Cem anos de solidão

Cem anos de solidão Gabriel García Márquez

Resenhas - Cien Años de Soledad

Paulo 25/05/2020

El tiempo y la memoria
García Márquez logró crear una obra muy rica, tanto en acontecimientos como en detalles. Me pregunto si él mismo había pensado en toda la historia antes mismo de comenzar a escribir, o si él lo criaba mientras escribía. En todo caso, el autor es un grande contador de historias y cada párrafo agárrate con una nueva peripecia. Me gustó mucho leer la creación de Macondo, y los gitanos que allí visitaban, y la sabiduría de Melquíades y la soledad polvorienta de la ciudad. Cada uno de la familia Buendía construye, de su forma, toda la historia (historia esa que ya había sido escrita en la profecía).

Como dice Pilar, la historia de la familia Buendía era un engranaje de repeticiones irreparables, una rueda giratoria que hubiera seguido dando vueltas hasta la eternidad. Es verdad, pero no lo siguió, porque "las estirpes condenadas a cien años de soledad no tenían una segunda oportunidad sobre la tierra." Y de nuevo yo me encuentro con el tema que más impresioname, no solamente en la literatura como también en mi vida personal: el tiempo. Otro tema interesante en esta obra es la memoria.

Cien Años de Soledad es la mí primera grande experiencia de la literatura hispanohablante leída en la lengua original, y creo que ella sirvió como otra aprendisaje muy importante para míos estudios.
Leo 20/06/2020minha estante
Estória maravilhosa demais.

Paulo 20/06/2020minha estante
Sim, história muito boa!

manie 27/06/2020minha estante
cem anos é uma das coisas mais lindas que li na vida. ler em espanhol deve ter sido uma experiência muito boa ? vou deixar como sugestão um livro de entrevistas com o gabo, chamado 'cheiro de goiaba', em que ele conta mais sobre o processo de criação :) dá vontade de abraçar o livro.

Paulo 27/06/2020minha estante
Amei a sua sugestão. Manie, muito obrigado. Vou procurar por essa entrevista. Entre outras coisas, eu tenho curiosidade em conhecer o processo de criação :)

Carla Ramos 20/01/2021minha estante
Soy estudiante de español, ya habia leído esta obra en portugués por dos vezes, es de hecho mi libro favorito. Estoy leyendo en español por primer vez, es otra experiencia, por supuesto. Gabo es grande, sin duda.

Luiz 02/01/2017

Intenso!
Comecei a leitura desavisado e apressado. Em 48% do livro não fazia mais ideia de quem era quem. Resolvi fazer um esforço grande pra entender que era quem. E valeu à pena. A grandeza do livro está como a própria história ressalta, em detalhes. Parágrafos de ficar o dia inteiro ressoando na cabeça... Viver com os Buendía e presenciar a passagem do tempo enquanto questionamos a firmeza do que é real ou não, para no final, termos a certeza de que (não é Spoiler) o real é pessoal, e acima de tudo, solitário.
Livro pra uma vida!
Renata Mofatti 12/04/2017minha estante
Essa tbm é a minha impressão!

Luiz 13/04/2017minha estante
É incrível como parece que vivemos os 100 anos na leitura (:

anaog 07/05/2017minha estante
Idem idem. Acabei a um mês e não consigo esquecer tudo que li. TB me pediu entre os personagens tive que voltar algumas vezes e ficar diezendo em voz alta os nomes. Valeu muito a pena. Livro incrível e a sempre dúvida do real com o fantástico. Amei.

grande leo 29/06/2019minha estante
A edição que li tinha uma árvore genealógica da família, o que facilitava muito a leitura.

Esse livro é realmente fenomenal, e pretendo lê-lo novamente quando eu tiver mais bagagem literária e maturidade.

Bart 27/07/2019

Cem Anos de Solidão
*Gabriel Garcia Márquez*

Depois de uma sofrível era de mil anos lendo no celular, graças à mha família, volto a ler com prazer ?!

Cem Anos de Solidão é um livro que certamente vale a curiosidade e ainda bem que li com a mente mais "madura" (eu chego lá!), acho q o problema p/qualquer leitura é qnd vc é forçado a ler, qnd se ler por prazer o ganho é de 100%.

