Scrum

Scrum J. J. Sutherland...

Resenhas - Scrum

Amorim 06/03/2021

Uma nova maneira de encarar projetos
Sutherland mostra de uma maneira que eu diria revolucionária, (apesar de eu já fazer parte de um time que usa essa metodologia) como organizar sua equipe para entrega de um projeto, seja ele de qual segmento for. Sim, parece exagero, mas somente usando, colocando em prática que percebemos o quanto realmente funciona. Desafiando o gerenciamento de projetos tradicional e em cascata com vários exemplos práticos, o livro é recheado de boas histórias que te fazem absorver o conteúdo como se estivesse lendo um livro de histórias.

Thomas.Lincon 15/02/2021

Leitura obrigatória
Achei a leitura muito fluida e muito interessante para entender como surgiu o scrum, como foi aplicado com exemplos em outras áreas fora da TI. Ótimo para quem está estudando Scrum e para todos os que querem buscar uma forma mais ágil de execução de qualquer atividade/ projeto.

Tama 04/02/2021

Utopia tupiniquim
Muito bom.
Método simples, ágil, lógico e eficiente de abordar a questão da produtividade no trabalho.
Porém, uma visão muito americanizada da questão.
Infelizmente não acredito que seja útil aqui no Brasil (a menos que você trabalhe em uma empresa multinacional, de origem americana, claro).
Mas o problema não está no método. Muito pelo contrário, ele é uma solução para vários problemas.
A questão é que o brasileiro não está mentalmente preparado para assimilá-la, muito menos implementá-la.

Polly 30/01/2021

Interessante
Se eu tivesse lendo o livro físico, acho que leria de trás pra frente. Para entender melhor o método e vê-lo sendo aplicado em casos de sucesso. Foram muitos capítulos de suspense.

Léo 30/01/2021

Muita enrolação
O livro poderia ser mais resumido, há muita história e acaba sendo um livro ruim de ler.

Geysa 26/01/2021

O livro aborda a metodologia Scrum como uma promessa para guiar as equipes a trabalharem melhor e de forma mais inteligente e produtiva.
O autor não entra em detalhes da aplicação da metodologia, ele conta a história de como surgiu o Scrum e alguns casos de sucesso como argumentos para convencer a utilizar esta metodologia.

DAN LIMA 24/01/2021

Uma aquisição que trata do que é importante durante o processo para localizar certas mudanças ou adaptações para um melhor desenvolvimento, para obter um resultado mais eficiente.
O estado de espírito, a importância de estar feliz... são cruciais para produzir um crescimento em massa nos setores predeterminados de um planejamento em execução.
O processo, a autoanálise, a busca do aprimoramento são primordiais para o crescimento de um projeto de sucesso.
Leitura que requer atenção plena, foco e interpretação...
Recomendo.

Fabricio.Archanjo 04/01/2021minha estante
Porra!! Boa!! Esse livro é demais!!

Fabricio.Archanjo 04/01/2021minha estante
Boaaa!! Esse livro é demais!

Pri Paiva 15/01/2021minha estante
@farchanjo sim, muito bom!

Bryan Damon 24/12/2020

Um ótimo método de produtividade para trabalhos em equipe
O Scrum é muito bom para quem tem uma equipe e deseja melhorar a eficiência da mesma. Eu comprei o livro pensando em encontrar algo para minha produtividade individual. Algumas coisas achei interessante e posso até aplicar. Mas o grosso do conteúdo só é aplicavel em trabalhos de equipe.
Se você quer algo que te ajude a melhorar a produtividade trabalhando sozinho, creio que esse livro não ajudará tanto. Mas para produtividade de equipes, ele ensina um método incrível.

@jleoncioneto 10/12/2020

Bom livro de introdução
Para quem não tem noção nenhuma de Scrum, esse livro é interesaante pois conta a história do criador do Scrum e alguns casos de sucesso utilizando a ferramenta. Mas.... Se você que aprender rápido a técnica não aconselho, pois é muito historia e pouca prática.

Carla 08/12/2020

Prático
Um livro prático sobre a metodologia Scrum que tem ganhado adeptos e mais aplicável em nosso contexto de constantes transformações. Livro útil para iniciar projetos e consultá-lo.

Victor Damasceno 06/12/2020

Essencial para profissionais e empreendedores de alta performance
Vivemos num mundo cada vez mais ágil, volátil, incerto e de muitas mudanças. A rápida adaptação e resposta a essas mudanças se tornou essencial para todos. Para isso, o autor criou uma maneira de enfrentar esses desafios de uma maneira a gerar mais valor em menos tempo, o que ele chamou de Scrum. E sim, o título do livro não é clickbait, é possível fazer o dobro na metade do tempo, mas para isso é preciso entender e seguir o Scrum.

Neste livro, você vai entender um pouco do Scrum e dessa mentalidade ágil, o que é muito importante e um ótimo começo.

Para um aprofundamento do Scrum em si, tem o livro do Guia Prático dele ou até mesmo o Scrum Guide da Scrum.org, que é a instituição que gerencia e aperfeiçoa cada vez mais o Scrum.

Embora seja ótimo, o livro é longo e contém muitos exemplos, o que torna um pouco cansativo. Mas não me arrependo da leitura, pois agregou muito valor. Por isso recomendo!

Julião.Cabral 28/11/2020

Bom aprendizado
O livro introduz os conceitos Scrum desde o seu surgimento até como, em um futuro breve, ele poderá ser aplicado. Com a leitura é possível ter diversos insights, por exemplo: como saber o tempo de conclusão de um projeto, como evitar o efeito manada e o efeito Halo e apresenta conceitos a exemplo do MVP, Pareto, PDCA.

O livro peca na implementação do Scrum. Embora tenha um apêndice mostrando o passo a passo de como fazê-lo, ele carece de um exemplo prático que mostre do início ao fim esta experiência em um projeto real ou fictício. Poderia ter mostrado em um exemplo, todos os passos escritos no apêndice. Dessa forma, embora deseje, o livro não preenche completa e satisfatoriamente a lacuna de como aplicar a metodologia.

Heloisa 15/11/2020

Não espere um livro técnico, mas leia.
Comecei e abandonei a leitura no primeiro capítulo umas 3 vezes. O começo é cansativo, com muitas histórias para ilustrar mas a partir do segunda ou terceiro capítulo fica mais gostoso.
Como o próprio livro diz, não é sobre COMO praticar o Scrum (apesar de dar um overview sobre isso), mas sobre o PORQUÊ. Por isso ajuste suas expectativas e não espere um livro técnico.
Apesar das histórias em excesso, gostei. E recomendo até mesmo para quem não pretende aplicar o Scrum na prática, pois alguns conceitos do método são válidos para serem aplicados para a vida.