Fábula Urbana

Fábula Urbana José Rezende Júnior

Resenhas - Fábula Urbana

Natalia1831 10/03/2024

FÁBULA URBANA
É um livro bem curto, q fala sobre o preconceito, q o homem tinha pela criança, mas viu q não era necessário isso. E o menino só queria aprender.
É tocante, retrata bem como é a nossa sociedade.
E é curto, dá pra ler em pouco tempo, e tirar muitas coisas para a vida

@viajantedaleitura1 15/06/2023

A resposta escapuliu assim, num reflexo, automática. Teria o menino pedido um livro?
Shopping Center de luxo, quase 10 horas da noite.
Homem de terno.
Menino pedinte.
Mas espera um pouco. Ele não havia pedido uma moeda, um trocado, um real. Talvez tivesse pedido um lanche por estar com fome?
Não! Ele havia pedido um livro.
Mas que situação mais inusitada!
A insistência do menino fez o homem se ater a realidade absurda.
Uma pegadinha... Deve haver uma câmera escondida!
E agora?
O menino aguardava.

Ninguém espera uma situação como esta!
Um diálogo e imagens arrebatadoras e vívidas de @rogerio_coelho_illustration que nos provocam uma reflexão dilacerante que nos tira da zona de conforto.
O homem de terno pesava o padrão da situação e tudo que o preconceito lhe devia... até ver que ele podia mudar tudo isso. Ele poderia fazer a diferença.

site: https://www.instagram.com/viajantedaleitura1/

romulorocha 18/07/2022

Fábula urbana, de José Rezende Júnior - 9/10
José Rezende Jr. é escritor, ganhador do Prêmio Jabuti de 2010 e finalista do Prêmio Oceanos e do Prêmio São Paulo 2020. Fábula Urbana é sua estreia para o público infantojuvenil.

Em Fábula Urbana somos apresentados a dois personagens nos pátios de um shopping luxuoso. Um deles é um homem de terno, o outro, um menino de rua. Tudo começa quando este garoto aborda o homem de terno com um pedido inusitado e absurdamente provocante ao dizer "ei tio! tio! me paga um livro"? É a partir deste cenário que um diálogo se inicia, não só entre o menino e o homem de terno, mas entre este homem com ele mesmo. E mais, por vezes, este diálogo atravessa as páginas e ilustrações do livro e nos inquieta também. Pois o clamor deste menino, não é o clamor apenas de uma criança, mas de um país inteiro, pelo direito básico de acesso e promoção à educação.

Em um momento em que voltamos a falar em fome no Brasil, este livro nos lembra de uma fome diferente, mas tão angustiante quanto a outra, a fome pela leitura. Nas palavras dos Titãs:

"Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte".

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaBrasileira
#FabulaUrbana
#JoseRezendeJunior

Isa 01/02/2022

Ei tio, me dá um livro?
Leitura para crianças de todas as cidades (0 a 100 anos). José Rezende consegue escrever uma realidade tão dura em poucas linhas de maneira sutil e ao mesmo tempo profunda e inquietante. Retrato do que somos. A esperança nos livros. E a vontade de que todas as crianças do mundo tivessem livros e, principalmente, a oportunidade de ler.

Elaine 12/02/2021

Todo mundo tem que ler!
Esse livro se intitula como sendo para crianças, mas o autor acredita que ele foi feito para quem gosta de ler, independente da sua idade.
Concordo bastante!

Duas pessoas que habitam o mesmo mundo, mas com realidades diferentes...

Jusley.Sousa 02/03/2020

Um assalto a erudição
Uma sacada genial. Crítica social profunda e tocante.

Julyana. 09/02/2017

Que livro bonito... emociona a gente e faz pensar.