O livro conta a história de um casal de primos que se casam, Úrsula Iguarán e José Arcadio, numa época em q as pessoas eram ainda mais superticiosas do q hoje em dia, e diziam q por serem primos, o filho deles nasceria com rabo de porco (acho q já ouvimos outras versões por aqui!), e por causa disso já acontece uma morte (leeeeeeeiaaaaaa...), e o fantasma desse morto vai provocar a saída do casal para a cidade q eles vão fundar com outras famílias tbm.

A cidade cresce, Úrsula e Arcadio tem 3 filhos (spoiler: nenhum deles tem rabo de porco), e eles ainda vão adotar Rebeca e junto com ela chega a "epidemia de insônia" q acaba causando a "epidemia de esquecimento".
Tem gnt q morre, mas depois volta a viver (basta ler p/saber!). E ainda vem a guerra civil.

O Garcia Márquez mostra prq influencia tanta gnt até hoje, por exemplo: Úrsula é sempre a primeira a saber que o tempo em Macondo (a cidade) é cíclico, passado, presente e futuro acontecem ao mesmo tempo... não falo mais nada kkkkkkkkkk!

Ótimo livro(prêmio Nobel de literatura)! Tem q prestar atenção mesmo prq a trama é encantadora e sedutora pela riqueza de tudo q o autor tem p/nos oferecer.
Bianca232 27/07/2019minha estante
esse livro é ótimo mesmo

Bart 28/07/2019minha estante
O autor é um arrombado mesmo kkkkkkkk!
Que livro massa!!

Claudia Canazart 30/07/2019minha estante
Perfeito esse livro.
Amoooo os Buendias.... amooooo

Bart 31/07/2019minha estante
Eu passei a ficar curioso por Gabriel Garcia Márquez por causa do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón. Ele sempre dizendo em seus livros q Garcia Márquez foi qm inspirou o jeito dele de contar histórias! Show de bola!

Ru. 28/05/2020minha estante
eu tentei ler esse livro e não consegui passar da página 50 pqp

Deze 28/05/2020minha estante
Os capítulos são muito grandes e isso me desanimou um pouco. Mas vale a pena, eu gostei muito

Ru. 28/05/2020minha estante
eu achei a estória interessante mas não consegui :((

Magasoares 27/03/2017

Uma casa, e família de doidos!
Terminei de ler e digo, um livro para ficar guardado na estante, só isso. Um livro para se alguém me perguntar se já li, dizer: sim. E mais nada. Só isso. Um livro muito famoso para muitos, mas para mim, não. E é nessas horas que me pergunto: como pode alguns escritores receberem o Nobel? É complicado!
Rosa Santana 01/04/2017minha estante
Uai, mas se não gostou do livro, doe-o! Escolas, projetos de leitura em presídios, estão fazendo um bom trabalho nesse sentido!
(Não via aqui nenhuma crítica ao fato de vc não gostado do livro, certo?)

Ninguem 16/05/2017minha estante
Pela média das resenhas aqui no Skoob você já pode ter uma ideia da razão do Nobel.

Sueli 11/11/2017minha estante
Uau, Magali...
Seremos amigas literárias, mas com essa enorme diferença entre nós ;)
Amei esse livro. Considero Melquíades um personagem apaixonante. Foi um romance inovador, que trouxe o novo realismo fantástico para o mundo literário.
Gabriel Garcia Márquez é um de meus autores favoritos. Talvez, você deva ler "O Amor Nos Tempos do Cólera" para olhar com mais carinho para a narrativa de "Gabo".
Abraços

Thalya 14/11/2020

A solidão de todos nós, latinos-americanos
No discurso do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, Gabriel García Márquez tanto falou sobre a nossa solidão, continental e individual - a incompreensão e a negligência que os colonizadores tiveram conosco - que ao reler "Cem Anos de Solidão" (1967) eu senti todas as dores, sofrimentos, solidões e me vi ali, naquela terra praticamente isolada e explorada, posteriormente: Macondo.

Essa vila/cidade atemporal a cada revisitar se transforma e se refaz sob nossas interpretações. A experiência molda nosso novo olhar e novos ressignificados podem ser realizados nas releituras.
Sempre nos sentiremos ali, na cidade mitológica da família Buendía. Estes os Adões e Evas da literatura latino americana. Sim, é possível fazer essa relação entre as histórias bíblicas e este romance monumental. A grande 'magnum opus' de Gabriel em que o Realismo Maravilhoso é figura principal.

