Fora de Mim

Fora de Mim Sharon M. Draper

Resenhas - Fora de Mim

Andrielle Bianca 23/11/2015

Fora de mim
A história fala de uma menina que tem paralisia cerebral ; Melody tem 11 anos, e não consegue falar, nem andar, não consegue tomar banho nem se alimentar sozinha. Mas que tem uma memória, e é capaz de se lembrar de tudo, de cada diálogo de cada comercial ou seriados, lembra de cada um dos nomes dos atores, o horário que passava e o canal.
Melody vivia em um mundo onde dentro da sua cabeça viviam milhares de palavras, palavras que Melody ouviu uma vez e gravou para vida toda, as vezes a maior vontade de Melody era ter um botão de deletar tudo, pois viver com milhares de palavras incomodava, e muito, afinal para que viver com tantas palavras e não conseguir dizer nem se quer uma ?
Aos 5 anos de idade sua mãe a levou em um médico, após realizar algumas atividades com o médico, ele tirou uma conclusão de que Melody é como um fardo para sua família, que não possuía uma boa inteligência para entrar em uma escola com pessoas normais, e que a melhor solução era interna-la em uma clínica para ela progredir em tratamento, mas mãe de Melody não se conformou e discutiu com o médico, dizendo que Melody é muito mais inteligente que ele que tem diversos diplomas.
Aos 5 anos Melody foi matriculada na escola que tinha na rua de sua casa; Era uma escola normal, com pessoas normais, mas Melody estudava apenas com crianças com deficiência, com diversos ajudantes para ajudar e auxiliar eles.
Mas as coisas mudam quando a diretora da escola resolve criar um projeto onde as crianças com deficiências iriam poder interagir com crianças normais, ela chamou esse projeto de "inclusão". Mas com isso Memory descobre que para ela interagir com outras criança ela precisaria de alguma forma falar e não apenas bater, berrar e babar. Foi ai que a Sra. V sua vizinha que é muito amiga de sua família ajuda eles e descobrem um dispositivo chamado Medi-talker, que pode ser programado para ser a voz de Melody.

Pra mim foi um prazer ler esse livro, acho que serve se lição para as pessoas que reclamam de suas vidas sendo que existem pessoas com mais dificuldade que elas, como Melody que mesmo com tudo, com dua deficiência não desiste e tem uma mente brilhante.
Recomendo esse livro para todos, e que a história dele faça cada um que ler refletir e agradecer por estarem em condições perfeitas.

Leitor Sagaz 20/02/2015

Emocionante e recomenda para todos
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Oi pessoal!
Nossa que saudade de vocês sagazes. Estou de volta, trazendo a resenha de um livro para tocar seu coração meu querido leitor.

De inicio vamos conhecer a pequena Melody, para os íntimos Mello Yello, uma garota extraordinária, sensível, muito inteligente e com um gosto peculiar para a música.

A Melody tinha o que os médicos chamam de Paralisia Cerebral: não pode falar, andar, não pode ir ao banheiro ou se alimentar sozinha, nunca disse uma palavra e na sua cabeça existiam milhares delas, a Melody já tinha quase onze anos. Os médicos sempre falavam para seus pais que ela seria um fardo, mas os pais da Melody não poderiam a amar menos simplesmente por suas limitações.

“Quando eu tento falar, fico com as palavras explodindo na minha cabeça, mas na minha boca só saem sons e gritinhos sem sentido.”

As pessoas não enxergavam o que existia dentro da Mello, viam apenas uma menina esquisita, que só gritava, fazia gestos e babava em horas inapropriadas. Mas nos leitores podemos acompanhar a jornada da Mello para mostrar ao mundo do que ela era capaz.

Imaginem como é a vida de uma criança com qualquer tipo de deficiência em uma escola comum. Na escola da Melody não é diferente, os “normais” ficam apenas com os “normais” e os “esquisitos” ficam com os “esquisitos”, isso começa a mudar quando a diretora implanta um projeto chamado de Inclusão, onde as crianças com deficiência se juntam com as outras crianças para partilharem uma aula diferente. Foi ai que a Melody descobre que de alguma forma precisa falar, se expressar em palavras como as outras crianças. Com a Sra. V que era sua vizinha e amiga da família, descobrem um dispositivo que poderia ser programado para ser a sua voz, esse dispositivo era chamado de Medi-Talker, para os íntimos “Elvira”. Nesse ponto da história se inicia uma nova jornada em sua vida, onde o impossível se torna possível.

“A gente riu tanto que a professora teve que por o dedo nos lábios, fazendo sinal para gente ficar quieta. Nunca na minha vida um professor me mandou ficar quieta porque eu tava conversando com alguém durante a aula! Foi a melhor sensação do mundo! Fiquei me sentindo igual ás outras crianças.”

E essa é apenas uma parte da incrível história da Melody, como eu você vai sentir que está vivendo a vida dela, vai ver nos olhos de capa pessoa que o que eles enxergam é apenas uma garotinha em uma cadeira de rodas, não a menina que tem um incrível gosto para música, ou a menina que tem muita noção de moda e nunca a menina que adora sempre uma boa piada.

Fora de Mim é um livro com uma sensibilidade tremenda, toca seu coração e sua alma, eu particularmente amei a leitura do começo ao fim, se pudesse abraçaria a autora e lhe diria: Você definitivamente tem o dom das palavras! Na história cada personagem tinha que existir, cada dificuldade enfrentada pela Melody e sua família tinha que está ali, porque cada vitória sua me fazia acreditar que o nosso mundo e as pessoas ainda têm cura.

Acredito que esse é aquele livro que todo a família deveria lê-lo, deixo aqui minha indicação de leitura. Desejo a vocês uma ótima viagem nessa belíssima obra.
Beijocas da Deebs!

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/01/resenha-fora-de-mim-sharon-m-draper.html