Coração de Mãe

Coração de Mãe Jodi Picoult

Resenhas - Coração de Mãe

Dan 02/03/2021

Coração de mãe
Por isso que essa mulher faz parte dos meus autores favoritos, sério. Assim como em dezenove minutos, ela conseguiu entregar um plot tão realista, que sinceramente nem precisei me esforçar para entender/sentir o que ela quis passar.

O livro é escrito em 1 e 3 pessoa nas visões de Paige e pela perspectiva de Nick, respectivamente. Ele é dividido em três partes: concepção, parto e crescimento. O livro nos apresenta Paige, uma jovem de 18 anos indo recomeçar a vida em outro canto após ter feito algo que poderia abalar a relação que tinha com seu pai, a única família que restara, já que sua mãe a abandonou quando ela tinha cinco anos

Gostei de muitas coisas no enredo. Uma delas foram os personagens, as qualidades de cada um eram perfeitas, embora errassem bastante.

O Nick, por exemplo, era alguém que não tinha medo de arriscar. Pediu a Paige em casamento no segundo encontro, e enfrentou o pai dele, quando ele não concordou com isso, mesmo perdendo o financiamento da faculdade de medicina. Teve também coisas que me desagradaram bastante, e uma delas foi quando ele cancela os cartões da mulher, sendo que, ela que ajudou a pagar a faculdade dele, trabalhando em muitos lugares para que ele pudesse continuar em Harvard. E menosprezava o fato da Paige não conseguir fazer nada porque estava cuidando do Max, e que o trabalho dele era mais complicado. Só percebeu como era difícil tomar conta de um bebê, quando ele precisou dar um jeito e cuidar do filho.

Paige sabia desenhar como ninguém, colocava detalhes extremamente pessoais de quem estava sendo desenhado. E também era abnegada, ela deixou de lado coisas que ela queria fazer para que o marido conseguisse fizesse as dele. No entanto, Paige também teve erros, ela fez que nem os pais que vão comprar cigarro e tomou chá de sumiço, entendo perfeitamente, ela estava cansada daquela situação, e creio eu que talvez estivesse por depressão pós parto, porém vale lembrar que essa não é a primeira vez que ela toma uma atitude dessas. E o fato de ter mentido sobre coisas tão bobas, teriam certamente modificado tudo.

Esse tipo de livro é exatamente aquele onde uma conversa teria feito tão bem a eles, principalmente se o Nick tivesse prestado mais atenção na esposa, saberia que ela não estava bem e teria evitado muitas coisas.

O livro em si, é uma crítica a romantização da maternidade, retratando como ter um filho não é toda aquela coisa bonitinha que nós vemos no comercial ou filmes, colocando situações como depressão pós-parto, além de muita desvalorização das mulheres pelos seus parceiros após a chegada de um filho.

Wania Cris 26/05/2022

Ser mãe é apodrecer no paraíso...
Sobre a trama, a sinopse está aí.

Paige: uma personagem apaixonante, porém carrega consigo o fardo de ter sido abandonada e não apenas pela mãe. A mãe só foi embora. O pai vive em um mundo à parte. A garota passou anos tentando convencer uma paixão de que ela valia a pena. Mudando-se de cidade e conhecendo Nicholas passa a viver em função dele, novamente à espera de ser notada e amada.

Nicholas: a personagem mais egocêntrica que já li. Nicholas cresceu tendo tudo nas mãos. É trabalhador e dedicado, sim, mas porque acha que as pessoas gostam de ver isso, na verdade acha que merece ter tudo nas mãos como sempre teve. Suas dúvidas são sempre baseadas nas suas vontades e frustrações, não tenso olhar para o outro e suas necessidades. Imaturo e mimado, adepto do eu, eu, eu. Não merece o amor que Paige tem por ele e falei isso durante quase toda a leitura.

Astrid e Robert, pais de Nicholas: responsáveis pelo filho mimado que criaram. Causadores de boa parte das dores de Paige.

Patrick, pai de Paige: abandonado pela esposa, vive à sua espera e, mesmo vivendo em função da filha, não a nota.

May, mãe de Paige: abandonou a filha por não se ver na função de mãe e apenas mãe. Não julgo.

A escrita da Jodi é uma coisa maravilhosa, apaixonante e por várias páginas me vi emocionada pela forma com que ela descrevia um sentimento ou uma cena, porém a estória em si tem muitas pontas soltas. Questões que foram colocadas ali e mal aproveitadas, arcos abandonados ou esquecidos. Vale pela autora, mas bem aquém de Dezenove Minutos. Gostei da abordagem sobre a maternagem real, aquela sobre a qual pouco se fala. Ser mãe é lindo, mas também pode ser sofrido e solitário.

