O Impostor que vive em Mim

O Impostor que vive em Mim Brennan Manning

Resenhas - O Impostor que vive em Mim

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ANE 27/06/2020

O impostor que mora em mim
Impossível conhecer uma pessoa intimamente sem gastar tempos juntos. Todos tempos um impostor dentro de nós.

Fargone 27/05/2020

Sabe aqueles seus defeitos?, é o Impostor.
Sabe aquela insistente consciência de culpa, vergonha, narcisismo, inveja, etc? Há um impostor dentro de todos nós que nos impede de reconhecer a verdadeira mensagem do evangelho e compreender e sentir o amor de Deus. Em casa capítulo, recupere sua autenticidade, desde a sua criança interior ferida até o adolescente/adulto em quem você se tornou, para viver uma vida plena de real comunhão com Deus.

Bah 27/04/2020

O verdadeiro impostor
Incrível como encontro os livros do Brennan sempre que estou passando por processos internos profundos. O Impostor que Vive em Mim apenas reforçou a fragilidade da minha identidade e como ela ainda permanecia estruturada no lugar errado.

Catia Mauricio 20/04/2020

Uau.
Que leitura...

Como temos que vencer o impostor todos os dias?
Pelo menos depois q aprendemos a identificá-lo fica mais fácil.

O verdadeiro eu deve ser o predominante em nós. Não o impostor que briga para se manter no controle.

Renatha 06/04/2020

Como lidar com aquela parte de si mesmo que está muito bem escondida? Bem, é sobre o impostor que vive dentro de nós e o seu comportamento que autor se propõe a falar.
Foi esclarecedor, na verdade. A leitura pode ser um pouco arrastada em alguns momentos, mas não diminui o brilho da mensagem que transmite.
Não olharei para mim da mesma forma. Por esse motivo o indico.

kleyson 29/03/2020

"Anthony DeMello, em The way to lave, escreveu sem meias palavras:
Olhe para sua vida e veja como você cem preenchido seu vazio com pessoas. Como conseqüência, elas lhe deram uma "chave-de-braço". Veja como elas controlam seu comportamento com aprovação ou desaprovação. Detêm o poder de aliviar sua solidão com companhia, de enviar seu espírito para as alturas com elogios e de trazê-lo às profundezas com crítica e rejeição. Olhe para si mesmo, gastando quase todos seus momentos apaziguando e agradando pessoas, estejam elas vivas ou mortas. Você vive pelas normas delas, se conforma a seus padrões, busca sua companhia, deseja seu amor, morre de medo de ser ridicularizado, anseia por seu aplauso, submete-se mansamente à culpa que colocam sobre você; fica aterrorizado em contrariar a moda ao vestir-se, falar, agir e até mesmo pensar. Mesmo quando as controla, observe como você depende delas e é escravizado por elas. As pessoas se tornaram uma parte tão grande de sua existência que você nem sequer consegue imaginar uma vida que não seja afetada ou controlada por elas."
"Sentir-se seguro é parar de viver na cabeça e mergulhar no coração, sentir-me apreciado e aceito... sem ter mais que me esconder e me distrair com livros, televisão, filmes, sorvete, conversas superficiais... ficar no momento presente, sem fugir para o passado ou me projetar para o futuro, alerta e prestando atenção no agora... sentir-se relaxado, sem nervosismo ou inquietude... sem necessidade de impressionar ou fascinar os outros, ou chamar a atenção para mim mesmo... sem constrangimento, uma nova forma de estar comigo no mundo... calmo, sem medo, sem ansiedade a respeito do que acontecerá em seguida... amado e valorizado...
apenas estar por inteiro como um fim em si mesmo."
Essas duas citações, para mim, exibem da melhor maneira sobre o que é o livro, sobre o que o impostor nos faz viver de maneira imperceptível, e o que podemos viver com o eu verdadeiro. Em alguns momentos achei muito prolongado devido aos vários exemplos e citações, mas aprendi muito. Gostei bastante da obra, recomendo!

Aline330 25/02/2020

Várias partes tocantes, consegue nos fazer lembrar de coisas esquecidas pelo caminho.

leitoratrasado 04/02/2020

Nada do que eu esperava
O livro inicia ótimo, com perspectivas positivas a respeito do assunto a ser desenvolvido, mas lá pras tantas, começa a decair por conta da repetição e voltas que dá em assuntos que poderiam ser sucintos e melhor explorados. Creio que a narrativa do texto se prende em dar muitos exemplos, contas muitas histórias e fica massante a leitura. Embora tenha tirado muitas lições e marcado várias partes interessantes, o que me deixou incomodado foi a forma repetitiva de exploração de assuntos pequenos e a não conclusão interessante que o livro necessitava.

joaoaranha 10/12/2018

Impactante, Incômodo, Necessário.
Poucos são os livros que leio mais de uma vez. Ainda mais mergulhando com a mesma intensidade em cada leitura. Brennan Manning é um dos poucos que consigo dizer, não pela lógica, mas pelo coração, que são inspirados por Deus. "O impostor que vive em mim", da Mundo Cristão, é leitura obrigatória para qualquer cristão, não importa a orientação. Recomendadíssimo, sempre.

