Não Sou Uma Dessas

Não Sou Uma Dessas Lena Dunham

Resenhas - Não Sou Uma Dessas

Michele 13/12/2017

Relatos Egocêntricos de Uma Corajosa Mulher
Não Sou Uma Dessas (Editora Intrínseca, 2014, 304 páginas) é o livro de estreia da jovem produtora e atriz Lena Dunham. Por ser uma pessoa notoriamente adversa a padrões estabelecidos no setor de entretenimento a autora desde o começo de sua carreira sempre foi alvo de muitas críticas e suas palavras sempre são fontes de diversos debates.

O livro tem uma boa introdução ao trazer a história na qual a autora decidiu timidamente escolher um livro em um brechó, livro este extremamente contraditório aos ideais feministas inclusive as já devidamente ultrapassadas. Quem, neste ponto do livro, espera um discurso de ódio da autora após ler o tal livro é desapontado, o que vem após é um entusiasmo pela coragem feminina em expor suas convicções mesmo que estas atentem a todas as regras as quais as mulheres vêm lutando contra há tempos.

Corroborando ao exposto pela autora em sua introdução, o livro da autora, assim como qualquer outra deve se apreciado, pelo simples fato de mostrar uma mulher corajosa o suficiente para compartilhar suas histórias sem qualquer medo de críticas profundas ao conteúdo do livro (que de fato vieram). Porém, não há como deixar de ressaltar os (inúmeros) pontos negativos da obra, que de alguma forma acabam retomando-se ao fato de que a autora peca na exacerbação de temores individuais, que acabam tornando-o demasiadamente egocêntrico.

São infinitos diálogos de como a autora tinha relacionamentos destrutivos, a autora tinha problemas de saúde, a autora tinha problemas em se aceitar, a autora... (etc.) A realidade é que a ausência clara de um objetivo do livro o tenha tornado uma coleção de histórias sem ligações, nem entre si e muito menos com os leitores.

Gabriela 19/05/2016

Leitura Agradável
Não sou muito fã de ler resenhas antes de ler um livro, acho que tira um pouco do impacto de "conhecer" o livro, mas esse foi um dos casos em que ler algumas resenhas fez minha experiência de leitura melhor. Eu admiro a Lena por sua autenticidade e pela coragem de dar a cara a tapa e ser quem ela é, exibir com confiança um corpo fora dos "padrões de beleza" em uma emissora como a HBO e produzir conteúdo em que ela claramente projeta a própria realidade e visão de mundo, sem medo do que vão dizer, não é pra qualquer uma mesmo, mas eu não sabia o que esperar desse livro.

É exatamente o que disseram, o diário da Lena, relatos da vida dela, narrados do jeito particular dela que quem já assistiu Girls deve achar familiar, aquele gostinho de conversa de amigas. Se você começar a leitura esperando discursos fortes e ensaiados sobre temas extremamente relevantes, vai se decepcionar. Mas se como eu, você for sem enormes expectativas, para uma leitura leve e divertida sobre as experiências e visão de mundo de uma artista autêntica e verdadeira o suficiente pra não sentir necessidade de ficar se auto afirmando ou se glamorizando, pode acabar aproveitando a leitura, assim como eu aproveitei.

Não é um livro incrível, não vai mudar a vida de ninguém, mas leveza e descontração também vale a pena em uma leitura, eu recomendo pra quem estiver buscando algo do gênero :)

Amy 20/02/2015

Introdução

Em Não Sou uma Dessas, Lena Dunham discorre sobre sua vida em vários aspectos. Pequenos capítulos recheados de boas histórias e lembranças. Além de suas obsessões e descobertas, conhecemos uma Lena bem próxima de Hannah (da série Girls). Confesso que o New York Times apelou com seu comentário sobre a voz da geração. Porém, é uma leitura divertida e bastante polêmica.

