An Ember in the Ashes

An Ember in the Ashes Sabaa Tahir

Resenhas - An Ember in the Ashes

-Koraline 16/11/2021

Que livro bom
An Ember in the Ashes é o início de uma quadrilogia, e é o começo perfeito. O enredo constrói um universo que contém uma escola de soldados, imperador, tribos e escravos. Após a captura do irmão, Laia se associa aos rebeldes a fim de resgatá-lo, e sua missão é se tornar espiã na casa da Comandante, uma mulher extremamente cruel, e mãe de Elias, o melhor soldado de sua geração. O livro não tem muito elementos fantasiosos como estamos acostumados, como magia, mas aspectos como imortalidade, e nesse ponto se assemelha aos primeiros livros de Trono de Vidro. An Ember in the Ashes não é um fantasia adolescente com triângulo amoroso, e as personagens não se comportam de forma infantil, já que lidam apenas com problemas como questões sociais e violência. É uma fantasia incrível para fãs do gênero, especialmente para os que já se acostumaram com a estrutura tradicional.
Aline Michele 16/11/2021minha estante
Gostei

Lauraa Machado 30/12/2021

Bom, mas com muita violência gratuita
Acho que nenhum livro na minha vida foi tão bem recomendado quanto esse daqui. Eram tantas pessoas me falando para ler, estranhas ou conhecidas, que eu realmente achava que ia ser a melhor fantasia da minha vida! Estou tentando entender o que fez tanta gente achar ele excelente, quando para mim é um livro bem parecido com vários outros e tem algumas coisas nele que me incomodaram demais. Ainda é um livro muito bom, de verdade, mas tenho críticas e vou começar falando delas!

Antes de mais nada, a coisa que mais me marcou foi a violência. Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão violento a troco de nada. A violência foi bem gratuita na maior parte das vezes, usada só para chocar, mesmo que fosse completamente contra a lógica do próprio universo em que se passa. Talvez eu dê um pequeno spoiler com meu próximo comentário, então pule o resto desse parágrafo se quiser evitar! Uma das coisas que menos fizeram sentido para mim foi a academia, que passa anos gastando tempo e dinheiro para treinar os melhores soldados possíveis, usar tantos para uma prova em que quase todos vão morrer? Só para saber se um deles tem coragem de matar os outros? Faria muito mais sentido se só os Aspirants tivessem se enfrentado, em vez de colocar a perder dezenas de outros soldados à toa, soldados que já passaram anos ali!

Também acho que colocar ameaças de estupro e violência contra mulheres tantas vezes no livro foi desnecessário e intragável. Não adianta usar a desculpa de que nesse universo era assim, que 'antigamente' era assim, porque quem decide isso é somente a autora e ela fez a péssima escolha de usar estupro como forma de chocar. Confesso que isso me fez perder um pouco da admiração que tinha por ela e manchou a história para mim, porque foi o que me marcou, é o que eu mais lembro quando penso nela, meses depois de ler.

Sobre o universo criado pela autora, eu gostei de tudo, gostei dos povos diferentes, da ideia da academia. O enredo é muito bom também. Ler pelo ponto de vista de dois personagens diferentes foi bem legal, principalmente por eles estarem em posições tão distintas. Acho que as provas pelas quais Elias passou foram um pouco chatinhas, não consegui me animar com nenhuma, mas a autora teve umas boas sacadas para ele. Já a evolução da Laia foi mais devagar, mas nada que deixasse a história parada, porque a situação dela era a mais tensa.

Também gostei bastante da Helene e da sua relação com o Elias. Acho que vai ser algo legal de explorar pelos próximos livros, assim como o romance! Gostei principalmente pela autora não fazer uma rivalidade entre ela e Laia só por causa de um cara!

Ainda assim, quando chegou no final, mesmo que tenha achado bem emocionante e seja minha parte favorita do livro todo, achei que acabou negando um pouco a história do livro todo. É provável que dê para começar a ler a série do segundo livro, porque os protagonistas praticamente terminam com as mesmas motivações do começo, então foi um livro inteiro para não conquistar nada e manter a história mais ou menos no mesmo ponto. É quase como se esse fosse um prequel para o resto da série, mas é o único que eu li, então não sei como a autora vai levar os próximos.