Alessandra.Adams 14/03/2022

É um livro com uma boa narrativa, porém, foi muito cansativa, e por vezes repetitiva. Infelizmente não atendeu minhas expectativas.

Marcia Lopes 02/12/2015

Amor e só amor
Eu ganhei esse livro de aniversário do Lucas, primo e amigo, ambos amamos os livros da Jodi Picoult.

Bem... pra quem leu Piedade, A menina de vidro, Dezenove minutos não deixem de ler esse e outros,,, Porém esse me deixou um pouco decepcionada porque não há polemica, não choca, não te faz ficar indignada, perdida sem saber em que lado ficar entre o antagonismo dos protagonistas.

Contudo nesse livro ela transporta para os personagens tudo que sentimos e pensamos, só talvez não teríamos a coragem ou a insensatez.

Li algumas resenhas que o livro é fraquinho, discordo completamente pelos motivos que citei acima, embora não nos choque, como é de costume da autora. Esse livro é muito humano, fala da depressão pós parto dando sentindo a tudo que passamos na infância.
Ora! Eu acho normal você amar seu filho e não está preparada pra ser mãe dele e isso acontece também outros relacionamentos afetivos.

Paige foi criada culturalmente, socialmente e religiosamente de forma diferente de Nicholas seu marido.
Então ela foi embora.
Não julguei Paige em nenhum momento, queria mesmo que ela encontrasse sua mãe e pudesse achar as respostas que desde sempre a perseguia, mas no final e na verdade o que falou mais alto foi o amor de mãe e de mulher.

Tive um pouquinho de raiva do Nicholas por que nunca estava presente e ainda escapava quando podia, poxa! Paige custeou a sua universidade, assim que o pai o "deserdou" por se casar com ela. Acho que ela merecia um pouco mais de atenção, mais respeito, muito emboras as coisas não foram fáceis pra ele também.

Quando ela fugiu de casa foi pra estudar arte. Os desenhos de Paige eram diferentes, eles contavam os segredos das pessoas, eram impressionantes, mas ela conheceu Nicholas... E aí começa a história. Que trouxe dor a todos, mas também compreensão, reflexão e mudanças.

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-coracao-de-mae-de-jodi-picoult/

Ju Ragni 13/05/2020

Gostei muito. É uma história pesada, a personagem principal ora emociona, ora nos leva a condenar seu comportamento, mas o livro faz pensar que é difícil julgar sem conhecer os motivos que levam alguém a agir de maneiras que a princípio parecem condenáveis...

Pêpe 23/01/2023

Sensacional
Que história impactante...
Paige tem muitas questões em sua vida.Quando tinha cinco, sua mãe a abandonou, e ela ficou morando com seu pai, nunca entendeu o que levou sua mãe a fazer isso.Na adolescência se apaixona e vive com grande intensidade esse romance, fica grávida e faz um aborto.Toma uma atitude que mudará sua vida, arruma suas coisas e vai embora, deixando seu pai e seu passado para trás.
Paige tem um dom, pinta muito bem e retrata muito mais que imagens, captura nos seus desenhos coisas que nem ela sabe explicar.Trabalha em um bar, e conhece Nicholas um homem lindo, médico que frequenta o bar e nem olha para ela.Mas com o passar do tempo seus desenhos no bar são observados e Paige desenha Nicholas que se encanta com o que vê de si mesmo, então se aproxima e se apaixona por ela
Paige tem o desejo de cursar uma faculdade de desenho, mas ao se casar com Nicholas, deixa seu sonho de lado para que o marido termine seu tão almejado curso de medicina.
Engravida e se vê sobrecarregada, com o bebê e a ausência de Nicholas que vive praticamente no hospital.Então sem pensar direito, vai embora a procura de sua mãe, para ter respostas do que aconteceu e para entender se é uma boa mãe.
É bem estranho ela largar tudo e um filho de 3 meses para trás, mas a ausência de sua mãe deixou marcas dolorosas que Paige quer entender, o que ela não sabe, é que sua atitude terá consequências avassaladoras para todos.
É um romance cativante, repleto de emoções que nos instiga a pensar no que um trauma da infância pode causar a qualquer um de nós.
Eu super recomendo.

Vogel 27/07/2023

O livro aborda um tema super interessante, o cansaço e esgotamento mental na maternidade, porém é chato, repetitivo, o marido é insuportável e acho que poderia ter sido uma baita história como outros livros da autora, mas esse realmente foi cansativo e chato.