Sobre Lena Dunham

Lena Dunham é uma atriz, roteirista e cineasta americana. Ela dirigiu o filme independente Tiny Furniture e é a criadora e protagonista da série Girls da HBO. Dunham nasceu na cidade de Nova Iorque. É filha de Laurie Simmons, uma fotógrafa e designer, e Carroll Dunham, um pintor.2 Seu pai é protestante e sua mãe é judia. Ela estudou na escola Saint Ann’s, no Brookly, onde conheceu Jemima Kirke, atriz de Tiny Furniture e uma das protagonistas de Girls. Ela estudou escrita criativa na Universidade de Oberlin, onde se formou em 2008.

Narrativa

O ponto alto da narrativa é o tom que Lena usa para a discussão dos temas em que o livro aborda. Ele é dividido em seções, sendo elas: Amor & Sexo, Corpo, Amizade, Trabalho e Panorama. Outro ponto que me agradou muito foi que a cada capítulo tem um título que promove curiosidade de entendê-lo. Os meus favoritos eram listas, como por exemplo, 13 coisas que aprendi que não se deve dizer aos amigos.

O tom divertido, descontraído e meio estabanado da autora, torna a leitura muito mais fluída pra mim. Em muitos momentos pensei: – Nossa, ela é um personagem, o seu jeito único de contar as coisas. Não duvido que muito do que ela expõe esteja numa escala muito megalomaníaca, mas quem se importa?

Uma vida que poderia ser desinteressante aos olhos dos outros, passa a ser algo muito mais cativante e inusitado. Não há uma linha cronológica dos fatos, situações são discutidas e até relembradas em outros capítulos pela autora. Mas não chega a ser repetitivo, não.

Diagramação

O trabalho gráfico do livro é lindo. As ilustrações da amiga de longa data de Lena (Joana Avillez), dão todo o charme ao livro. A capa é a mesma que foi publicada em vários países.

Considerações Finais

Antes conhecia a Lena atriz, diretora e roteirista. Hoje, conheço e entendo muito de seus trabalhos e o motivo de serem como são. Lena tem um jeito especial e excêntrico. Não se pode levar tudo ao pé da letra, Lena tem uma voz cheia de sarcasmo e ironia. É uma leitura altamente divertida e trágica. A vida dela exposta em muitos momentos e com poucas referências ao seu trabalho em Girls, é possível ver e entender sua personagem e seu sucesso com a trama. Não é um livro de pura indentificação, mas que leva a alguns questionamentos do começo da fase adulta. Cada um vive sua verdade, Lena não se importa com o que os outros pensam dela, ela é o que ela é e pronto. A melhor moral incutida na trama é essa. Seja você e seja feliz com o que tem, mas ao mesmo tempo, saiba ouvir o que os outros tem a dizer.

site: http://il-macchiato.com/?p=13110

Carolina.Teixeira 01/12/2021

Perdeu o ritmo
Eu estava gostando, mesmo a dinâmica bagunçado, sem ordem cronológica, me agradou, mas aí, foi ficando chato. Não dava vontade de ler, não sei, faltou algo (mesmo tenho questões interesses).
Empurrei com a barriga.

@livrodegaia 27/06/2017

Miga, sua louca!

Uma vez li uma matéria que relacionava a série “Gilrs” a “Sex And The City”. Pronto. "Girls" entrou mais do que depressa no meu radar, embora ainda não tenha assistido um episódio sequer. Mas quem acompanha a série da HBO – e mesmo quem não acompanha – conhece Lena Dunham, a criadora, produtora executiva, roteirista, diretora e protagonista (ufa!) desse seriado superaclamado e vencedor de dois globos de ouro.

Dunham é alvo frequente da mídia, que costuma criticar seu peso, suas roupas, opiniões e principalmente as inúmeras cenas de nudez que protagoniza com direito à celulite e todas as imperfeições humanas que Hollywood AMA esconder. O “problema” é que Lena não esconde, muito pelo contrário, ela coloca a realidade pra jogo sem nenhum pudor (e não estou só falando de exposição corporal, mas sentimental também), e parece que isso irrita bastante gente. Com a série, ela conseguiu jogar luz em muitas questões importantes, e o rebuliço que causou só mostra que é o tipo de pessoa que vale a pena conhecer melhor.

