Coração de Mãe

Coração de Mãe Jodi Picoult

Resenhas - Coração de Mãe

Elves com 2 E 19/08/2023

Jodi Picoult sendo a maior
Uma das minhas grandes vontades enquanto leitor era poder ler todos os livros publicados da Jodi, isso implica em trabalhar meu inglês, já que grande parte não foi traduzida por aqui. Dos já publicados pelas editoras brasileiras, só faltavam os mais antigos e consegui encontrar "Coração de Mãe" bem baratinho num sebo online. \o/
Quando fui ler as resenhas a respeito, desanimei, já que uma grande parte dos comentários era enfatizando que o livro não era muito bom. Com essa ideia em mente, comecei sem muita empolgação e de fato não consegui me empolgar com a primeira parte do livro. Os personagens são frios, sem carisma algum e o romance dos protagonistas, não passa muita credibilidade, falta "água com açúcar" pra convencer do desespero de dois jovens pelo casamento apressado, indo contra tudo e todos. Essa é a minha unica crítica ao livro, pois quando o plot principal apareceu, eu logo pensei: Opa, o negócio agora vai ficar muito bom!!!!
As coisas se desenvolvem devagar e eu gostei disso, pois assim, vamos sendo inseridos no dia a dia do casal, vamos vendo as diferenças sociais se chocando, a convivência ficando ruim e os conflitos abrindo rupturas. Vai ficando nítido, que a vida conjugal deles não é nada boa, principalmente com a chegada do bebê, num momento indesejado por ambos, o que resulta na fuga de Paige, que busca por respostas sobre si mesma, que estão entrelaçadas com seu passado. Outro ponto que gostei e achei fundamentei para a rendição da personagem, são os reencontros com personagens do passado que aparecem para um acerto de contas e assim encerrar coisas pendentes. O Nicholas é um estupido em quase todo o livro, sendo impossível não se compadecer de Paige.
A Jodi traz reflexões, que a meu ver, são a frente da época na qual o livro foi escrito. Os questionamentos sobre amor e maternidade estão nítidos em toda parte do livro e não só através de Paige, mas também nos demais personagens femininos. Cada uma com sua história, testemunhos, medos e segredos. Um livro profundo e com um tom cômico, o qual não me lembro de ter visto em outro livro da autora.

Irena Wieliczka 02/08/2023

Coração de Mãe
Eu não tinha expectativa nenhuma para esse livro. Pensava ser apenas mais um livro de romance e sabia que envolvia maternidade, mas jamais imaginei que se tornaria um dos livros que mais me emocionou até hoje.

Ultimamente tenho encontrado livros que me fazem sentir que o universo é perfeito. São livros que eu sei que preciso ler, histórias que entram no meu coração de forma arrebatadora e me mostram um novo sentido pra vida.

É muito difícil falar sobre um livro quando temos um sem fim de emoções e nenhuma palavra parece traduzir o que queremos.

Nesses muitos anos de literatura, eu ainda não tinha conhecido uma protagonista tão completa e tão humana quanto a Paige. Já havia me encantado por outras protagonistas, sentido que aquelas histórias eram minhas. Mas com a Paige foi muito diferente. Apesar de querer muito ter vivido uma parte da história dela, percebi que ao me identificar como amiga da Paige, a leitura me trouxe muito mais ensinamentos e reflexões (vide os infinitos post-its).

A Paige é uma imensidão de adjetivos incríveis e tristes. Meu coração se partiu em um milhão de pedaços enquanto eu acompanhava o crescimento dela, desde os sonhos de uma menina de cinco anos que desejava mais que tudo ter o amparo e os ensinamentos da mãe se tornarem mágoas cicatrizadas pelo tempo, passando pelas marcas do primeiro amor e suas consequências irreversíveis até chegar na total ilusão do casamento e da concepção de família que com tanto afincou ela tentou mudar.

A cada capítulo eu só conseguia pensar em quantas vezes a Paige foi abandonada pelas pessoas que deveriam amá-la (e que diziam amá-la) e quantas vezes mais ela aguentaria ser abandonada.

