El Dragón de Hielo

George R. R. Martin

Resenhas - O Dragão de Gelo

Camila 02/02/2022

O Dragão de Gelo
Livro com historinha rapida e cheia de ternura. A Adara é uma fofinha, e o dragão de gelo belíssimo pela descrição, impossível nao simpatizar com eles

Pri | @biblio.faga 15/01/2022

O conto foi originalmente publicado na antologia "Dragons of Light de Orson Scott Card" em 1980. Em 2007, uma nova versão do conto - expandida e adaptada para o público infantil - foi publicada como um livro individual, com ilustrações de Yvonne Gilbert. Por fim, no ano 2014, o livro foi reeditado com ilustrações de Luis Royo, sendo esta versão publicada pela @editoraleyabrasil

"O dragão de gelo", marca a estreia de George R.R. Martin na literatura infantil e, embora o autor tenho negado que a história de Adara se passe no mesmo universo de "As Crônicas de Gelo e Fogo", em razão da distância temporal entre as obras ("A Guerra dos Tronos", primeiro livro da saga, por exemplo, somente seria publicado em 1996), a obra já está repleta dos vários elementos que amamos: dragões, o intenso inverno nas terras do Norte e um bocado de sangue.

Apresentada como uma história sobre coragem, amor e sacrifício, temos um conto pequeno em tamanho, mas potente em significado. Belo, porém também triste - destaco que esse sentimento dúbio é muito bem trabalhado no conjunto entre o texto e as ilustrações do artista espanhol, um perfeito equilíbrio entre delicadeza e força.

O livro não aborda apenas a lenda de um poderoso dragão de gelo e de sua afinidade com uma garotinha "do inverno" em um mundo marcado por disputas e guerras; esse universo fantástico divide espaço com os problemas e as tragédias familiares. Além disso, traz uma visão sensível sobre os percalços do amadurecimento e do desenvolvimento de uma personalidade, em contraponto com os sacrifícios que somos capazes para ajudar/proteger aqueles que amamos.

"É verdade que Adara sempre foi uma criança diferente. Era uma garotinha muito séria que raramente se interessava em brincar com as outras crianças. As pessoas diziam que ela era bonita, mas de um jeito estranho e distante." (pág. 18)

Enfim, uma leitura recomendada para os leitores de todas as idades e que gostam de uma boa história de magia, fantasia e dragões.

Ps.: se você é fã de "As Crônicas de Gelo e Fogo", vai parecer que está ouvindo umas das histórias da Velha Ama.

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Shollo 13/01/2022

Sem rodeios
Uma historinha para crianças, bem objetiva e sem rodeios. Com um grande universo por trás deste pequeno conto.

Aliel 30/12/2021

Tem uma arte bonita, os acontecimentos são rápidos e simples, gostei do dragão e da menina é um bom livro para passar o tempo.

Sebo Gato Bibliotecário 08/12/2021

Inverno
Primeiramente, antes de escrever Game off Thrones, Martin, escreveu "O dragão de gelo", mas o livro foi só lançado muito anos depois, ou seja não tem nenhuma relação com as crônicas de fogo e gelo. Identifiquei muito com a personagem Adara por causa do inverno, e também gostei muito dela por causa do dragão de gelo. O livro é para o publico infantil, sendo uma história curta com apenas oito capítulos, que li em dois dias. As ilustrações foram feito pelo Luis Royo, que faz desenhos perfeitos. A historia conta da menina Adara, que faz amizade com um dragão de gelo, e tem que fugir da guerra com seu pais e irmãos, mas Adara decide fugir montando no dragão de gelo.

folksmore 05/12/2021

Um livro bom e rápido
Eu amei o livro, foi uma leitura cativante de rápida. Gostei muito da história do dragão de gelo e da menina.

Mikaele_B.G 19/11/2021

Tive que ler por conta da escola. Li no ônibus no caminho de volta para casa. Prendeu minha atenção, escrita envolvente, as gravuras são lindas de morrer. Perfeito.

winne 10/10/2021

Mais uma história desse universo incrivel!!!
Dá pra ler em um dia, as ilustrações são muito boas e a história é boa, porém meio triste e chega a ser quase infantil.
Porém gostei bastante.

itssarah 29/09/2021

O dragão de gelo
É um livro bem pequeninho,li em um dia mais ou menos, a história é legal, e as ilustrações são lindas!

Lucas 19/09/2021

O dragão de gelo
Lindo e triste ao mesmo tempo. O universo de GOT e a escrita de George são impecáveis. Senti falta de mais detalhes de qual época se passa, quem é o inimigo do reino e como Adara sabe que exite um castelo nas terras de sempre inverno que permanece vazio... mesmo assim foi enriquecedor esse conto.

manu368 11/09/2021

bom e bem rápido de ler
li em menos de uma hora, bem curtinho. Um livro bom mas com um final meio triste. Queria mais da aventura da Adara e o Dragão de Gelo, uma pena mesmo... Nunca tinha lido nada do G.R.R Martin, esse foi o primeiro. Talvez eu leia mais dele.

hércules 10/08/2021

Um história (quase) infantil
Bem que Martin tenta fazer uma história infantil, mas os detalhes horrendos das guerras estão no seu sangue. Nesse aqui, achei um pouco desnecessário, é uma história curta e bonita, que seria recomendado para crianças se não fossem duas ou três páginas. Mas é uma boa história para se folhear nas horas vagas e a edição está lindíssima.

Dudu 16/07/2021

O melhor livro que eu já li
Adorei o livro, além disso é curto. Recomendo muito para que gosta de fantasia, não é infantil, muito bom!!!