Foi isso, além da minha curiosidade quanto à trajetória profissional da autora, que me fez querer ler "Não Sou Uma Dessas", uma espécie de autobiografia daquela que é considerada por muitos a "voz da geração atual”. Trata-se de um livro de memórias dividido em seções sobre “Amor e Sexo”, “Corpo”, “Amizade”, “Trabalho” e “Panorama”.

Gostei da franqueza, ousadia e coragem da autora, que escancara a vida íntima sem ligar para a opinião alheia. Ela é tão sincera e verborrágica, que em diversas passagens minha voz interior gritava “MIGA, SUA LOUCA, APENAS PARE! AS PESSOAS ESTÃO LENDO, SUA FAMÍLIA ESTÁ LENDO”, porque ela conta detalhes TÃO íntimos, TÃO desconcertantes (e até bizarros), que a sensação é de estar bisbilhotando o diário de alguém. E é mesmo um diário, só que a dona dele não faz questão de guardar segredos. Nem os dela e nem os dos outros. Aliás, fiquei pensando na reação das pessoas citadas... Lena não deu nome a todos os bois (embora tenha ameaçado fazê-lo na velhice kkkk), mas a simples menção de certos fatos já deve ter deixado muita gente furiosa... rs!

Alguns amaram este livro, outros odiaram, e eu fico no meio termo. A autora é uma figura bem inusitada, admiro seu talento e esforço na defesa de algumas causas, mas nem todas as histórias narradas me tocaram ou conversaram comigo de alguma forma. Certos assuntos me pareceram bem triviais e o fato da narrativa não respeitar uma cronologia pode ter contribuído para deixar a leitura arrastada, cansativa em certos pontos. Não instiga a ler "só mais uma página", sabe? Não me peguei realmente envolvida, apenas curiosa. É uma leitura leve, simples, mas não é para todo mundo. Recomendo aos que tiverem interesse em conhecer a mente por trás de "Girls". Fiquei mais interessada em assistir ao seriado.

Avaliação: 2.5 / 5.

IG literário: livrodegaia
Ale 27/06/2017minha estante
Olá Amanda! Eu estou lendo este livro, porém meu irmão arrancou a página 65 e 66. Você poderia me enviar uma foto dessas páginas? :(

@livrodegaia 27/06/2017minha estante
kkkkkkk Por que seu irmão fez isso? rs! Como posso fazer para te enviar?

Lara 08/01/2023

Amk
Putaria e confusão
Adorei
Não gostei muito das partes onde ela solta " quase fui lésbica " ou algo me ofendeu
Nikkicolle 11/01/2024minha estante
Eu concordo, a forma que ela fala de homossexualidade é meio ultrapassada.

Benita Alves 20/04/2017

Um livro sem o famigerado estilo "para mulherzinha"!
De leitura estilo "mulherzinha", Não sou uma dessas passa longe de ser. É irreverente, atemporal e único. Muitas vezes constrangedor, mas essa é uma característica própria de Lena Dunham, fielmente comprovada ao assistir a série GIRLS. A narrativa não é linear, as letras possuem um tamanho confortável para a leitura, o papel tem a diagramatura de 80 e não é branco. Foi meu primeiro contato com a autora e gostei. Um livro para se ler quantas vezes quiser.
Camila Rodrigues 13/12/2018minha estante
AHHH! Finalmente alguém que teve uma visão semelhante a minha!
Amei que apesar do livro ser "rosinha", passe bem longe de ser mulherzinha. Ao contrário, é um livro disruptivo, que monstra que podemos ser quem somos sem precisar se adequar a nada do que é esperado pela sociedade!
Achei um ótimo complemento a mensagem que a série tem a passar!

Érica 26/05/2015

Lá estava eu sentada na poltrona da livraria, com minha mãe sentada na poltrona ao lado 100% concentrada em sua leitura e ignorando completamente minha presença ali. Eu não lia nada e também não queria levantar para pegar nenhum livro. Que livro? Afinal, consegui uma poltrona! (vc tb sabe o valor de duas poltronas vazias juntas numa livraria se vc é um frequentador de livrarias aqui em Niterói ou no Rio). Além do mais, visito a livraria com tanta frequência que às vezes penso que não tem mais nada ali para eu ver. Eu tinha um livro no colo, que eu havia acabo de comprar, mas não parecia adequado para ler naquele ambiente, sei lá porque motivo, já que era um livro bem normal.