Temos episódios especiais em que Macondo é tomada por uma epidemia de insônia - a simbologia desse momento em especial é sobre o esquecimento de nossa própria história e origem - e outro, quando não parava de chover, relembrando o dilúvio lá em Gêneses da Bíblia; só para citar dois marcos, exemplos dessa intertextualidade.

E são tantos personagens que representam a humanidade e suas complexidades - principalmente a História da Colômbia, país em que nasceu Gabriel García Márquez - que fica difícil fazer uma resenha rápida aqui. Por essa razão, deixo para uma postagem no blog, uma análise longa e que permita preâmbulos e devaneios.

Só espero que vocês deem a oportunidade de ler e serem teletransportadas/os para essa cidade prometida, perdida dos mapas.
SimoneSMM 14/11/2020minha estante
Amo demais esse livro, essa saga, essas visas. Me toca de forma profunda!

Thalya 15/11/2020minha estante
É muito, muito tocante. Sempre choro, principalmente com as tragédias da família. Mas mais ainda com a beleza do livro.

Mandy 30/05/2020minha estante
Amei ler esse livro. Coincidentemente ele está fazendo 53 anos hoje.

Déh 30/05/2020minha estante
Também amei muito, e caramba que coincidência mesmo! Rsrs

André Ortelan 08/11/2021

É o fim de Macondo e é o fim dos Buendía.
Sim, demorou, mas chega ao fim um lugarejo fundado por José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán, findando também toda sua estirpe. Logo agora que eu jurava ter estado lá e ter feito parte da família.
Gabriel García Márquez - Gabo, para os íntimos - me fez, de fato, sentir que estive lendo um livro por pelo menos 100 anos. Que fique claro: não por ser uma leitura maçante e prolixa, mas pela riqueza de detalhes dos personagens, das histórias e relações de cada um, pela evolução gradual da cidade de Macondo, a qual acompanhamos do início ao fim e, principalmente, pela genialidade de escrever de uma forma que o tempo mostra se repetir, ciclicamente mas, paradoxalmente, com repetições peculiares e distintas.
Sei que a descrição foi confusa, mas vou tentar exemplificar usando os personagens. Gabo repete sistematicamente o nome dos parentes Buendía: são muitos Josés, Arcádios, Aurelianos, Amarantas, Úrsula, Remédios e mais as combinações desses nomes entre si (dica: vá anotando a árvore genealógica para não se perder). Ocorre que, cada novo Buendía que nasce, herda características que vão impeli-lo a se comportar de maneira muito semelhante a um ascendente seu, contudo, esse vai deixar sua marca peculiar no período em que Macondo está passando.
Tive a ideia de ler esse livro mês passado, quando fui a Colômbia, fiquei por cerca de 20 dias e resolvi comprar uma edição em um sebo de Cali. Não sei exatamente o que fez o autor latino-americano estar entre os seis ganhadores do Nobel de literatura (conforme informação preciosa do colega Ferencz Jr.), mas vou dar minha modesta e leiga opinião: A realidade meio fantástica criada por Márquez me fez refletir se ele realmente pensava e ponderava o efeito das coisas que escreveu ou simplesmente deixou sua imaginação fluir. Até agora não me decidi.
Ele não se importa em reduzir a nada a história de personagens que pareciam ser importantes e tampouco agradar a expectativa dos leitores mais românticos. Em uma página alguém pode ser um coronel vencedor de 20 batalhas e na outra (sim, pois o autor não faz questão de se valer de suspenses, se preciso for, logo entrega o final da história), sem qualquer cerimônia, o glorioso combatente de outrora pode morrer dormindo no completo esquecimento de seu povo.
Leitura complexa (mas não difícil), com críticas de difícil digestão, para ser lida com a razão e a emoção perfeitamente balanceadas. Obrigatória para os amantes dos livros que nasceram à oeste de Greenwich e abaixo da linha do Equador. Nosso Nobel sul americano. É para se orgulhar.
Ferencz Jr. 02/12/2021minha estante
Apenas uma correção: são seis escritores latino-americanos que foram agraciados com o nobel de literatura. Quatro sul-americanos: a chilena Gabriela Mistral, o também chileno Pablo Neruda, o colombiano Gabriel Garcia Marquez e o peruano Mario Vargas Llosa. E da América Central são dois: o guatemalteco Miguel Ángel Asturias e o mexicano Octavio Paz.

André Ortelan 03/12/2021minha estante
Caramba! Muito bom saber! Vou corrigir e te citar. Muito obrigado!!

