Josue.Costa 08/11/2020

O livro demonstra como vencer uma guerra
Livro muito estingante, pois demonstra como liderar e de forma inteligente ganhar uma guerra nos tempos antigos.

naicaroline 08/12/2021

interessante? é um bom livro para se pensar em como tudo o que é descrito/contado/passado pode ser usado na vida?é um leitura bem ok.

Lincolnsous 30/10/2020

Surpreso
Confesso que esse era um dos livros em que eu sempre ouvia comentários e que sempre aparecia nas minhas listas de leitura mas nunca mais devido a um certa ignorância da minha parte e julgamento pois eu considerava este livros como um livro que não fosse trazer nada para mim. Ao ler ele toda a ideologia na qual eu tinha foi se esvaindo aos poucos a ponto de eu ficar extremamente fissurado pela leitura é de fato um livro que vale muito a pena ler.

"A guerra se baseia no engano, se faz pelo ganho e se adapta pela divisão e combinação."

@PinkLemonade 25/03/2021

Interessante
Há quem diga que o livro é relevante para táticas ainda utilizadas no warfare moderno.
Não sei se é o caso.
O livro parece mais um conjunto de princípios utilizados pela antiga forma de combate.
Apesar disso é uma leitura interessante. Achei que ia me entendiar até a morte. Sobrevivi e nem foi tão ruim assim haha

Aimee.Eduarda 09/06/2021

Para as batalhas do cotidiano.
Lendo esse livro eu me lembrei das minhas maravilhosas aulas de História, com minha queria Professora Cristiane, sobre Napoleão Bonaparte e suas conquistas memoráveis.
Esse é um livro, cheio de aprendizado para ser aplicado nas diversas áreas da vida, mas como eu atuo apenas como estudante, observei estratégias muito eficientes, dá guerra para esse mercado tão competitivo.
Eu gostei de ter lido, e se houver algo a qual eu possa ressaltar, é o fato da honra e da moral ser tão respeitadas, me parece que quanto mais a disciplina, a honra, a moral, os valores e tudo mais que regulamenta a vida é tirado da sociedade, mais e mais as coisas vão se tornando piores, como Lewis escreveu em A abolição do homem, essa escolha de abrir mão dos regulamentos da vida, trarão a morte para a sociedade. Por mais difícil que seja obedecer as ordens, são elas que trazem a Vitória nessa batalha que é o Viver. E é claro, o conhecimento de si e de seu inimigo!

Lucca.paollo 11/11/2020

Dificil fazer uma resenha para essa obra tão antiga mas que ainda sim reflete atualmente para qualquer pessoa que procure se elevar em questão de pensamentos, e tambem - não podendo esquecer - para diversas areas da vida cotidiana.
Obvio!!! O titulo ja diz tudo... "A Arte da Guerra". Sendo assim, entenda que a linguagem citada no livro logo se trata de uma linguagem de um general, ou seja... voce terá que transpassar/assimilar a linguagem a o modo no que voce deseja alcançar.
Contudo é um otimo livro! E eu levo este mesmo comigo em todos os lugares. Seja em reuniões ou até mesmo em um parque Haha!!! Vai por mim... nunca abandone-o.

Jose Ricardo 03/05/2020

ANTIGO, E AINDA ASSIM TÃO ATUAL
Foi lendo esse pequeno, grande livro que vi que muitos dos conselhos de estratégia do sun vale pro dia a dia, percebo que muitos utilizam de táticas inclusive citadas neste livro, para puder conseguir alcançar grandes objetivos e vitórias, seja no trabalho, família, seja lá qual for sua situação, este livro se faz necessário, é um livro monotomo, mas rico em regras que podem ajudar-nos na trilha de vida que percorremos.
Mas é um livro que tenho de admitir, não lerei de novo mais nunca kkkk