O livro é muito bom, sim, minha nota não é mais baixa, porque acredito que os problemas dele poderiam ter sido tirados sem ter que ajustar mais nada no resto, sem deixar nada faltando. Acho que essa foi a prova, para mim, de que a violência foi gratuita. Tenho certeza que se tirasse tanta morte de personagem inútil e irrelevante e as ameaças de estupro, ninguém ia sentir falta e a história ficaria mais limpa, mais objetiva e interessante.

Recomendo e estou planejando terminar de ler a série, mas realmente esperava mais, depois de tantas indicações como se fosse a melhor série de fantasia do mundo.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 26/08/2020

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
— O medo só será seu inimigo se você deixar.*

Uma Chama Entre as Cinzas era aquela fantasia que sempre esteve na listinha, mas nunca peguei. O fato é que eu estava esperando finalizar a série para poder ler tudo de uma vez. Com o lançamento internacional do último livro previsto para dezembro e a Verus ressuscitando a pobre coitada da série aqui no Brasil com o lançamento do terceiro, finalmente me arrisquei na história e realmente ela vale todo o hype.

Laia e Elias são de mundos completamente diferentes. Se não fosse a prisão do irmão da moça eles provavelmente nunca se conheceriam. Laia se martiriza e se culpa pela prisão do irmão, Elias não quer mais ser uma arma nas mãos do Império. Ambos possuem uma carga emocional bem profunda e é bem visível nas narrações, que é alternada entre os dois em primeira pessoa.

Entre os dois protagonistas, Laia é quem tem um grande crescimento durante o livro. A jovem começa a história insegura, amedrontada e um pouco influenciável. Achei legal que Laia é bem diferente das protagonistas que costumamos encontrar em fantasia; ela não é versada em armas ou combate corporal, não nasceu uma revolucionária e/ou rebelde... Diante às provações que passa como escrava, ela encontra uma coragem e perseverança dentro de si que não sabia que existia e essa transformação vai acontecendo gradualmente durante o livro e com um único foco: salvar a vida da última família que lhe resta.

[...] existem dois tipos de culpa, garota: o tipo que te afoga até você se tornar um inútil, e o tipo que inspira sua alma para um propósito.*

Já Elias é um tanto clichê de alguns mocinhos, mas nem por isso deixa de ser interessante. Em seus modos e pensamentos, vemos que ele não nasceu para ser um assassino, mesmo que queiram transformá-lo em um. O soldado questiona o Império e não esconde sua aversão ao modo como o povo é tratado. Ao mesmo tempo, ele sabe que tem que seguir as ordens para que outras pessoas não sofram as consequências em seu lugar. Quando o seu verdadeiro caminho é revelado, ele pondera mas acaba seguindo o que é dito, na esperança de conquistar a sua tão sonhada liberdade.

[...] Prefiro morrer a viver sem compaixão, sem honra, sem alma.*

Os personagens secundários são bem construídos. A que se destaca entre eles é Helene Aquilla, amiga e companheira de armas de Silas. De início, ela parece ser apenas mais uma soldado de obediência cega ao Império, mas quando junto de Elias, vemos que não é bem assim. Pelo que já vi, ela vai ganhar mais destaque nos próximos livros e estou bem atenta. Já a Comandante é aquela antagonista cruel e vil que amamos odiar, visto que ela é uma personagem sádica de natureza.

Sabaa Tahir constroi todo um universo bastante sólido. Sua estrutura social é inspirada no Império Romano, mas a autora também acrescenta elementos da cultura árabe. A ambientação é desenvolvida ao longo do livro, sem que o leitor se sinta bombardeado de informações. Por ser o primeiro livro da série, a autora deixa algumas pontas e perguntas que espero serem respondidas nos próximos livros.

Toda a beleza das estrelas não significa nada quando a vida aqui na terra é tão feia*

Andando lado a lado com a história, também temos um romance bem construído. Apesar dele estar mais para uma forma poligonal além de um triângulo, Sabaa soube envolver o leitor nas dúvidas e nos sentimentos que existem entre os envolvidos. São situações e nuances que mais que justificam as incertezas. Creio que desde Peças Infernais não vejo algo do tipo tão bem desenvolvido e envolvente.