Sol 24/09/2021

Mais uma vez uma obra de Jodi Picoult que aborda um tema importantíssimo. Diferente das obras que li anteriormente da autora, nesse não houve um grande evento traumático que marcou algum ponto da história. Para mim pareceu que foi uma construção, e uma hora foi a gota d'água. Gostei bastante da leitura, mas não me impactou tanto quanto os outros livros dela que li.

Silvia.Souza 07/06/2018

Não gostei muito...
É um livro bem diferente de outros que já li da autora... E confesso que gostei bem menos desse... Particularmente não gostei dos personagens principais... Duas pessoas com problemas que não consegui compreender e também ambos de um egoísmo enorme... Nicholas apesar de ser um pai bem melhor do que a Paige como mãe, era um marido muito egoísta e incompreensível... Mas gostei menos ainda de Paige, que na minha opinião nenhuma das situações ou problemas que já teve justifica seu egoísmo, sua apatia e sua falta de sentimentos... E ela é tão dependente emocionalmente da mãe que a abandonou e nem liga para o pai que sempre cuidou dela com tanto carinho. Também não gostei da forma que ela sempre arrumava uma justificativa e um culpado para suas ações loucas e estranhas... Definitivamente não foi o melhor livro que já li da autora...

Paty 24/02/2020

Acabei me surpreendendo com o tanto que gostei

Elves com 2 E 19/08/2023

Jodi Picoult sendo a maior
Uma das minhas grandes vontades enquanto leitor era poder ler todos os livros publicados da Jodi, isso implica em trabalhar meu inglês, já que grande parte não foi traduzida por aqui. Dos já publicados pelas editoras brasileiras, só faltavam os mais antigos e consegui encontrar "Coração de Mãe" bem baratinho num sebo online. \o/
Quando fui ler as resenhas a respeito, desanimei, já que uma grande parte dos comentários era enfatizando que o livro não era muito bom. Com essa ideia em mente, comecei sem muita empolgação e de fato não consegui me empolgar com a primeira parte do livro. Os personagens são frios, sem carisma algum e o romance dos protagonistas, não passa muita credibilidade, falta "água com açúcar" pra convencer do desespero de dois jovens pelo casamento apressado, indo contra tudo e todos. Essa é a minha unica crítica ao livro, pois quando o plot principal apareceu, eu logo pensei: Opa, o negócio agora vai ficar muito bom!!!!
As coisas se desenvolvem devagar e eu gostei disso, pois assim, vamos sendo inseridos no dia a dia do casal, vamos vendo as diferenças sociais se chocando, a convivência ficando ruim e os conflitos abrindo rupturas. Vai ficando nítido, que a vida conjugal deles não é nada boa, principalmente com a chegada do bebê, num momento indesejado por ambos, o que resulta na fuga de Paige, que busca por respostas sobre si mesma, que estão entrelaçadas com seu passado. Outro ponto que gostei e achei fundamentei para a rendição da personagem, são os reencontros com personagens do passado que aparecem para um acerto de contas e assim encerrar coisas pendentes. O Nicholas é um estupido em quase todo o livro, sendo impossível não se compadecer de Paige.
A Jodi traz reflexões, que a meu ver, são a frente da época na qual o livro foi escrito. Os questionamentos sobre amor e maternidade estão nítidos em toda parte do livro e não só através de Paige, mas também nos demais personagens femininos. Cada uma com sua história, testemunhos, medos e segredos. Um livro profundo e com um tom cômico, o qual não me lembro de ter visto em outro livro da autora.

ValGouveia 08/10/2014

Emocionante, intenso, dramático.
Quando fico sabendo que Jodi Picoult lançou um novo livro aqui o Brasil eu corro pra comprar e ler. Amo a escrita da autora. Porque ela escreve com sentimento. Todos os personagens são fortes e marcantes. São livros que tratam de assuntos de família, assuntos atuais e sempre cheios de realidade.

E esse livro não me decepcionou.

A personagem principal Paige, vive apenas com o pai desde a infância, quando foi abandonada pela mãe. E por conta disso, vive cheia de incertezas. Quer encontrar a mãe, saber o motivo que a levou a partir. E Paige não consegue ter uma vida normal, não vive em paz.

Aos 18 anos, após um grande acontecimento em sua vida, ela abandona o pai e parte em busca de um velho sonho, cursar a faculdade de artes. Paige desenha muito bem, consegue colocar em seus desenhos a verdadeira essência das pessoas. Mas em seu caminho aparece Nicholas, um estudante de medicina, com quem Paige acaba se casando.

