O Sol por Testemunha

O Sol por Testemunha Patricia Highsmith

Resenhas - O Sol por Testemunha

Por Garoto 23/03/2024

Não sei o que pensar
Gostei da história, não é lá uma corrida contra o tempo ou contra algo em específico, ao menos eu não senti essa sensação. Basicamente acompanhamos Ripley se safando de absolutamente tudo que ele faz, o cara nasceu pra ser sabonete.
Curiosamente eu li bem rápido até, me surpreendi ao me ver preso na leitura, mesmo sem aquela sensação de não conseguir largar.

Saulors 05/10/2020

Nesse livro somos apresentados pela primeira vez ao anti herói Tom Ripley, que boa fascina e repele ao mesmo tempo. O que me encantou no livro é que a autora não dá motivações filosóficas aos atos cruéis do personagem, ele age por impulso e de forma egoísta

Fernanda 10/04/2020

A gente meio que torce pra ele. Não, a gente torce pra ele o livro todo

Joy 26/07/2017

Minha primeira leitura de algo da Patricia Highsmith e preciso dizer que estou encantada pela escrita. Passei pela NY e Itália dos anos 50 junto com Ripley e senti todas as suas tensões e dissabores. Estava com medo de ter algum final clichê, mas fui positivamente surpreendida. Gostei muitíssimo.

Gêh 10/04/2016

Quero ler tudo dessa autora! Obra sensacional! Como é bom caminhar pelas bibliotecas e conhecer "novos" autores! Encantada com a escrita de Patricia Highsmith e com seu personagem Tom Ripley!

Fabio Shiva 22/08/2013

Sensacional!
Certamente um dos melhores romances policiais de todos os tempos!

Patricia Highsmith subverte as famosas regras do romance policial com muita categoria, deixando o leitor irresistivelmente fascinado.

Enumerar os méritos da obra equivaleria a cometer spoiler, por isso limito meu comentário à descoberta de uma técnica da narrativa que acho muito interessante. Eu já havia notado essa forma de narrativa em outros livros, mas essa foi a primeira vez que li atento a isso. Certamente essa técnica já foi estudada e catalogada por alguém, mas na falta de um termo melhor eu a chamo de “terceira agarradinho”: a narrativa é na terceira pessoa, mas todas as cenas estão focadas no ponto de vista do protagonista.

Pois então, neste livro Patricia Highsmith mostra que é a mestre da “terceira agarradinho”! Muito bom!!!

***
Conheça O SINCRONICÍDIO:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

site: http://youtu.be/Vr9Ez7fZMVA

Lidia Nery 20/02/2012

PERFEITO!
Li antes de ver o filme e como tem riqueza de detalhes que te faz ver cada movimento das personagens. É envolvente e fascinante. Simplesmente perfeito!

Mad Jr 29/04/2010

Será que o crime realmente compensa?
Tom Ripley é um canastrão que vive de pequenos trambiques quando nota estar sendo seguido por alguém.

É Hebert Greenleaf, que vem a Tom Ripley fazer um estranho pedido: que este convença seu filho, Dickie Greenleaf a voltar da Italia, onde vive da pintura, e se dedicar as empresas do pai.

Com a promessa de fazer o que estiver ao seu alcance, Tom Ripley chega na Italia para convencer um cara que ele nem lembra de ter sido amigo.

Acontece que as oportunidades de dinheiro fácil aparecem mais depressa do que se imagina.... e Tom Ripley se vê obrigado a acabar com a vida de seu amigo de infância.

Será que pode Tom Ripley escapar de tamanha enrascada em pune e colocar a mão numa volumosa herança?

Nesse livro, também chamado de "O Talentoso Ripley (ou The Talented Mr. Ripley, no original) é uma obra imperdível e serviu de base ao filme de mesmo nome =D

Flavio Assunção 18/11/2009

Thomas Ripley é, talvez, um dos melhores anti-heróis já criados. Mesmo com todas suas ações um tanto questionáveis, você torce pelo personagem, entende seus ideais (não que aprove) e vibra a cada escapada feita com maestria.

"O Sol Por Testemunha", ou "O Talentoso Ripley", é para mim o melhor livro da série e muito melhor que o filme lançado nos anos 90. Você se aprofunda na vida e nas idéias de Ripley e, acima de tudo, percebe que qualquer objetivo, seja questionável ou não, pode ser alcançado. Basta usar um pouco dessa massa cinzenta da cabeça.

Leonardo Brum 16/07/2009

Uma excelente trama psicológica.
Pode a ambição ser capaz de abdicar de fazer uma pessoa abdicar de sua própria individualidade? Ripley armou um plano: atraiu a amizade de outro rapaz, rico e em férias pela Itália, filho de rico empresário americano. Era esperto e culto, mostrou-se admirador dos mesmos hobbies do outro. Fez-se simpático, almejando a cumplicidade. Mas tudo isso era apenas um disfarce muito sutil e conveniente moldado pela sua própria obsessão: Ripley aguardava apenas o melhor momento para tomar definitivamente a identidade do outro sem deixar quaisquer vestígios. Um dos meus livros favoritos. Prima pelo suspense sutil, que logo se revela avassalador: até quando Ripley ficará impune?

Bia Machado 15/07/2009

Fiquem tranquilos que as unhas crescerão de novo...
Leia esse livro e conhecerá um assassino que sempre escapa impune de seus crimes: Tom Ripley. Aliás, acho que lemos o livro todo justamente esperando por isso: a hora em que Ripley vai ser punido pelos crimes que cometeu, a mando da ganância e da cobiça. Sim, Ripley quer tudo. E acha que pode começar a ter esse "tudo" quando constroi para os outros uma identidade falsa e crê, certamente, que tudo sairá como planejou. Mas, se de repente, ele sentir que algo poderá dar errado... certamente que agirá para que tudo volte a ficar sob seu absoluto controle, sempre com uma frieza espetacular, o que creio já não é possível esperar do leitor desse livro, que nesse momento já deve ter roído as unhas de tanto nervosismo e ansiedade (é, eu fiz isso ). Uma obra-prima do suspense, na minha concepção.

Patricia Highsmith (1921-1995) nasceu no Texas e faleceu na Suíça. Nunca se casou e viveu em vários países da Europa e foi nesse continente que seus livros foram melhor aceitos. Seu primeiro romance publicado, "Strangers on the train", foi filmado por Hitchcock, que o transformou em um dos seus filmes mais famosos: "Pacto Sinistro". O livro "O Sol por testemunha" já teve duas adaptações para as telonas: a primeira, com Alain Delon, manteve o nome do livro e a segunda, com Matt Damon no papel de Ripley, recebeu o título "O Talentoso Ripley". As duas adaptações foram muito felizes, mas fico com a primeira, que soube se manter mais fiel ao livro da escritora.