Rafael Bonfim 31/05/2017

O IMPOSTOR QUE VIVE EM NÓS.
Esse livro veio a mim em um momento muito duro da vida.
Um tempo em que vida, futuro, injustiças e identidade me fizeram pensar e repensar o verdadeiro cara que existe aqui dentro de mim. E isso doeu como um soco no estômago.

Brennan é um autor que entende sobre ser pecador e ser frustrado com relação a querer caminhar, mas dar umas vaciladas horríveis. Então o leitor vai se identificar muito. Aliás, eu me identifico, pois sou um cara que sim, quero caminhar em santidade, mas assim como vc que está lendo, também dou minhas derrapadas feias.

Creio que no fundo, todos nós temos um impostor escondido.
Somos sempre cordatos com pessoas que nos convèm, mentirosos com os fatos, escondemos realidades dos outros, colocamos máscaras para agradar e nos transverstimos de "espirituais".

O trunfo, é que Deus nos ama! A sim, isso é uma verdadedade retumbante!
Saber que meu eu pecador e impostor, pode ser (e já esta sendo) transformado pelo Eterno, me enche de alegria. Cabe a mim uma reação e atitude quanto a mudança nossa de cada dia.

Tenho muitos medos, preciso revê-los,
Tenho esperanças, preciso abraçá-las,
Tenho frustrações, preciso esqueçê-las,
Tenho um Norte, preciso segui-Lo.

Somos todos impostores.
Ponto.
gabrielvitorino.design 02/05/2020minha estante
Uau

Cris.Laine 24/06/2020minha estante
Amém !!!

Mila 03/09/2016

Ao ler o título do livro “O impostor que vive em mim”, de Brennan Manning, o próprio leitor já começa a preparar suas autodefesas contra essa entidade. “O impostor desconcerta, dissimula e seduz” (MANNING, 2002, p.6), ele maquia o nosso verdadeiro eu, escondendo-se em elogios, sucesso e bajulações. Porém, a proposta de Brennan difere da nossa primeira reação, comprovando um sentimento em nós que ele irá tratar no decorrer do livro.
Antes de tudo, é preciso afirmar que o impostor não é apenas um hospedeiro, mas sim, parte de mim. “Para alcançar aceitação e aprovação, o falso eu suprime, ou camufla, sentimentos, impossibilitando a honestidade emocional “MANNING, 2002, p. 19). Essa atitude inconsciente que tomamos reflete nossa falta de auto aceitação diante de nós, e diante de Deus, uma vez imperfeitos e cristão. “É necessária uma profunda conversão para aceitar que Deus é inflexivelmente terno e compassivo conosco da maneira como somos – não a despeito dos nossos pecados e culpas, mas com elas. “ (MANNING, 2002, p. 10) Segundo Brennan, muitas vezes nós deixamos de crer nesse amor incondicional devido à essa ausência de auto aceitação (p. 11). Porém, nossas fraquezas e imperfeições são características fundamentais de nossa humanidade, características que precisam ser assumidas, uma vez que, por meio delas, restaura-se a condição humana a um estado de cura. Brennan também traz outro aspecto importante sobre a auto aceitação: quando eu não aceito o meu eu ferido, e não aceito o amor incondicional de Deus, o meu amor pelo próximo se torna estreito e restrito. Uma vez que eu não me perdoo por minhas falhas, não sou capaz de perdoar as falhas do outro.
A leitura do texto nos leva a percepção de que, em alguns momentos de nossa vida, nós somos como um fariseu. A minha não auto aceitação me leva muitas vezes a ser preconceituoso por não entender o outro. Para Brennan, o fariseu em nós é a face religiosa do impostor (p.52), e a única maneira de triunfar sobre ele é sendo sincero e honesto sobre nós mesmos. Isso abrange afeto, insegurança, medo. O nosso triunfo implica na nossa crença no Jesus ressurreto que me leva a encarar o impostor em mim, como também outras perspectivas, tal como a morte, uma vez que tenho a paz da segurança de não depender de mim. (p.64) Diante disso tudo, notamos que o preconceito é dirigido, primeiramente, a nós mesmos. Agora, com o impostor exposto à luz, nossos sentimentos dirigidos a ele tendem a ser quase de todo ruins e desagradáveis, sendo ele o maior culpado por nos prender dentro de uma máscara e nos afastar do amor de Cristo. Segundo Brennan, “ O impostor começa a se encolher apenas quando é reconhecido, acolhido e aceito. “ (MANNING, 2002, p.45) Caso contrário disso, o preconceito contra nós mesmos ainda existiria, já que o impostor faz parte de mim, assim como uma célula; o “eu” verdadeiro só irá sobrepujar o impostor quando este for exposto à luz de Cristo.
O eixo principal que fundamenta o livro é a afirmação de que, em todo tempo, nós somos transformados à imagem de Cristo. Cada detalhe e acontecimento seguem esse para esse objetivo. É a medida em que somos verdadeiramente reconciliados com Deus e conosco, e ousamos viver como homens e mulheres perdoados. Sem dúvida, uma das frases mais marcante sobre o livro foi a declaração de Brennan ao dizer que “O amor é chave para tudo. Viver e amar são a mesma coisa. ” (p.101). E que assim, “Conhecendo quem ele é, descobrirá quem você é: filho de Deus, em Cristo, nosso Senhor. “ (MANNING, 2002, p.103).
Camila.Silva 19/09/2018minha estante
undefined