A escrita da autora faz com que a leitura tenha um bom ritmo, apesar da forte carga que os personagens passam. Inclusive foi algo que percebi em comum em algumas resenhas, o fato desse livro ter uma carga dramática a mais do que o costume de fantasias; pra mim, isso é um detalhe que o faz se destacar. Sabaa também não suaviza ou romantiza cenas mais fortes. Apesar de poucas, temos algumas cenas de lutas e violência em que a autora é bastante direta e precisa, principalmente como Elias e Laia são afetados.

O livro tem um ritmo constante durante a história, mas na reta final ele se acelera. Com cenas de tirar o fôlego e um final de deixar o coração ansioso, Uma Chama Entre as Cinzas deixa um bom gancho para Uma Tocha na Escuridão.

[...] enquanto há vida há esperança*

* quotes retirados da edição da Verus Editora

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2020/08/resenha-570-an-ember-in-the-ashes.html

iara170 11/08/2021

Razoável
No geral é um livro bom. Não teve nada de tão original ou único na história, mas ainda assim conseguiu me manter entretida.
Pra mim o romance entre o Elias e a Laia foi bem sem graça e mal desenvolvido.
A parte mágica do livro não foi explicada nesse livro, então tudo que a gente tem são coisas não humanas aparecendo, fazendo uns rolê doido e tentando matar pessoas, pra depois sumirem.
O que mais me incomodou nesse livro foi como estupro era mencionado todo segundo. Eu entendi que as condições dos escravos são horrosas, principalmente pras mulheres, não precisa mencionar isso toda hora.
Conclusão: foi bem legal de ler mas nao acho que teria ânimo o suficiente pra ler os próximos livros.

Nalu 16/10/2021

Favoritado com força
Uma distopia maravilhosa.

Não sou uma pessoa que lê/gosta de distopia mas essa me prendeu de um jeito, é tão intrigante, é perceptível como a autora pesquisou e colocou uma puta de uma representatividade boa e bem feita, como a história em si foi muito bem pensada em todos os detalhes. O plot inicial é muito legal, os personagens, a forma como os capítulos são divididos em 2 pontos de vista (os dos principais) como ambos sofreram uma mudança do começo até o final, e o final em si muito bom. Recomendo para todo mundo é MARAVILHOSO.

Gatilhos: estupro, violência, morte, escravidão e tortura.

Estela | @euviestrelas 15/09/2020

Laia é uma erudita, povos originários das terras onde há 500 anos o império Marcial comanda, escravizando e oprimindo os eruditos. Elias Veturius está para se tornar um Máscara, um dos soldados altamente treinados pelo império desde o 6 anos de idade para os servirem.

Quando um Máscara tira de Laia tudo o que ela possui, a garota só tem um objetivo: salvar o seu irmão. Assim, Laia acaba virando uma escrava na fortificada escola de treinamento de Máscaras com uma missão que pode não só custar a sua vida, como também a da única família que ainda possui.

Com uma escrita fluida e envolvente, Sabaa Tahir conseguiu me conquistar rapidamente, me trazendo para um universo perigoso e imprevisível.

Elias e Laia são personagens bem interessantes. De um lado temos uma garota simples com uma missão que está longe de estar preparada, mas que está disposta a arriscar sua vida pelo irmão. E em outro um garoto mortal que só quer sua própria liberdade e que se vê cada vez mais preso a tudo o que mais despreza.

Os capítulos são divididos entre a visão do Elias e da Laia e podemos acompanhar bem as diferenças e semelhanças de suas vidas e desejos. A Laia tem um grande desenvolvimento durante a história e admiro muito ela por enfrentar seus medos para conseguir completar seus objetivos, mas Elias me ganhou de cara e tem toda a minha admiração tanto por sua história quanto por tudo em que acredita.

