O Missionário

O Missionário Inglês de Sousa

Resenhas - O Missionário

Dávila 13/02/2023

Inglês de Souza e seu livro: "O missionário"
O "Missionário" é um romance de muitos méritos.
Talvez o maior seja mostrar o talento de Inglês de Souza como criador de descrições primorosas da região Norte e sua natureza exuberante.
A narrativa é uma mistura de Crime do padre Amaro e Coração nas trevas.
O problema é que nenhuma das duas linhas se desenvolvem a ponto de que nossas expectativas fossem atendidas.
Quando esperamos que será uma coisa somos desviados para outra.
Essa tensão permanece na narrativa, mas não colabora para desenvolvimentos mais robustos.
Mas como dissemos a maestria de Inglês de Souza prova que não era só no Rio do século XIX ou na São Paulo pré e modernista que ótimos escritores surgiam.

AnaBia 05/09/2022

Li por obrigação, mas faz parte
A linguagem é bem complicadinha mas dá pra entender pelo contexto KKKKKKKK... Mas enrolam demais nesse livro, a história poderia ter sido contada em 100 páginas se não detalhassem tanto!

Moises Celestino 29/08/2020

Revisão deste clássico...
Por ocasião de trabalho escolar em grupo feito no colégio, tive que elaborar com a classe, uma resenha sobre este clássico, escrito brilhantemente por Inglês de Souza. O livro enfoca do ponto de vista dramático, a paixão e sexualidade reprimida de um jovem sacerdote, criado por regras patriarcais e rígidas. Recomendo.

aquelesuin 30/07/2009

O livro é interessante, apesar de não trazer nada de inovador. O autor é tido como o introdutor do naturalismo na literatura brasileira e um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras.

O propósito de demonstrar os condicionamentos biológicos, sociais e circunstanciais, sob a ótica Naturalista e Determinista, sugere o esquema e as etapas do processo narrativo, o que torna a leitura em alguns momentos um pouco cansativa, mas nada que dê motivo para sapecar o livro na parede.

Dos Anjos 18/01/2009

Excelente romance de tese e crítica anticlerical.Leitura obrigatória.