Beatriz 25/06/2015

"Nossa identidade descansa na ternura inexorável de Deus por nós, revelada em Jesus Cristo." Brennan Manning
Não ser ninguém além de você mesmo. Não se precisa usar máscaras para esconder o verdadeiro "eu": aquele acompanhado de um impostor. Manning convida cada um a um ato de coragem em que se enfrenta quem realmente é, permitindo-se, assim, ser mudado por Deus. Todo cristão enfrenta desafios e pecados diários, porém a vitória está em saber que Jesus nos ama independentemente de nós. O impostor que vive em mim é um livro de fácil leitura com ótimas citações. Recomendo a todos. Ao ler esse livro é possível ouvir a voz de Deus, chamando-nos a parar as ocupações e enfim aceitar o que, acredito que, o Senhor diz na voz de John Eagan: "defina-se radicalmente como o amado de Deus. Esse é o 'eu' verdadeiro. Qualquer outra identidade é ilusão."

Karine556 26/03/2014

Analisando o impostor
Um livro verdadeiramente brilhante! Manning nos leva a um processo reflexivo e contemplativo do amor e da graça de Deus, nos levando a ver que, muitas das vezes, estamos cegos diante de tamanha dádiva, graças aos resquícios da velha natureza: o impostor. O autor nos conta um pouco de suas experiências pessoais, ratificando o fato de que Deus é um ser relacionável e apaixonado pelos seus filhos.

Viviane 04/08/2013

"Defina-se radicalmente como o amado de Deus. Esse é o 'eu' verdadeiro. Qualquer outra identidade é ilusão."
Fui a um acampamento e o tema do acampamento era sobre impostores. Mas não impostores que nós vemos na TV. E sim, os que vivem dentro de nós mesmos: escondidos, presos e negados.

Por mais que exista uma parte de nós que não admita que temos um impostor, no fundo, todos sabemos que temos e já ouvimos aquela vozinha lá dentro dizendo: "você não é bom o suficiente". E é exatamente sobre isso que Brennan Manning vem tratar.

Na luz da lente Cristã, o autor nos leva a refletir sobre nós mesmos, nosso papel na sociedade e nosso papel com Deus. Enquanto lia esse livro senti um balde de água fria no meu rosto e, ao mesmo tempo, um abraço de Jesus. Mas, como isso é possível? Simples! Brennan utiliza de uma característica infalível: a experiência. O autor já passou por tudo o que ele nos diz e utiliza de citações de várias pessoas que fazem com que você entenda verdadeiramente sua posição no mundo.
Você não é o seu erro passado, sua consciência interior ou as coisas que as pessoas dizem.

O Deus do universo te ama a tal ponto que ele enviou o seu filho para sofrer por nós, então porque você se apegaria a uma voz insignificante como essa? Estar com Deus, como diz o autor:
"É confiar tanto em Jesus a ponto de cometer erros e crer que sua vida ainda pulsa dentro de nós."

Um livro espetacular, com uma leitura leve e uma mensagem fantástica. É um daqueles livros que não mudam só você, mas mudam o mundo ao seu redor.

Mas afinal, quem sou eu?
"Sou aquele a quem Jesus ama."

1 | 2 | 3 | 4 | 5