Apesar de toda a história, devo dizer: a Paige é admirável porque é fiel a si mesma. Em nenhum momento ela se deixou vacilar ou se perdeu. Mesmo quando deixou de acreditar em deus, mesmo quando a sua fé não era mais suficiente, mesmo quando sentiu não ser mais digna do amor e do amparo de deus e de jesus, ela sempre foi fiel a si, sempre escolheu seus caminhos e nunca voltou atrás ou faltou com sua palavra.

Aliás, a construção e o desenvolvimento da fé da Paige é uma das coisas a serem elogiadas à autora. A naturalidade e a forma como o tema é presente no livro nos mostra um outro lado da crença e da devoção que te fazem entender as escolhas da protagonista e como a religião é diferente do que aprendemos desde cedo.

Por fim, mas não menos importante, preciso destacar que o livro tem uma parte meio Greys Anatomy das ideias e eu detesto como o Nicholas é totalmente o Owen. E chocando zero pessoas, a cereja do bolo > pra mim < é a parte da história da Paige com o Jake - que eu jamais vou superar (minha parte favorita do livro, quero pra sempre morar no capítulo 11).

Coração de Mãe é uma obra prima. Leiam.

(paige, eu te amo!!!!!)

Vogel 27/07/2023

O livro aborda um tema super interessante, o cansaço e esgotamento mental na maternidade, porém é chato, repetitivo, o marido é insuportável e acho que poderia ter sido uma baita história como outros livros da autora, mas esse realmente foi cansativo e chato.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Resenha de Coração de Mãe - Jodi Picoult

Sobrecarregada pelas exigências da vida e de formar uma família, Paige que não consegue esquecer o seu passado, memórias dolorosas e a ausência de sua mãe, toma uma atitude chocante que trará consequências avassaladoras para todos a sua volta.

O que eu achei?

O livro de Jodi é de tirar o fôlego.
Nossa protagonista principal nos comove e nos deixa reflexivos e buscando compreender seus motivos, decisões e angústias.

Os poucos personagens apresentados também são bem desenvolvidos e bem escritos.
Destaque para o marido sem noção de Paige que por vezes me irritou e eu o teria matado facilmente na história. Hahah

Jodi foi perspicaz ao escrever sobre maternidade e mostrar um outro lado que raramente é falado ou debatido na sociedade. E ler isso no livro nos faz entender muito sobre mães que não conseguem ser mães, por mais que tentem muito!
Essa jordada de Paige para encontrar a si mesma em meio a todos os conflitos é de fato, para nos deixar reflexivos!

A escrita de Jodi nos emociona do início ao fim!
Me senti extremamente conectada a história e por vezes desejei a felicidade da protagonista sem que nada a atrapalhasse.

Doloroso, emocionante e delicado, um livro com uma temática essencial e necessária!

Te Indico:

Se você tem 18 anos ou mais.

Gosta de romances adultos.

Procura livros com protagonistas femininas.

Quer ler mais autoras.

Quer ler mais sobre o tema de maternidade e relações familiares.

Quer conhecer novas escritoras fantásticas.

Avaliacão:
Jodi Picoult se consagra como uma das autoras que com certeza eu lerei muitas vezes!
⭐⭐⭐⭐/5

E ai, o que achou? Você conhece a autora ou já leu algum livro? Me conta aqui!
E ah, se você gosta do meu conteúdo por aqui, não esquece de curtir, comentar, compartilhar e salvar meus posts que assim a gente leva a literatura para mais pessoas!
Até o próximo