Em meio a uma teia de armações, conspirações e destino, nossos dois personagens correm perigo de vida mais do que eu gostaria, mas isso só faz a história ficar ainda mais eletrizante. Eu gostei muito de como a autora trabalhou todos os acontecimentos e gosto desse ar de que as coisas estão acontecendo conforme já era planejado por forças maiores.

O fim nos traz um sentimento de que grandes coisas estão por vim e não vejo a hora de saber o que o destino tem planejado para Laia, Elias e todo esse universo.

site: https://www.instagram.com/p/CCo3kqwjx6x/

Melo 12/07/2022

Livro perfeito!!
Fico feliz por ter lido este livro, pois é certamente um dos meus favoritos agora em relação a fantasia. Tem ação quanto baste. Drama quanto baste. Magia o quanto baste. E é isso que o torna tão perfeito aos meus olhos.
Desde as primeiras páginas com a sua ambientação, fui absorvida para aquele tipo de mundo em que vive Laia e a sua família. Como não podia deixar de faltar, vemos uma personagem que foi educada sobre uma sociedade oprimida e os efeitos que isso tem na sua personalidade. No entanto, esta valoriza a família acima de tudo, já que é a única coisa que não permitirá que outros tirem dela. A partir daí, vemos a constante evolução da protagonista. Vemos quando ela começa a enfrentar os seus medos e as suas inseguranças, mantendo os fantasmas de outras pessoas afastados da sua mente, apenas com o foco de ela ser alguém novo por ela mesma e por quem ela gosta.
Da parte de Elias, o protagonista masculino, o crescimento é um pouco mais diferente. Ele tem a coragem de um guerreiro, mas terá a coragem de uma pessoa para enfrentar as injustiças? É esse crescimento que vamos perceber ao longo do livro. A sua evolução ocorre sobre leves lençóis ao olhar de outros, até ao momento que explode.
Na questão de ambientação do livro, foi muito bem construído. É fácil de se adaptar e imaginar os cenários que nos são ditos. Percebe-se bem as separações criadas na construção da ação, bem como os altos e baixos que são criadas e as constantes relações que são criadas. (Só tem uma relação da Laia com quem eu não vou com a cara, digam o que disserem!)
O único ponto negativo que tenho a apontar é o facto de a construção cronológica gerar uma certa confusão quando passa da perspetiva de um personagem para o outro. Ficamos sem entender em que ordem de tempo eles se estão a situar mesmo.

Gii Vieira 28/12/2020

Relido. Agora na língua original
Releitura concluída. Boa maneira de criar um paralelo entre traduções e a escrita original. Continua surpreendente.

bru 05/06/2021

Hmmm mediano
Estou cada vez mais chata e difícil de agradar.
Gostei da ambientação da história e do ponto de vista da Laia. Achei Elias e Helene insuportáveis. Quase nenhuma pergunta foi respondida nesse livro, não sei se tenho saco para continuar.

Geli 09/05/2015

IMPERDÍVEL
Eu preciso saber o que acontece com a Laia e o Elias!! Vou ficar nervosa até anunciarem que terão mais livros. (Algo que tenho certeza que farão, pois o livro tem um final MUITO aberto para um segundo livro.)
Como podem perceber, eu realmente gostei desse livro. Ele tem tudo que uma fantasia precisa ter, ótimos personagens principais com uma jornada de crescimento bastante emocional, um mundo bem construído, uma mitologia bem interessante, aventura e ação e a promessa de um romance angustiante. A única coisa que me incomodou foi que pode ou não existir um retângulo amoroso, e você sabem o quanto eu odeio qualquer formato geométrico nos meus romances.
Uma editora brasileira precisa comprar os direitos desse livro URGENTEMENTE. Enquanto isso não acontece, quem lê em inglês não pode deixar essa pérola passar.

UPDATE: Aparentemente a editora Verus já comprou os direitos. YYYUUPPPIIIIII
Sara277 07/10/2015minha estante
Louca para ler, lança no dia 16 pela editora Verus e eles mantiveram a mesma capa linda!!!! :D

cams 15/06/2021

QUE LIVRO BOM!

Eu honestamente não tenho nem o que dizer porque quando comecei a ler o livro eu já sabia que eu ia amar.

