spoiler visualizarIsis.Alves 19/03/2021
Resumo
Scrum
- Evolucionário
- Adaptativo
- Autocorretivo
1. A maneira como o mundo funciona está errada
- scrum no rúgbi se refere a maneira como um time se une pra avançar com a bola pelo campo. Tudo se alinha:
- Posicionamento cuidador
- Unidade de propósito
- Clareza de objetivo
O scrum acolhe a incerteza e a criatividade. Cria um alicerce para o aprendizado.
Ciclo de inspeção e adaptação
De tempos em tempos, pare e revise o que já fez e verifique se ainda deveria continuar fazendo o mesmo e como poderia fazê-lo melhor.
Simples mas que exige: reflexão, introspecção, honestidade e disciplina.
Dentre toda lista de coisas pra fazer, priorize. Questione-se: O que vai agregar mais valor? Faça isso primeiro.
Manifesto ágil
- Pessoas em vez de processos
- Produtos que de fato funcionarem em vez de documentação
- Colaboração com o cliente em vez de negociação com ele
- Responder as mudanças em vez de seguir o plano
2. A origem do scrum
3. Equipes
Características:
- Transcendentes: tem noção de propósito além do comum
- Autônomas: auto-organizadas e se autogerenciam
- Multifuncionais: tem todas as habilidades para completar o projeto
Abrir mão do microgerenciamento cotidiano e do controle
Configuração clássica: 7 pessoas
4. Tempo
O tempo é o maior limitador dos projetos humanos. Ele afeta tudo: quanto trabalhamos, quanto demoramos para concluir as tarefas e o nível de sucesso que obtemos.
Reunião diária - regras:
- Mesmo horário todos os dias
- Duração máxima de 15minutos
- Todos participam ativamente (em pé)
5. Desperdício
3 tipos de desperdício: (em japonês)
- Muri: causado pela irracionalidade
- Mura: causado pela inconsistência
- Muda: causado pelos resultados
PDCA:
Plan: pra evitar o muri
Do: pra evitar o mura
Check: pra evitar o muda
Act: ímpeto, motivação e determinação de fazer tudo isso
- Faça uma coisa de cada vez: quem é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo não é capaz de se concentrar
- Fazer pela metade é igual a não fazer nada: qualquer coisa ?em andamento? custa dinheiro e energia, mas não dá nenhum retorno
- Faça tudo certo de primeira: e se cometer um erro, corrija-o no momento em que ele foi detectado.
- Trabalhar demais dá mais trabalho: ficar mais tempo no trabalho não faz com que vc produza mais
- Seja razoável - fuja do..
. Absurdo: é no estabelecer metas desafiadoras mas não é bom que o grupo lute por objetivos absurdos e impossíveis
. Expectativas irracionais: uma equipe que depende de ações heroicas para cumprir seus prazos não está trabalhando da maneira correta.
. Sobrecarga: políticas corporativas onerosas que atrapalham o trabalho, relatórios desnecessários, reuniões sem sentido que desperdiçaram tempo e não ajudam a concretizar nada
. Desperdício emocional:
- Fluxo: busque o fluxo, escolha a maneira mais suave a tranquila de fazer as coisas.
6. Planeje a realidade, não a fantasia
- Relacionar as atividades necessárias para concluir o projeto
- Definir as prioridades
- Definir quanto trabalho cada atividade vai demandar (estimar usando Fibonacci com a equipe que fará a atividade)
- Histórias (Para quem esse trabalho está sendo feito? O que queremos fazer? Porque ele quer esse trabalho feito?)
7. Felicidade
8. Prioridades
O dono do produto deve equilibrar seus vários atributos:
- O que é possível implementar
- O que é possível vender
- O que é possível amar
Primeiro passo fazer a lista de tarefas (fazer o backlog)
Definir o que realizar primeiro (ver quais os itens que tem maior impacto sobre o negócio, que pode gerar mais dinheiro e que são mais fáceis de concretizar)
Product owner
É o que decide qual deve ser o trabalho
Ela controla o backlog
O que é incluído e como ele é ordenado
4 características do product owner:
- Precisa ter conhecimento sobre o campo (entender o processo que a equipe tá executando para saber o que pode ser realizado e o que não pode ser feito. Tem que compreender o ?o que? bem o suficiente para saber como traduzir o que pode ser concretizado em valor real e significativo - enfim, saber o que vai fazer diferença)
- Precisa ter o poder de tomar decisões (deve ser responsabilizar pelos resultados, mas deixar que a equipe tome suas próprias decisões)
- Precisa estar disponível para a equipe, para explicar o que precisa ser feito e por que.
- Precisa ser responsável pelo valor (decidir qual é medida de valor e dar ao product owner a responsabilidade de entregá-lo em quantidades cada vez maiores)
Observar, orientar, decidir e agir
- Observar: ver claramente a situação por completo, não apenas de seu ponto de vista
- Orientar: nos resultados que é capaz de visualizar
- Decisão
- Ação