site: https://www.instagram.com/p/Cmg9yMYLIlN/

Pêpe 23/01/2023

Sensacional
Que história impactante...
Paige tem muitas questões em sua vida.Quando tinha cinco, sua mãe a abandonou, e ela ficou morando com seu pai, nunca entendeu o que levou sua mãe a fazer isso.Na adolescência se apaixona e vive com grande intensidade esse romance, fica grávida e faz um aborto.Toma uma atitude que mudará sua vida, arruma suas coisas e vai embora, deixando seu pai e seu passado para trás.
Paige tem um dom, pinta muito bem e retrata muito mais que imagens, captura nos seus desenhos coisas que nem ela sabe explicar.Trabalha em um bar, e conhece Nicholas um homem lindo, médico que frequenta o bar e nem olha para ela.Mas com o passar do tempo seus desenhos no bar são observados e Paige desenha Nicholas que se encanta com o que vê de si mesmo, então se aproxima e se apaixona por ela
Paige tem o desejo de cursar uma faculdade de desenho, mas ao se casar com Nicholas, deixa seu sonho de lado para que o marido termine seu tão almejado curso de medicina.
Engravida e se vê sobrecarregada, com o bebê e a ausência de Nicholas que vive praticamente no hospital.Então sem pensar direito, vai embora a procura de sua mãe, para ter respostas do que aconteceu e para entender se é uma boa mãe.
É bem estranho ela largar tudo e um filho de 3 meses para trás, mas a ausência de sua mãe deixou marcas dolorosas que Paige quer entender, o que ela não sabe, é que sua atitude terá consequências avassaladoras para todos.
É um romance cativante, repleto de emoções que nos instiga a pensar no que um trauma da infância pode causar a qualquer um de nós.
Eu super recomendo.

Ellen 21/11/2022

Um dos livros mais chatos da Jodi Picoult que já li. Realmente não me interessou em nada a história de menina abandonada!

Wania Cris 26/05/2022

Ser mãe é apodrecer no paraíso...
Sobre a trama, a sinopse está aí.

Paige: uma personagem apaixonante, porém carrega consigo o fardo de ter sido abandonada e não apenas pela mãe. A mãe só foi embora. O pai vive em um mundo à parte. A garota passou anos tentando convencer uma paixão de que ela valia a pena. Mudando-se de cidade e conhecendo Nicholas passa a viver em função dele, novamente à espera de ser notada e amada.

Nicholas: a personagem mais egocêntrica que já li. Nicholas cresceu tendo tudo nas mãos. É trabalhador e dedicado, sim, mas porque acha que as pessoas gostam de ver isso, na verdade acha que merece ter tudo nas mãos como sempre teve. Suas dúvidas são sempre baseadas nas suas vontades e frustrações, não tenso olhar para o outro e suas necessidades. Imaturo e mimado, adepto do eu, eu, eu. Não merece o amor que Paige tem por ele e falei isso durante quase toda a leitura.

Astrid e Robert, pais de Nicholas: responsáveis pelo filho mimado que criaram. Causadores de boa parte das dores de Paige.

Patrick, pai de Paige: abandonado pela esposa, vive à sua espera e, mesmo vivendo em função da filha, não a nota.

May, mãe de Paige: abandonou a filha por não se ver na função de mãe e apenas mãe. Não julgo.

A escrita da Jodi é uma coisa maravilhosa, apaixonante e por várias páginas me vi emocionada pela forma com que ela descrevia um sentimento ou uma cena, porém a estória em si tem muitas pontas soltas. Questões que foram colocadas ali e mal aproveitadas, arcos abandonados ou esquecidos. Vale pela autora, mas bem aquém de Dezenove Minutos. Gostei da abordagem sobre a maternagem real, aquela sobre a qual pouco se fala. Ser mãe é lindo, mas também pode ser sofrido e solitário.

Alessandra.Adams 14/03/2022

É um livro com uma boa narrativa, porém, foi muito cansativa, e por vezes repetitiva. Infelizmente não atendeu minhas expectativas.

Fabi 23/01/2022

Nem tudo são flores...
Uma história sobre o amor de mãe. Paige vive sozinho com o pai, a mãe dela vai embora quando ela tem cinco anos. Quando ela está em outra cidade trabalhando ela conhece o Nicholas, um estudante de medicina ambicioso. No livro vemos a não tão maravilhosa maternidade, pois retrata as dúvidas, medos, dores, depressão pós parto. Enfim como é sempre mais pesado pra mulher (confesso que tenho dúvidas sobre a maternidade e depois desse relato de que não são só flores... ).A Paige tem um talento incrível para desenhar. Quote: "Meu Deus, como é diferente viver uma vida que esperam que você viva e viver a vida que você quer viver."(p.372)

Patricia.Oliveira 10/11/2021

Interessante, mas nem de perto tão bom quanto os outros livros da autora. Nada grandioso acontece e nem surpreendente.