Dito e feito.

Eu amei a escrita, amei os personagens, o jeito que a história é narrada e como ele te deixa mais intrigado a cada página lida.

Esse livro me deixou com tantas questões que eu não posso esperar para ter as respostas.

Luiza.Cabral 03/07/2021

Ansiosa para o próximo!
Achei bem divertido acompanhar esses personagens mas estava com expectativas MUITO altas em relação a história e acabei me frustrando? Gostei da conclusão e do desenvolvimento da personalidade dos personagens mas ao mesmo tempo não sei se estou tão apegada a eles. Lerei o próximo pela curiosidade mesmo, espero que seja melhor!

Aurélio 07/04/2023

A melhor fantasia que li nos últimos anos.
Esse livro foi uma surpresa pra mim. Faz tantos anos desde que foi lançado, mas só ano passado dei uma chance. Um fato importante a mencionar é que comecei a ler esse livro na metade de 2022 e só estou terminando agora, mas por motivos externos à leitura, principalmente por falta de tempo. Lia poucas páginas na semana, ou mesmo no mês, às vezes nem terminava um capítulo completo, mas eu ficava pasmo como o livro nunca deixava de ser interessante. A cada poucas páginas que lia, o universo e os personagens me tragavam mais e mais. Há dois dias peguei pra ler novamente e não consegui parar até terminar. A Sabaa constrói um livro de introdução muito envolvente, bem diferente da maioria das sagas YA que encontramos por aí. Há uma poesia e uma delicadeza nas palavras do seu texto que dão um tom mágico a tudo, mesmo que a parte mística da trama, nesse primeiro volume, seja apenas a superfície do que creio que realmente será mostrado nos livros seguintes. Muita coisa não foi explicada, porém a competência que vi na construção desse livro me faz confiar que muito será justificado ao longo da saga. Me apeguei a todos os personagens e quando começava a ler me sentia em casa como poucos livros já fizeram eu me sentir. Gosto de como é um livro agridoce e com personagens que têm bem e mal dentro de si, fugindo, principalmente no caso do Elias, dos estereótipos dos personagens de YA, geralmente muito virtuosos. Estou ansioso pelo que os próximos livros me reservam.

Min 06/09/2020

Aquela leitura que você gostaria de mais páginas
Uma chama entre as cinzas, como foi traduzido aqui no Brasil, é um dos meus livros de fantasia YA (jovem adulta) favoritos e quando li este livro no auge dos meus 15/16 anos eu simplesmente amei cada pedacinho dessa história. Ao reler este livro, agora em inglês para poder acompanhar o lançamento próximo do ultimo volume da serie, me encontrei vendo pequenas coisas que não me chamaram atenção ao longo da minha primeira leitura.
Primeiro de tudo gostaria de exaltar a escrita da Sabaa Tahir, pois a mesma consegue colocar muito mais significado e até um pouquinho de beleza poética em frases simples. O universo aqui não é algo totalmente novo, podemos ver muitas coisas similares com outras histórias e até mesmo civilizações antigas (ALOOOO IMPÉRIO ROMANO) mas mesmo assim, Tahir consegue nos fazer ficar sedento por tudo o que ela coloca nessas páginas. E ao mencionar páginas chego exatamente no meu ponto principal que não tinha notado na primeira leitura. Senti falta de mais algumas páginas ao longo do livro. O ritmo do mesmo é muito rápido, mas ainda assim senti muitas vezes ao longo da leitura que partes do livro estavam sendo descritas de forma muito apressadas e corridas quando a autora poderia ter tomado um pouco mais de linhas e paragrafos para nos apresentar certas situações. Claro que não é nada que me tirou o amor que sinto por este livro, mas creio que quando já li outros muitos livros e meu eu leitor evoluiu junto a minha idade, são pequenas coisas que sinto sim nas leituras.
Ainda sim este é um livro que qualquer amante de fantasia vai gostar MUITO, mas já vou logo avisando, se você está atras de um super romance fantástico, talvez você se decepcione neste livro, pelo menos neste primeiro volume da serie.... Temos romance, mas não ache que é o primeiro plano do livro pois estará enganado.