O Amuleto de Samarkand

O Amuleto de Samarkand Jonathan Stroud

Resenhas - O Amuleto de Samarkand

lina 17/04/2024

Laala
Adorei a leitura super gostosa e diferente da maioria que eu faço
demorei um pouco pra me acostumar com o estilo dos capitulos e pra me contextualizar sobre os personagens e o tempo em que a historia se passa (mas a demora pra ler é culpa da escola

Kléver 12/01/2024

Intriga e magia no coração de Londres
A história gira em torno de Nathaniel, um jovem aprendiz de mago, e Bartimaeus, um demônio sarcástico e astuto que ele invoca. Quando Nathaniel envia Bartimaeus para roubar o Amuleto de Samarkand do poderoso mago Simon Lovelace, eles se veem envolvidos em uma trama perigosa de traição e conspiração política.

O que torna ?O Amuleto de Samarkand? particularmente cativante é a narrativa dual. Stroud habilmente alterna entre a perspectiva de Nathaniel, séria e determinada, e a de Bartimaeus, repleta de comentários irônicos e humor ácido. Essa dinâmica cria um contraste delicioso e adiciona profundidade à história.

O livro brilha não apenas em sua trama envolvente, mas também na construção de seu mundo. Stroud cria um sistema de magia único e uma sociedade onde a linha entre o bem e o mal é frequentemente borrada, desafiando o leitor a questionar a moralidade dos personagens.

Ideal para fãs de fantasia que procuram uma história com uma mistura perfeita de aventura, humor e uma pitada de sombriedade, ?O Amuleto de Samarkand? é uma leitura empolgante e imaginativa que estabelece firmemente Jonathan Stroud como um mestre contador de histórias.

Bibliotecadabrubs 11/04/2021

Maravilhoso
Mais uma leitura maravilhosa esse ano! Muito leve e divertida.
O amuleto de samarkand tem uma pegada meio Harry Potter o que me agradou muito, mas mesmo assim é bem diferente.
Nós estamos tão acostumados com livros de fantasia mais genéricos e é tão gostoso quando fazemos uma leitura de algo mais diferente.
Esse livro merecia um destaque muito maior! Eu não sei como ele não é super famoso, porquê é um livro realmente muito bom.

RICKDIAS7 13/01/2017

Boa ficção
O enredo do livro é basicamente uma ficção ambientada em uma Inglaterra atual onde os magos existem. Naturalmente as pessoas costumam comparar esse livro com Harry Potter porque Harry Potter é provavelmente a história de ficção sobre magia mais popular atualmente, porém eu não acho coerente essa comparação principalmente porque Harry Potter trata de magia de uma maneira genérica, já no mundo de "O Amuleto de Samarkand" a magia é especificamente o tipo conhecido como "magia cerimonial" um tipo em que o mago força outros espíritos a realizar tarefas pra ele. A maior parte da trama é narrada por Bartimaeus, que é um djinn, um tipo específico de espírito de 5000 mil anos que trabalhou para Salomão no passado. Bartimaeus é muito sarcástico e as explicações dele sobre magia e impressões dele sobre as pessoas e situações aparecem nas notas de rodapé. Nessa Inglaterra os magos possuem cargos importantes no governo e Nathaniel é um menino órfão criado desde a infância por um mago que é um modesto ministro do governo, Nathaniel é educado para ser um mago e também trabalhar no governo mas cresce em um ambiente bem opressor. A trama é muito bem feita e a narrativa também, eu recomendo!

Mano_CE 28/10/2010

Achei bem divertido. No início, tive dificuldade para me acostumar com o ritmo de narração do autor, na verdade do narrador quando personagem (Bartimeus), por causa das constantes notas de rodapé.

Mas passado o desconforto da novidade, fiquei viciado nos comentários sarcásticos que o personagem faz durante todo o desenrolar da história.

Achei um livro mais adulto que o próprio Harry Potter, quando comparamos os primeiros livros, pois há um enredo de domínio político e uma crítica a aristocracia inglesa muito bem posicionada no mundo de fantasia do livro.

Ao contrário de Harry Potter, a magia aqui é encarada como uma arte séria e perigosa, e cujo mérito é exclusivo ao conhecimento do mago, pois precisa dominar uma série de matérias antes de conjurar qualquer demônio.

Li o livro em 9 dias, em uma semana atribulada de coisas a fazer, o que mostra a fluidez da narração.

Já encomendei os outros 2 livros da série. Vale muito a pena.

Ilka 09/09/2010

harry potter só para crianças
Gosto muuuuito de gárgulas, por isso comprei esse livro. Ainda bem q comprei só o primeiro... li tudo... mais por persistência mesmo...
Mano_CE 28/10/2010minha estante
Achei bem divertido. No início, tive dificuldade para me acostumar com o ritmo de narração do autor, na verdade do narrador quando personagem, por causa das constantes notas de rodapé.

Já encomendei os outros 2 livros da série. Vale muito a pena.

Raquel Holmes 11/07/2010

"Não recomendo... é praticamente uma cópia paraguaia e totalmente sem criatividae de Harry Potter."
Raquel Holmes 11/07/2010minha estante
Um horror! Credo, foi perda de tempo ler este livro, nem quero saber dos outros 2 da trilogia!

Jaqueline 15/08/2012minha estante
Olha eu sou fã de Harry Potter ( tenho 21 anos e foi o primeiro livro que li por vontade própria lá nos meus 10-11 anos, acompanhei toda a saga) e não acho que seja cópia nenhuma! A única coisa em comum entre os dois é o fato de serem órfãos e londrinos! Ok, os dois são bruxos mas a magia é tratada de forma bem diferente nos dois livros! A trilogia Bartimaeus é bem original e você está perdendo de não ler as duas continuações!

Raquel Holmes 16/08/2012minha estante
Oi, Jaqueline!

Então, eu li e sou fã de Harry Potter. Simplesmente amo...

Só que a Trilogia Bartimaeus, a meu ver, realmente parece "copiar" o universo de HP (salvo as devidas diferenças, claro). Eu acho que o enredo poderia ter sido elaborado de um outro modo, sei lá. Não gostei mesmo. rs

Beijos!

Cruz Santos 09/10/2017minha estante
das duas uma: ou você não leu HP, ou não leu o Amuleto de Samarkand , se tem uma duas coisas que não tem nada a ver são esses dois livros kkk

Paulo Brito 24/01/2010

Excelente
Livro muito bom de se ler, prende o lietor do início ao fim e não deve em nada para livros do gênero como Harry Potter ou Artemis Fowl.

O personagem título Bartimaeus, apesar de ser uma criatura "do mal" é cativante e o leitor se apega a ela desde o 1º capítulo.