Guacira.GonAalves 21/05/2020

Ainda tentando digerir essa leitura. Uma família e a busca por uma felicidade que é apenas ilusão, talvez...
gabriella.malta 21/05/2020minha estante
Que livro né! Mês que vem faz 1 ano que li e ainda estou digerindo

Guacira.GonAalves 24/05/2020minha estante
Não imaginei que fosse gostar tanto! Terminei e senti vontade de ler de novo!

Raoni Pereira 12/02/2020

Imprescindível
Cem Anos de Solidão conta a história de uma família (os Buendía) e de uma cidade (Macondo) que estão isolados do resto do mundo, encerrados pela solidão. Com uma habilidade ímpar o autor nos leva para aquela cidade para condenar as mazelas de todo um povo. E é neste ponto que o livro ganha universalidade, pois a história daquele vilarejo e daquela família se confunde com a história da própria América Latina; com as denúncias de corrupção, exploração, genocídios, revoluções, despotismo e etc; percebermos que Macondo corresponde a qualquer cidade, estado ou país deste vasto continente.
Dani 03/07/2020minha estante
Adoro esse livro!!

Raoni Pereira 06/07/2020minha estante
Foi um dos livros que eu mas gostei de ter lido este ano, Dani

Kézia 30/12/2021

Leitura interessante. É um livro que eu poderia ficar lendo por horas. É repleto de histórias, personagens e acontecimentos. Um clássico!

"A solidão havia selecionado suas memórias e incinerado os amontoados entorpecentes de lixo nostálgico que a vida havia acumulado em seu coração e purificado, ampliado e eternizado os outros, os mais amargos."
Juliana 30/12/2021minha estante
Pensando em ler esse livro, mas sem coragem de começar pq a expectativas estão altas rsrsrsr

Kézia 31/12/2021minha estante
Eu também estava assim antes de começar, não fiquei decepcionada :)

Janaina 26/02/2021

Uma obra genial!
Você já parou para pensar em como certos acontecimentos da vida se repetem? E em como determinados fatos históricos são ignorados pelas grandes massas até que simplesmente sejam apagados pelo tempo? Em Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márques joga a realidade mais dura na nossa cara, mas não sem antes adicionar alguns elementos surreais para torná-la mais, digamos, poética. No início fica difícil acompanhar a árvore genealógica com a eterna repetição de nomes mas, passado o estranhamento inicial, você percebe que tudo faz sentido. Passei cada página desse livro desejando que os personagens tivessem desfechos diferentes, mas quem disse que toda história precisa ter um final feliz? Esse livro é tão duro e envolvente quanto a própria vida. Comecei a ler sem ter ideia alguma do enredo, sem nem ao menos ler a contracapa, e, hoje, certamente se tornou um dos meus favoritos. Nunca vou esquecer os Buendía!
Albert 26/02/2021minha estante
Ótima resenha. Descreveu tudo o que eu queria saber.

Janaina 26/02/2021minha estante
Indico muito, Albert. Esse livro não poderia representar melhor a América Latina. Eu sempre fico com um pé atrás sobre ler clássicos, achando que a leitura pode ser cansativa demais, mas não é o caso. Nesse livro, você sempre está ansioso para saber o que vai acontecer depois, não dá vontade de parar!

marcuswco 07/09/2020

Foi uma leitura difícil, afinal não há divisão por capítulos. Além disso, 100 anos se passam em torno de uma família com múltiplos nomes repetidos entre as gerações dificultando a assimilação dos personagens. No entanto é uma história fantástica e a escrita do Gabo é única, repletas de tons poéticos.
ekundera 07/09/2020minha estante
Gabo é um encantador de palavras, com uma escrita inspiradora.

Gus 05/08/2020

Não sei vocês, mas eu me perdi milhões de vezes na quantidade de personagens e no tipo de escrita. Tive dificuldade de mais, mas achei o final bem interessante.
Elisa.Hipolito 01/10/2020minha estante
Adoro livros com vários personagens. Fico perdida? Fico, mas amo! Ele tá na minha lista tbm

Amanda Aires 07/11/2019

A obra, o autor, a arte.
Cem Anos de Solidão foi uma das obras que consolidou o meu amor pela literatura. É um daqueles livros em que eu gostaria de esquecer tudo para apreciar novamente cada palavra como se fosse a primeira vez. García Márquez, meu muito obrigada por ter deixado essa obra de arte para nós. :)
Neco 07/11/2019minha estante
Livro lindo * - *