Então lá estava eu, sentada na mais pura inércia e já tinha lido, também por inércia, o título do livro que estava bem minha frente. Simplesmente porque, da mesma forma que acho difícil ignorar ruídos (não podemos fechar os ouvidos como podemos fechar os olhos), também tenho dificuldade de ignorar textos escritos, quando eles estão bem na minha frente. Por isso detesto filmes dublados e legendados ao mesmo tempo, porque eu vou ler a legenda de qualquer forma, mesmo que o áudio esteja em português, o que não faz o menor sentido.

Só prestei atenção no livro de forma consciente quando li: Lena Dunham! Daí percebi o título em "voz alta na minha mente": NÃO SOU UMA DESSAS (em letras enormes, pretas e rosa, fundo branco). Claro, só dei bola e peguei o livro por causa da autora, porque o título não me chamou a atenção. Assisti apenas as duas (ou três, não lembro) temporadas de Girls e adorei a série. Achei engraçada, autêntica, interessante e não sei explicar porque parei de acompanhar. E minha admiração pela série foi o único motivo que me levou a comprar o livro.

O livro é simples, mas caprichado. Digo, a edição. Ele tem ilustrações fofas com traços simples e delicados que ilustram algumas cenas narradas pela autora e outras figurinhas delicadas como: um cotonete, um bolinho na forminha, uma forminha vazia com migalhas logo em seguida, uma dentadura de dar corda de brinquedo. O livro ficou bem charmoso com essas ilustrações e eu gostei bastante, acho que deu um colorido especial.

"Não sou uma dessas" é um livro de memórias de uma jovem mulher que parece realmente não se importar com o que pensam dela e como vão julgá-la por suas revelações. Lena é muito aberta na hora de narrar seus causos e tem tão pouca reserva sobre sua vida quanto por mostrar seu corpo nu na tv, sem romantizá-lo. Sua auto-exposição é tamanha que, penso, se ela tem algo que mantém em segredo, deve ser algo realmente bizarro.

Então lá estava eu rindo pra caramba na poltrona da livraria. Decidi ler o livro depois de poucas linhas. Também decidi que assistiria Girls novamente. Li o livro em quatro dias. Não achei tão engraçado quanto pensei que fosse, quando terminei de ler, mas gostei. Ajudou bastante o fato de ser um livro com memórias aleatórias, e não um livro com uma ordem cronológica como uma biografia. Acho que é um livro para quem curte a série Girls (se vc assistiu, vai reconhecer coisas, várias). Não vejo porque alguém teria interesse na intimidade de uma celebridade como a Lena, se essa pessoa não gosta ou nunca assistiu a série Girls.

palavras-chave do livro: família, amizade, sexo, faculdade, TOC, doenças (enorme medo de), namoros, vagina, feminismo, dieta, Nova York.

Amitiel 31/07/2015

Não somos uma dessas quando resolvemos não ser!
Um dos melhores livros que já li. Divertido e sincero até o âmago... E a identificação com as loucuras e os pesares foi enorme! E uma das conclusões mais interessantes que já tive foi a condescendência das mulheres inteligentes com os homens babacas. Quem ler, entenderá!

tray 12/02/2017

(resenha/ não sou uma dessas ) é impressionante como certos livros nos coloca em casa, Lena escreve bem, me rendi nas primeiras paginas, só não devorei por medo de me encontrar mais e mais nas linhas, é corajoso uma mulher dividir sua vida intima, seus medos, desejos, tropeços, a escritora traz algo gostoso na escrita o ato não linear das coisas, uma hora ela fala da infância, depois da vida adulta e retorna pra adolescência, é uma viagem que pode causar vertigem, é contraditório também, pois não nascemos prontas, já disse que vi nas linhas, nas declarações e esbarrões, nas tentativas de ser amada, nos erros em fazer novas amizades, no egoísmo, estava em um momento merda, ainda estou, essa leitura me fez entender que tudo bem, tem dias merdas, dias merdinhas e que você precisa extrair algo deles, nem que seja um chute no canto da cama. Lena sem saber me ajudou a me revisitar sem magoas. Me ajudou a me perdoar e recomeçar, aquela leitura que lava alma e te coloca pra de volta pra vida.