Sol 24/09/2021

Mais uma vez uma obra de Jodi Picoult que aborda um tema importantíssimo. Diferente das obras que li anteriormente da autora, nesse não houve um grande evento traumático que marcou algum ponto da história. Para mim pareceu que foi uma construção, e uma hora foi a gota d'água. Gostei bastante da leitura, mas não me impactou tanto quanto os outros livros dela que li.

Leandra 14/08/2021

Coração de mãe
Bem diferente do que já li, fala sobre maternidade sobre a sobrecarga com um recém nascido! Não foi o meu livro preferido da autora, mas gostei

Dan 02/03/2021

Coração de mãe
Por isso que essa mulher faz parte dos meus autores favoritos, sério. Assim como em dezenove minutos, ela conseguiu entregar um plot tão realista, que sinceramente nem precisei me esforçar para entender/sentir o que ela quis passar.

O livro é escrito em 1 e 3 pessoa nas visões de Paige e pela perspectiva de Nick, respectivamente. Ele é dividido em três partes: concepção, parto e crescimento. O livro nos apresenta Paige, uma jovem de 18 anos indo recomeçar a vida em outro canto após ter feito algo que poderia abalar a relação que tinha com seu pai, a única família que restara, já que sua mãe a abandonou quando ela tinha cinco anos

Gostei de muitas coisas no enredo. Uma delas foram os personagens, as qualidades de cada um eram perfeitas, embora errassem bastante.

O Nick, por exemplo, era alguém que não tinha medo de arriscar. Pediu a Paige em casamento no segundo encontro, e enfrentou o pai dele, quando ele não concordou com isso, mesmo perdendo o financiamento da faculdade de medicina. Teve também coisas que me desagradaram bastante, e uma delas foi quando ele cancela os cartões da mulher, sendo que, ela que ajudou a pagar a faculdade dele, trabalhando em muitos lugares para que ele pudesse continuar em Harvard. E menosprezava o fato da Paige não conseguir fazer nada porque estava cuidando do Max, e que o trabalho dele era mais complicado. Só percebeu como era difícil tomar conta de um bebê, quando ele precisou dar um jeito e cuidar do filho.

Paige sabia desenhar como ninguém, colocava detalhes extremamente pessoais de quem estava sendo desenhado. E também era abnegada, ela deixou de lado coisas que ela queria fazer para que o marido conseguisse fizesse as dele. No entanto, Paige também teve erros, ela fez que nem os pais que vão comprar cigarro e tomou chá de sumiço, entendo perfeitamente, ela estava cansada daquela situação, e creio eu que talvez estivesse por depressão pós parto, porém vale lembrar que essa não é a primeira vez que ela toma uma atitude dessas. E o fato de ter mentido sobre coisas tão bobas, teriam certamente modificado tudo.

Esse tipo de livro é exatamente aquele onde uma conversa teria feito tão bem a eles, principalmente se o Nick tivesse prestado mais atenção na esposa, saberia que ela não estava bem e teria evitado muitas coisas.

O livro em si, é uma crítica a romantização da maternidade, retratando como ter um filho não é toda aquela coisa bonitinha que nós vemos no comercial ou filmes, colocando situações como depressão pós-parto, além de muita desvalorização das mulheres pelos seus parceiros após a chegada de um filho.

Ju Ragni 13/05/2020

Gostei muito. É uma história pesada, a personagem principal ora emociona, ora nos leva a condenar seu comportamento, mas o livro faz pensar que é difícil julgar sem conhecer os motivos que levam alguém a agir de maneiras que a princípio parecem condenáveis...

Mah Nunes 06/03/2020

Coração de mãe.
Sem palavras para dizer o que algumas mães fazem por amor. Recomendo muito essa obra. Mais um de meus favoritos de jodi Picoult.