Com isso, o sonho da faculdade se vai. Ela tem que trabalhar para ajudar Nicholas e custear a faculdade, já que os pais dele por não concordarem com o casamento, retiraram toda a ajuda de custo. Paige paga a faculdade de Nicholas, que se torna um cirurgião cardíaco renomado. Quando Paige pensa que chegou o momento de cuidar de sua carreira, ela engravida.

E com a gravidez todas as incertezas, aflições e dilemas de Paige voltam à tona. Ela se pergunta se realmente tem condições de ser uma boa mãe. E depois disso, comete um ato que irá mudar a vida de todos.

O livro é intenso demais. Como eu disse, a autora nos remete a um mundo que parece real. Sentimos todas as emoções dos personagens, nos emocionamos, sentimos raiva.

E senti muita raiva da Paige. Por vários motivos, mas o ápice foi pelo o que ela fez após o nascimento de Max, seu filho. Porém, ao mesmo tempo que sentia raiva, torcia muito pra que ela conseguisse encontrar a mãe e resolver todos os seus conflitos. Torci muito pra que Paige tivesse um final feliz.

Coração de Mãe, que foi publicado pela Editora Verus, ganhou 5 estrelas e entrou na minha lista dos favoritos

site: http://valgouveia.blogspot.com.br/

Marcio Q. 10/10/2014minha estante
Adorei sua resenha Val. Fiquei com muita vontade de ler esse livro.

Leandra 14/08/2021

Coração de mãe
Bem diferente do que já li, fala sobre maternidade sobre a sobrecarga com um recém nascido! Não foi o meu livro preferido da autora, mas gostei

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Resenha de Coração de Mãe - Jodi Picoult

Sobrecarregada pelas exigências da vida e de formar uma família, Paige que não consegue esquecer o seu passado, memórias dolorosas e a ausência de sua mãe, toma uma atitude chocante que trará consequências avassaladoras para todos a sua volta.

O que eu achei?

O livro de Jodi é de tirar o fôlego.
Nossa protagonista principal nos comove e nos deixa reflexivos e buscando compreender seus motivos, decisões e angústias.

Os poucos personagens apresentados também são bem desenvolvidos e bem escritos.
Destaque para o marido sem noção de Paige que por vezes me irritou e eu o teria matado facilmente na história. Hahah

Jodi foi perspicaz ao escrever sobre maternidade e mostrar um outro lado que raramente é falado ou debatido na sociedade. E ler isso no livro nos faz entender muito sobre mães que não conseguem ser mães, por mais que tentem muito!
Essa jordada de Paige para encontrar a si mesma em meio a todos os conflitos é de fato, para nos deixar reflexivos!

A escrita de Jodi nos emociona do início ao fim!
Me senti extremamente conectada a história e por vezes desejei a felicidade da protagonista sem que nada a atrapalhasse.

Doloroso, emocionante e delicado, um livro com uma temática essencial e necessária!

Te Indico:

Se você tem 18 anos ou mais.

Gosta de romances adultos.

Procura livros com protagonistas femininas.

Quer ler mais autoras.

Quer ler mais sobre o tema de maternidade e relações familiares.

Quer conhecer novas escritoras fantásticas.

Avaliacão:
Jodi Picoult se consagra como uma das autoras que com certeza eu lerei muitas vezes!
⭐⭐⭐⭐/5

E ai, o que achou? Você conhece a autora ou já leu algum livro? Me conta aqui!
E ah, se você gosta do meu conteúdo por aqui, não esquece de curtir, comentar, compartilhar e salvar meus posts que assim a gente leva a literatura para mais pessoas!
Até o próximo

site: https://www.instagram.com/p/Cmg9yMYLIlN/

Fabi 23/01/2022

Nem tudo são flores...
Uma história sobre o amor de mãe. Paige vive sozinho com o pai, a mãe dela vai embora quando ela tem cinco anos. Quando ela está em outra cidade trabalhando ela conhece o Nicholas, um estudante de medicina ambicioso. No livro vemos a não tão maravilhosa maternidade, pois retrata as dúvidas, medos, dores, depressão pós parto. Enfim como é sempre mais pesado pra mulher (confesso que tenho dúvidas sobre a maternidade e depois desse relato de que não são só flores... ).A Paige tem um talento incrível para desenhar. Quote: "Meu Deus, como é diferente viver uma vida que esperam que você viva e viver a vida que você quer viver."(p.372)