Jeniffer 11/02/2017

Não sou uma dessas
Lena Dunham era uma completa desconhecida para mim, até meu amigo Adauto falar sobre ela todo santo dia, me recomendando a série Girls (de produção e atuação da Lena) e comprar o livro que ela lançou ano passado. Confesso que quando vi o livro (de edição americana), nas mãos do meu amigo, fiquei muito curiosa na leitura pela diagramação e o breves comentários que ele falava sobre as histórias de Lena. Mesmo eu estando super curiosa em conhecer mais sobre ela e seu livro, não pude comprá-lo quando lançaram a edição brasileira pela Intrínseca, mas por acaso, o mesmo amigo me tirou no amigo oculto da turma de Letras e me presenteou com essa obra singular.

Lena não escreve sobre suas histórias mais engraçadas ou inesquecíveis da sua vida, mas escreve suas histórias íntimas, carregadas de humor e opiniões bem fortes sobre cada momento da sua vida. Ela traz uma escrita simples e leve em suas narrativas que faz ter a impressão de estarmos numa conversa com uma nova amiga confessando todas suas histórias antigas, marcantes ou não, seus medos, seus anseios, seus antigos e novos desejos, suas opiniões e declarações estranhas sobre a vida e outras pessoas.

Não é um livro de auto-ajuda, definitivamente, mas não dá pra deixar de se identificar com alguns pensamentos e situações que a Lena nos narra em seus ensaios. A infância, os segredos compartilhados apenas com amigos, as burradas da juventude, os amores não correspondidos, o medo da morte, a maturidade vindo depois de tantos erros e coisas ruins terem acontecido, são vários temas pessoais e reais que o livro traz e Lena consegue transmitir, através da sua vida, pensamentos muito válidos pra qualquer ser humano que não é perfeito nem teve uma vida perfeita, se identificar e aprender junto.
A diagramação é um 'grande' detalhe que faz o livro ser mais prazeroso ainda na leitura. As ilustrações condizentes, a linguagem natural utilizada (palavrões e outras palavras que utilizamos no dia a dia) deixa o livro com um ar de diário, mas nada superficial ou infantil. Pelo contrário. Lena não fala apenas dos relacionamentos que não deram certo, ela também narra sobre estupro, terapia, morte, doença e sexo. E ao final, é muito prazeroso perceber o quanto Lena mudou e como ela resolveu transmitir sua história através de um livro tão real.
Recomendo muito à todos que conhecem a atriz, roteirista e diretora de Girls e também para aqueles que não a conhecem. A editora fez um ótimo trabalho tanto na diagramação quanto na tradução do livro (meu amigo me confirmou isso).

site: https://monautrecote.blogspot.com.br/2015/01/resenha-nao-sou-uma-dessas.html

Vivi.Geovanni 09/02/2017

Zuado
Zuado, eu achei que era bom, mas me enganei.
Lu 10/02/2017minha estante
same

Vivi.Geovanni 10/02/2017minha estante
exactly

Beatriz 30/01/2017

Conheça a Lena
Esse livro abriu meu olhar sobre a Lena. Fã do trabalho como diretora e roteirista, era impossível imaginar a maioria dos acontecimentos da vida dela.
Aberta, sem esconder segredos, Lena conta o que "aprendeu", seja na sua vida pessoal (relacionamentos e sexo), profissional (falta de apoio e machismo na área) e mesmo abrindo-se sobre seus problemas mentais.
Um livro irreverente, engraçada e com ares de biografia, Não Sou Uma Dessas mostra uma Lena como todas as mulheres: com problemas e um caminho percorrido entre caos e glória. Mais do que expor a sua vida, Lena promove uma identificação com o leitor, inspirando sorrisos e o sentimento de compreensão.

simaritani 26/02/2020

Uma mistura de: nem tudo isso, porém quero mais um
A princípio, identifiquei uma narrativa com características da literatura infanto-juvenil; de natureza não ficcional, Lena escreve de forma não cronológica sobre o começo de sua vida sexual, mas também sobre o começo de sua vida, em si. Comparado ao que eu andava lendo: John Fante, José Saramago, Karl Ove Knausgard, etc, Lena tem um diálogo mais infantil, porém se torna interessante pelo assunto que aborda e seu lado humorístico: quando você vai ver, está dando risada do Morcego dormindo no teto. É inusitado. Essas são minhas impressões até a página 37.
Outro ponto magnífico: livro muito bem desenhado, a parte de dentro da capa é estampada e isso é a cara da Hanna, personagem da Lena em “Girls”, série da HBO que eu amo de paixão, desde a história até a trilha sonora.
Talvez a não ficção tenha um problema: você escreve um fluxo de consciência tão seu que corre o risco de ter partes suprimidas que talvez fossem importantes pra narrativa, ou pior, você escreve coisas que só fazem sentido na sua cabeça.
Juízos de valor: tenho muito cuidado com conclusões sobre diversas coisas pois na maior parte das vezes eu não sei o suficiente para concluir. Algo que me incomodou nesse livro é que algumas cenas vem carregadas de conclusão. O que Lena não consegue passar com a narrativa, ela conclui. Acredito que as histórias são ótimas e que poderiam ser melhor trabalhadas nesse ponto.
No final das contas, é um bom livro, tanto para pessoas mais jovens, quanto para as mais velhas, tipo eu. Trata de alguns temas que incomodam. Além de mim, tenho certeza que a Lena vai encontrar, ou já encontrou, muitas leitoras que se identificam com as histórias da vida dela.
Adorei saber que avó dela também escreveu um livro de memórias, inclusive vou comprar.
Pra ser chata e finalizar com um ponto negativo: esperava mais sobre a parte “trabalho”; esperava mais descrições e dia-a-dia de ser uma roteirista, diretora, atriz de sucesso.
Quem sabe num próximo…

nayalves 16/03/2020

Resenha e Vlog -Não sou uma dessas
Não Sou uma Dessas é uma mini auto biografia em que Lena relata suas memórias sobre assuntos diversos, como amor & sexo, corpo, amizade, trabalho…

minha percepção sobre o livro, é que se eu fosse escrever um livro, eu escreveria nesse tipo, um tanto dramática e exagerada, talvez mostrando como eu gostaria que minhas memórias fossem contadas e não da forma que realmente foram. O livro é contado de forma muito sincera, ela parece não ter vergonha alguma de suas loucuras ou achismos, se expõe pra quem quiser ler e o resultado é bacana. Mesmo não concordando com alguns pontos de sua ideia de mundo, eu gostei do livro.

Esse foi meu primeiro contato com a autora que também escreve pra TV. Eu mesmo nem conhecia a série pela qual trás na capa do livro. Mas sou amante de biografias e histórias pessoais, então me arrisquei com boas expectativas, e exceto pelos exageros, gostei bastante.

Sinopse: “Lena Dunham apresenta uma coleção de relatos pessoais hilários, sábios e dolorosamente sinceros que a revelam como um dos jovens talentos mais originais da atualidade. Em Não Sou Uma Dessas, Lena conta a história de sua vida e faz um balanço das escolhas e experiências que a conduziram à vida adulta.
Comparada a Salinger e a Woody Allen pelo New York Times como a voz de sua geração, Lena é conhecida pela polêmica que desperta e por sua forma única e excêntrica de se expressar e encarar a vida. Engajada, a autora revela suas opiniões sobre sexo, amor, solidão, carreira, dietas malucas e a luta para se impor num ambiente dominado por homens com o dobro da sua idade.”
Minha escolha do livro pra viagem, foi simplesmente o de esticar o braço e o que veio da estante, rs. Esse livro fazia parte da minha lista de desejos já a um tempo. E foi adquirido no final de 2019.

302 páginas
Editora Intrínseca